22/10/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


66-SUBTILEZAS

Sonhos



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.
EMANCIPACIÓN/1
Companhia de Dança
Afrocolombiana Contemporânea



FONTE:  Nemecio Berrio Guerrero

.
.
HOJE NO 
"i"
Joana Marques Vidal condecorada por Marcelo Rebelo de Sousa

A cerimónia da condecoração da antiga procuradora-geral da República não foi tornada pública e foi divulgada ao final do dia através de um vídeo no site da Presidência da República


Marcelo Rebelo de Sousa condecorou esta segunda-feira Joana Marques Vidal com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
A cerimónia da condecoração da antiga procuradora-geral da República não foi tornada pública e foi divulgada ao final do dia através de um vídeo no site da Presidência da República.
 .


Segundo a Presidência da República, assistiram à cerimónia, que decorreu na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém,  o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e a atual procuradora-geral da República, Lucília Gago, bem como a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.
Esta condecoração pretende distinguir "destacados serviços prestados ao país no exercício das funções de soberania".


* Uma condecoração absolutamente merecida, de longe o melhor PGR desde o 25 de Abril.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/202

Área do Painel Solar, Economia de  
Energia Elétrica e Térmica



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.

HOJE NO 
"A BOLA"
Procura-se selecionador 
com anúncio nas redes sociais

A Federação de Futebol do Vanuatu (VFF) está à procura de novo selecionador, tendo colocado para o efeito um anúncio nas redes sociais.

Segundo o documento, os candidatos devem ter pelo menos 35 anos, boa personalidade e boas condições físicas.
 .
Ao nível da experiência, além de ser necessário um diploma reconhecido de treinador, pretende-se que os candidatos tenham bom nível de conhecimento do próprio país, assim como do futebol internacional, um bom registo de trabalho, com títulos conquistados como jogador ou treinador. Falar inglês e/ou francês e bons conhecimentos de informática também estão entre os requisitos.

Na oferta é referido que o salário dependerá do nível de qualificações, mas garante-se que não será menos de 3,6 milhões de vatu por ano, qualquer coisa como 27,5 mil euros anuais.

O Vanuatu, de referir, ocupa a 163.ª posição do ranking da FIFA, sendo a quinta seleção mais bem classificada da Oceânia.

* Por esse preço e em Portugal só o BdC, não tem diploma mas compensa com fantochadas e outras cegadas.

.
.
XXVII- MEGA MÁQUINAS

1-Os Segredos
do STEALTH



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Discovery Channel.
No entanto estabelecemos a dúvida, esta "máquina" é uma demonstração de força ou uma cobertura para o medo?


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.. .
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS/
/N-TV"
“Até amanhã, se Deus quiser!”
 Colegas defendem Dina Aguiar 
contra Fernanda Câncio

A jornalista não gostou de ver Dina Aguiar a despedir-se do “Portugal em Direto” com a frase “Até segunda-feira se Deus quiser” e questiona se Portugal tem uma “TV pública teocrática”. A pivô respondeu-lhe e os colegas saíram em sua defesa.

“God bless the Queen
God Bless America
GOD BLESS PORTUGAL (digo eu)
GOD BLESS US
Até amanhã se Deus quiser (há 40 anos que o digo numa empresa a RTP onde há liberdade de expressão)
ISTO NÃO SÃO EXPRESSÕES COMUNS?”
.
Foi desta forma que Dina Aguiar, 65 anos, respondeu à jornalista Fernanda Câncio, que sexta-feira se insurgiu, através de uma publicação no Twitter, contra o facto de a pivô de a RTP se despedir com a expressão “até segunda-feira, se Deus quiser”
“Isto é o quê? A TV da paróquia?”, questionou Fernanda Câncio, profissional sempre muito ativa nas redes sociais.

Além da resposta da própria visada, a polémica foi aumentando com as várias manifestações de carinho que Dina Aguiar foi recebendo dos seus colegas de profissão e da própria RTP.

*  Dina Aguiar impôs-se na televisão pela competência e sobriedade, para ser jornalista não precisa de espalhafato.
Por outro lado gostamos dos textos que Fernanda Câncio escreve por muitas vezes nos identificarmos com a sua linha de raciocínio.
Deus é Deus mesmo para quem não acredita pois o conceito existe. Não é ofensivo o modo como Dina Aguiar se despede. Ofensivos são os milhões de euros que o erário público despende na cativação de meios humanos e financeiros para gerir e assegurar a romaria a Fátima quando do folclore beato dos dias 13. Não nos lembramos de Fernanda Câncio contestar este esbanjamento.

.

SOUDOMIP SARKAR

.







Água – um recurso finito

O que pode ser feito para combater o problema da escassez mundial de água potável?

Recentemente, fiquei intrigado com a questão da escassez de água no mundo. Algo tão importante, mas que eu não soube dar valor. Isto decorre do convite que eu recebi para identificar tecnologias de ponta que combatam esta problemática na China, e foi assim que surgiu o interesse.

As notícias recentes, que chegam do México, Oeste dos EUA, Norte e Sul de África, Sul da Europa, Médio Oriente, Índia, China e Austrália, onde as famílias, as indústrias e os agricultores mais sofrem regularmente com a escassez de água, deixaram-me ainda mais intrigado com esta questão, que embora longe das minhas áreas de conhecimento e de pesquisa, levantou uma questão na minha cabeça: como é que uma melhor gestão e tecnologia colmatará o problema da água?

Por um lado, na Índia, entre 1951 e 2011, a disponibilidade de água per capita diminuiu cerca de 70%. Por outro lado, a cidade do Cape Town, a segunda maior cidade de África do Sul, está a passar pela pior seca do último século, com reservas de água de tal forma baixas que se prevê que as torneiras fiquem sem água. A região do Médio Oriente e África do Norte (região MENA) não fica atrás: é a região com maior escassez de água do mundo. Por fim, a China possui cerca de 20% da população mundial, mas apenas 7% dos recursos hídricos estão no território chinês.

E boa gestão e tecnologia? Para começar, por mais que sejam encontradas soluções para a escassez de água, esta nunca deixará de ser um problema. Contudo, as soluções que possam surgir apenas servirão para minimizar os impactos que a escassez de água tem no planeta Terra. Um exemplo de uma solução inovadora é o filtro de grafeno desenvolvido recentemente pelas Universidades de Kentucky (EUA) e de Monash (Austrália), que é capaz de purificar água de uma forma mais eficiente (até 9 vezes mais água) do que as soluções já existentes.

A Arábia Saudita, a Grécia, o Reino Unido e o Estado da Califórnia não são as únicas regiões que têm investido muito para combater o problema da escassez de água: os Emirados Árabes Unidos também têm feito grandes investimentos em centrais de dessalinização de água do mar. Por outro lado, desde sempre que Israel tem investido na conservação e reutilização de água, permitindo a recuperação e reutilização de 87% da água municipal consumida.

Relativamente às tecnologias de ponta desenvolvidas para combater esta problemática, o Grupo Veolia, sedeado em Aubervilliers (França) e líder na gestão eficiente dos recursos, é um exemplo de uma entidade que encontrou uma solução para combater o problema da escassez de água. Esta solução consiste no processo de dessalinização e tem o objetivo de promover o acesso a água potável para centenas de milhões de pessoas. Outro exemplo é a Sulzer, uma empresa suíça que encontrou uma solução para combater a escassez de água nas áreas urbanas, a qual consiste no processo de dessalinização. Por fim, a VICI-Labs, em parceria com a UC Berkeley e a National Peace Cors Association, ambas localizadas nos Estados Unidos da América, criou o WaterSeer, um dispositivo que pode contribuir para a minimização dos impactos da escassez de água no planeta Terra.

Foi um pequeno desvio dos meus pensamentos e pesquisas habituais sobre empreendedorismo, inovação e estratégia empresarial. No próximo mês regresso para falar dos meus temas habituais e será como cidades e regiões estão a ser transformadas pelo empreendedorismo. Mas agora tive que falar da água, não pude resistir, é demasiado importante!

* Professor universitário

IN "EXAME"
17/10/18

.
.


1706.UNIÃO



EUROPEIA




.

HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Afinal, turistas não contribuem assim tanto para riqueza gerada em Lisboa

Lisboa está na moda. Ainda assim, o peso do turismo na capital é inferior à média do contributo total do setor.

O verão terminou mas as ruas de Lisboa continuam movimentadas por turistas de toda a parte. “Lisboa está na moda” é uma frase que temos ouvido com alguma frequência. Apesar desta ideia, um relatório apresentado esta segunda-feira pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) revela que Lisboa é uma cidade de baixa intensidade turística relativa.

SENTADAS NO PIB
 O contributo do turismo na capital portuguesa para o PIB nacional é de apenas 5,7% enquanto no total do país, o setor tem um peso de 6,8% na riqueza gerada. Lisboa ainda não consegue fazer frente à região do Algarve que, por enquanto, continua como destino de eleição par quem vem de fora, diz o relatório.

Não se deixe enganar pelos trolleys calçada acima, calçada abaixo. A tendência tem vindo sempre a descer. Se em 2007, Lisboa era responsável por 47% do PIB gerado pelo setor do turismo, em 2017 o valor tombou para 31,8%. O estudo da WTTC prevê que, em 2027, a queda seja para 28,3%. 

Ao nível do emprego, o peso da capital no total do país acompanha a tendência. De acordo com o estudo, os 82 mil empregos ligados ao turismo em Lisboa representavam 38,6% do total do setor. 

Apesar do aumento de trabalhadores, para 109 mil em 2017, a cidade já só correspondia a 27,2% do emprego no turismo. Para 2027, a WTTC prevê um novo aumento do número de trabalhadores, para 120,2 mil, mas ainda assim, o peso volta a cair para 24,4%.

 * Quem pensar que só por si o turista "aguenta" a cidade "ai não aguenta, não aguenta" no dizer do sr. 'aguenta'.

.
.
Os Grandes Egípcios

Cleóptra/2



Fonte: Documentários Discovery Channel

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

7. Esboços de Frank Gehry


Frank Gehry adora fazer esboços: é o início do seu processo de trabalho. E foi este amor pelos esboços que deu a Pollack as primeiras pistas para o seu documentário. A partir dos esboços originais de Gehry para cada um dos seus projetos mais importantes, o filme explora o modo como Gehry transforma estes desenhos abstratos, primeiro em modelos tangíveis e tridimensionais, muitas vezes feitos a partir de cartão e fita-cola, e depois no seu resultado final -edifícios de titânio e vidro, cimento e aço, madeira e pedra. Esboços de Frank Gehry, o filme sobre o reconhecido arquitecto Frank O. Gehry, é o primeiro documentário de longa-metragem do realizador Sidney Pollack. Gehry e Pollack são amigos há muitos anos e foi Gehry quem pediu ao cineasta que assinasse este filme sobre a sua carreira. 


FONTE:  Reabi(li)tar

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Há mais de cem anos foi criado 
nos Açores sistema pioneiro 
de previsão de ondas

Há mais de cem anos, os Açores tiveram um papel fundamental na previsão das ondas que chegam às costas de Portugal continental e de Marrocos, explica o oceanógrafo Álvaro Semedo, que conta como surgiu o sistema pioneiro. 
 .
O sistema de pré-aviso apareceu, pela primeira vez, em 1913, depois de uma tempestade ter atingido Casablanca, em Marrocos, “de forma inesperada”, provocando danos significativos: “destruiu uma grande parte do porto, que ficou inoperativo durante muito tempo, e destruiu muitos navios”.
“Casablanca e Rabat eram dois portos muito importantes porque eram a porta de saída para os fosfatos, que ainda hoje são uma das principais exportações de Marrocos”, explica, em declarações à Lusa, o oceanógrafo, professor no Delft Institute, na Holanda.

A paralisação do porto levou as autoridades a criar ou idealizar um sistema de previsão de ondas, já que em situações de bom tempo em Marrocos nada faria prever estas tempestades com ondas alterosas. 

A criação do sistema foi impulsionada pelo coronel da Marinha Portuguesa Afonso Chaves, criador do serviço meteorológico dos Açores, um projeto com repercussões internacionais, e pela Marinha Francesa, que tinha interesse acrescido numa solução por Marrocos ser então um protetorado francês.

“Decidiram criar este sistema de previsão de ondas baseado em observações porque, na altura, a previsão da meteorologia e das ondas era completamente diferente da que é feita hoje. Esse sistema era baseado em observações que seriam colhidas ou por navios no meio do Atlântico, ou então - e isso seria a situação ideal - por observações recolhidas nos Açores”, refere Álvaro Semedo.

No meio do Atlântico, a região conseguia transmitir o resultado, via TSF (telegrafia sem fios) ou por cabo submarino, e as informações eram rapidamente distribuídas pelo mundo.

“O sistema era muito simples”, explica o cientista, acrescentando: “Como as ondas se propagam ao longo de uma certa distância, e são provocadas pelo vento, se uma tempestade passasse nos Açores seria expectável que se propagasse ou desse origem a ondas que se propagassem até Marrocos.”

Assim, uma tempestade de ondas nos Açores daria origem, dentro de um ou dois dias, a ondas na costa de Marrocos.

“A base do sistema era esta, era um sistema de pré-aviso”, refere o especialista, sublinhando que a ideia inicial “foi melhorada, porque rapidamente se começou a observar que um certo tipo de tempestades daria origem a um certo tipo de ondas em Marrocos”.

Verificou-se que tanto a velocidade do vento como o trajeto das tempestades permitiam organizá-las em grupos, ou seja, classificá-las. 

Seis anos após ter começado a ser desenvolvido, o sistema ganhou notoriedade, em 1919, altura em que o cientista Louis Gain publicou “La prédiction des houles au Maroc” (“A previsão da ondulação em Marrocos”). 

O estudo explica como é que a informação recolhida permitia prever com dias de antecedência o estado do mar, com base em dados recolhidos entre 1915 e 1918. 

Com a Primeira Guerra Mundial (1914 -1918), o processo sofreu atrasos, mas foi finalizado em 1922. E o que foi inicialmente criado com o intuito de proteger os portos de Marrocos ganhou escala e foi aplicado noutros sítios.

Inicialmente houve só o envolvimento dos serviços meteorológicos dos Açores (com observações nos Capelinhos, no Faial, por exemplo), mas a relevância dos dados recolhidos levou a que começassem a ser obtidas observações no continente (no cabo Raso ou da Roca, entre outros). Eram normalmente feitas por faroleiros.

Em fevereiro de 2019, assinalam-se os cem anos da publicação de Louis Gain nos Anais Hidrográficos franceses, um trabalho basilar para a ciência da previsão de ondas e o primeiro a reconhecer a importância das observações nos Açores para a costa ocidental europeia e o noroeste de África.

* A notícia dá a conhecer um pedaço da história de Portugal ignorada pela maior parte dos portugueses.

.
.

José Cid

Um Louco Amor


.
.
 
HOJE NO 
"DESTAK"
Demissão de Portas teve como propósito destruir credibilidade de ministra - Cavaco

A "demissão irrevogável" de Paulo Portas, em julho de 2013, do governo PSD/CDS-PP, foi incompreensível e "absolutamente inaceitável" e teve como propósito destruir a credibilidade da ministra das Finanças, revela o ex-Presidente da República Cavaco Silva. 
 .
"Manifestei a minha total estupefação perante o que acabara de ouvir. Paulo Portas não me dera qualquer palavra, uma atitude inaceitável", confessa Cavaco Silva no segundo volume das suas memórias, "Quinta-feira e outros dias", que será apresentado na quarta-feira, em Lisboa, pela presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.

Classificando a tarde do dia 02 de julho de 2013 como "difícil de esquecer", Cavaco Silva relata a forma como foi informado pelo então primeiro-ministro, Passos Coelho, por telefone da demissão de Paulo Portas da pasta dos Negócios Estrangeiros, a pouco mais de uma hora da tomada de posse de Maria Luís Albuquerque como ministra das Finanças. 

* Cavaco Silva e Paulo Portas desejamos vê-los muito longe a perder de vista. Paulo Portas é senhor de uma desonestidade intelectual inultrapassável no país, não percebemos a estupefacção.


.
.
.

Portugal bem português

III-Regresso ao Mar/7
4- Indústria e Comercialização
do Pescado




* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Fórum Oceano

..
.

FARMÁCIAS

A mão longa do SNS.



FONTE:  ANF Associação Nacional das Farmácias

.
.

BANSKY
Mostra como destruiu o quadro de 1,2 milhões de euros


FONTE: "O JORNAL ECONÓMICO"


Banksy (Bristol, 1974/75 é um veterano artista de rua britânico, cujos trabalhos em stenncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol, mas também em Londres e em várias cidades do mundo.

Girl with Balloon
Mural criado em 2002 que mostra uma menina com um balão vermelho em forma de coração. Em 5 de outubro de 2018 uma pintura reproduzindo o mural, feita pelo artista em 2006, foi leiloada na Sotheby's, em Londres. A obra foi arrematada por uma mulher, pelo valor de £1 milhão (cerca de R$5 milhões). Em seguida ao arremate, uma sirene tocou e a obra deslizou para fora de sua moldura,  autodestruindo-se, sendo parcialmente cortada em tiras por um triturador de papeis embutido na moldura.
(WIKIPEDIA)

.
.
HIGIENE DENTÁRIA



* Obrigado Roberto pelo envio


.
.
143-NO GINÁSIO
AEROHIIT PARA PERDER MEDIDA/2 



COM PROFESSORA LIRA BUENO

* Importante é não parar. Dividimos estes 24 minutos de cultura física em 2 partes por considerarmos  uma "dose" adequada para quem não tem muito fôlego. Claro que a professora LIRA BUENO teve o máximo cuidado no vídeo que elaborou. Se ao fim dos 2 episódios achar que tem forças para o exercício completo vá em frente.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.


1769
Senso d'hoje
FREDERICO CARREIRO
MILITANTE DO BLOCO DE ESQUERDA
PORTA VOZ DA MOÇÃO "M"
"UM BLOCO QUE NÃO SE ENCOSTA"



FONTE:  EsquerdaNet

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS









.
.

MERGULHO COM CROCODILO


.
.

BOM DIA


.