21/11/2012

.
 
HOJE NO
"A BOLA"
 
Presidente autorizou enforcamento 
de oito afegãos

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, aprovou a execução por enforcamento de oito cidadãos, em Cabul.

Os condenados foram executados entre terça-feira e quarta-feira, quatro anos após a suspensão das penas de morte por enforcamento, há quatro anos.

Desde a queda dos talibãs em 2001 que esta prática é pouco comum. Atos cruéis contra mulheres e crianças era a acusação que pendia sobre os executados no estabelecimento prisional de Charkhi, bem como rapto, homicídio, roubo e violação.

Apesar das críticas da organização Human Rights Watch, que condenou a decisão presidencial, o governo defende a constitucionalidade do ato.

O conselheiro de Justiça de Karzai, Nasrullah Stanikzai, fez saber que a pena capital é legal na Constituição do Afeganistão e deixou o alerta, citado pelo jornal Los Angeles Times: «As pessoas que cometerem crimes graves serão executadas.» 

* Somos contra a pena de morte mas os actos de crueldade perpretados no Afeganistão contra mulheres e crianças causam arrepios. Aliás no Afeganistão a lei actual coloca a mulher num plano entre o animal e o homem, um nojo, a começar por quem governa.

.

Sem comentários: