10/12/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
119-ARTE ARRISCADA
S E N S 1

Interpretação:
Francesca Bonato 
Corine Chachay 
Coreograia
Pédro Pawels
Música:
Nicolas losson




FONTE:  CIEPEDROPAUWELS

.
.

ENGENHARIA DE TOPO/15

15.4- "Independence Of The Seas"



FONTE:  Renato Pereira da Silva 

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
ASFAC: Crédito ao consumo sobe 
7,3% para 1.682 milhões no 3.º trimestre

Cerca de 59% do total dos 1,162 mil milhões concedidos no crédito clássico destinou-se à aquisição de veículos.

Mais de 1.600 milhões de euros em crédito ao consumo foram concedidos no terceiro trimestre deste ano, uma subida homóloga de 7,3%, segundo dados da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) recolhidos junto dos seus associados, hoje divulgados.
.
“No terceiro trimestre de 2019 os associados da ASFAC concederam 1.682 milhões de euros em crédito ao consumo – crédito concedido a consumidores que atuam fora do âmbito da sua atividade profissional -, registando-se uma subida de 7,3% face ao período homólogo”, lê-se num comunicado hoje enviado às redações.

De acordo com aquela associação, 59,2% do total dos 1,162 mil milhões de euros concedidos no crédito clássico (que inclui meios de transporte, lar, equipamento, crédito pessoal, entre outras rubricas) destinou-se à aquisição de veículos, “situando-se nos 688 milhões de euros, valor praticamente igual ao do trimestre homólogo”.

Ainda no segmento dos meios de transporte, os veículos ligeiros de passageiros usados representam a maior parte daquele valor, com 486,9 milhões de euros concedidos (70,8%).

A ASFAC refere ainda que, em setembro, os automóveis ligeiros de passageiros usados registaram um crescimento de 7,5% face a setembro do ano passado.

Já o crédito a fornecedores (financiamento de bens cuja aquisição se destina à revenda) registou uma redução de 26,8% em relação ao mesmo período de 2018, tendo sido concedidos 762,7 milhões de euros face aos 1.041 milhões registados no terceiro trimestre de 2018.

Em relação ao número de famílias em incumprimento, mantém-se a tendência de redução que se verifica desde 2013 (uma redução de 31% desde aquele ano até ao final do primeiro semestre de 2019), o que, para a ASFAC, demonstra “que a concessão do crédito especializado está a ser feita de forma sustentada”.

A associação considera ainda que estes indicadores relativos ao terceiro trimestre de 2019 “apontam para a melhoria do nível de vida dos portugueses”, destacando “a descida do desemprego e o bom desempenho da economia portuguesa” como índices de confiança para os consumidores que recorrem aos créditos.

“Estes números mostram a importância do consumo privado como fator de crescimento económico, como se vê pela evolução do PIB que cresceu 1,9% face ao período homólogo”, referiu, em comunicado, o presidente da ASFAC, António Menezes Rodrigues.

* Mais portugueses ainda mais tesos e reféns da repressão da banca.

.
.
VII - DITADORES
3-MUAMMAR AL GADDAFI




FONTE:  Mundo dos Docs  

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Actor José Lopes morre aos 61 anos
."sozinho numa tenda"

José Lopes, de 61 anos, mais conhecido pela participação em projetos de teatro e cinema foi encontrado morto na tenda onde vivia. A informação foi adiantada por vários amigos e familiares nas redes sociais, onde pediram ajuda para pagar as cerimónias fúnebres do ator, uma vez que este vivia com grandes dificuldades.

Rui Zink foi um dos amigos que lamentaram a perda e revelou que José Lopes foi encontrado morto, na tenda que lhe servia de casa.

.
"E agora vem a notícia de que o Zé Lopes também já foi, encontrado no tugúrio onde morava por um amigo um par de dias depois de morrer. Agora há um pedido de donativos solidários para lhe pagar o enterro, e não escapa a muitos de nós que melhor teria sido tal ser feito em vida. Não o funeral, mas o donativo solidário, para viver. Para não ser enterrado em vida, precisamente. Fica a memória, o algum remorso, a voz e a presença claras, de quando era um actor feliz. Se justiça houver, estará neste momento a receber aplausos, o melhor prémio para um ator. De dinheiro (o segundo melhor prémio para um ator) já não precisa. Apenas nós, para o seu funeral", lamenta.

