...prepare-se para o futuro
COMPRE JORNAIS
desigualdade ignobil
Comer nunca foi tão caro
Os preços dos alimentos a nível mundial atingiram um novo recorde em janeiro, o sétimo aumento consecutivo,
devido à escalada no preço das matérias-primas.
O alerta acaba de ser dado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um índice de 55 matérias-primas alimentares, calculado pela FAO (Food and Agriculture Organization) subiu 3,4% face a novembro, um aumento de 231 pontos base, o sétimo aumento consecutivo.
A liderar os aumentos estiveram as matérias-primas relacionadas com os lacticínios, que lideraram os crescimentos entre as cinco categorias de produtos alimentares, com uma subida de 6,2%, indicou a agência com sede em Roma.
Os preços das matérias-primas relacionadas com alimentos alargaram as subidas no mês passado, após uma escalada em 2010, devido às secas e cheias que se fizeram sentir desde a Rússia à Argentina, causando graves danos nas plantações.
Os elevados preços dos alimentos contribuíram para a escalada das tensões e dos protestos na Tunísia que levaram ao exílio do presidente Abidine Ben Ali no mês passado e às manifestações que ainda se fazem sentir nas ruas do Egito, onde os manifestantes exigem a demissão do presidente Hosni Mubarak, que já anunciou que não ser irá recandidatar nas eleições de setembro, depois de mais de três décadas no poder.
"EXPRESSO"
educação cívica igual a zero
Trânsito: GNR autuou 343 condutores
por excesso de velocidade e alerta
para "valores preocupantes" da sinistralidade
A GNR autuou na noite passada 343 condutores por excesso de velocidade e deteve 229 por excesso de álcool, numa operação de âmbito nacional, anunciou hoje a força de segurança, que alerta para os "valores preocupantes" da sinistralidade rodoviária.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou entre as 23:00 de sábado e as 07:00 de hoje ações de apoio e sensibilização aos condutores para alertar para os comportamentos de risco associados à condução, uma iniciativa inserida na operação "Noite Segura".
Simultaneamente, a GNR realizou uma operação de intensificação da fiscalização rodoviária orientada para as vias mais críticas nas zonas sob sua responsabilidade, com maior incidência na verificação de infrações graves e muito graves.
"VISÂO"
o sr. ministro acha que o PS
é de esquerda, eh, eh, eh
Centro direita será "penalizado" pelos eleitores se provocar crise política antes de 2013
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, alertou hoje os “partidos do centro direita” que, se provocarem uma crise política antes de 2013, correm “um risco político sério” e serão “penalizados” pelos eleitores.
Falando perante uma plateia de várias dezenas de militantes socialistas da Área Metropolitana do Porto, Silva Pereira apontou “três factos políticos” que marcaram pela positiva o início de 2011 e que penalizarão quem tentar precipitar eleições legislativas: os “bons resultados” na execução orçamental de 2010, o facto de as emissões de dívida pública “contrariarem as previsões mais pessimistas” e a circunstância de as eleições presidenciais “não terem lançado uma onda de direita que anunciasse um novo ciclo político”.
“Estes três factos políticos são tudo indicadores de que o cenário de uma crise política é um risco não apenas evidentemente para o país (que precisa de estabilidade política), mas também um risco político sério para os partidos do centro direita, na medida em que uma crise política inconveniente antes do final da legislatura significa uma penalização que os eleitores não deixarão de fazer em relação a esses partidos”, sustentou o ministro.
"SÁBADO"
uma notícia boa, às vezes
Mais de metade das compras públicas
inclui critérios ambientais
As metas da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas 2008-2010 foram ultrapassadas, com 57 por cento do valor das aquisições de bens e serviços efectuadas através de procedimentos com critérios ambientais, afirmou hoje o presidente da agência responsável.
Em declarações à agência Lusa, Paulo Magina, que dirige a Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP), salientou que aquela percentagem sobe aos 70 por cento nos procedimentos de aquisição realizados ao abrigo de acordos quadro celebrados pela ANCP.
A Estratégia Nacional, criada em 2007, tinha como objectivo que, em 2010, metade dos procedimentos pré-contratuais e metade do valor dos contratos públicos incluíssem critérios ambientais.
Visava «tornar-se um instrumento orientador, de forma a que a contratação pública incorporasse progressivamente critérios de natureza ambiental e de sustentabilidade», explicou Paulo Magina.
A opção por serviços e produtos que cumpram determinadas regras ecológicas é prioritária. Aliás, existem directivas comunitárias nesse sentido que Portugal tem de transpor.
É uma decisão que está «relacionada com a sustentabilidade social, ambiental e económica e trata-se de conseguir um equilíbrio entre as várias vertentes», defendeu o presidente da ANCP.
"SOL"
defender a dignidade
Professores.
Começou a revolta que ainda não faz barulho
O apelo circula nos emails, nos corredores das escolas, nos encontros marcados ao fim-de-semana, nos plenários organizados ao final da tarde ou à mesa dos restaurantes. Os professores conspiram quando e onde é possível, sem esperar pelos sindicatos para preparar os protestos contra a vaga de despedimentos e os cortes anunciados para o próximo ano lectivo. Querem ir para a rua depressa e a falta da logística das organizações sindicais não os impede de acreditar que vão conseguir mobilizar milhares de colegas nas praças ou nas avenidas de Lisboa. O comboio já está em movimento e a cada dia ganha mais velocidade.
Nas escolas de Setúbal ou de Oeiras são os professores que saem das aulas com vontade de se reunirem em vez de irem para casa ruminar sobre as desgraças que julgam virem aí. "A facilidade com que os professores se juntaram espontaneamente há poucos dias na Escola Básica Luísa Todi foi surpreendente", conta Jaime Pinho, do Movimento Escola Pública (MEP). Foi o princípio de uma corrente que em poucas horas contagiou a escola onde dá aulas mesmo ali ao lado - a Secundária D. João II - e estará prestes a entrar noutros agrupamentos de Setúbal ou de Palmela.
"Na minha escola, por exemplo, há uma grande vontade por parte dos professores de começarem a fazer qualquer coisa para travar o Ministério da Educação", explica Jaime Pinho. Os contactos já começaram - professor a professor, escola a escola, até entrarem em todas e conseguirem organizar um plenário com os docentes de todo o concelho de Setúbal. E depois logo se vê: "O que fazer com este movimento que está agora a germinar é ainda uma incógnita. Sentimos que o mínimo que podemos fazer é gritar alto numa praça da capital.
"i"
uma enormíssima balda
Há mais de dez mil embriões
em Portugal à espera de destino
Em Portugal, há pelo menos 11.092 embriões "supranumerários" congelados. São assim chamados porque sobraram de tratamentos de fertilidade a que se sujeitaram casais que não conseguem conceber sem ajuda de técnicas laboratoriais. Há embriões que chegam a ter 12 anos.
Alberto Barros, um dos precursores da procriação medicamente assistida em Portugal, e director de uma das maiores clínicas do sector, fala de "embriões abandonados" e reclama "um destino mais útil e digno do que estarem a 196 graus negativos no azoto líquido". Para isso, é preciso que a lei seja clarificada, diz.
Os números são fornecidos pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, Calhaz Jorge, que refere que, em 18 clínicas privadas e nove centros públicos de procriação medicamente assistida do país, há pelo menos 11.092 embriões criopreservados, números da última contagem, feita em final de 2009. "São o resultado de muitos anos de prática clínica. Estes têm que ter um destino. Não podem acumular-se eternamente", reclama também.
Os embriões foram congelados por reunirem boas condições para dar origem a novas gravidezes, mas não chegaram a ser precisos pelo casal. Um número não contabilizado tem menos de três anos e ainda pode ser usado pelo casal. Resultam da aplicação de duas técnicas usadas para ajudar casais inférteis - que, em Portugal, se estima serem cerca de 500 mil - a conceber: a fertilização in vitro ou a microinjecção intracitoplasmática de espermatozóides. Esta consiste na introdução de um espermatozóide em cada ovócito para permitir a fertilização.
"PÚBLICO"
tragam farinha...
Correr por dentro dos moinhos
taça dos campeões europeus de crosse
com percurso... diferente
A Taça dos Clubes Campeões Europeus realiza-se hoje, em conjunto com o Cross dos Cinco Moinhos, do circuito da Federação Internacional (IAAF). Trata-se de um dos mais antigos crosses do Mundo – vai na 79.ª edição, tendo-se iniciado em 1933 –, por onde já passaram alguns dos melhores atletas mundiais, como Paul Tergat, Kenenisa Bekele, Sergey Lebid e Zerzeney Tadese (para referir apenas os dos últimos anos). Realiza-se numa zona de moinhos e o próprio percurso passa pelo interior de dois deles, em San Vittore Olona, povoação de 7.000 habitantes, a 25 km de Milão. “É um percurso (de relva macia) de 2 km mas bastante estreito, onde em certos pontos só passa um atleta de cada vez e que chega a ser perigoso”, conta Rafael Marques, responsável pela equipa feminina do Maratona, que ontem de manhã foi reconhecer o local. “Não compreendo como permitem que se faça uma Taça dos Campeões aqui. Nas passagens pelos moinhos os atletas têm que passar por degraus (com passadeiras verdes) e baixar a cabeça, para não baterem numas traves. Só visto!”, acrescenta.
"RECORD"
já percebeu caro cidadão, está indefeso...
Base de dados da PSP está ilegal
Sistema contém informações sobre origem étnica,
fé religiosa e filiações partidárias de cidadãos.
