09/01/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Operação de dívida a cinco anos foi "muito bem
. sucedida" diz a ministra das Finanças 
Portugal assegura 3,25 mil milhões
 à taxa de 4,657% 

Portugal vai pagar uma taxa de juro de 4,657% pelos 3,25 mil milhões de euros em dívida a cinco anos colocados na operação de hoje, informou fonte envolvida na operação. A ministra das Finanças já comentou, afirmando que a emissão de dívida a cinco anos "correu muito bem".

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, que gere a dívida pública portuguesa, fez a distribuição da dívida pelas ofertas que recebeu e fechou a taxa de juro nos 4,657%. A procura foi de cerca de 11 mil milhões de euros para os 3,25 mil milhões de euros, cerca de 3,3 vezes a oferta. A dívida foi colocada na linha de Obrigações do Tesouro que vence em junho de 2019. A taxa de juro fixada inicialmente estava nos 340 pontos base, mas foi reduzida ao longo da manhã para os 330 pontos base acima da taxa base do mercado para a dívida a cinco anos. 

"CORREU MUITO BEM" 
A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que a emissão de dívida a cinco anos hoje realizada “correu muito bem” e que teve “uma procura muito satisfatória”. “A emissão de dívida teve uma procura muito satisfatória, de cerca de 11 mil milhões de euros. 


Tanto quanto sei, o preço ainda não está finalmente definido, mas vai ser uma taxa inferior à emissão do ano passado e a comparação do ‘spread’ é ainda mais favorável”, afirmou hoje a governante, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Maria Luís Albuquerque disse ainda que “a emissão foi muito bem sucedida”, acrescentando que os restantes pormenores serão divulgados pelo IGCP, a agência que gere a dívida pública portuguesa. 

Uma fonte envolvida na operação tinha já dito à agência Lusa que Portugal colocou 3,25 mil milhões de euros em dívida a cinco anos a uma taxa de juro perto dos 4,6%, com a procura a atingir os 11 mil milhões de euros. 

* Querem comer-nos por parvos, a Troika cobra-nos de juros cerca de 3,5% e é alto valor, agora vamos pagar mais 1,1% e é um bom negócio, querem enganar quem????


..

Sem comentários: