03/10/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XVIII-OS RIOS E A VIDA
2- KINABATANGAN
O AMAZONAS DO ORIENTE



* Sobre este rio não conseguimos encontrar um documentário de geito em língua portuguesa, mas a qualidade de informação contida no vídeo é muito boa, vale a escolha pela opção castelhana.

FONTE: Canal Megalópolis


. .
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Talkdesk é o novo "unicórnio" português

A Talkdesk fechou uma ronda de financiamento que a avalia em mil milhões de euros, tornando-a no mais recente "unicórnio" português.

A Talkdesk fechou uma ronda de financiamento de série B no valor de 100 milhões de dólares, revelou a empresa num comunicado emitido esta quarta-feira, 3 de Outubro.
.
OS CRÂNIOS
Este financiamento eleva a avaliação da Talkdesk para 1,2 mil milhões de dólares, com a empresa a revelar que superou a barreira dos mil milhões, o que a torna no mais recente unicórnio português, depois da Farfetch e da Outsystems terem ascendido a este patamar.

Esta operação foi liderada pela Viking Global Investors, com participação de um dos actuais accionistas, a DFJ. Esta foi a "maior ronda de sempre conseguida por uma empresa privada no segmento de 'contact center'", realça a Talkdesk no comunicado, onde sublinha que "o financiamento é uma forte validação do actual desempenho da empresa e do potencial."

"O financiamento de hoje assegura que a Talkdesk vai prosseguir o nosso ímpeto de liderar uma mudança nesse mercado e servir os nossos actuais clientes tão bem como o rápido crescimento do número de ‘contact centers’ no mundo que procuram beneficiar de uma plataforma de nuvem moderna", realça Tiago Paiva, presidente executivo da Talkdesk.

A start-up portuguesa, fundada por Tiago Paiva e Cristina Fonseca, desenvolve soluções de software para "call centers" baseadas na cloud. Ainda em Setembro, a Talkdesk, que tem clientes de referência como a IBM e a Dropbox, anunciou a abertura de um segundo escritório nos EUA.

Em Julho foi considerada, pela revista Forbes, uma das "100 melhores empresas de cloud em 2017". A portuguesa ocupa a 79.ª posição numa lista liderada pela Stripe e pela Dropbox.

O terceiro unicórnio português
São já três as empresas portuguesas que alcançaram o patamar de unicórnio - que significa que a sua avaliação superou os mil milhões de euros.

A 5 de Junho, a Outsystems revelou que fechou uma ronda de financiamento no valor de 360 milhões de dólares, tendo este investimento elevado a empresa ao estatuto de "unicórnio", uma vez que superou os mil milhões de dólares.

Este investimento eleva assim a Outsystems para o estatuto de "unicórnio", uma vez que a sua avaliação supera os mil milhões de dólares. O outro "unicórnio" português é a Farfetch, que atingiu esta fasquia no primeiro trimestre deste ano.

* Como apreciamos notícias boas sobre empresas e empreendedores nacionais.

.
.

INTIMISSIMI

"Enchanted Forest"

INVERNO
2018




.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Pedro Dias e terrorista 
chefiam greve de fome na cadeia

Falta de condições da alimentação levam treze reclusos de prisão de alta segurança a aderir à ação.

A revolta cresceu no recreio da cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa. 
 .

Descontentes com "as más condições da alimentação servida" e com a "redução dos tempos de visita de familiares devido à escassez de guardas", um grupo de treze reclusos entrou em greve de fome. E elegeu dois porta-vozes: Pedro Dias, o triplo homicida de Aguiar da Beira, e Abdessalam Tazi, o marroquino, de 64 anos, suspeito de recrutar combatentes para o Daesh em Portugal.

Ao que o CM apurou, o protesto ocorreu entre os dias 17 e 27 de setembro. O grupo de reclusos participante manteve-se sempre nas respetivas celas, recusando-se a ingerir quaisquer refeições. A Pedro Dias, e ao marroquino Tazi, juntaram-se outros três reclusos mediáticos a cumprir pena em Monsanto: Fábio Cigano e ‘El Ruso’ Lohrman e José Maidana, os dois argentinos suspeitos de assaltos a carrinhas de valores.

