07/01/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


77-SUBTILEZAS

IDEOLOGIA POLÍTICA



RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos

..
.


7-A LUXÚRIA

DE JEDI

UMA BURLESCA AVENTURA



Kylo Ren - Chastity Twist 
General Hux - Grand Johnson 
Luke Skywalker - Draco Muff-Boi 
Chewbacca - Trixie Hobbitses 
Poe Dameron - Watch This Space 
Finn - Florence Sassingale 
Rey - Fiona Ample 
Rose Tico - Curly Bright 
BB-8- Harleen Quinzeal 
Super Leader Snoke - Andrew Lynch 
R2-D2 - Kitty Glitter 
C3-PO - David Ten-Inch 
Yoda - Lithium Little 
Admiral Holdo - Burgundy Brixx 
General Leia Organa - Jayne Fondue
DJ - Stephen Blakley 
Captain Phasma - Androsia Wilde 

The Storm Troopers 
Ginger Femmecat 
Donna Jazz 
Cado Winter 

AND THE GEEKENDERS SOLID GOLD DANCERS!!!!|

*We're a burlesque and theatre troupe by geeks, for geeksfrom VANCOUVER, CANADA!


FONTE:  Geekenders

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Major confirma em tribunal esquema de corrupção nas messes da Força Aérea

Um major confirmou hoje no Tribunal de Sintra o esquema de corrupção nas messes da Força Aérea Portuguesa (FAP), contando que o dinheiro entregue pelos fornecedores de bens alimentares era distribuído pelos militares envolvidos, incluindo altas patentes da instituição. 
 .
Rogério Martinho - major atualmente na reserva --, chefe da messe da Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real, Leiria, entre 2013 e 2015, foi o primeiro dos arguidos a prestar declarações no julgamento do processo conhecido como Operação Zeus com 68 arguidos, 30 dos quais militares e 38 civis, entre empresas e pessoas individuais, que começou hoje no Tribunal de Sintra.

Perante o coletivo de juízes, presidido por Susana Marques Madeira, este oficial assumiu ter recebido 60.000 euros dos fornecedores da messe da BA5, também arguidos no processo, valor idêntico também obtido ilicitamente pelos sargentos António Gouveia e António Paulo, seus subordinados e também arguidos, durante os três anos em que o major chefiou a messe desta base aérea.

* Vale a pena confiar nas Forças Armadas.

.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/213

TRUQUE DA MULTIPLICAÇÃO RÁPIDA DE DOIS  
 NÚMEROS USANDO A TABUADA DO 2?



FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.

HOJE  NO 
"i"
Português acusado de raptar sogra 
de magnata da Fórmula 1 diz que crime
 foi organizado pela família

Jorge Faria foi acusado do crime de rapto da sogra de Bernie Ecclestone

Jorge Faria - um piloto português condenando a 14 anos e quatro meses de prisão por ter sido considerado o organizador do rapto da sogra de um magnata de Fórmula 1, Bernie Ecclstone - fez saber que vai recorrer da decisão. O português deixou a garantia de que o rapto terá sido planeado por Fabiana Flosi, filha da vítima.
 .
O AR DE FABIANA APAIXONADA
"Não há dúvidas sobre quem está por trás disto tudo. Acredito que a Fabiana e a família dela estão por trás disto. Todo o sequestro e as evidências, não fazem sentido. Supostamente, os homens que a raptaram eram violentos e capazes de matar, contudo, tiveram uma atitude gentil. Não usaram armas e até deixaram a Aparecida ir à farmácia para levantar uma receita", declarou, em entrevista ao Mirror-

O português explicou ainda que a família da vítima o culpou do rapto porque no e-mail enviado pelos raptores a pedir o resgate constava uma frase em português.

O caso remonta da 2016. A vítima foi raptada por um seis homens quando se encontrava em sua casa, em São Paulo, no Brasil. Nove dias depois, foi resgatada pela polícia sem que o resgate tivesse sido pago.

* Uma história de faca e alguidar onde a versão do português também pode ter cabimento.

.
.
XXIX- MEGA MÁQUINAS

4-CAMIÕES



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Canal História


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:  Super Documentários

.. .
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Gareth Bale envolto em polémica
.
Estão a dar que falar imagens de Gareth Bale a deixar o estádio Santiago Bernabéu ainda antes do final do encontro entre Real Madrid e Real Sociedad, no qual os merengues foram derrotados por 0-2.

A recuperar de lesão, o extremo galês, em imagens difundidas pelo programa televisivo ‘El Chiringuito’, foi visto a deixar o estádio aos… 78 minutos de jogo. Nessa altura, o Real Madrid já perdia por 0-1.

As críticas por falta de compromisso e de envolvência com a equipa saem agora reforçadas, numa altura em que Gareth Bale recupera da enésima lesão desde que assinou pelo Real, no verão de 2013.

* Vai ser muito difícil ter um outro jogador como CR7, não era o capitão mas era a referência e o exemplo.

.

PEDRO MARQUES LOPES

.







Querem-nos ignorantes

Vivemos num mundo em que a propaganda contra o consumo do tabaco é gigantesca, em que drogas incomparavelmente menos prejudicais para a saúde do que as bebidas alcoólicas ou o tabaco são proibidas, ao mesmo tempo que somos inundados de publicidade para que comamos mais carne e derivados de leite.

Em outubro do ano passado, cientistas avisaram que o consumo excessivo de carne está a causar uma catástrofe ambiental. É fundamental que o consumo de carne de vaca seja reduzido em 90% e o de carne de porco e de leite e seus derivados baixe drasticamente. A desflorestação para a criação de gado, com as emissões de metano pelas vacas e a utilização de fertilizantes cria tantas emissões de gás com efeito estufa como todos os carros, camiões e aviões juntos.

Estes dados constam de um artigo recentemente publicado no The Guardian. São apenas alguns poucos dados da imensidade de provas científicas do que o excessivo consumo de carne está a fazer ao nosso planeta.

Pode haver quem pense que não há novidade nenhuma em mais um artigo como o referido e que não faltam filmes, documentários e tratados científicos a abordar o tema. De facto, não há nada de novo, mesmo nada. Sobretudo a pouquíssima divulgação nos principais órgãos de comunicação social de tudo o que diz respeito a este tema e o olhar para o lado do poder político.

A nuvem de silêncio sobre as consequências para a humanidade, para o nosso habitat comum do consumo de carne é absolutamente chocante. Só tem paralelo com a pouquíssima divulgação dos crimes ambientais diários e o olhar indulgente, como se opções corriqueiras fossem, para decisões políticas dos mais importantes líderes mundiais que estão a condenar o futuro da própria existência do homem.

Por esta altura já não me restam grandes dúvidas: há, por ação ou omissão, uma vontade política em ignorar os problemas que o excessivo consumo de carne acarreta. Claro que a tarefa de mudar hábitos alimentares, costumes milenares, uma inteira cultura ligada ao consumo de carne é brutal e leva muito tempo, mas é urgente e exige não só ações políticas decididas como enormes campanhas de sensibilização. O facto é que nada disto está a ser feito, pelo contrário. A questão é simples: queremos ter um mundo para os nossos descendentes ou queremos destruí-lo?

Vivemos num mundo em que a propaganda contra o consumo do tabaco é gigantesca, em que drogas incomparavelmente menos prejudicais para a saúde do que as bebidas alcoólicas ou o tabaco são proibidas, ao mesmo tempo que somos inundados de publicidade para que comamos mais carne e derivados de leite. Ou seja, em vez de se promover a informação de que o excessivo consumo destas substâncias está a destruir o nosso mundo, incentiva-se o seu consumo como se fosse algo de bom.

Há aqui também algo de profundamente pernicioso, uma espécie de ideologia destrutiva da ideia de casa comum. Um cuidado extremo com o indivíduo coexiste com um desprezo olímpico pela comunidade. O indivíduo deve ser são, o meio onde ele vive pode ser destruído. A força das grandes empresas, não só na capacidade de influenciar os governos mas também toda a comunicação, meios tradicionais e redes sociais, é uma parte fundamental do problema.

Que governo se atreve a olhar para a indústria de criação de gado ou leiteira e restringir seriamente a sua atividade? Lá está, impostos, empregos, bem estar presente. Que meios de comunicação social podem pôr em causa grandes empresas de distribuição ou redes de restaurantes sem correr o risco de porem em causa a sua própria sobrevivência financeira? E, claro, essas grandes corporações têm uma capacidade para manipular as redes sociais e até usá-las como forma de vender as suas verdades. Que partidos nos países mais industrializados podem deixar de ser apoiados por lóbis tão fortes como os das indústrias das carnes, dos laticínios, dos fertilizantes ou dos grandes laboratórios?

Vivemos uma espécie de beco sem saída. O poder político demitiu-se de olhar para o futuro da comunidade e foi substituído por um poder económico que apenas pensa no lucro imediato. Nunca tão poucas empresas e lóbis associados tiveram um poder tão avassalador.

A mais importante questão política dos nossos tempos é o problema ambiental e todos os aspetos com ele relacionados. Se não o atacamos não falaremos mais sequer de política porque não teremos comunidade, nem mundo, nem pessoas. E o facto é que é tratado como um problema de terceira categoria pelos governos e, sobretudo, por nós cidadãos.

Por mim, a minha decisão para o novo ano é tentar não comer carne. Custa, mas eu gostava que os meus filhos, netos e bisnetos tivessem um planeta para viver. E gostava que eles vivessem com os seus, caro leitor. Bom ano.

O MEL
No próximo fim de semana, um conjunto de pessoas reúne-se em Lisboa com um objetivo mal disfarçado: lançar as bases para formar um partido. É o projeto que vem sendo anunciado por alguns como a refundação da direita. Por enquanto chama-se Movimento Europa e Liberdade, MEL. Reúne gente do CDS que já percebeu que o partido nunca passará da cepa torta (onde se inclui Assunção Cristas), pessoas do PSD que já não são do PSD mas que se aproveitam do partido para poderem promover a sua própria agenda e vários órfãos do passismo de vários setores. Nada contra a iniciativa destas pessoas. Pelo contrário. Novas iniciativas político-partidárias, mesmo que disfarçadas, são um sinal de vitalidade da democracia.

Vale tudo?
Na quinta-feira, Mário Machado, condenado por vários crimes, líder de um movimento de extrema-direita e divulgador de mensagens de ódio, racistas e xenófobas, foi entrevistado no programa da manhã da TVI de que Manuel Luís Goucha é autor e apresentador. Houve também uma espécie de inquérito de rua onde se perguntava às pessoas se precisaríamos de um novo Salazar. Entretanto, a página de Facebook Manuel Luís - TVI lançava uma sondagem com a pergunta: "Acha que precisamos de um novo Salazar?" Das duas uma: ou o Manuel Luís Goucha e a TVI estão tão desesperados com as audiências que resolveram dar espaço a promotores de ódio, a publicitar ideias fascistas e a desculpabilizar um ditador, ou uma pessoa com a importância mediática do apresentador e a direção da TVI não têm a noção da responsabilidade que é gerir um canal de televisão e do poder de que desfrutam. Francamente, a segunda assusta-me mais.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
05/01/19

.
.


1784.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Ministro defende fim das propinas
 no ensino superior

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, defendeu políticas que garantam a redução dos custos das famílias com filhos no ensino superior.

Durante a sua intervenção na Convenção Nacional do Ensino Superior 2030, que hoje decorre no ISCTE-IUL, em Lisboa, Manuel Heitor lembrou os ideais europeus que garantem a frequência do ensino superior sem sobrecarga para as famílias.
 .
Nos últimos três anos, lembrou, o Governo "aumentou 24% o número de bolsas de ação social escolar", que passaram de cerca de 64 mil em 2015 para quase 80 mil atualmente, com destaque para as bolsas de mobilidade para o interior no país, que triplicaram.

No entanto, o ministro entende que "tem de ser repensada" a ação social escolar: "Cada vez mais, os ideais europeus nos levam a pensar que não são os estudantes e as famílias que têm de cobrir grande parte das despesas, mas sim aqueles que beneficiam do ensino superior".

À margem do encontro e em declarações aos jornalistas, Manuel Heitor clarificou que o fim das propinas no prazo de uma década "deve ser um cenário favorável", reconhecendo que tal só será possível através de "um esforço coletivo de todos os portugueses".

"Temos um sistema muito diversificado na Europa, mas a tendência normal é reduzir, no prazo de uma década, os custos das famílias sem reforçar a carga fiscal, mas equilibrando os rendimentos, para que sejam os beneficiários individualmente e os empregadores a ter maiores contribuições no ensino superior", explicou.

"Hoje temos a certeza que aprender no ensino superior garante acesso a melhores empregos. Temos de alargar essa possibilidade a mais jovens, reduzindo os custos diretos das famílias", defendeu Manuel Heitor, reforçando a ideia de uma sociedade mais equitativa, com um ensino superior "menos elitista, massificado e mais aberto a todos".

Durante o debate, o investigador Pedro Teixeira, do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, apontou o caso das propinas como um dos pontos negativos de Portugal em relação à Europa: "Estamos onde não devíamos estar na promoção da igualdade. Temos propinas acima da OCDE".

Pedro Teixeira sublinhou também que o financiamento por aluno "é claramente mais baixo do que a média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico)", uma "situação que piorou entre 2010 e 2015", assim como os recursos investidos no ensino superior em Portugal estão "muito abaixo da OCDE".

Manuel Heitor lembrou que, nos últimos três anos, houve um crescimento de "cerca de 290 milhões de euros do investimento público e privado na investigação e desenvolvimento", mas reconheceu que é preciso muito mais, fazendo referência às metas para 2030: duplicar a despesa pública e multiplicar por quatro a despesa privada.

Aumentar a presença de alunos no ensino superior foi precisamente um dos desafios apontados pelo ministro para os próximos anos.

Os números mais recentes indicam que a maioria dos jovens de 20 anos não chega ao superior, apesar de ter havido uma melhoria nos últimos anos, mas é o próprio ministro que sublinha que "não chega".
"Hoje temos 120 mil jovens com 18 anos e damo-nos ao luxo de só formar metade deles", afirmou perante uma plateia composta por reitores, presidentes de institutos politécnicos, ex-ministros e atuais responsáveis governamentais.

"Se hoje temos quatro em cada dez jovens de 20 anos no ensino superior, temos de chegar a seis a cada dez jovens com 20 anos participando no ensino superior", defendeu, sublinhando que também é preciso mais investimento.

Estudos da OCDE indicam que os estudantes vão triplicar em todo o mundo e as instituições portuguesas devem apostar cada vez mais no ensino em várias línguas, tendo em conta a presença de estudantes estrangeiros, lembrou Manuel Heitor.

Atrair estudantes estrangeiros também foi defendido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva: "Nós podemos ser a Austrália da Europa".

À margem do encontro, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Fontainhas Fernandes, reforçou a ideia do ministro Santos Silva, acrescentando que "a internacionalização não passa apenas por trazer estudantes".

Aos jornalistas, lembrou a importância de não se apresentarem medidas avulsas para o ensino superior: "É preciso modernizar, rejuvenescer as instituições, chamar os mais jovens. Este é um percurso que se faz, mas que é preciso ser visto a longo prazo e não pode ser feito com medidas avulsas", disse.

É objetivo dos promotores que da convenção resulte uma "Nova Agenda Estratégica para o Ensino Superior em Portugal", visando a próxima década, durante a qual se pretende fortalecer o sistema de ensino superior nacional.

* O PS já está em campanha eleitoral velada/ descarada. A ideia seria boa se fosse acompanhada duma planificação já elaborada para executar, não existindo não passa duma mão cheia de nada à espera do voto dos tansos. Reparem que o ministro fala em dez anos, daqui a dez anos ninguém se lembra desta toada.

.
.
Grandes Tesouros da Arqueologia

ATENAS/2



DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
2. RADIOGRAFIA DE
UM AEROPORTO
2.5-Controlo total




FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE  NO
"DINHEIRO VIVO"
TAP é a companhia aérea com
 mais atrasos do mundo

Atrasos custaram mais 40 milhões do que em 2017, revelou CEO. Mais pessoal e compra de aviões resolve parte do problema... mas aeroporto tem de ajudar

Até setembro, foram 100 milhões “deitados fora, perdidos”, lamentou Antonoaldo Neves, referindo-se ao custo dos atrasos da TAP no ano que terminou há dias. Problemas que a companhia aérea portuguesa pretende solucionar com as contratações de pessoal de bordo e a compra de aviões, levadas a cabo desde a privatização. 
.
 Com 37 aviões a estrear já em 2019 e a contratação de 500 pilotos e mil tripulantes de cabine entre 2018 e 2019, segundo revelou o presidente executivo da TAP, Antonoaldo está empenhado em resolver um “problema sério” e que traz má publicidade a uma companhia que tem potencial para estar cotada entre as melhores do mundo. Mas os esforços da transportadora portuguesa não resolvem tudo, conforme tem dito o CEO: se no aeroporto não se der a evolução necessária, parte dos problemas continuará.

Há dois dias, a Bloomberg revelou que a TAP é a companhia com mais atrasos do mundo, segundo o ranking da OAG (empresa que reúne informação sobre as transportadoras), com 42,4% dos voos a aterrar com pelo menos 15 minutos de atraso. Àquela publicação, a empresa liderada por Antonoaldo Neves realçou a evolução de pessoal e aeronaves promovida nos últimos tempos como essenciais para ajudar a retificar a situação e justificou parte dos desvios com os “enormes constrangimentos ao nível da infraestrutura” de Lisboa, afirmando estar a trabalhar em conjunto com a gestora aeroportuária ANA e o governo para mitigar essas falhas.

Antonoaldo Neves reconhece parte da responsabilidade nos atrasos e cancelamentos deste ano: “Nós tínhamos menos pilotos do que precisávamos, estávamos dependentes da boa vontade do pessoal para trabalhar em dias de folga ou férias e isso não é sustentável”, afirmou o CEO em dezembro, revelando a ambição de pôr a pontualidade média da companhia nos 80% (hoje está nos 60%). “Mas sem as questões do aeroporto estarem resolvidas não será possível atingirmos a fasquia que desejamos”, avisou. 
 .
AS MAIS ATRASADAS
A ANA tem recusado responsabilidades nos atrasos e cancelamentos da operação da TAP, mas a companhia garante que a situação de esgotamento do aeroporto tem influência – e não é pouca. “A limitação da infraestrutura não só atrapalha como inviabiliza o crescimento da aviação em Portugal”, afirmou Antonoaldo no ano passado, destacando as “limitações no taxiway, assim como da saída rápida da pista 3/21 e a necessidade de usar a 17/25 como taxiway para ampliação do estacionamento”.

* A ANA desde que é francesa tornou-se apenas um sorvedouro de dinheiro para quem utiliza os aeroportos portugueses,  gestão já era. Foi um grande negócio para o PSD/CDS. 
Quanto à TAP estamos a regressar ao tempo de  "Take Another Plane".

.
.
Gregory Porter

Hey Laura


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Açores suspendem em cinco ilhas emissão de novas licenças para observação de cetáceos

A emissão de novas licenças para a atividade turística de observação de cetáceos é suspensa a partir de sexta-feira nas ilhas do Corvo, Flores, Graciosa, Santa Maria e Terceira, nos Açores, segundo uma portaria publicada hoje em Jornal Oficial.

Segundo a portaria, das secretarias regionais do Mar, Ciência e Tecnologia e da Energia, Ambiente e Turismo, é suspensa a emissão de novas licenças para a denominada “Zona C”, que engloba as ilhas do Corvo, Flores, Graciosa, Santa Maria e Terceira, sendo que este diploma entra em vigor na sexta-feira.
.
A portaria salienta que "a atividade turística de observação de cetáceos tem registado um aumento significativo, tornando-se necessário atualizar a legislação vigente às novas necessidades e exigências deste setor".

A medida é também justificada pela "necessidade de acautelar eventuais riscos futuros que ponham em causa a qualidade do produto turístico e/ou a proteção das espécies marinhas em causa, impondo-se, nesta esteira, a limitação do acesso a novas licenças na Zona C".

Trata-se também de uma medida de proteção enquanto se desenvolvem os procedimentos com vista à revisão da legislação, que "incluem a audição dos operadores e eventuais especialistas na matéria".
A portaria, hoje publicada em Jornal Oficial, também revoga uma outra que permitia a transmissão de licenças de observação de cetáceos entre empresas.

De acordo com a portaria, este processo passa a ser efetuado exclusivamente através da Direção Regional do Turismo.

As empresas que não tenham interesse em manter uma determinada licença devem informar aquele departamento governamental, ficando, assim, uma vaga aberta à qual podem concorrer os interessados.

* Medida acertadíssima, há empresas que só falta convidarem as baleias para o pequeno almoço.

.
.
.

Portugal bem português

IV-Portugal, um retrato social/1
5-Gente diferente



Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...) 

Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos 

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Um trabalho de investigação excelente de ANTÓNIO BARRETO e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: universalcosmos

.. . .
.

Votos de Ano Novo dos Patrões



FONTE:  EsquerdaNet

.
.
Arcebispo de Lyon julgado por 
não denunciar casos de pedofilia




FONTE:  euronews

.
.

QUANDO A PARANOIA TOMA POSSE




FONTE:  Meteoro Brasil

.
.
154-NO GINÁSIO
AEROHIIT PARA QUEIMAR
 500 CALORIAS/1
Música Gospel



COM PROFESSOR DJAN ANDRADE


* O vídeo de hoje exibe exercício de grau de dificuldade elevado. Partimos o filme ao meio e para a semana editaremos a 2ª metade. Se após o visionamento das duas partes achar que consegue fazê-lo todo vá em frente. O  professor exibe uma facilidade extraordinária de execução, ao pé dele sentimo-nos uma velhinha.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.
1846
Senso d'hoje
JÚLIA CARNEIRO
JORNALISTA
BBC NEWS BRASIL
Como vive a 1ª geração de bebês
 com microcefalia por zika




 FONTE: BBC News Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

 UMA RAPOSA DOMÉSTICA


.
.

BOM DIA


.