05/11/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


115-ARTE ARRISCADA
IDEOLOGIA E NATURA

Interpretação:
Madeleine 
Autoria
Fabio Mauri
Flavio Favelli
Vídeo:
Melania Lunazzi


* Bienal de Veneza 2013

FONTE:  fluxlino 
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/14

14.3-HIDROELÉCTRICAS



FONTE: Universo do Documentário

.
.
 HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Costa vai defender taxação
 a gigantes do digital

O primeiro-ministro, António Costa, aproveitará a sua presença na Web Summit, quarta-feira, para defender a taxação dos “grandes gigantes do digital”, que “não são tributados em sítio nenhum” e fazem “concorrência desleal” às empresas presentes no evento. Em declarações aos jornalistas portugueses em Praga, no final da reunião do grupo de países “.

Em declarações aos jornalistas portugueses em Praga, no final da reunião do grupo de países “Amigos da Coesão”, o primeiro-ministro confirmou que, na quarta-feira, irá falar na Web Summit sobre a “taxação dos grandes gigantes do digital, que geram receitas muito grandes no espaço da União Europeia e que ou não pagam rigorosamente nenhum imposto ou pagam muito poucos impostos” no espaço comunitário.
.
“Quem está na Web Summit percebe isso perfeitamente porque qualquer ‘startup’, qualquer empresa que esteja a investir na área do digital, não deixa de pagar impostos no país onde está. Agora esses gigantes do digital, que ocupam um espaço global como se fosse um espaço de ninguém, e não são tributados em sítio nenhum, fazem manifesta concorrência desleal precisamente a essas pequenas e médias empresas, às ‘startups’ que estão na Web Summit”, avaliou. 
Na luta a favor da taxação dos gigantes do digital, uma das maiores ‘aliadas’ de António Costa tem sido a comissária europeia da Concorrência e futura vice-presidente executiva da Comissão liderada por Ursula Von der Leyen, Margrethe Vestager, que também estará presente na Web Summit. 
“Recordo-me de um discurso que a senhora Vestager fez com muita coragem na Web Summit dizendo “é inaceitável que vocês tenham de pagar impostos nos vossos países e os grandes gigantes do digital possam ganhar milhares de milhões de euros na Europa e não pagarem um cêntimo”, lembrou, ao mencionar a sua presença naquele evento. 
Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave, Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é considerada um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores. 
A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se em Lisboa desde 2016, vai manter-se na capital até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso.

* Têm de comer muito papo seco para os opositores conseguirem chegar à mestria do discurso de António Costa, o mestre pragmático da falácia.

.
.
VI - DITADORES
3-FRANCISCO FRANCO




FONTE:  documentarios online  

.
.
HOJE  NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Apenas 1% dos jovens portugueses 
acede de forma critica a informação online

Os jovens portugueses não conseguem avaliar se a informação ‘online’ é fiável, segundo um estudo que revela que quase metade dos alunos do 8.º ano só consegue executar “tarefas elementares” de recolha e gestão de informação.
.
Nasceram e cresceram rodeados de tecnologia mas afinal a maioria dos jovens de 13 e 14 anos, conhecidos como “nativos digitais”, não tem assim tanta habilidade a usar as tecnologias de informação, revela um estudo internacional que testou os conhecimentos de mais de 46 mil estudantes de 12 países e dois sistemas educativos.

Entre estes alunos, estão cerca de três mil estudantes de 215 escolas portuguesas que também participaram na 2.º edição do Internacional Computer and Information Literacy (ICILS) que avaliou duas áreas: Literacia em Computadores e Informação (CIL) e Pensamento Computacional (CT). 

Resultado: Só 1% dos jovens portugueses conseguiu selecionar a informação mais relevante e foi capaz de avaliar a utilidade e fiabilidade da informação para criar produtos de informação. Dos 46 mil alunos, apenas 2% demonstrou ter capacidade para aceder de forma critica a informação ‘online’.

No relatório hoje divulgado, os investigadores questionam até que ponto estarão os jovens preparados para estudar, trabalhar e viver num mundo digital. Em Portugal, por exemplo, só 20% dos alunos portugueses mostrou ser capaz de trabalhar de forma independente com computadores.

Quase metade conseguiu executar apenas “tarefas elementares e explicitas” de recolha e gestão de informação: 46% dos jovens portugueses ainda “precisam de ajuda” na altura de usar computadores para investigar, criar ou comunicar.

Olhando para todos os estudantes que fizeram os testes, 18% ficaram abaixo do nível um, ou seja, apenas conseguem executar alguns comandos simples. Já em Portugal, a percentagem de alunos com conhecimentos tão baixos é de 7%.

No total, um em cada quatro (25% de todos os alunos e 27% dos portugueses) demonstrou ter um conhecimento funcional dos computadores enquanto ferramentas de trabalho, ficando no nível um – “básico/funcional” (a escala vai até ao nível quatro).

Perante estes resultados, os investigadores alertam para o facto de não bastar entregar equipamentos a alunos e professores e deixá-los sozinhos: É preciso ensinar a usar, defendem.

Em declarações à Lusa, o secretário de estado Adjunto e da Educação, João Costa, lembrou alguns programas que o ministério lançou nas escolas no anterior mandato, nomeadamente junto dos alunos do 1.º e 2.º ciclos, que não abrangeram os alunos que realizaram os testes do ICILS.

“Com a evolução da tecnologia, quanto mais excluído é um aluno, maior é a desigualdade no futuro”, sublinhou João Costa, reconhecendo que “ainda há um caminho a fazer” e que a sociedade digital é uma das preocupações espelhadas no programa de Governo.

Os alunos dizem que foi na escola que aprenderam a procurar informação na internet, perceber se era credível ou se era relevante para incluir num trabalho. Mais uma vez, os números nacionais não diferem muito da média dos restantes países.

Além dos portugueses, participaram no estudo a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo, Moscovo, Cazaquistão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Chile, Uruguai e Renânia do Norte-Vestefália.

O estudo revela que a diferença entre países é mais pequena do que as diferenças dentro de cada país entre os melhores e os piores alunos. O estudo mostra também que as condições socioeconómicas dos estudantes, os anos de experiência de utilização de computadores e o acesso a computadores em casa acabam por ser determinantes nos resultados.

Através dos inquéritos foi possível perceber que os filhos de pais com formação superior obtêm melhores resultados, assim como aqueles que têm pelo menos 26 livros em casa.

Nestes casos, as diferenças são menos gritantes em Portugal do que na maioria dos países, sublinhou em declarações à Lusa Vanda Lourenço, chefe de equipa do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), organismo responsável pela aplicação do estudo nas escolas portuguesas.

O estudo mostrou ainda que os alunos usam mais as TIC fora da escola e sobretudo para atividades de lazer, tais como ouvir música, descarregar vídeos ou aceder a informação através da internet.

* E no futuro será este 1% que governará o país sem outro qualquer futuro que não ser pequeno.

.
.
Os Reinos Perdidos de África
2.3- Etiópia


DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE  NO 
"DESTAK"
É preciso mostrar que os produtos brasileiros chegam à Europa 
"regados com sangue indígena"

A líder indígena e ativista brasileira Sonia Guajajara disse hoje, em Lisboa, que os produtos brasileiros que chegam à Europa vêm "regados com sangue indígena", apelando para a não ratificação do acordo comercial com o Mercosul. 
.
"Estamos a tentar mostrar que os produtos [brasileiros] que a população está a consumir vêm regados de sangue indígena, seja a carne, o couro, o chocolate ou a soja", disse Sonia Guajajaraa, lembrando que "tudo vem das áreas de conflito" com as comunidades indígenas, que "estão a ser desmatadas, onde há exploração ilegal de minério e trabalho escravo".

A ativista brasileira e membro da tribo Guajajaraa falava hoje, em conferência de imprensa em Lisboa, numa das etapas da digressão "Sangue Indígena, Nenhuma gota a mais", que vai passar por 12 países e 18 cidades europeias em 35 dias. 

* Sabe-se bem que a política é uma hipocrisia que tem de se tolerar com nuances, em qualquer parte do mundo os povos indígenas têm como futuro o massacre étnico. Honra a esta lutadora chamada Sonia Guajajara.

.

JOÃO MARCELINO

.








O governo

A luta contra a corrupção continua nas palavras. Mas as quatro grandes bandeiras – alterações climáticas, sustentabilidade demográfica, transição digital e combate às desigualdades – são boas escolhas de António Costa.

𝑨 𝒊𝒅𝒆𝒊𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝑨𝒏𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒐 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂 𝒕𝒆𝒎 𝒅𝒂 𝒓𝒆𝒄𝒖𝒑𝒆𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐́𝒎𝒊𝒄𝒂-𝒇𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒐 𝒑𝒂𝒊́𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒂́ 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒍𝒉𝒂𝒅𝒂 𝒏𝒂 𝒔𝒖𝒂 𝒆𝒒𝒖𝒊𝒑𝒂 𝒅𝒆 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐: 𝟏𝟗 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒆 𝟓𝟎 𝒔𝒆𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐, 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂 𝒐𝒔 𝟏𝟏 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒆 𝟑𝟓 𝒔𝒆𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝑷𝒂𝒔𝒔𝒐𝒔 𝑪𝒐𝒆𝒍𝒉𝒐 𝒆𝒎 𝟐𝟎𝟏𝟏, 𝒂𝒑𝒐́𝒔 𝒂 𝒄𝒉𝒆𝒈𝒂𝒅𝒂 𝒅𝒂 𝒕𝒓𝒐𝒊𝒌𝒂. 𝑼𝒎𝒂 𝒆𝒔𝒄𝒐𝒍𝒉𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒂𝒊 𝒄𝒖𝒔𝒕𝒂𝒓 𝒖𝒎𝒂 𝒎𝒆́𝒅𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝟕𝟎 𝒎𝒊𝒍𝒉𝒐̃𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒆𝒖𝒓𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒓 𝒂𝒏𝒐 𝒆𝒎 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂 𝒅𝒐 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐. 𝑵𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒏𝒆𝒎 𝒆́ 𝒑𝒐𝒖𝒄𝒐. 𝑬́ 𝒖𝒎 𝒅𝒂𝒅𝒐 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 – 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝒎𝒆́𝒅𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝟏𝟓 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒏𝒂 𝑼𝒏𝒊𝒂̃𝒐 𝑬𝒖𝒓𝒐𝒑𝒆𝒊𝒂 (𝑨𝒍𝒆𝒎𝒂𝒏𝒉𝒂 𝒆 𝑬𝒔𝒑𝒂𝒏𝒉𝒂 𝒕𝒆̂𝒎, 𝒂𝒎𝒃𝒐𝒔, 𝒏𝒐𝒓𝒎𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒏𝒖́𝒎𝒆𝒓𝒐), 𝒃𝒆𝒎 𝒍𝒐𝒏𝒈𝒆 𝒅𝒐𝒔 𝟑𝟎 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒆𝒎 𝒐 𝒂𝒕𝒖𝒂𝒍 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒅𝒆 𝑨𝒏𝒈𝒐𝒍𝒂.

𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒍𝒆́𝒎 𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒖́𝒎𝒆𝒓𝒐𝒔 𝒅𝒐 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝒆𝒙𝒆𝒄𝒖𝒕𝒊𝒗𝒐, 𝒂 𝒍𝒊𝒕𝒖𝒓𝒈𝒊𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒊𝒂𝒔 𝒄𝒖𝒎𝒑𝒓𝒊𝒖 𝒐𝒔 𝒄𝒊𝒄𝒍𝒐𝒔 𝒉𝒂𝒃𝒊𝒕𝒖𝒂𝒊𝒔, 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝒕𝒐𝒎𝒂𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒔𝒔𝒆 𝒆 𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒂𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐. 𝑬́ 𝒑𝒐𝒓 𝒆𝒔𝒔𝒆𝒔 𝒅𝒐𝒊𝒔 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒉𝒆𝒈𝒐 𝒂 𝒂𝒍𝒈𝒖𝒎𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒍𝒖𝒔𝒐̃𝒆𝒔.

𝑷𝒆𝒍𝒂 𝒏𝒆𝒈𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂, 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒑𝒓𝒆𝒄𝒊𝒔𝒐 𝒊𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒍𝒐𝒏𝒈𝒆 𝒅𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒄𝒊𝒓𝒖́𝒓𝒈𝒊𝒄𝒐 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒓𝒔𝒐 𝒅𝒆 𝑴𝒂𝒓𝒄𝒆𝒍𝒐 𝑹𝒆𝒃𝒆𝒍𝒐 𝒅𝒆 𝑺𝒐𝒖𝒔𝒂 𝒏𝒐 𝑷𝒂𝒍𝒂́𝒄𝒊𝒐 𝒅𝒂 𝑨𝒋𝒖𝒅𝒂. 𝑭𝒂𝒍𝒕𝒂 𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒆 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒖𝒎 𝒓𝒐𝒕𝒆𝒊𝒓𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂̀ 𝒄𝒐𝒓𝒓𝒖𝒑𝒄̧𝒂̃𝒐. 𝑭𝒊𝒄𝒂𝒎 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒏𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒈𝒆𝒓𝒂𝒊𝒔, 𝒇𝒂𝒍𝒕𝒂𝒎 𝒂𝒔 𝒎𝒆𝒅𝒊𝒅𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂𝒔. 𝑬 𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒃𝒐𝒎 𝒏𝒖𝒎 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒆, 𝒂𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟏𝟏, 𝒆𝒏𝒕𝒂̃𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐𝒔 ‘𝒊𝒏𝒅𝒆𝒑𝒆𝒏𝒅𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔’, 𝒕𝒆𝒎 𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓 𝒄𝒂𝒎𝒑𝒐 𝒅𝒆 𝒓𝒆𝒄𝒓𝒖𝒕𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒏𝒐𝒔 𝒅𝒆𝒑𝒖𝒕𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒆𝒍𝒆𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝑷𝑺. 𝑬́ 𝒖𝒎 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒖𝒎𝒃𝒊𝒍𝒊𝒄𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒍𝒊𝒈𝒂𝒅𝒐 ‘𝒂̀ 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂’ 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒅𝒂́𝒓𝒊𝒂. 𝑺𝒂𝒃𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂 𝒆𝒎 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍.

𝑬𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒐𝒔 𝒇𝒂𝒄𝒕𝒐𝒔 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒐𝒔𝒊𝒕𝒊𝒗𝒐𝒔, 𝒅𝒆𝒔𝒕𝒂𝒄𝒐 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒂𝒕𝒓𝒐 𝒑𝒊𝒍𝒂𝒓𝒆𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂 𝒍𝒆𝒈𝒊𝒔𝒍𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂. 𝑺𝒂̃𝒐 𝒃𝒐𝒏𝒔 𝒆 𝒇𝒐𝒈𝒆𝒎 𝒂𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒅𝒊𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝒑𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒑𝒐𝒍𝒊́𝒕𝒊𝒄𝒂 𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍, 𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆 𝒇𝒆𝒊𝒕𝒂 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒐𝒔 𝒕𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒕𝒓𝒂𝒅𝒊𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒕𝒆𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒑𝒐𝒏𝒕𝒐 𝒄𝒆𝒏𝒕𝒓𝒂𝒍 𝒐 𝑶𝒓𝒄̧𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒐 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐.