O CM sabe que a direção da cadeia chamou, pelo menos uma vez, alguns membros deste grupo de porta-vozes dos reclusos para uma reunião. A cedência para que o protesto acabasse passou, ao que se apurou, pelo reforço de compra de leguminosas e vegetais por parte da empresa responsável pela confeção de refeições na cadeia.

Fonte oficial dos Serviços Prisionais confirmou ao CM a ocorrência do protesto, acrescentando ainda que cada um dos participantes na greve de fome "teve de preencher um boletim de comunicação de fim do protesto, alegando as respetivas razões para a aderência ao mesmo". A situação já está, segundo a mesma fonte, normalizada dentro da cadeia.

PORMENORES
Leguminosas 
A direção da cadeia comprometeu-se a colocar à venda, na cantina da prisão de Monsanto, embalagens de leguminosas. Os reclusos que quiserem podem adquiri-las

Agressões
Na 6ª feira, Paulo Almeida, condenado a 25 anos de prisão pelos homicídios de Alexandra Neno e Diogo Ferreira, foi agredido por outro recluso no pátio de Monsanto. Foram hospitalizados.

Violência
Dois dias depois, no domingo, ao que o CM apurou, um outro recluso de Monsanto, suspeito de ter violado um preso noutra cadeia, foi agredido com violência no pátio. Recebeu tratamento.

 * Somos solidários com esta greve, aguardamos com esperança que morram de fome, ao cangalheiro sugerimos que faça buracos nos caixões para os vermes terem oportunidade de vomitar.

.
.

Águas aromatizadas
Saborosa opção para manter a hidratação


FONTE:  Associação Portuguesa de Nutrição


.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Nova procuradora-geral da República
.toma posse a 12 de outubro

A cerimónia da tomada de posse de Lucília Gago como nova procuradora-geral da República realiza-se a 12 de outubro, no Palácio de Belém, anunciou o Presidente da República.

A nova procuradora-geral da República (PGR), Lucília Gago, vai tomar posse a 12 de outubro, no Palácio de Belém, anunciou esta quarta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A cerimónia da tomada de posse vai ter início às 15 horas e acontecerá no mesmo dia em que termina o mandato da atual PGR, Joana Marques Vidal.
 .
Lucília Gago foi nomeada por Marcelo Rebelo de Sousa como a nova PGR a 20 de setembro. O Presidente da República justificou a escolha com a defesa da “limitação de mandatos, em homenagem à vitalidade da Democracia, à afirmação da credibilidade das Instituições e à renovação de pessoas e estilos, ao serviço dos mesmos valores e princípios”.

A nova procuradora-geral da República, que sucede a Joana Marques Vidal, destaca-se principalmente pela sua forte ligação aos temas da justiça aplicados à Família e é tida por António Costa como alguém com capacidade para manter a “continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos, sem condescendências ou favoritismos para com ninguém”.

* Acreditamos que vai ter sucesso no combate ao crime organizado.

.

SOFIA SERRA DA SILVA

.





Extrema-direita na Áustria: 
devemos ficar preocupados?

Hoje, a Viena outrora de Strauss e Schubert vive tempos assustadores.

Estar a viver temporariamente em Viena dá-me o pretexto ideal para falar sobre os recentes acontecimentos políticos na Áustria e as suas possíveis consequências no quadro europeu.

Até recentemente, a política doméstica austríaca não merecia especial atenção além-fronteiras. E os austríacos agradeciam. Afinal de contas, depois das catástrofes políticas do século passado, é preferível deixar o grande plano para outros atores. Mas tudo muda. E hoje, a Viena outrora de Strauss e Schubert vive tempos assustadores. Pelo menos é essa a perceção daqueles com quem me cruzo diariamente, desde o cidadão comum aos especialistas em ciência política. Obviamente esta perceção é muito provavelmente enviesada e até minoritária – afinal de contas, as sondagens continuam a indicar elevados níveis de apoio ao novo governo. Mas isso é que é assustador. Porquê? Façamos então um breve exercício de memória.

No último ano, o Partido Popular (ÖVP), partido habituado a governar ao longo dos anos, ganhou as eleições. Mas enfrentou, novamente, uma vitória sem maioria parlamentar, aliando-se, desta vez, com a extrema-direita do Partido da Liberdade (FPO), que arrecadou cerca de 31% dos votos. Embora esta coligação não seja uma novidade para os austríacos – aconteceu também em 2000 –, o partido tem muito mais poder atualmente, incluindo o controlo de importantes ministérios. Muito já se escreveu sobre o Partido da Liberdade: partido nacionalista, conservador, anti-imigração e islamofóbico fundado por nazis (entre outros) depois da 2.ª Guerra Mundial. Quando entrou para o Governo em 2000, outros países da União Europeia impuseram, em protesto, pequenas sanções à Áustria. Contudo, a paisagem política europeia atual dita outra reação: aceitação silenciosa. Até porque Kutz, líder do ÖVP, prometeu construir um governo pró-europeu.

Mas a extrema-direita na Áustria não é uma novidade e tão pouco se fica pelas estruturas de poder político formais como o parlamento e o governo. A extrema-direita também se faz sentir nas ruas. O movimento “identitário” pan-europeu iniciado em França no ano de 2003 tem o seu “bloco” mais visível, atualmente, na Áustria desde a sua implementação em 2012. Embora a importância real deste grupo seja frequentemente inflacionada pela cobertura mediática que lhe é dada, a sua longevidade e recente crescimento merecem, porém, algum destaque quando falamos na extrema-direita na Áustria.

Muitos questionam qual o verdadeiro perigo da ascensão da extrema-direita na Europa. Parece haver duas perspetivas dominantes: 
1) os media retratam esta ascensão num tom apocalíptico que tem pouca adesão à realidade – recorde-se o alerta do primeiro-ministro português à saída da reunião de chefes de Estado e Governo em Salzburgo há uns dias atrás; ou 
2) a Europa devia estar muito preocupada porque, a passos largos, estamos a caminhar para uma Europa cada vez menos democrática e tolerante. Eu partilho a visão mais pessimista. E acredito que a inclusão do Partido da Liberdade como parceiro governativo constitui uma mudança sistemática na política austríaca com severas repercussões e implicações para o resto da Europa. Por várias razões. Pelo peso eleitoral e territorial do partido no país: já não é a primeira vez que chega ao governo e desde a sua implementação que tem aumentado substancialmente a sua expressão eleitoral; é também apoiado por grupos da sociedade civil, grupos e movimentos de extrema-direita e direita radical. Pela posição geográfica do país: é particularmente assustador à luz das recentes derivas à direita com traços autoritários dos países vizinhos, como a Hungria, Croácia e Polónia. E por aquilo que representa para os partidos austríacos mainstream habituados a dividir o poder entre si. Na última eleição o ÖVP virou completamente à extrema-direita em alguns temas importantes. Em campanha eleitoral, Kurz chegou mesmo a aliciar os simpatizantes da extrema-direita com a promessa que ele é que seria capaz de implementar uma política anti-imigração eficaz, ao contrário do FPO. Enquanto o partido social democrata (SPÖ) optou pelo silêncio em questões fraturantes.

No entanto, a inclusão do Partido da Liberdade no governo não é o resultado mais assustador per se. A extrema-direita sempre esteve presente na política Austríaca. Enquanto em 2000 a Áustria estava isolada e era um outlier (o que explica as sanções impostas por vários países europeus), em 2018 a Áustria é mais um caso de sucesso entre muitos outros onde a extrema-direita e a direita radical estão a crescer, como na Alemanha, Suécia, Grécia e Holanda. Passados quase 20 anos, o panorama europeu é muito diferente. A extrema-direita e o populismo estão hoje mais musculados, poderosos e imbuídos em algumas instituições nacionais e até no Parlamento Europeu.

No próximo dia 4 de Outubro está previsto um protesto na cidade de Viena, que vai reunir grandes figuras do panorama cultural e intelectual austríaco, incluindo Elfriede Jelinek, prémio Nobel da Literatura. Espera-se que esta seja uma das maiores manifestações desde o início de funções do governo, em 2017. Esperemos que muitos mais protestos se repitam. E que os europeus respondam em massa contra o populismo e a extrema-direita nas próximas eleições europeias em Maio de 2019.

IN "PÚBLICO"
01/10/18

.
.


1687.UNIÃO



EUROPEIA



PRECALÇO NA PROSPERIDADE

.
HOJE NO 
"RECORD"
Tribunal da Relação confirma crime de terrorismo na academia do Sporting

Mantêm-se as medidas de coacção de prisão preventiva aplicadas aos 23 suspeitos

O Tribunal da Relação de Lisboa mantém as medidas de coacção de prisão preventiva aplicadas aos 23 suspeitos pelas agressões a jogadores e treinadores do Sporting na Academia de Alcochete indiciados pelos crimes de introdução em lugar vedado ao público, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada, sequestro, dano com violência, detenção de arma proibida agravado, incêndio florestal, resistência e coação sobre funcionário e também de um crime de terrorismo.
 .
"O Tribunal da Relação de Lisboa pronunciou-se já, em 8 acórdãos, pela manutenção das medidas de coacção de prisão preventiva aplicadas aos arguidos, considerando-as necessárias, proporcionais e adequadas, atentas as necessidades e exigências cautelares e as penas abstractas previstas para os crimes indiciados", lê-se na nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

* Para ainda ser mais perfeito só falta incriminar o traste que foi  destituído, alguém há-de pôr a boca no trombone, inevitável.

.
.

5-DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Artigo Indefinido


FONTE:  crê.ser.humano

.
.
.
6-HORIZONTES DA MEMÓRIA
6.1- UM CONDE, UM CARRO
E UM BURRO



 * O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Portuguesa na direção da maior organização 
mundial de luta contra o cancro

Cristiana Fonseca, psicóloga e coordenadora da Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi eleita nesta quarta-feira para a direção da Union for International Cancer Control, de entre de mais de uma centena de candidatos

Pela primeira vez, uma portuguesa vai fazer parte da direção da Union for International Cancer Control (UICC), a maior organização mundial de luta contra o cancro. Cristiana Fonseca, psicóloga e a trabalhar na Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi selecionada entre uma centena de candidatos, durante o Congresso anual do Cancro, que se encontra a decorrer em Kuala Lumpur, Malásia.
 .
Como explicou Cristina Fonseca ao DN, "esta nomeação representa a oportunidade de poder contribuir com a visão nacional, mediterrânica e europeia para o trabalho desenvolvido a nível mundial para a UICC. Dos 14 membros da Direção da UICC apenas três são europeus e Portugal é o único representante dos países do Mediterrâneo. Sendo uma votação efetuada por pares penso que se pode, efetivamente, afirmar que escolheram com base no trabalho desenvolvido pela LPCC ao longo dos últimos anos."

Para a psicóloga e coordenadora do Departamento de Educação para a Saúde na Liga Portuguesa Contra o Cancro a nomeação para este cargo é, acima de tudo, um desafio, mas também uma oportunidade para potencializar o trabalho que temos vindo a desenvolver na LPCC."

A técnica portuguesa, que trabalha na LPCC há 20 anos e sempre na área do desenvolvimento de projetos de âmbito escolar e comunitário de forma a desmistificar o cancro e a facilitar a adoção consciente de estilos de vida mais saudáveis, considera que "já muito se fez na luta contra o cancro, mas cada vez mais se reconhece a necessidade de investir na literacia em saúde". Isto por um lado, por outro, defende que há também ainda mais a fazer no que toca ao "apoio ao doente oncológico, nomeadamente no que diz respeito ao seu regresso à vida ativa pois cada vez há mais sobreviventes de cancro."

Neste mesmo congresso a LPCC recebeu também o Prémio Internacional World Cancer Day Spirit Award, atribuído pela Union for International Cancer Control. Portugal fazia parte de um grupo de quatro finalistas que tinham sido selecionados de um grupo de mais de 200 países. E a Liga Portuguesa Contra o Cancro foi vencedora por recomendação excecional do júri da organização, pela sua relação com a comunicação social resultando numa grande eficácia na campanha.

A campanha era sobre o Dia Mundial do Cancro, 4 de fevereiro, organizado mundialmente pela UICC, e que a LPCC assinala, dinamizando atividades em todo o País e com a parceria de várias entidades e instituições de diversos setores da sociedade. O sucesso e o impacto alcançado ano após ano resultou no reconhecimento deste prémio, entregue nesta quarta-feira pela princesa da Jordânia, presidente do UICC ao presidente da LPCC, Dr. Vítor Veloso.

* Mulher, portuguesa e extraordinária.

.
.

Celina da Piedade

Insónia


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/  
/DA MADEIRA"
Festival da Natureza 
arranca com grande animação

As actividades que integram, este ano, o Festival da Natureza arrancaram, hoje, com grande animação, aventura e emoção à mistura. O evento, organizado pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, cativou o interesse de muitos participantes que, desde cedo, partiram à descoberta de experiências únicas e inesquecíveis.
 .
Experiências que contribuem para afirmar a imagem da Madeira, enquanto destino de turismo activo, sendo esse, precisamente, o principal objectivo do evento: o de “realçar, promover e valorizar o que a natureza tem de melhor para oferecer, ao longo de todo o ano”.

Tanto nas actividades de Canyoning desenvolvidas na Ribeira das Cales, como no Mountain Bike Tour que se desenrolou entre o Pico do Areeiro e a Portela ou no Coastering Tour, promovido no Caniçal, entre muitas outras actividades, foram muitos os que se associaram, neste primeiro dia, ao programa do evento.

Recorde-se que, este ano, são muitas as novidades que se assinalam no Programa do Festival da Natureza, Cartaz turístico que decorre até ao próximo dia 7 de outubro.

Para além da sua extensão ao Porto Santo - que acontece pela primeira vez - aumentou-se o número de lugares para inscrição - passando de 550, em 2017, para cerca de 700 nesta edição - assim como reforçou-se o investimento, a rondar, este ano, os 60 mil euros. Paralelamente, apostou-se na maior valorização do Mar e da Serra, com dias específicos que pretendem reforçar as atenções nas actividades passíveis de praticar nestes dois ambientes distintos e foram também incluídas novas actividades, como por exemplo o city bike tour, os passeios a cavalo, o mergulho em aquário e a prancha à vela, num total de 23 experiências disponíveis aos interessados.

* Importa que os participantes percebam o elevado valor da Natureza para o homem, não esqueçam a Terra sobreviverá sem ele.

.
.

2-O CÉREBRO
INCONSCIENTE



Mais de 90 % das nossas ações diárias, tais como beber um café, mudar de canal ou abrir uma porta, fazem-se inconscientemente através de uma espécie de piloto automático que temos no cérebro. 

Com a ajuda de alguns dos neurocientistas mais prestigiados do mundo, como os professores Allan Snyder ou John Bargh, veremos quais são os mecanismos que regem estes processos e, em que medida, o cérebro inconsciente é capaz de moldar a nossa atenção, perceção e memória. 

Na verdade, investigações recentes já revelaram que o inconsciente determina também decisões mais importantes, como por exemplo, escolher o nosso companheiro afetivo ou pilotar um caça de combate. 

O Odisseia tem o prazer de apresentar este apaixonante documentário sobre o cérebro inconsciente, em que desafiaremos os espectadores através de divertidos e interessantes desafios mentais. Descobriremos que enganar o nosso próprio cérebro é muito mais fácil do que pensamos.


* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
FONTE:ReVCieN - Revolução Científica

.

THERESA MAY XENÓFOBA?
SIM!
Brexit, britânicos enfurecem eurodeputados



FONTE:  euronews 


.
.

NÃO HÁ CONTOS DE FADAS
Sexo sem consentimento é violação 


FONTE:  Amnistia Internacional Portugal


Obrigado ACR pelo envio e ser solidária na luta pelos direitos humanos.

.
.
SEDE, MUITA! 




.
.

ESTÁ  APAIXONADO PELO 
DITADOR COREANO
















.
.


1751
Senso d'hoje
PEDRO MARQUES LOPES
ANALISTA POLÍTICO
"Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho
 SÃO COBARDES"



* Afirmações que o analista político Pedro Marques Lopes proferiu no debate "EIXO DO MAL" de 29/09/18, SIC NOTÍCIAS. Todo o programa está disponível no youtube.


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

PALAVRAS PARA QUÊ?


.
.

BOM DIA

.
.


4-INFORMAÇÃO
FORA "D'ORAS"

IV-O COMPADRIO


A REPORTAGEM DE ANA LEAL




* À tragédia de Pedrógão Grande que destruiu vidas e bens junta-se agora a notícia da chegada dos abutres, os que vêm depois do fogo reabilitarem falsos esqueletos.
Mais uma excelente reportagem de ANA LEAL ao serviço da TVI.

.
.