O velório de José Lopes terá lugar na quinta-feira, dia 11, na Igreja de São Cristóvão, na Mouraria, em Lisboa. O funeral será na sexta-feira, no Cemitério da Ajuda.

* Portugal mata pessoas em tendas ou em esconços de lojas.

.
.
Os Reinos Perdidos de África
4.2- África Ocidental

DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE NO
  "OBSERVADOR"
Livre. 
Comissão de Ética não pune Joacine, mas critica-a (e reafirma confiança na direção)

Assembleia do Livre "reafirma a confiança política no Grupo de Contacto" e quer que deputada "privilegie a apresentação de propostas do partido em detrimento da pessoalização da mensagem política".

A Comissão de Ética e Arbitragem (CEA) do Livre conclui não terem existido “divergências políticas substanciais” com a deputada Joacine Katar Moreira, apenas “um desentendimento procedimental”, e que por isso “não há lugar a repercussão disciplinar”. Nas suas considerações finais, a CEA reforça a posição de que “a articulação política com os eleitos pelo partido, nomeadamente entre o Grupo de Contacto, a Deputada do Livre e o seu grupo parlamentar, tem de ser melhorada, mas que a matriz ideológica do Livre não foi afetada”.
.
Depois de ouvida em Assembleia no domingo, as explicações da deputada Joacine Katar Moreira foram insuficientes para os 41 membros do órgão máximo do partido entre congressos. No comunicado esta terça-feira divulgado, depois de suspensos os trabalhos no domingo e retomados na segunda-feira, a mesa da Assembleia reitera que as explicações dadas por Joacine sobre os factos que envolvem as falhas de comunicação com o Grupo de Contacto do partido não foram “cabalmente explicadas”, nomeadamente no que diz respeito ao voto de condenação pela Palestina, à troca de comunicados e à “cessação de relacionamentos pessoais com os restantes membros do Grupo de Contacto”.

A Assembleia “reafirma a confiança política no Grupo de Contacto” e pede à direção do partido que “faça a partir daqui o acompanhamento de toda a matéria relativa a esta resolução”.
A Assembleia do partido frisa que “não se revê” nas declarações da deputada sobre a “suposta falta de apoio do Grupo de Contacto e da direção da campanha”, declarações essas feitas em parte ao Observador na noite do sexto aniversário do partido.

Um dos pontos que mereceu também análise na Assembleia do partido foi a relação da deputada e assessores com a comunicação social, depois do episódio da escolta da deputada no Parlamento e das declarações do assessor Rafael Esteves Martins.  No documento de cinco páginas, a Assembleia nota que “o gabinete parlamentar não adotou uma postura de reserva nos dias seguintes à 39.ª Assembleia para salvaguarda dos envolvidos e do partido e, subsequentemente quando o quis, não conseguiu gerir da melhor forma a sua relação com a comunicação social“.

Já as explicações do Grupo de Contacto, dadas depois da pausa para almoço e já sem a presença da deputada nos trabalhos da Assembleia, foram consideradas “satisfatórias” no que diz respeito à relação entre a direção do partido e a deputa, embora lamente “não ter sido informada pelo Grupo de Contacto dos problemas que foram surgindo durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas de 2019 e acumulando-se já em período de trabalhos parlamentares“. O comunicado emitido pelo Grupo de Contacto a criticar a abstenção de Joacine sobre Gaza foi considerado pela Assembleia “precipitado”, embora o órgão do partido reconheça que este “reforça o trabalho realizado e o esforço de lealdade sincera concretizado pelo Grupo de Contacto em prol dos membros, apoiantes e eleitores na explicitação da posição comummente aceite do legado histórico político do partido sobre a questão palestiniana”.

A resolução da Assembleia assinala ainda a “importância da eleição” de Joacine como símbolo “de uma luta anti-racista e feminista, pela cidadania e pela inclusão” notando que o partido prestará “todo o suporte para que o mandato parlamentar de Joacine Katar Moreira seja exercido com uma qualidade tão grande quanto os membros e apoiantes do Livre desejam e os concidadãos merecem”.

A comunicação dos eleitos do Livre “deve privilegiar a apresentação e debate das propostas políticas do partido, em detrimento da pessoalização da mensagem política”

Esta é a sexta das nove deliberações da Assembleia do partido, que deixa a querer que as falhas e necessidade de “voltar à trilha” se estendem para além das relações entre o Grupo de Contacto e a deputada. Além de “reafirmar a confiança política” na direção, mas não na deputada única do partido, a Assembleia “reafirma” que o trabalho parlamentar deve ser levado a cabo “com independência, no respeito pelos valores e princípios do Livre e por todo o património ideológico e programático”.

Sobre as declarações ao Observador e ao Notícias ao Minuto, a Assembleia afirma que “foram gravosas para a honra e dignidade do partido, dos seus membros, apoiantes e simpatizantes, assim como dos seus órgãos” acrescentando que “lamenta que tenham sido produzidas e que não tenha existido um pedido de desculpas pelas mesmas, esperando que esta situação não se venha a repetir”.

A quebra da postura de reserva, que tinha sido acordada na última Assembleia do Livre e que foi quebrada pelo gabinete parlamentar do partido é também criticada nas deliberações do órgão colegial. Como indicações para o futuro, a Assembleia responsabiliza o Grupo de Contacto pelo “acompanhamento e execução” da resolução, indicando que as reuniões semanais de articulação com o gabinete parlamentar devem ser retomadas e que o “relacionamento cordato com os órgãos de comunicação social” é privilegiado pelo partido e deve ser mantido.

Recorde-se que depois do episódio no Parlamento, o sindicado dos jornalistas tomou uma posição onde afirmava que “a decisão da deputada atenta contra a liberdade de imprensa e revela uma prática anti-democrática tomada dentro da própria Casa da Democracia”, não tendo havido qualquer resposta do Livre sobre o sucedido.

Contactada pelo Observador, a assessoria da deputada Joacine Katar Moreira informou que a parlamentar não fará “qualquer comentário” à resolução da Assembleia. O Grupo de Contacto respondeu ao Observador que “está a analisar o documento”, remetendo questões para mais tarde.

 * A deputada Joacine deixou de ser símbolo de luta anti-fascista ou anti-xenófoba, passou a ser o símbolo do deslumbramento pacóvio, ganancioso e com retórica bolchevique. O Livre foi algemado pela deputada e até parece que gosta da situação em que se encontra, o último que apague a luz.



.

LA SALLETE MARQUES

.





A pit stop de 
Greta Thunberg em Portugal

A jovem ativista não teve espaço na agenda para se encontrar com a instituição parlamentar. Tal como os seus jovens seguidores recusaram em junho o convite para apresentarem propostas aos partidos.

Em tempos de mediatização global da causa climática, do meu ponto de vista, importa que a sociedade se foque um pouco mais, para que, juntos, consigamos mais soluções e menos ruído. É isso que se espera da Cimeira do Clima que decorre em Madrid e que conta com a participação de 50 líderes mundiais. Participam também muitas outras entidades e personalidades, incluindo a conhecida Greta Thunberg, que esta semana fez uma espécie de “pit stop” em Portugal. E não foi mais do que uma “pit stop”: claque a apoiar a receção, transmissão na comunicação social, acompanhamento do “regresso à prova”, tudo marcado com cartazes e palavras de incentivo.

Greta Thunberg desempenha um papel de relevância global e tanto ela como a máquina que a acompanha estão muito conscientes desse papel: é uma voz de consciência coletiva que vai alertando toda a sociedade para a questão das alterações climáticas e para a necessidade de reverter o processo com o objetivo de salvar o planeta. Tenho para mim que o planeta não corre perigo, há-de por cá andar mais uns milhares de milhões de anos. Quem corre perigo é a própria Humanidade, e muitas outras espécies, pelo que talvez não fosse pior recentrar a comunicação.

Greta Thunberg é a mentora de um movimento global que integra milhões de jovens, promotor de ciclos de greves climáticas que levam estes jovens para a rua, em protesto contra as alterações climáticas e em defesa de atitudes que as revertam. E este movimento é apenas isto, quando o necessário vai muito além disto. São necessárias medidas políticas de fundo, investimento em inovação e tecnologia e um forte compromisso transversal a todas as comunidades: científica, empresarial e política.

O erro de Greta Thunberg e dos jovens que a acompanham é precisamente não integrarem este compromisso! A jovem ativista sueca não encontrou espaço na sua agenda para se encontrar com a instituição parlamentar de Portugal, onde estão representadas as mais importantes forças políticas do país, onde se tomam decisões que podem mudar o curso dos acontecimentos. Também os seus jovens seguidores estão disponíveis para trocar a escola pela rua em manifestações ruidosas, mas recusaram em junho o convite para apresentarem as suas reivindicações e propostas aos partidos políticos em tempo de elaboração dos programas políticos. Alegaram que não queriam fazer política. Esta atitude deixa-me perplexa e não a considero mais do que conversa de miúdos que se recusam a participar de forma construtiva sem saberem bem o que estão a responder. Tudo na vida é política, passa pela política, ou tem que ver com política! Se acham que participar numa greve e numa manifestação não é fazer política, regressem às escolas, de onde possivelmente não deveriam ter saído.

Algumas entidades, incluindo políticos, correram a receber a jovem ativista, apenas para contribuírem para a gigantesca operação mediática montada ao estilo “red carpet”, como se se tratasse de uma estrela pop. É bom ficar na fotografia que aparece na capa do jornal, ao lado da miúda sensação! Mas é mau, muito mau, não ter propostas para aproveitar melhor as energias renováveis, reduzir as emissões de gases que provocam efeito de estufa, reciclar materiais e salvar rios.

Esta rebeldia juvenil aponta na direção certa, mas vai pelo caminho errado: marginalizar os partidos políticos, os seus representantes e os decisores apenas cria um substrato de radicalismo sobre o qual assenta uma causa fundamental, sem que sobre ela existam propostas que sustentem alterações de fundo ao comportamento coletivo. O que se pede é participação ativa na solução!

IN "OBSERVADOR"
07/12/19

.
.


2118.UNIÃO



EUROPEIA



 Josep Borrell
Vice presidente da
Comissão Europeia

 .
.
HOJE NO 
"RECORD"
Isinbayeva classifica como 
"assassina" exclusão da Rússia 
das grandes competições

Antiga atleta considerou incompreensível que se tente defender os direitos dos desportistas "limpos" 
.
A antiga atleta russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica do salto com vara, classificou hoje como "assassinas" as sanções impostas pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que afastam a Rússia das grandes competições internacionais nos próximos quatro anos.

"São sanções extremamente cruéis, injustas, atrozes e assassinas", escreveu Isinbayeva na sua conta no Instagram.

A antiga atleta, de 37 anos, considerou incompreensível que se tente defender os direitos dos desportistas "limpos", obrigando-os a competir sob bandeira neutra.

Na segunda-feira, a AMA excluiu a Rússia das principais competições desportivas mundiais, por um período de quatro anos, impedindo assim a participação do país em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, outras competições multidesportivas mundiais, e campeonatos mundiais de modalidade organizados por organismos signatários do Código Mundial Antidopagem.

* Estranho que Yelena Isinbayeva não tenha feito qualquer crítica ao modo como as autoridades desportivas russas tenham permitido e estimulado aquela vergonha. Terá culpas no cartório?

.
.
257-BEBERICANDO


COMO FAZER
XIBIU

.
.
.
I-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO
5 - QI, O GRANDE LOGRO




FONTE:   DocumentariosCiencia

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Sanna Marin já é a primeira-ministra
 mais jovem do mundo

O parlamento da Finlândia aprovou esta terça-feira a nomeação de Sanna Marin para o cargo de primeira-ministra, tornando esta política social-democrata de 34 anos a mais jovem chefe de Governo do mundo.

A nomeação de Sanna Marin, que vai liderar uma coligação governamental de centro-esquerda composta por cinco partidos, foi aprovada no Eduskunta (designação original do parlamento finlandês) com 99 votos favoráveis e 70 contra.
.
A coligação governamental detém uma maioria confortável de 117 deputados no Parlamento, composto por 200 assentos.

"A Finlândia pode melhorar é nisso que estamos a trabalhar. Queremos construir uma sociedade em que todas as crianças se podem tornar em alguma coisa e em que todas as pessoas possam viver e crescer com dignidade", escreveu no Twitter.

A nova equipa governamental vai integrar as mesmas forças políticas do anterior executivo: o Partido Social-Democrata (SDP, de Sanna Marin), o liberal Partido de Centro, os Verdes, a Aliança de Esquerdas e o minoritário Partido Popular Sueco (SFP).
 
Quatro forças políticas da coligação são lideradas por mulheres, três delas com pouco mais de 30 anos.

A nova primeira-ministra finlandesa foi investida oficialmente esta terça-feira à tarde, juntamente com os 18 ministros que integram o novo executivo, pelo presidente da Finlândia, Sauli Niinistö.

A tomada de posse de Sanna Marin e da equipa governativa esta terça-feira vai permitir que a nova primeira-ministra represente a Finlândia na reunião do Conselho Europeu, que terá lugar na quinta e sexta-feira em Bruxelas. A Finlândia ocupa a presidência rotativa da União Europeia (UE) até ao final do ano.

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deu os parabéns à nova governante finlandesa. "É com grande prazer que congratulo a nova primeira-ministra finlandesa Sanna Marin. A Finlândia realmente levou as questões de género para o próximo nível: todos os partidos da coligação são liderados por mulheres", escreveu no Twitter.

Aos 34 anos, Sanna Marin torna-se esta segunda-feira na mais jovem governante em exercício do mundo, destronando o austríaco Sebastian Kurz, de 33 anos, que, depois de ter assumido o cargo de chanceler da Áustria em 2017 com 31 anos, está atualmente a negociar a formação de um governo, após a vitória nas eleições legislativas de setembro passado.

* Desejamos que tenha muito sucesso e que seja um caso notável de paridade de género.

.
.
Filipa Maldonado

“A Máquina”


The Voice Portugal - Prova Cega

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
A Internet começa a ser uma dependência, como o álcool e outras substâncias

Uma acção de prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, denominada ‘O impacto das dependências na nossa sociedade’, foi promovida na tarde desta terça-feira, pela Câmara Municipal do Porto Santo, em parceria com a Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD) do IASAÚDE, Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Porto Santo.
.
FÉ=FANTASIA=DEPENDÊNCIA
Nelson Carvalho, presidente da UCAD, lembrou que os perigos estão na rua, podendo atingir não só os jovens, bem como toda a comunidade de determinada região. A substância mais activa é o álcool, seguindo-se o tabaco e a canábis.

Há contudo outras problemáticas associadas aos comportamentos aditivos, como é o caso de uma em crescendo: “as dependências de Internet que os próprios pais mais jovens não se dão conta e aos poucos vão ficando dependentes, porque existe uma utilização excessiva que se torna problemática, e vai afectar o dia-a-dia das pessoas” realçou Nelson Carvalho.

“É preciso continuar a educar e prevenir, porque a maior parte das pessoas não consome e tem uma vida adaptativa” diz o psicólogo. No entanto, acrescentou, o importante é “educar os nossos filhos e responsabilizá-los, educá-los para a autonomia, com respeito, com carinho e ensiná-los a resistir à pressão do grupo”.

* Mais uma vez não se abordou a problemática das tóxico dependências provocadas pelas religiões, em Portugal a católica é há muito puro veneno, TODOS os políticos têm um grande cagaço em apontar o dedo às religiões como fontes de subdesenvolvimento e ódio.

.


DO MAR, O LIXO
~7.10~
𝒪 𝒜𝓂𝑜𝓇 𝑒 𝑜 𝒫𝑜𝒹𝑒𝓇
𝒹𝑜 ℐ𝓃𝒹𝒾𝓋𝒾́𝒹𝓊𝑜 



A Revolução Industrial permitiu uma evolução humana nunca antes vista na História. 
Com o desenvolvimento da tecnologia, a vida passou a ser diferente e nós mudámos a nossa forma de agir como um todo. 

É claro que nem todas as mudanças foram para melhor e agora nós já sabemos isso, mas durante toda a web série encontrámos pessoas dispostas a desenvolver maneiras diferentes de lidar com os resíduos sólidos, com os aterros sanitários, com o lixo e tudo isso com muito amor e cuidado. 

Vamos finalizar com inspiração?


FONTE: Menos 1 Lixo
 
.
Um Robot todo-o-terreno




FONTE:  euronews

.
.

ᑕOᗰO ᗩS ᖇᕮᗪᕮS SOᑕIᗩIS
ᗪᕮSTᖇOᕮᗰ ᗩ SOᑕIᕮᗪᗩᗪᕮ




FONTE:  Meteoro Brasil

.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
1) Como Hollywood responde à era Trump




FONTE:  EntrePlanos

.
.
7.COELHINHAS
"𝕼𝖚𝖊 𝖛𝖎𝖉𝖆 𝖙𝖆̃𝖔 𝖉𝖚𝖗𝖆"
1986



* 𝑷𝒐𝒊𝒔 𝒉𝒂́ 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒆𝒓 𝒑𝒍𝒂𝒚𝒎𝒂𝒕𝒆 𝒕𝒆𝒎 𝒗𝒊𝒅𝒂 𝒇𝒂́𝒄𝒊𝒍 𝒎𝒂𝒔 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒗𝒆𝒓𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒆𝒍𝒂𝒔 𝒅𝒊𝒗𝒆𝒓𝒕𝒆𝒎-𝒔𝒆 𝒎𝒂𝒔 𝒑𝒖𝒙𝒂𝒎 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒄𝒂𝒏𝒂𝒔𝒕𝒓𝒐.


FONTE:  rhinofiber8

.
.
NÃO É O ÚNICO



.
.

2183
Senso d'hoje
ARTUR SANTOS SILVA
CURADOR EM PORTUGAL
"FUNDAÇÃO LA CAIXA"
Resolução do antigo BES  
foi uma “péssima decisão


FONTE:  Observador

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
 COMPRE JORNAIS






.
.

Bichos da Nova Zelândia


.
.

BOM DIA


.
.


89-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱 - 𝒫𝒜𝒯𝑅𝐼𝒞𝒦



Sιησρѕє:

𝖪𝖺𝗍𝗁𝗒 𝖾́ 𝗎𝗆𝖺 𝗃𝗈𝗏𝖾𝗆 𝖾𝗇𝖿𝖾𝗋𝗆𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺́ 𝖺𝗇𝗌𝗂𝗈𝗌𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖼𝗈𝗆𝖾𝖼̧𝖺𝗋 𝗇𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝗇𝗈𝗏𝗈 𝖾𝗆𝗉𝗋𝖾𝗀𝗈, 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝗅𝗂́𝗇𝗂𝖼𝖺 𝗉𝗌𝗂𝗊𝗎𝗂𝖺́𝗍𝗋𝗂𝖼𝖺 𝗂𝗌𝗈𝗅𝖺𝖽𝖺.

𝖤𝗅𝖺 𝖿𝗂𝖼𝖺 𝗂𝗇𝗍𝗋𝗂𝗀𝖺𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝖯𝖺𝗍𝗋𝗂𝖼𝗄 , 𝗎𝗆 𝗉𝖺𝖼𝗂𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖾𝗆 𝖼𝗈𝗆𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝖼𝗁𝖾𝖿𝖾, 𝖣𝗋. 𝖱𝗈𝗀𝖾𝗍, 𝗀𝖺𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗅𝖾 𝖾́ 𝗂𝗇𝖼𝖺𝗉𝖺𝗓 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝖽𝖾𝗋 𝖺 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖾𝗌𝗍𝗂́𝗆𝗎𝗅𝗈 𝖾𝗑𝗍𝖾𝗋𝗇𝗈.

𝖪𝖺𝗍𝗁𝗒 𝖿𝗂𝖼𝖺 𝗁𝗈𝗋𝗋𝗈𝗋𝗂𝗓𝖺𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝖺𝗌 𝖾𝗑𝗉𝖾𝗋𝗂𝖾𝗇𝖼𝗂𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝖱𝗈𝗀𝖾𝗍 𝖾 𝗌𝗎𝖺 𝖾𝗇𝖿𝖾𝗋𝗆𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖬𝖺𝗍𝗋𝗈𝗇 𝖢𝖺𝗌𝗌𝗂𝖽𝗒 𝗅𝗁𝖾 𝗂𝗇𝖿𝗅𝗂𝗀𝖾𝗆, 𝖾 𝖾𝗅𝖺 𝖿𝗂𝖼𝖺 𝗂𝗇𝗂𝖼𝗂𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗌𝖺𝗍𝗂𝗌𝖿𝖾𝗂𝗍𝖺 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖾𝗇𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺 𝗎𝗆𝖺 𝗆𝖺𝗇𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗎𝗇𝗂𝖼𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆 𝖾𝗅𝖾.

𝖨𝗌𝗌𝗈 𝗋𝖺𝗉𝗂𝖽𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗌𝖾 𝗍𝗋𝖺𝗇𝗌𝖿𝗈𝗋𝗆𝖺 𝖾𝗆 𝗁𝗈𝗋𝗋𝗈𝗋 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖯𝖺𝗍𝗋𝗂𝖼𝗄 𝗎𝗌𝖺 𝗌𝗎𝖺𝗌 𝗁𝖺𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾𝗌 𝗉𝗌𝗂́𝗊𝗎𝗂𝖼𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝖿𝖾𝗋𝗂𝗋 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝗏𝗂𝖽𝖺 𝖽𝖾𝗅𝖺 𝖿𝗈𝗋𝖺 𝖽𝗈 𝗁𝗈𝗌𝗉𝗂𝗍𝖺𝗅, 𝗉𝗈𝗂𝗌 𝖯𝖺𝗍𝗋𝗂𝖼𝗄 𝖿𝗂𝖼𝗈𝗎 𝗈𝖻𝖼𝖾𝖼𝖺𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖪𝖺𝗍𝗁𝗒 𝖾 𝗉𝗋𝖾𝗃𝗎𝖽𝗂𝖼𝖺𝗋𝖺́ 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗎𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗂𝖽𝖾𝗋𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗋 𝗂𝗇𝗍𝖾𝗋𝖿𝖾𝗋𝗂𝗇𝖽𝗈 𝗇𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝗋𝖾𝗅𝖺𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝖾𝗅𝖺.

Ɛℓєηcσ:

𝖲𝗁𝖺𝗋𝗇𝗂 𝖵𝗂𝗇𝗌𝗈𝗇 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖪𝖺𝗍𝗁𝗒 𝖩𝖺𝖼𝗊𝗎𝖺𝗋 
𝖱𝖺𝖼𝗁𝖾𝗅 𝖦𝗋𝗂𝖿𝖿𝗂𝗍𝗁𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗆𝖺𝗍𝗋𝗈𝗇𝖺 𝖢𝖺𝗌𝗌𝗂𝖽𝗒 
𝖢𝗁𝖺𝗋𝗅𝖾𝗌 𝖣𝖺𝗇𝖼𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖣𝗈𝗎𝗍𝗈𝗋 𝖱𝗈𝗀𝖾𝗍 
𝖯𝖾𝗍𝖺 𝖲𝖾𝗋𝗀𝖾𝖺𝗇𝗍 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖾𝗇𝖿𝖾𝗋𝗆𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖶𝗂𝗅𝗅𝗂𝖺𝗆𝗌 
𝖤𝗅𝗂𝗓𝖺 𝖳𝖺𝗒𝗅𝗈𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖾𝗇𝖿𝖾𝗋𝗆𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖯𝖺𝗇𝗂𝖼𝖺𝗅𝖾
𝖬𝖺𝗋𝗍𝗂𝗇 𝖢𝗋𝖾𝗐𝖾𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖡𝗋𝗂𝖺𝗇 𝖶𝗋𝗂𝗀𝗁𝗍
𝖣𝖺𝗆𝗈𝗇 𝖦𝖺𝗆𝖾𝖺𝗎 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖤𝖽 𝖯𝖾𝗇𝗁𝖺𝗅𝗂𝗀𝗈𝗇
𝖩𝖺𝖼𝗄𝗌𝗈𝗇 𝖦𝖺𝗅𝗅𝖺𝗀𝗁𝖾𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖯𝖺𝗍𝗋𝗂𝖼𝗄 
𝖱𝗈𝖽 𝖬𝗎𝗅𝗅𝗂𝗇𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖬𝗈𝗋𝗋𝗂𝗌 
𝖲𝗂𝗆𝗈𝗇𝖾 𝖡𝗎𝖼𝗁𝖺𝗇𝖺𝗇 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖺 𝗆𝖺̃𝖾 𝖽𝖾 𝖯𝖺𝗍𝗋𝗂𝖼𝗄

FONTE:  BRASILFLIX