𝑨𝒏𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒐 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒍𝒆𝒈𝒆𝒖 𝒂𝒔 𝒂𝒍𝒕𝒆𝒓𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒄𝒍𝒊𝒎𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂𝒔, 𝒂 𝒔𝒖𝒔𝒕𝒆𝒏𝒕𝒂𝒃𝒊𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒆𝒎𝒐𝒈𝒓𝒂́𝒇𝒊𝒄𝒂, 𝒂 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒆 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂̀𝒔 𝒅𝒆𝒔𝒊𝒈𝒖𝒂𝒍𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔. 𝑺𝒂̃𝒐 𝒃𝒐𝒂𝒔 𝒃𝒂𝒏𝒅𝒆𝒊𝒓𝒂𝒔. 𝑴𝒐𝒅𝒆𝒓𝒏𝒂𝒔. 𝑰𝒎𝒑𝒐𝒓𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔. 𝑻𝒓𝒂𝒏𝒔𝒗𝒆𝒓𝒔𝒂𝒊𝒔. 𝑹𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍: 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒓 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒗𝒂̃𝒐 𝒔𝒆𝒓 𝒂𝒈𝒊𝒕𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒏𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒐. 𝑷𝒐𝒓 𝒆𝒙𝒆𝒎𝒑𝒍𝒐: 𝒏𝒐 𝒄𝒍𝒊𝒎𝒂 𝒕𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒂𝒔𝒔𝒖𝒏𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝒏𝒆𝒖𝒕𝒓𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒄𝒂𝒓𝒃𝒐́𝒏𝒊𝒄𝒂 𝒛𝒆𝒓𝒐 𝒂𝒕𝒆́ 𝟐𝟎𝟓𝟎 (𝒄𝒐𝒎𝒑𝒓𝒐𝒎𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝑷𝑺 𝒕𝒓𝒂𝒛 𝒅𝒆𝒔𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟏𝟔). 𝑺𝒆𝒓𝒂́ 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒂́𝒓𝒊𝒐, 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂, 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒆𝒓 𝒂𝒔 𝒎𝒆𝒅𝒊𝒅𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂𝒔 𝒂́𝒓𝒆𝒂𝒔, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂𝒐 𝒑𝒍𝒂́𝒔𝒕𝒊𝒄𝒐, 𝒂̀ 𝒑𝒐𝒍𝒖𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐𝒔 𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒖𝒍𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒂𝒔 𝒂́𝒈𝒖𝒂𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒊𝒅𝒖𝒂𝒊𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒖𝒍𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒗𝒂́𝒓𝒊𝒂𝒔, 𝒆𝒕𝒄. 𝑬 𝒏𝒆𝒔𝒕𝒆 𝒄𝒂𝒎𝒑𝒐 𝒉𝒂́ 𝒂𝒊𝒏𝒅𝒂 𝒖𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒆𝒅𝒖𝒄𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒎𝒐𝒗𝒆𝒓 𝒓𝒆𝒍𝒂𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒂̀ 𝒓𝒆𝒄𝒊𝒄𝒍𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒅𝒐 𝒍𝒊𝒙𝒐. 𝑻𝒆𝒏𝒉𝒐 𝒗𝒊𝒔𝒕𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒗𝒂𝒍𝒐𝒓𝒊𝒛𝒂𝒓 𝒐 𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒇𝒂𝒄𝒆 𝒂 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔. 𝑬́ 𝒖𝒎 𝒆𝒓𝒓𝒐. 𝑨𝒏𝒅𝒂 𝒃𝒆𝒎 𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒆𝒎 𝒂𝒔𝒔𝒖𝒎𝒊𝒓 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒂́𝒓𝒆𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒑𝒓𝒊𝒐𝒓𝒊𝒕𝒂́𝒓𝒊𝒂, 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒍𝒂 𝒄𝒐𝒍𝒐𝒄𝒂 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍 𝒏𝒐 𝒑𝒆𝒍𝒐𝒕𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝒇𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒐𝒔 𝒑𝒂𝒊́𝒔𝒆𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒐𝒏𝒔𝒂́𝒗𝒆𝒊𝒔.

𝑨 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍, 𝒂 𝒄𝒐𝒆𝒔𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒕𝒆𝒓𝒓𝒊𝒕𝒐́𝒓𝒊𝒐 𝒆 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂̀𝒔 𝒅𝒆𝒔𝒊𝒈𝒖𝒂𝒍𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔, 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒈𝒍𝒖𝒕𝒊𝒏𝒂𝒎 𝒅𝒊𝒎𝒆𝒏𝒔𝒐̃𝒆𝒔 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐́𝒎𝒊𝒄𝒐-𝒇𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄𝒆𝒊𝒓𝒂𝒔, 𝒕𝒆𝒓𝒓𝒊𝒕𝒐𝒓𝒊𝒂𝒊𝒔, 𝒂𝒅𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂𝒔, 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂𝒔 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎 𝒔𝒂̃𝒐 𝒔𝒊𝒏𝒕𝒐𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒔𝒊𝒏𝒕𝒐𝒏𝒊𝒛𝒂𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐. 𝑬́ 𝒑𝒆𝒏𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒅𝒂́𝒓𝒊𝒂 𝒏𝒂̃𝒐 𝒐 𝒓𝒆𝒍𝒆𝒗𝒆.

𝑨 𝒄𝒂𝒓𝒕𝒂 𝒏𝒂 𝒎𝒂𝒏𝒈𝒂 (𝒅𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐) 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒊𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒊, 𝒏𝒐 𝒆𝒏𝒕𝒂𝒏𝒕𝒐, 𝒂 𝒂𝒔𝒔𝒖𝒏𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒔𝒂𝒍𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒎𝒊́𝒏𝒊𝒎𝒐 𝒅𝒆 𝟕𝟓𝟎 𝒆𝒖𝒓𝒐𝒔 𝒂𝒕𝒆́ 𝟐𝟎𝟐𝟑. 𝑬́ 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂 𝒃𝒐𝒂 𝒎𝒆𝒕𝒂. 𝑶𝒃𝒗𝒊𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒂 𝒆𝒔𝒒𝒖𝒆𝒓𝒅𝒂 𝒂̀ 𝒆𝒔𝒒𝒖𝒆𝒓𝒅𝒂 𝒅𝒐 𝑷𝑺 𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒔𝒆𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒄𝒊𝒐𝒔𝒂, 𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒍𝒂 𝒎𝒂𝒓𝒄𝒂 𝒖𝒎𝒂 𝒆𝒗𝒐𝒍𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍 𝒑𝒐𝒔𝒊𝒕𝒊𝒗𝒂.

𝑫𝒐 𝒑𝒐𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒅𝒂𝒔 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂𝒔, 𝒑𝒆𝒓𝒄𝒆𝒃𝒆-𝒔𝒆 𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒊𝒗𝒂 𝒔𝒂𝒊́𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝑴𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝑪𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒐 𝒅𝒐 𝒑𝒂𝒍𝒄𝒐. 𝑨 𝒄𝒂𝒓𝒂 𝒅𝒐 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝑭𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄̧𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒊 𝒃𝒆𝒎 𝒂𝒈𝒊𝒕𝒂𝒅𝒂 𝒆𝒎 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒅𝒆 𝒆𝒍𝒆𝒊𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒆 𝒓𝒆𝒎𝒆𝒕𝒊𝒅𝒂 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒔𝒆𝒈𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒑𝒍𝒂𝒏𝒐 𝒏𝒐 𝑷𝒂𝒓𝒍𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐, 𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒂𝒔 𝒇𝒊𝒈𝒖𝒓𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒓𝒂𝒎, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒍𝒆́𝒎 𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐́𝒑𝒓𝒊𝒐 𝑨𝒏𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒐 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂, 𝒐𝒔 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝑴𝒂𝒕𝒐𝒔 𝑭𝒆𝒓𝒏𝒂𝒏𝒅𝒆𝒔, 𝒅𝒐 𝑨𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆; 𝑴𝒂𝒓𝒊𝒂𝒏𝒂 𝑽𝒊𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒂 𝑺𝒊𝒍𝒗𝒂, 𝒅𝒂 𝑷𝒓𝒆𝒔𝒊𝒅𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂; 𝑷𝒆𝒅𝒓𝒐 𝑺𝒊𝒛𝒂 𝑽𝒊𝒆𝒊𝒓𝒂, 𝒅𝒂 𝑬𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒆 𝑨𝒖𝒈𝒖𝒔𝒕𝒐 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒐𝒔 𝑺𝒊𝒍𝒗𝒂, 𝒅𝒐𝒔 𝑵𝒆𝒈𝒐́𝒄𝒊𝒐𝒔 𝑬𝒔𝒕𝒓𝒂𝒏𝒈𝒆𝒊𝒓𝒐𝒔. 𝑵𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒅𝒊𝒇𝒊́𝒄𝒊𝒍 𝒍𝒆𝒓 𝒂𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒆𝒍𝒂𝒔: 𝑪𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒐 𝒗𝒂𝒊 𝒔𝒂𝒊𝒓, 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒕𝒂𝒓𝒅𝒆 𝒐𝒖 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒄𝒆𝒅𝒐, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒓𝒆𝒕𝒊𝒓𝒐 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍. 𝑺𝒊𝒛𝒂 𝑽𝒊𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒆́ 𝒂 𝒇𝒊𝒈𝒖𝒓𝒂 𝒂̀ 𝒅𝒊𝒓𝒆𝒊𝒕𝒂 𝒅𝒆 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂 𝒆 𝒏𝒂̃𝒐 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒏𝒂 𝒇𝒐𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒇𝒂𝒎𝒊́𝒍𝒊𝒂. 𝑹𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒓 𝒔𝒆 𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒋𝒖𝒏𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒑𝒆𝒓𝒎𝒊𝒕𝒊𝒓𝒂́ 𝒂 𝒑𝒓𝒊𝒐𝒓𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒂 𝑬𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒂𝒔 𝑭𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄̧𝒂𝒔.𝑨 𝒊𝒅𝒆𝒊𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝑨𝒏𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒐 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂 𝒕𝒆𝒎 𝒅𝒂 𝒓𝒆𝒄𝒖𝒑𝒆𝒓𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐́𝒎𝒊𝒄𝒂-𝒇𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒐 𝒑𝒂𝒊́𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒂́ 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒍𝒉𝒂𝒅𝒂 𝒏𝒂 𝒔𝒖𝒂 𝒆𝒒𝒖𝒊𝒑𝒂 𝒅𝒆 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐: 𝟏𝟗 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒆 𝟓𝟎 𝒔𝒆𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐, 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂 𝒐𝒔 𝟏𝟏 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒆 𝟑𝟓 𝒔𝒆𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝑷𝒂𝒔𝒔𝒐𝒔 𝑪𝒐𝒆𝒍𝒉𝒐 𝒆𝒎 𝟐𝟎𝟏𝟏, 𝒂𝒑𝒐́𝒔 𝒂 𝒄𝒉𝒆𝒈𝒂𝒅𝒂 𝒅𝒂 𝒕𝒓𝒐𝒊𝒌𝒂. 𝑼𝒎𝒂 𝒆𝒔𝒄𝒐𝒍𝒉𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒗𝒂𝒊 𝒄𝒖𝒔𝒕𝒂𝒓 𝒖𝒎𝒂 𝒎𝒆́𝒅𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝟕𝟎 𝒎𝒊𝒍𝒉𝒐̃𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒆𝒖𝒓𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒓 𝒂𝒏𝒐 𝒆𝒎 𝒇𝒖𝒏𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒂 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂 𝒅𝒐 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐. 𝑵𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒏𝒆𝒎 𝒆́ 𝒑𝒐𝒖𝒄𝒐. 𝑬́ 𝒖𝒎 𝒅𝒂𝒅𝒐 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 – 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝒎𝒆́𝒅𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝟏𝟓 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒏𝒂 𝑼𝒏𝒊𝒂̃𝒐 𝑬𝒖𝒓𝒐𝒑𝒆𝒊𝒂 (𝑨𝒍𝒆𝒎𝒂𝒏𝒉𝒂 𝒆 𝑬𝒔𝒑𝒂𝒏𝒉𝒂 𝒕𝒆̂𝒎, 𝒂𝒎𝒃𝒐𝒔, 𝒏𝒐𝒓𝒎𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒏𝒖́𝒎𝒆𝒓𝒐), 𝒃𝒆𝒎 𝒍𝒐𝒏𝒈𝒆 𝒅𝒐𝒔 𝟑𝟎 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒆𝒎 𝒐 𝒂𝒕𝒖𝒂𝒍 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒅𝒆 𝑨𝒏𝒈𝒐𝒍𝒂.

𝑷𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒍𝒆́𝒎 𝒅𝒐𝒔 𝒏𝒖́𝒎𝒆𝒓𝒐𝒔 𝒅𝒐 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝒆𝒙𝒆𝒄𝒖𝒕𝒊𝒗𝒐, 𝒂 𝒍𝒊𝒕𝒖𝒓𝒈𝒊𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒊𝒂𝒔 𝒄𝒖𝒎𝒑𝒓𝒊𝒖 𝒐𝒔 𝒄𝒊𝒄𝒍𝒐𝒔 𝒉𝒂𝒃𝒊𝒕𝒖𝒂𝒊𝒔, 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝒕𝒐𝒎𝒂𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝒑𝒐𝒔𝒔𝒆 𝒆 𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒂𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐. 𝑬́ 𝒑𝒐𝒓 𝒆𝒔𝒔𝒆𝒔 𝒅𝒐𝒊𝒔 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒉𝒆𝒈𝒐 𝒂 𝒂𝒍𝒈𝒖𝒎𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒍𝒖𝒔𝒐̃𝒆𝒔.

𝑷𝒆𝒍𝒂 𝒏𝒆𝒈𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂, 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒑𝒓𝒆𝒄𝒊𝒔𝒐 𝒊𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒍𝒐𝒏𝒈𝒆 𝒅𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒄𝒊𝒓𝒖́𝒓𝒈𝒊𝒄𝒐 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒓𝒔𝒐 𝒅𝒆 𝑴𝒂𝒓𝒄𝒆𝒍𝒐 𝑹𝒆𝒃𝒆𝒍𝒐 𝒅𝒆 𝑺𝒐𝒖𝒔𝒂 𝒏𝒐 𝑷𝒂𝒍𝒂́𝒄𝒊𝒐 𝒅𝒂 𝑨𝒋𝒖𝒅𝒂. 𝑭𝒂𝒍𝒕𝒂 𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒆 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒖𝒎 𝒓𝒐𝒕𝒆𝒊𝒓𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂̀ 𝒄𝒐𝒓𝒓𝒖𝒑𝒄̧𝒂̃𝒐. 𝑭𝒊𝒄𝒂𝒎 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒏𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒈𝒆𝒓𝒂𝒊𝒔, 𝒇𝒂𝒍𝒕𝒂𝒎 𝒂𝒔 𝒎𝒆𝒅𝒊𝒅𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂𝒔. 𝑬 𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒃𝒐𝒎 𝒏𝒖𝒎 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒒𝒖𝒆, 𝒂𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟏𝟏, 𝒆𝒏𝒕𝒂̃𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐𝒔 ‘𝒊𝒏𝒅𝒆𝒑𝒆𝒏𝒅𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔’, 𝒕𝒆𝒎 𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓 𝒄𝒂𝒎𝒑𝒐 𝒅𝒆 𝒓𝒆𝒄𝒓𝒖𝒕𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒏𝒐𝒔 𝒅𝒆𝒑𝒖𝒕𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒆𝒍𝒆𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝑷𝑺. 𝑬́ 𝒖𝒎 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒖𝒎𝒃𝒊𝒍𝒊𝒄𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒍𝒊𝒈𝒂𝒅𝒐 ‘𝒂̀ 𝒎𝒂́𝒒𝒖𝒊𝒏𝒂’ 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒅𝒂́𝒓𝒊𝒂. 𝑺𝒂𝒃𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒔𝒊𝒈𝒏𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂 𝒆𝒎 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍.

𝑬𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒐𝒔 𝒇𝒂𝒄𝒕𝒐𝒔 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒐𝒔𝒊𝒕𝒊𝒗𝒐𝒔, 𝒅𝒆𝒔𝒕𝒂𝒄𝒐 𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒂𝒕𝒓𝒐 𝒑𝒊𝒍𝒂𝒓𝒆𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂 𝒍𝒆𝒈𝒊𝒔𝒍𝒂𝒕𝒖𝒓𝒂. 𝑺𝒂̃𝒐 𝒃𝒐𝒏𝒔 𝒆 𝒇𝒐𝒈𝒆𝒎 𝒂𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒅𝒊𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂 𝒑𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒑𝒐𝒍𝒊́𝒕𝒊𝒄𝒂 𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍, 𝒔𝒆𝒎𝒑𝒓𝒆 𝒇𝒆𝒊𝒕𝒂 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒐𝒔 𝒕𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒕𝒓𝒂𝒅𝒊𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒕𝒆𝒏𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒑𝒐𝒏𝒕𝒐 𝒄𝒆𝒏𝒕𝒓𝒂𝒍 𝒐 𝑶𝒓𝒄̧𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒐 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐.

𝑨𝒏𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒐 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂 𝒆𝒍𝒆𝒈𝒆𝒖 𝒂𝒔 𝒂𝒍𝒕𝒆𝒓𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒄𝒍𝒊𝒎𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂𝒔, 𝒂 𝒔𝒖𝒔𝒕𝒆𝒏𝒕𝒂𝒃𝒊𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒆𝒎𝒐𝒈𝒓𝒂́𝒇𝒊𝒄𝒂, 𝒂 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍 𝒆 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂̀𝒔 𝒅𝒆𝒔𝒊𝒈𝒖𝒂𝒍𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔. 𝑺𝒂̃𝒐 𝒃𝒐𝒂𝒔 𝒃𝒂𝒏𝒅𝒆𝒊𝒓𝒂𝒔. 𝑴𝒐𝒅𝒆𝒓𝒏𝒂𝒔. 𝑰𝒎𝒑𝒐𝒓𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔. 𝑻𝒓𝒂𝒏𝒔𝒗𝒆𝒓𝒔𝒂𝒊𝒔. 𝑹𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍: 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒓 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒗𝒂̃𝒐 𝒔𝒆𝒓 𝒂𝒈𝒊𝒕𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒏𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒐. 𝑷𝒐𝒓 𝒆𝒙𝒆𝒎𝒑𝒍𝒐: 𝒏𝒐 𝒄𝒍𝒊𝒎𝒂 𝒕𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒂𝒔𝒔𝒖𝒏𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝒏𝒆𝒖𝒕𝒓𝒂𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒄𝒂𝒓𝒃𝒐́𝒏𝒊𝒄𝒂 𝒛𝒆𝒓𝒐 𝒂𝒕𝒆́ 𝟐𝟎𝟓𝟎 (𝒄𝒐𝒎𝒑𝒓𝒐𝒎𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝑷𝑺 𝒕𝒓𝒂𝒛 𝒅𝒆𝒔𝒅𝒆 𝟐𝟎𝟏𝟔). 𝑺𝒆𝒓𝒂́ 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒂́𝒓𝒊𝒐, 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂, 𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒆𝒓 𝒂𝒔 𝒎𝒆𝒅𝒊𝒅𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒂𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂𝒔 𝒂́𝒓𝒆𝒂𝒔, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂𝒐 𝒑𝒍𝒂́𝒔𝒕𝒊𝒄𝒐, 𝒂̀ 𝒑𝒐𝒍𝒖𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐𝒔 𝒓𝒊𝒐𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒖𝒍𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒂𝒔 𝒂́𝒈𝒖𝒂𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒊𝒅𝒖𝒂𝒊𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒖𝒍𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝒊𝒏𝒅𝒖́𝒔𝒕𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒗𝒂́𝒓𝒊𝒂𝒔, 𝒆𝒕𝒄. 𝑬 𝒏𝒆𝒔𝒕𝒆 𝒄𝒂𝒎𝒑𝒐 𝒉𝒂́ 𝒂𝒊𝒏𝒅𝒂 𝒖𝒎 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒆𝒅𝒖𝒄𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒎𝒐𝒗𝒆𝒓 𝒓𝒆𝒍𝒂𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒂̀ 𝒓𝒆𝒄𝒊𝒄𝒍𝒂𝒈𝒆𝒎 𝒅𝒐 𝒍𝒊𝒙𝒐. 𝑻𝒆𝒏𝒉𝒐 𝒗𝒊𝒔𝒕𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒗𝒂𝒍𝒐𝒓𝒊𝒛𝒂𝒓 𝒐 𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒇𝒂𝒄𝒆 𝒂 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔. 𝑬́ 𝒖𝒎 𝒆𝒓𝒓𝒐. 𝑨𝒏𝒅𝒂 𝒃𝒆𝒎 𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝒆𝒎 𝒂𝒔𝒔𝒖𝒎𝒊𝒓 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒂́𝒓𝒆𝒂 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒑𝒓𝒊𝒐𝒓𝒊𝒕𝒂́𝒓𝒊𝒂, 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒍𝒂 𝒄𝒐𝒍𝒐𝒄𝒂 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍 𝒏𝒐 𝒑𝒆𝒍𝒐𝒕𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝒇𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒐𝒔 𝒑𝒂𝒊́𝒔𝒆𝒔 𝒓𝒆𝒔𝒑𝒐𝒏𝒔𝒂́𝒗𝒆𝒊𝒔.

𝑨 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒊𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒊𝒈𝒊𝒕𝒂𝒍, 𝒂 𝒄𝒐𝒆𝒔𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒕𝒆𝒓𝒓𝒊𝒕𝒐́𝒓𝒊𝒐 𝒆 𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒃𝒂𝒕𝒆 𝒂̀𝒔 𝒅𝒆𝒔𝒊𝒈𝒖𝒂𝒍𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔, 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒈𝒍𝒖𝒕𝒊𝒏𝒂𝒎 𝒅𝒊𝒎𝒆𝒏𝒔𝒐̃𝒆𝒔 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐́𝒎𝒊𝒄𝒐-𝒇𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄𝒆𝒊𝒓𝒂𝒔, 𝒕𝒆𝒓𝒓𝒊𝒕𝒐𝒓𝒊𝒂𝒊𝒔, 𝒂𝒅𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒂𝒕𝒊𝒗𝒂𝒔, 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒊𝒔 𝒆 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂𝒔 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎 𝒔𝒂̃𝒐 𝒔𝒊𝒏𝒕𝒐𝒎𝒂 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒔𝒊𝒏𝒕𝒐𝒏𝒊𝒛𝒂𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒏𝒐𝒗𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐. 𝑬́ 𝒑𝒆𝒏𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒅𝒂́𝒓𝒊𝒂 𝒏𝒂̃𝒐 𝒐 𝒓𝒆𝒍𝒆𝒗𝒆.

𝑨 𝒄𝒂𝒓𝒕𝒂 𝒏𝒂 𝒎𝒂𝒏𝒈𝒂 (𝒅𝒐 𝒈𝒐𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐) 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒊𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒊, 𝒏𝒐 𝒆𝒏𝒕𝒂𝒏𝒕𝒐, 𝒂 𝒂𝒔𝒔𝒖𝒏𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒐𝒃𝒋𝒆𝒕𝒊𝒗𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒔𝒂𝒍𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝒎𝒊́𝒏𝒊𝒎𝒐 𝒅𝒆 𝟕𝟓𝟎 𝒆𝒖𝒓𝒐𝒔 𝒂𝒕𝒆́ 𝟐𝟎𝟐𝟑. 𝑬́ 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒂 𝒃𝒐𝒂 𝒎𝒆𝒕𝒂. 𝑶𝒃𝒗𝒊𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆, 𝒂 𝒆𝒔𝒒𝒖𝒆𝒓𝒅𝒂 𝒂̀ 𝒆𝒔𝒒𝒖𝒆𝒓𝒅𝒂 𝒅𝒐 𝑷𝑺 𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒔𝒆𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒄𝒊𝒐𝒔𝒂, 𝒎𝒂𝒔 𝒆𝒍𝒂 𝒎𝒂𝒓𝒄𝒂 𝒖𝒎𝒂 𝒆𝒗𝒐𝒍𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍 𝒑𝒐𝒔𝒊𝒕𝒊𝒗𝒂.

𝑫𝒐 𝒑𝒐𝒏𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒔𝒕𝒂 𝒅𝒂𝒔 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂𝒔, 𝒑𝒆𝒓𝒄𝒆𝒃𝒆-𝒔𝒆 𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒈𝒓𝒆𝒔𝒔𝒊𝒗𝒂 𝒔𝒂𝒊́𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝑴𝒂́𝒓𝒊𝒐 𝑪𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒐 𝒅𝒐 𝒑𝒂𝒍𝒄𝒐. 𝑨 𝒄𝒂𝒓𝒂 𝒅𝒐 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝑭𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄̧𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒊 𝒃𝒆𝒎 𝒂𝒈𝒊𝒕𝒂𝒅𝒂 𝒆𝒎 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒅𝒆 𝒆𝒍𝒆𝒊𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒆 𝒓𝒆𝒎𝒆𝒕𝒊𝒅𝒂 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒔𝒆𝒈𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒑𝒍𝒂𝒏𝒐 𝒏𝒐 𝑷𝒂𝒓𝒍𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐, 𝒐𝒏𝒅𝒆 𝒂𝒔 𝒇𝒊𝒈𝒖𝒓𝒂𝒔 𝒇𝒐𝒓𝒂𝒎, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂𝒍𝒆́𝒎 𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐́𝒑𝒓𝒊𝒐 𝑨𝒏𝒕𝒐́𝒏𝒊𝒐 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂, 𝒐𝒔 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒔𝒕𝒓𝒐𝒔 𝑴𝒂𝒕𝒐𝒔 𝑭𝒆𝒓𝒏𝒂𝒏𝒅𝒆𝒔, 𝒅𝒐 𝑨𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆; 𝑴𝒂𝒓𝒊𝒂𝒏𝒂 𝑽𝒊𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒅𝒂 𝑺𝒊𝒍𝒗𝒂, 𝒅𝒂 𝑷𝒓𝒆𝒔𝒊𝒅𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂; 𝑷𝒆𝒅𝒓𝒐 𝑺𝒊𝒛𝒂 𝑽𝒊𝒆𝒊𝒓𝒂, 𝒅𝒂 𝑬𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒆 𝑨𝒖𝒈𝒖𝒔𝒕𝒐 𝑺𝒂𝒏𝒕𝒐𝒔 𝑺𝒊𝒍𝒗𝒂, 𝒅𝒐𝒔 𝑵𝒆𝒈𝒐́𝒄𝒊𝒐𝒔 𝑬𝒔𝒕𝒓𝒂𝒏𝒈𝒆𝒊𝒓𝒐𝒔. 𝑵𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒅𝒊𝒇𝒊́𝒄𝒊𝒍 𝒍𝒆𝒓 𝒂𝒔 𝒆𝒔𝒕𝒓𝒆𝒍𝒂𝒔: 𝑪𝒆𝒏𝒕𝒆𝒏𝒐 𝒗𝒂𝒊 𝒔𝒂𝒊𝒓, 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒕𝒂𝒓𝒅𝒆 𝒐𝒖 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒄𝒆𝒅𝒐, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒓𝒆𝒕𝒊𝒓𝒐 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍. 𝑺𝒊𝒛𝒂 𝑽𝒊𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒆́ 𝒂 𝒇𝒊𝒈𝒖𝒓𝒂 𝒂̀ 𝒅𝒊𝒓𝒆𝒊𝒕𝒂 𝒅𝒆 𝑪𝒐𝒔𝒕𝒂 𝒆 𝒏𝒂̃𝒐 𝒂𝒑𝒆𝒏𝒂𝒔 𝒏𝒂 𝒇𝒐𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒇𝒂𝒎𝒊́𝒍𝒊𝒂. 𝑹𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒓 𝒔𝒆 𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒋𝒖𝒏𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒓𝒏𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒑𝒆𝒓𝒎𝒊𝒕𝒊𝒓𝒂́ 𝒂 𝒑𝒓𝒊𝒐𝒓𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒂 𝑬𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝒂𝒔 𝑭𝒊𝒏𝒂𝒏𝒄̧𝒂𝒔.

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
31/10/19

.
.


2083.UNIÃO



EUROPEIA



.
.
HOJE  NO 
"i"
SOS Racismo condena 
convite de RTP a neonazi

Um dos últimos convidados do programa Agora Nós, apresentado por Tânia Ribas Oliveira, é um neonazi condenado por crimes de ódio.

No passado dia 24 de outubro, o casal Cláudia e Cláudio Cerejeira, estiveram no programa Agora Nós, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e emitido na RTP1. O casal foi convidado a falar sobre o nascimento dos trigémeos, depois de terem decidido recorrer aos tratamentos de fertilidade.
 .
Tudo parece bastante normal, no entanto, a SOS Racismo alertou esta terça-feira para a identidade do pai dos trigémios: Nuno Cláudio Cerejeira é um neonazi condenado por crimes de ódio e esteve envolvido nas agressões raciais que, “em 1995 provocaram dezenas de feridos e que levariam à morte de Alcindo Monteiro”, pode ler-se na publicação da associação.

"Como é do conhecimento público, é um dos elementos dos Hammerskins em Portugal, organização internacional criminosa e neonazi, proprietário do Club 38, local conhecido como uma “skinhouse”, frequentado por neonazis, e membro da Luz Branca, outra associação racista cujo propósito era prestar solidariedade apenas a “crianças brancas”. No seu cardápio inclui-se ainda condenações em tribunal por crimes de roubo, sequestro, coacção e posse ilegal de armas", acrescenta o comunicado.

A associação não deixou de condenar a RTP pelo convite feito a Nuno Cláudio Cerejeira.  "Numa época em que a cavalgada populista da direita de cara lavada parece conquistar adeptos e visibilidade também em Portugal, a televisão pública, paga com dinheiro dos contribuintes, opta por suavizar a imagem de um indivíduo comprovadamente envolvido num crime de ódio racial, acerca do qual nunca demonstrou arrependimento por um segundo televisivo que fosse. Por tudo isto, o SOS Racismo não só condena a normalização da imagem de um individuo racista e que perfilha assumidamente a ideologia fascista, como exige esclarecimento e tomada de posição pela Tutela da televisão pública, pelo conselho de administração e direção editorial da RTP", concluiram.

A RTP já veio a público lamentar a situação e garantiu não saber dos antecedentes criminais do convidado. “No passado mês de Outubro foi-nos sugerida pela Fundação Ronald McDonald, da qual a Tânia Ribas de Oliveira é uma das embaixadoras, a história do casal Cláudia e Cláudio, que depois vários anos a tentarem ser pais, tinham conseguido, sem qualquer tratamento, ter trigémeos”, explicam, através de um comunicado publicado no Facebook.

“No dia 24 de outubro o casal veio ao nosso programa, acompanhado da diretora da Casa Ronald Macdonald Ana Patacho, falar EXCLUSIVAMENTE da experiência da paternidade a triplicar”, acrescentou o canal.

“A coordenação do programa A Nossa Tarde não teve nenhum conhecimento sobre os antecedentes criminais do pai, nem tão pouco das suas convicções políticas. Nunca o teríamos recebido, se soubéssemos. Lamentamos muito o sucedido e pedimos desculpa a todos quantos se tenham sentido ofendidos”, conclui o comunicado da RTP.

* Insanidade total, como é que a RTP não sabe da existência deste neo-nazi tão noticiado em 1995, não há arquivo, não há comunicação entre a direcção de informação e a direcção de programas, porque não assumem a incompetência?

.
.
256-BEBERICANDO



COMO FAZER
JOKER SHOT 
(Shot do Coringa)

.
.
12-LENDAS DA CIÊNCIA
12.5 - NASCER



FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Nélson Oliveira quer trocar Giro pelo Tour

Nélson Oliveira  ainda não tem o calendário de trabalho definido para a nova temporada, mas pensa em fazer alterações ao plano inicial. «No próximo estagio, que vai decorrer entre 13 e 18 de dezembro, ficaremos a conhecer grande parte das competições, que não devem ser muito diferentes das deste ano. 
 .

Devido à participação nos Jogos Olímpicos preferia correr a Volta à Itália e provavelmente a Volta à Espanha, colocando em segunda opção a Volta à França em virtude do período de recuperação ser muito curto entre o final em Paris e as corridas em Tóquio, a que se junta uma longa viagem», disse a A BOLA, deixando o desfecho em aberto: «Tudo depende das opções da equipa, em virtude de terem entrado sete neoprofissionais».

Sobre os percursos dos Jogos Olímpicos frisou: «Apenas vi os gráficos, pelo que me disseram alguns corredores que já lá estiveram não vai ser nada fácil. Na ultima semana deste mês juntamente com Rui Costa e o selecionador nacional, está previsto fazermos o reconhecimento do percurso no local para dissipar algumas duvidas», concluiu Nélson Oliveira que regressa a Portugal no decorrer da semana.

* Preferimos que opte pelo Tour mas os nossos conhecimentos são vagos.

.
.

Selma Uamusse

Feeling Good


.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Joacine: 
"Não podem exigir que deixe de 
gaguejar de uma hora para outra"

A deputada única do partido Livre, Joacine Katar Moreira, assegurou esta terça-feira que vai manter-se em funções como deputada e que "a mensagem irá ser compreendida", apesar das apreciações negativas às suas primeiras prestações no parlamento devido à profunda gaguez.

"Irei manter, naturalmente, todas as minhas funções, participar na Assembleia da República, da maneira que eu necessito. Independentemente de gaguejar ou não, a mensagem irá ser uma mensagem compreendida", salientou, em declarações à agência Lusa.
.
Sobre a primeira semana de trabalho regular no Palácio de São Bento, a ativista descreveu-a como uma "semana de adaptação, um tempo de conhecer o regimento" e de instalação do seu gabinete.

"É óbvio que eu irei cumprir e corresponder a todas as necessidades e exigências que qualquer deputado nacional tem ali. Mas, é óbvio, que ninguém pode exigir que eu, de repente, passe a explicar-me com objetividade para satisfazer o incómodo que origino a alguns. Da mesma maneira, não podem exigir que eu deixe de gaguejar de uma hora para outra com o objetivo de acalmar os espíritos mais revoltosos e que têm imensa dificuldade em relacionar-se com igualdade", defendeu.

Os primeiros dias no parlamento tem sido também ocupados a elaborar a primeira iniciativa legislativa do partido que tem como símbolo uma papoila: um projeto de lei para dar honras de Panteão Nacional ao antigo cônsul português em Bordéus Aristides de Sousa Mendes, o qual, durante a Segunda Guerra Mundial, desobedeceu ao então chefe do Governo, Oliveira Salazar, e deu milhares de vistos de entrada em Portugal a refugiados, sobretudo judeus que fugiam da Alemanha nazi.
"Obviamente que eu sou uma deputada eleita pelos portugueses e, naturalmente, todas as pessoas que, na altura, resolveram votar no meu partido sabiam exatamente que, caso eu fosse eleita, eu era uma mulher e gaguejaria. Acho de uma ironia enorme perguntarem-me hoje se faço intenção ou não de manter as minhas intervenções na Assembleia da República pelo facto de eu gaguejar", disse ainda Joacine Moreira.

* Entendemos que a senhora deputada deve continuar a expressar-se na A.R., tem esse direito porque foi eleita.  Mas, são dispensáveis as frases de ódio que às vezes profere e também dispensáveis referências à cor da pele, no parlamento as palavras que se dizem devem ter a melhor dimensão.


.
.

DO MAR, O LIXO
~7.5~
тεcหσłσg¡คร pคяค
รคłvคя σ σcεคหσ



Há pouco tempo, a pesquisadora norte-americana Jenna Jambeck descobriu que descartamos 8 milhões de toneladas de lixo anualmente nos oceanos. 

Você já pensou como a ciência é fundamental para a sustentabilidade? 
Tem muita gente excepcional contribuindo para desenvolver tecnologia para salvar o oceano, como o pescador que criou o Trash Skimming, capaz de recolher lixo da praia e entender sobre a biologia marinha do mar. 

A Fe Cortez foi para Europa, para San Diego e também por aqui no Brasil, conhecer alguns projectos maravilhosos que estão dispostos a colocar a ciência em prol do amor pelos oceanos.

FONTE:
Menos 1 Lixo
 

.
OBJECTIVO PRINCIPAL
FORMATAR A HUMANIDADE 
EM MANADAS COLORIDAS

A competição entre as plataformas de streaming




FONTE:  euronews

.
.

O que pouco se conhece do DUBAI



FONTE:   #Refúgio Mental

.
.
2.COELHINHAS
"𝕼𝖚𝖊 𝖛𝖎𝖉𝖆 𝖙𝖆̃𝖔 𝖉𝖚𝖗𝖆"
1986



* 𝑷𝒐𝒊𝒔 𝒉𝒂́ 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒑𝒆𝒏𝒔𝒆 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒆𝒓 𝒑𝒍𝒂𝒚𝒎𝒂𝒕𝒆 𝒕𝒆𝒎 𝒗𝒊𝒅𝒂 𝒇𝒂́𝒄𝒊𝒍 𝒎𝒂𝒔 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒗𝒆𝒓𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒆𝒍𝒂𝒔 𝒅𝒊𝒗𝒆𝒓𝒕𝒆𝒎-𝒔𝒆 𝒎𝒂𝒔 𝒑𝒖𝒙𝒂𝒎 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒄𝒂𝒏𝒂𝒔𝒕𝒓𝒐.


FONTE:  rhinofiber8

.
.
O CABIDE



.
.


2148
Senso d'hoje
LÍDIA PEREIRA
EURODEPUTADA
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA
“O Chega tem discurso extremista
e o PAN tem agenda radical”






FONTE:  Observador

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

BEBEDEIRA COLECTIVA


.
.

BOM DIA



.
.


87-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱-♕ 𝒮𝐼𝒮𝒮𝐼 𝒶 𝐼𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏 ♕


𝒮𝒾𝓃𝑜𝓅𝓈𝑒:

𝒟𝑒𝓅𝑜𝒾𝓈 𝒹𝑜 𝒸𝒶𝓈𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝒹𝑜𝓇 ℱ𝓇𝒶𝓃𝒸𝒾𝓈𝒸𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́, 𝑒𝓂 𝒱𝒾𝑒𝓃𝒶, 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝒹𝑒𝓅𝒶𝓇𝒶-𝓈𝑒 𝒸𝑜𝓂 𝑜𝓈 𝓅𝓇𝑜𝒷𝓁𝑒𝓂𝒶𝓈 𝑒 𝒾𝓃𝒸𝑜𝓃𝓋𝑒𝓃𝒾𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈 𝒹𝑜 𝓅𝓇𝑜𝓉𝑜𝒸𝑜𝓁𝑜 𝑒 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝓂𝒶𝓊 𝓇𝑒𝓁𝒶𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝒸𝑜𝓂 𝒶 𝓈𝑜𝑔𝓇𝒶. 𝒬𝓊𝒶𝓃𝒹𝑜 𝓃𝒶𝓈𝒸𝑒 𝒶 𝓈𝓊𝒶 𝓅𝓇𝒾𝓂𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒻𝒾𝓁𝒽𝒶, 𝒶 𝒸𝓇𝒾𝒶𝓃𝒸̧𝒶 𝑒́-𝓁𝒽𝑒 𝓇𝑒𝓉𝒾𝓇𝒶𝒹𝒶 𝓅𝑒𝓁𝒶 𝓈𝑜𝑔𝓇𝒶, 𝓆𝓊𝑒 𝓃𝒶̃𝑜 𝒸𝑜𝓃𝓈𝒾𝒹𝑒𝓇𝒶 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝒶 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶 𝒶𝒹𝑒𝓆𝓊𝒶𝒹𝒶 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒹𝒶𝓇 𝓊𝓂𝒶 𝒷𝑜𝒶 𝑒𝒹𝓊𝒸𝒶𝒸̧𝒶̃𝑜 𝒶̀ 𝒻𝒾𝓁𝒽𝒶. 𝒟𝑒𝓈𝒸𝑜𝓃𝓉𝑒𝓃𝓉𝑒 𝑒 𝓂𝒶𝑔𝑜𝒶𝒹𝒶, 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝓇𝑒𝓉𝑜𝓇𝓃𝒶 𝒶̀ 𝒸𝒶𝓈𝒶 𝒹𝑜𝓈 𝓅𝒶𝒾𝓈, 𝓂𝒶𝓈 𝑜 ℐ́𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝒹𝑜𝓇 𝓈𝑒𝑔𝓊𝑒-𝒶 𝑒 𝓅𝑒𝒹𝑒-𝓁𝒽𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝓇𝑒𝓉𝑜𝓇𝓃𝑒. 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾 𝑒𝓃𝓉𝒶̃𝑜 𝒹𝑒𝒸𝒾𝒹𝑒 𝓅𝓇𝑜𝓋𝒶𝓇 𝓆𝓊𝑒 𝑒́ 𝒶 𝓋𝑒𝓇𝒹𝒶𝒹𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏, 𝑒 𝓋𝑜𝓁𝓉𝒶 𝒸𝑜𝓂 𝑜 𝓂𝒶𝓇𝒾𝒹𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒶 ℋ𝓊𝓃𝑔𝓇𝒾𝒶, 𝑜𝓃𝒹𝑒 𝑒𝓁𝑒𝓈 𝓈𝒶̃𝑜 𝒸𝑜𝓇𝑜𝒶𝒹𝑜𝓈.



𝒜 𝓋𝑒𝓇𝒹𝒶𝒹𝑒𝒾𝓇𝒶 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾.
ℰ𝓁𝑒𝓃𝒸𝑜:

ℛ𝑜𝓂𝓎 𝒮𝒸𝒽𝓃𝑒𝒾𝒹𝑒𝓇 .... 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝓉𝓇𝒾𝓏 ℰ𝓁𝒾𝓈𝒶𝒷𝑒𝓉𝒽 (𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾)   
𝒦𝒶𝓇𝓁𝒽𝑒𝒾𝓃𝓏 ℬ𝑜̈𝒽𝓂 .... 𝒾𝓂𝓅𝑒𝓇𝒶𝒹𝑜𝓇 ℱ𝓇𝒶𝓃𝒸𝒾𝓈𝒸𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́ 𝟣.º    
ℳ𝒶𝑔𝒹𝒶 𝒮𝒸𝒽𝓃𝑒𝒾𝒹𝑒𝓇 .... 𝒹𝓊𝓆𝓊𝑒𝓈𝒶 ℒ𝓊𝒹𝑜𝓋𝒾𝒸𝒶 𝒹𝒶 ℬ𝒶𝓋𝒶́𝓇𝒾𝒶 (𝒱𝒾𝒸𝓀𝒾𝑒), 𝓂𝒶̃𝑒 𝒹𝑒 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾    
𝒢𝓊𝓈𝓉𝒶𝓋 𝒦𝓃𝓊𝓉𝒽 .... 𝒹𝓊𝓆𝓊𝑒 ℳ𝒶𝓍𝒾𝓂𝒾𝓁𝒾𝒶𝓃𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́ 𝒹𝒶 ℬ𝒶𝓋𝒶́𝓇𝒾𝒶 (ℳ𝒶𝓍), 𝓅𝒶𝒾 𝒹𝑒 𝒮𝒾𝓈𝓈𝒾    
𝒱𝒾𝓁𝓂𝒶 𝒟𝑒𝑔𝒾𝓈𝒸𝒽𝑒𝓇 .... 𝒶𝓇𝓆𝓊𝒾𝒹𝓊𝓆𝓊𝑒𝓈𝒶 𝒮𝑜𝒻𝒾𝒶, 𝓂𝒶̃𝑒 𝒹𝑒 ℱ𝓇𝒶𝓃𝒸𝒾𝓈𝒸𝑜 𝒥𝑜𝓈𝑒́    
𝒲𝒶𝓁𝓉𝑒𝓇 ℛ𝑒𝓎𝑒𝓇 .... 𝒸𝑜𝓃𝒹𝑒 𝒜𝓃𝒹𝓇𝒶𝓈𝓈𝓎    
𝒮𝑒𝓃𝓉𝒶 𝒲𝑒𝓃𝑔𝓇𝒶𝒻 .... 𝒸𝑜𝓃𝒹𝑒𝓈𝓈𝒶 ℬ𝑒𝓁𝓁𝑒𝑔𝒶𝓇𝒹𝑒    
𝒥𝑜𝓈𝑒𝒻 ℳ𝑒𝒾𝓃𝓇𝒶𝒹 .... 𝓂𝒶𝒿𝑜𝓇 ℬ𝑜̈𝒸𝓀𝓁    
ℐ𝓋𝒶́𝓃 𝒫𝑒𝓉𝓇𝑜𝓋𝒾𝒸𝒽 .... 𝒹𝓇. ℳ𝒶𝓍 ℱ𝒶𝓁𝓀    
ℋ𝑒𝓁𝑒𝓃𝑒 ℒ𝒶𝓊𝓉𝑒𝓇𝒷𝑜̈𝒸𝓀 .... 𝒸𝑜𝓃𝒹𝑒𝓈𝓈𝒶 ℰ𝓈𝓉𝑒𝓇𝒽𝒶𝓏𝓎    
𝒰𝓉𝒶 ℱ𝓇𝒶𝓃𝓏 .... 𝓅𝓇𝒾𝓃𝒸𝑒𝓈𝒶 ℋ𝑒𝓁𝑒𝓃 𝒹𝒶 ℬ𝒶𝓋𝒶́𝓇𝒾𝒶 (𝓃𝑒𝓃𝑒) , 𝒾𝓇𝓂𝒶̃ 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓋𝑒𝓁𝒽𝒶 𝒹𝑒 𝓈𝒾𝓈𝓈𝒾.
 

FONTE: maria de lourdes pinheiro barzanelli