14/09/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



* Fantástico comentário, bem haja TÉTÉ

.

.
203-ARTE ARRISCADA
Nada es lo que parece/2

Intérpretes:
Zaira Pulido, 
Liliana Bohórquez, 
Andres Susatama, 
Jonathan Moreno, 
Marcela Morera  
Direcção e coreografia:
Geovanny Andres Palacios
Edição Musical:
Marcela Morera




FONTE:  La luna danza

.

ENGENHARIA DE TOPO/31
31.1-Túnel do Estreito de Bering


FONTE:Documentários Discovery Channel

 

XXIV - DITADORES
5- KHAMENEI
O Selo do AYATOLLAH
A RELIGIÃO MATA QUE SE FARTA



FONTE:   É TV

.

.
A Grande Catástrofe

Fósseis/3


  Origens NT

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

GRAÇA FRANCO

 .


 

 

 

Os presidentes também choram

Um dos raros senhores da História capazes de, sem desistir das suas convicções e de lutar por elas, não ter abdicado de ouvir, até ao fim, os argumentos dos adversários. Dos raros a não se limitar a defender os direitos humanos, com ideias vagas, mas preocupado em “lutar” por eles.

Escassas horas depois da morte de Jorge Sampaio sente-se que não há nada mais a dizer. Cavaco Silva inclinou-se sobre a sua memória. Ferro Rodrigues, um dos companheiros com mais potencial de queixa da liberdade de consciência do ex-Presidente, curvou-se perante o amigo de quase todas as lutas. Marcelo pintou-lhe o retrato fiel do “homem sereno e corajoso” com uma vida “plena de humanidade” em defesa da “Pátria Comum”. Tudo dito.

Sinto que não faço mais do que juntar-me ao coro, vindo de todos os lados e áreas partidárias, saudando a memória de um homem bom. Um dos raros senhores da História capazes de, sem desistir das suas convicções e de lutar por elas, não ter abdicado de ouvir, até ao fim, os argumentos dos adversários, estivessem eles sempre ou ocasionalmente do outro lado da barricada. Dos poucos a respeitar o adversário em qualquer situação. Dos raros a não se limitar a defender os direitos humanos, como ideias vagas, mas preocupado em “lutar” por eles, arriscando-se a meter a mão na massa e passando, pelo mundo, deixando-o melhor em áreas fundamentais.

Em nome da Renascença, devo-lhe um obrigado especial. Em nome daqueles ouvintes de sempre para quem ele, quinzenalmente, aceitou falar, logo a seguir a deixar Belém, meses a fio, num programa de luxo criado pelo ex-diretor de informação Francisco Sarsfield Cabral, o “Três Dimensões”. Ali, ultrapassava muito a discussão da espuma dos dias para passar rapidamente das ondas da atualidade ao oceano das ideias e das mundividências dos participantes. 

Foi no início do século (2007/8). O Francisco era um ex-colega de faculdade ligeiramente mais velho e um grande amigo de Jorge Sampaio e comportava-se como mais um participante, tornando o programa numa conversa “a quatro” onde nenhuma dimensão (religiosa, política, económica, filosófica ou estratégica) ficava para trás. Talvez se devesse ter chamado “a quatro dimensões” pela importância do moderador.

Nessa meia hora de programa “enfumarado” onde D. José Policarpo e Pinto Balsemão reclamavam o sagrado direito a fumar, o mundo era varrido de ponta a ponta, interpretando os sinais dos tempos e antecipando o que mais tarde viria, quase sempre acertando. Invocando a necessidade de um cigarro nas mãos para não lhes fugirem as ideias, o fumo chegava até à porta do estúdio ou preenchia as janelas da rua Ivens até aparecer a fragilidade da figura de Jorge Sampaio, na sua bonomia, no seu fino humor britânico, pleno de serenidade com que tantas vezes defendia “on air” as suas ideias, sempre fortes e tantas vezes diferentes.

Era particularmente espicaçado por um Francisco, na altura diretor de informação, mas essencialmente jornalista, sedento de um contraditório ou de alguma “notícia”, ou opinião mais ousada, que a terceira dimensão esbatia entre homens tão diferentes nas opções conjunturais e nas visões do mundo.

 .

 

2748.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA

A revolução(?) da mobilidade 

 na cidade de Bilbau 


FONTE:  euronews

.


348-BEBERICANDO

COMO FAZER
"CARIBBEAN COFFEE"

25ml - Malibu
25ml - Licor de Amaretto
150ml - Café Quente

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XVI-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

5- CIGANOS

Costumes tradições e a vida nómada




FONTE:  SescTV
.
.
Flashmob

Hallelujah


Liceo Musicale di Alessandria

.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
56 -ᙅoຕo Ꙇɩຕρᥲɾ ᥲ⳽ ᑲoᥴᥲ ᑯo ƒoɠᥲ̃o



FONTE: Adilson vídeos

 .

Quɑndo o turismo se ɑliɑ ɑ̀ conservɑçɑ̃o dɑ nɑturezɑ


FONTE:   PÚBLICO

.

.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
89) Persona:
O Filme Inalcançável



FONTE:  EntrePlanos
.

 .

𝐀 𝐌𝐈𝐒𝐓𝐄𝐑𝐈𝐎𝐒𝐀 𝐃𝐎𝐄𝐍𝐂̧𝐀 𝐃𝐎 𝐒𝐎𝐍𝐎


* Entre 1915 e 1926, cerca de um milhão de pessoas na Europa e na América do Norte foram vítimas de uma estranha epidemia: a doença do sono. Os que sobreviveram à encefalite letárgica dormiram por décadas. Até que algo mudaria essa condição...

** Este blogue não precisa de sininhos nem de likes, os "PENSIONISTAS" apenas desejam que os visitadores se divirtam e aprendam. Já agora divulguem!

 FONTE:   Uma história a mais

 .

 .

CRIADOR DE GADO


 .

.
2823
Senso d'hoje
ALICE VIEIRA
JORNALISTA
 ESCRITORA
A censura formatava 
a cabeça dos jornalistas







* Entrevista conduzida por JOÃO DIAS

FONTE:  KuriakosTV
.
Brincadeiras Geladas


.
.
BOM DIA

.

2-ᖇᥱtᥲꙆᖾo⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
IV-ϾФЛTФS łMФЯΛłS
1-THƐ́RƐ̀SƐ PHILƆSƆPHƐ


* Os cσητσs sα̃σ mαιs αmσrαιs ςυε ιmσrαιs, cσητέm mυιτα ηυδεz εχρlίcιτα ε αlgυmαs cεηαs δε sεχσ bεm εχρlίcιτσ, σ cσηjυητσ δσs cιηcσ cσητσs έ α lσυcυrα δσ rεαlιzαδσr Wαlεrιαη βσrσωczγκ ςυε ησ́s αρlαυδιmσs, εsταmσs fαrτσs δε gεητε sεηsατα.


FONTE:   Gonçalo Fernandes
.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐿𝐼𝐼- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento