11/11/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

..
XXXIV-OS RIOS E A VIDA
5- RIO GUADIANA
5.2.- SOU O GUADIANA
A CÁPSULA DO TEMPO DO ALQUEVA/1



FONTE:  Edia Alqueva

.

 .

LINGERIE STUDIO/1
Black See Through
OUTONO INVERNO
2020/21

Red Point


FONTE:  Lingerie Studio 

.

 .

4-"𝕹𝖆𝖘𝖈𝖎𝖉𝖔 𝖕𝖆𝖗𝖆 𝖁𝖎𝖛𝖊𝖗"


FONTE:  ffmspt

.

MARISA FERNANDES

 .





Trinta e um anos de 
superação da Alemanha 
com medo sobre o medo 

São trinta anos de Alemanha reunificada (comemorados a 3 de Outubro passado), trinta e um anos de Alemanha sem muro (físico) de Berlim (comemorados a 9 de Novembro). São, portanto, trinta e trinta e um anos de superação da Alemanha com medo sobre o medo.

Tratando-se o medo ["die Angst"] de um sentimento estrutural alemão, existe, todavia, na prática dois medos: um medo interno que parte da Alemanha para o mundo e um medo externo que parte do mundo em relação à Alemanha.

Concentrando-nos na Alemanha reunificada, ainda que esta história dos medos tenha história e seja anterior à queda do muro de Berlim e à reunificação, o medo externo que existe da Alemanha deve-se ao poder económico e também militar que este Estado, localizado no centro do espaço europeu, tem sido capaz de adquirir (e readquirir quando tudo parece perdido) ao longo do tempo por vários momentos.

Neste sentido, e a propósito deste medo externo relativamente à Alemanha, aquando da queda do muro, Margaret Thatcher terá então avisado o Presidente Bush (pai), segundo John Lewis Gaddis (2007), de que se não tivessem cuidado os alemães conseguiriam com a paz o que Hitler não tinha conseguido com a guerra. "Vencemos os alemães duas vezes e agora eles estão de volta", terá dito Thatcher.

Este é o medo de que a Alemanha militarista que almejava no passado conquistar mais poder e espaço pela via da guerra regresse. Contudo, a Alemanha não é mais o Estado militarista que foi e ainda que procure prosseguir os seus interesses, conquistar e adquirir mais poder nas relações internacionais, ambiciona fazê-lo pela via da paz, servindo-se, para tal, das empresas alemãs e das organizações internacionais (com destaque para a União Europeia) que integra.

Então e que medo interno é o da Alemanha? De facto, o medo que a Alemanha tem, correspondendo a um aspeto decisivo da sua cultura pós Segunda Guerra Mundial, alterna entre o passado acontecido (relacionando-se, neste caso, com o Nacional-Socialismo, o Holocausto, a Guerra Total e derrota, de igual modo, total que lhe sucedeu) e o futuro (novo e desconhecido) que está para acontecer. Na visão de Frank Biess, autor de "Republik der Angst" ["A República do Medo"](2019), no qual aborda a história alemã como uma história composta de ciclos de medo, o medo alemão tem a ver com a perceção que a Alemanha tem de si própria ["Selbstwahrnehmung"] e, nesta perspetiva, é igualmente um mecanismo de defesa.

O passado da Segunda Guerra Mundial e de tudo o que com ela está relacionado permanece (ainda) como um fantasma, envolto em vergonha ["die Scham"] e culpa ["die Schuld"]. Note-se, porém, que este sentimento de culpa parece ser mais evidente nos filhos de quem viveu o período do Nacional-Socialismo e menos persistente nas gerações mais jovens (netos e bisnetos e por aí adiante), com maior distância temporal em relação ao período em causa e desenvolvidas com a mente mais aberta e consciente para o que está fora da Alemanha e para o que é global. O que não significa esquecimento ou desconhecimento do passado, relembrado sob as mais diversas formas.

Por conseguinte, esse medo interno alemão tem, diríamos que, muito a ver com o seu difícil passado: com o sofrimento que causou e com o sofrimento pelo qual, de igual modo, passou.

Daí que, e recuperando a ideia de mecanismo de defesa, a Alemanha reunificada se tenha tornado no Estado mais internacional da história alemã, rodeada de Estados aliados e com os quais mantém relações amigáveis desde há vários anos. Daí que a Alemanha se empenhe de forma ativa na defesa do multilateralismo (como tem sido demonstrado pelo modo como tem conduzido a presidência que mantém até dezembro do Conselho da União Europeia e a presidência que teve em julho passado do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas) e na conservação do seu papel de poder civil, componentes essenciais identitárias da sua política externa.

Os tempos são outros. A Alemanha reunificada não é a Alemanha Nacional-Socialista. O medo é inimigo da liberdade e a Alemanha reunificada resultou de um triunfo sobre o medo, sendo a comemoração do 9 de Novembro uma comemoração da liberdade para a Alemanha e, consequentemente, para a Europa. Também a Europa se reunificou depois da queda do muro de Berlim e de reunificada a Alemanha.

E, por isso mesmo, neste momento, por altura da celebração dos trinta e um anos da queda do muro de Berlim e de superação da Alemanha com medo sobre o medo, encontram-se espalhados restos desse mesmo muro na Europa (nas cidades de Bruxelas, Estrasburgo, Tallinn e Reykjavik), na América (em Nova Iorque) e na Ásia (em Seul), apresentando-se estes hoje como um símbolo da liberdade (e de esperança) e uma advertência para a importância da mesma, sobretudo nestes tempos de cinzenta incerteza (e, por inevitabilidade, medo) originados pela pandemia...

* Doutora em Estudos Estratégicos pela Universidade de Lisboa

Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 19/11/20

.

..


2450.UNIÃO


EUROPEIA





FONTE:   pig333
.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
27 -O ᑯɩꙆᥱຕᥲ ρ⳽ɩᥴoꙆóɠɩᥴo -
Lɩᑲᥱɾᑯᥲᑯᥱ X Sᥱɠᥙɾᥲᥒᥴ̧ᥲ




FONTE:Universo da Psicologia TV


.
57-HORIZONTES DA MEMÓRIA
57.2-O Romantismo e o Porto



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Íris Silva

Mar salgado


The Voice Portugal - Prova Cega

.
.
MATERNIDADE ADOLESCENTE
3- COLÔMBIA
Não queria ter um filho tão nova/3
(O drama da gravidez muito precoce)




FONTE:  Séptimo Día
.

 .

SNS 

Resposta à covid-19 



 FONTE: EsquerdaNet

.

 .

Que futuro vai ter a "city" depois do Brexit?


FONTE:  euronews

.


ᏚᎪᏌ́ᎠᎬ ᎷᎬNᎢᎪᏞ



FONTE:THB Saúde



 .

UI,UI...



.
.

2517
Senso d'hoje
ANTÓNIO COSTA
PRIMEIRO-MINISTRO
 REPÚBLICA PORTUGUESA
O estado em que se encontra
o país face à pandemia Covid19






* Entrevista conduzida por MIGUEL SOUSA TAVARES na TVI24 em 09/11/20 em que o sr. primeiro-ministro minimiza as nefastas medidas do estado de emergência, uns não morrem de covid outros vão morrer à fome.


FONTE:  GV Vídeos
.
.
Os Engraçados Pinguins

.
.

BOM DIA


.


103-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒱𝐼𝐼𝐼 -𝕺 𝖀́𝖑𝖙𝖎𝖒𝖔 𝕿𝖊𝖒𝖕𝖑𝖆́𝖗𝖎𝖔



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝑀𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑑𝑒𝑚 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑢𝑔𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑠𝑜𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑟𝑜𝑢𝑏𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑒𝑣𝑎𝑙.

𝑂 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝐹𝐵𝐼 𝑅𝑒𝑖𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜́𝑙𝑜𝑔𝑎 𝑇𝑒𝑠𝑠 𝐶𝘩𝑎𝑦𝑘𝑖𝑛 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.


𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑂𝑚𝑎𝑟 𝑆𝘩𝑎𝑟𝑖𝑓
𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑆𝑜𝑟𝑣𝑖𝑛𝑜
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝐺𝑎𝑟𝑏𝑒𝑟
𝐾𝑒𝑛𝑛𝑒𝑡𝘩 𝑊𝑒𝑙𝑠𝘩
𝑆𝑐𝑜𝑡𝑡 𝐹𝑜𝑙𝑒𝑦


FONTE: Danielle Esteves