HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
"CORREIO DA MANHÃ"
Rendeiro ajudou Costa
João Rendeiro, ex-líder do BPP e arguido em dois processos relacionados com esse banco, deu um donativo de dez mil euros ao candidato.
Foi uma das verbas individuais mais elevadas.
João Rendeiro, ex-presidente do BPP, foi um dos maiores financiadores da campanha de António Costa nas autárquicas intercalares para a Câmara de Lisboa, em 2007. O banqueiro, que já foi acusado pelo Ministério Público no caso BPP, deu um donativo de dez mil euros.
.
.
O donativo de Rendeiro foi dado por cheque, do BCP, passado à ordem de "Partido Socialista Autarq. Int. Lisboa-07", a 10 de julho de 2007, cinco dias antes do ato eleitoral. A cópia do cheque consta do processo das contas apresentadas pelo PS à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos. No processo, que está no Tribunal Constitucional, estão também cópias dos cheques de outros financiadores.
Questionado pelo CM, o gabinete de António Costa esclareceu que "na campanha de 2007 o PS constituiu como mandatário financeiro o prof. Saldanha Sanches, que geriu as contas e as apresentou ao Constitucional, que as julgou e aprovou." E adiantou: "Nos termos da lei, às contas são juntas as listas dos donativos que são públicas e podem ser consultadas."
A campanha das autárquicas intercalares em Lisboa recebeu donativos de 30 pessoas singulares, com o valor a variar entre 100 euros e os 15 mil euros. No total, os donativos atingiram 206 450 euros. Entre os financiadores constam empresários e gestores ligados ao imobiliário e à gestão de parques de estacionamento.
É o caso de Almiro Silva, acionista da ex-Sociedade Lusa de Negócios (SLN), dona do ex-BPN. Através de um cheque do BPN de 10 de julho de 2007, o empresário deu cinco mil euros para a campanha de Costa.
* Uma mão lava a outra, não tem importância...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário