26/02/2013

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HOJE NO

"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Vista Alegre Atlantis 
exporta 61% das suas vendas

O grupo Vista Alegre Atlantis continua a aumentar as suas vendas no exterior que permitem compensar as quedas no mercado interno. Já este ano a Vista Alegre Atlantis abriu uma loja em Moçambique.
 O grupo Vista Alegre Atlantis (VAA) realizou, no ano passado, vendas de 54,2 milhões de euros, tendo 33 milhões de euros sido registadas fora de Portugal, um aumento de 7,4% face ao ano anterior. Este crescimento das exportações permitiram compensar a queda de 8,4% em Portugal, mercado em que as vendas atingiram 21,1 milhões de euros.

"Pela segunda vez consecutiva em muitos anos, a área de exportação ultrapassou o mercado nacional, resultado do redireccionamento da actividade do grupo para os mercados externos", diz a empresa em comunicado, destacando como principais mercados externos a França, Espanha, Itália e Brasil.

Em 2012, a Vista Alegre Atlantis inaugurou dois "showrooms", um em Nova Iorque, outro na Índia, tendo, ainda, aberto duas lojas: uma na Tunísia, outra na Bielorrússia. Já este ano foi inaugurada a loja em Maputo, Moçambique.

Por segmentos, a porcelana e complementares continua em queda de 4,9% e a faiança caiu 5,2%, para um aumento de 8% no segmento de louça de forno e de 9,9% no cristal e vidro.

Face ao corte de custos de 2,2%, a empresa conseguiu fazer crescer o EBITDA para 2,4 milhões de euros, contra os 981 mil euros em 2011. O grupo diz que este desempenho foi fruto "de uma estratégia de selecção criteriosa de clientes e de salvaguarda da margem das encomendas". O grupo, pertencente à Visabeira, acrescenta que "esta recuperação teria tido uma maior magnitude se não fossem os significativos aumentos dos preços do gás e da electricidade que tiveram um impacto muito negativo ao nível do custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas e dos fornecimentos e serviços externos".

Devido ao factores extraordinários, o grupo teve prejuízos de 3,5 milhões de euros. Em 2011, os resultados positivos também tinham sido influenciados, positivamente, pela reversão de provisões. Sem factores não recorrentes, os resultados de 2012 seriam de 3,4 milhões de euros negativos, contra prejuízos de 3,9 milhões em 2011 também não considerando items não recorrentes.

*  Um  grupo empresarial com engenho e arte.

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