A base de dados de informações da PSP contém diversas infracções legislativas, no tratamento de dados pessoais e constitucionais. A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) já exigiu alterações, mas nada mudou. Na base, há informação sobre "origem étnica, comportamento da vida privada, fé religiosa, convicções políticas, filiações partidárias ou sindicais" de indivíduos, cuja conservação a CNPD considera que devia ser "proibida", a não ser em casos "de absoluta necessidade para os fins de uma determinada investigação criminal". Além disso, mistura tudo nos mesmos ficheiros, desde cadastros de condutores a investigações criminais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) pediu há um ano à Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) um parecer sobre um projecto de decreto-lei para adaptar aquele sistema "em face das novas orientações da política criminal, da evolução tecnológica e da nova legislação em vigor no sector das polícias e da investigação criminal".
A CNPD respondeu em Abril do ano passado, definindo um conjunto de medidas que devia ser tomado para legalizar a base de dados. Logo à partida, a comissão destacou a "desconformidade formal do projecto face às regras constitucionais", alertando para a necessidade de o Sistema de Informações e Operações Policiais (SIOP) ser regulado por uma lei, aprovada pela Assembleia da República, "por tratar de matéria relativa a direitos, liberdades e garantias".
A CNPD chama a atenção para a necessidade de os ficheiros do SIOP serem separados de acordo com as suas finalidades. Neste momento está tudo misturado: "Cadastro de condutores, cadastro de porte de arma, pedidos de detenção, pedidos de paradeiro, medidas de coacção aplicadas a arguidos, investigações criminais e até pedidos de vigilância discreta ou controlos específicos."
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
a segurança social não sabia, porquê???
Creche ilegal causa choque e desespero
Surpreendidos, chocados e desesperados. Há pelo menos mais um pai de um bebé que frequentava a creche ilegal situada na Rua Morais Soares, em Lisboa, que também apresentava sintomas de apatia. Outros, confessam-se enganados pela proprietária.
Wagner Soares é pai de uma das crianças que estava à guarda da creche, gerida por uma brasileira de 30 anos, suspeita de recorrer a ansiolíticos para tranquilizar e adormecer menores entre os quatro meses e os três anos. Ontem, quando soube da operação da PSP e da Segurança Social, foi pedir explicações à proprietária, mas ninguém abriu a porta.
Wagner confessa que já tinha tido problemas com outra ama. Raísa, a sua filha de nove meses, frequentava a creche da Morais Soares desde Dezembro. "Recorri a esta senhora porque, na outra ama a minha filha vinha para casa com medo do escuro. Agora mais esta situação", lamenta-se.
Ao JN, Wagner relata que, por duas ou três vezes, notou que a menina estava sonolenta, mas nunca lhe passou pela cabeça que a filha poderia estar sob efeito de sedativos. "Achava que era coisa de criança", refere este pai, brasileiro e pasteleiro de profissão.
Recorde-se que o caso foi despoletado pela desconfiança de um pai que, perante a sonolência continuada da filha de oito meses, confirmou, no Hospital Dona Estefânia, a presença de benzodiazepinas no organismo da filha.
Na quinta-feira, as autoridades entraram de surpresa na creche e encontraram 12 crianças, quase todas a dormir, à guarda de duas mulheres. O espaço foi encerrado e as crianças foram encaminhadas para o Instituto de Medicina Legal, onde fizeram exames. O processo seguiu para o Ministério Público, para investigação.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
o desporto dá-nos alegrias
Lobos iniciam Nations Cup
com vitória sobre a Roménia
A Selecção Nacional de râguebi venceu a Roménia por 24-17, em jogo da primeira jornada da Taça Europeia das Nações disputado esta tarde no Estádio Universitário de Lisboa.
A equipa lusa, que ao intervalo já vencia por 24-3, conquista assim quatro preciosos pontos na prova, naquela que foi a maior vitória de sempre sobre a congénere romena e num jogo em que Portugal conseguiu, pela primeira vez, fazer quatro ensaios.
Na próxima jornada, os Lobos têm deslocação difícil à Rússia, partida que está agendada para 12 de Fevereiro.
"A BOLA"
um problema de saúde pública
Estados de humor nos limites
Da depressão profunda à euforia extrema. Este é o humor
de quem sofre de doença bipolar, uma perturbação psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas
do humor, com crises repetidas de depressão e euforia.
Designado tradicionalmente por doença maníaco-depressiva, este problema afecta 200 mil portugueses, transformando-se numa das patologias psicológicas mais graves. As alterações de humor influenciam emoções e comportamentos, restringindo a saúde e a autonomia do doente. As crises de tristeza e excitação podem durar dias ou meses; já os períodos de estabilidade podem prolongar-se durante anos, e os doentes podem assim ter uma vida normal.
O psiquiatra José Manuel Jara explica que as causas são genéticas, ou seja, a existência de depressões, suicídios, casos de doença bipolar ou alcoolismo na família aumenta a probabilidade de sofrer de bipolaridade. O estilo de vida com muito stress, o consumo excessivo de álcool e drogas, as perdas afectivas e as críticas constantes tornam as pessoas mais vulneráveis à doença bipolar.
O diagnóstico precoce e a medicação são essenciais, mas, explica o especialista, o "consumo de substâncias nocivas mascara a doença", atrasando o diagnóstico.
CORREIO DA MANHÃ"
Sem comentários:
Enviar um comentário