17/02/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

METROPOLITANO DOMÉSTICO


 .

..
XXXVI-OS RIOS E A VIDA
5- RIO MINHO
AQUAMUSEU/2
ESPÉCIES INVASORAS
A ELÓDEA


A EGERIA


A AMEIJOA ASIÁTICA


FONTE:  Aquamuseu do Rio Minho

..

 .

LINGERIE STUDIO/14
For Details of Accessories
SPRING/SUMMER
2021



Black See Through




FONTE:  Lingerie Studio 

.

.


2-O silêncio dos homens




* Este filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP.


FONTE:   PapodeHomem

.

DANIEL DEUSDADO

 .




O futuro radioso: 

TAP, aeroporto,comboio

1 Em poucos dias o ministro Pedro Nuno Santos atuou em três dossiês que vão ditar o futuro do país. O tema mais complexo é obviamente a TAP, onde se chegou a um surpreendente acordo com os sindicatos. O português médio olha e não acredita: depois de anos e anos de permanente turbulência e... afinal foi fácil. Os factos explicam-no: estamos a salvar uma companhia de bandeira com uma "tecnologia laboral" de tempos idos, ainda por cima numa empresa praticamente parada.

Manter o modelo existente vale a pena para quem nele está abrigado - daí a posição dos sindicatos. Porque o dilema-TAP é esse: todos os anos, novas empresas entram no mercado para arrasar com o modelo das antigas. O que dá trunfos às low-cost não são nem os aviões, nem os horários, nem as rotas. São os baixos custos laborais que todos patrocinamos quando optamos pelos baixos preços. Em simultâneo, para continuar a funcionar, a transportadora aérea nacional tem de operar abaixo do custo. Aliás, os prejuízos ascendem a mais de mil milhões na última década (sem incluir 2020 onde, só aí, somou 700 milhões de perdas por via da pandemia).

Além disso, uma companhia aérea nacional deveria regular o mercado e garantir um serviço significativo também nos aeroportos fora de Lisboa. Só que, para o fazer, perde ainda mais dinheiro. Portanto, a TAP serve hoje essencialmente o aeroporto da Portela, mas muito pouco o hub do turismo algarvio, está muito atrás da Ryanair no Porto, e vai erodindo gradualmente o seu peso na Madeira e nos Açores depois de décadas de um monopólio exasperante em qualidade e preço nas ligações ao continente.

Aos olhos dos portugueses, o perigo é este: já não bastava o Novo Banco... e agora a TAP. A situação precisa de um pacto quanto ao dinheiro que se vai lá colocar até 2024: são três ou quatro mil milhões? Há mesmo um limite? O número pode ficar escrito nas tábuas da lei?

2 A TAP remete para os outros dois assuntos do momento: a expansão da rede ferroviária e a construção do novo aeroporto.

Como se vê no plano anunciado, o TGV desapareceu. Linhas modernizadas permitirão, sim, um "Alfa acelerado" e até o grupo Barraqueiro (diz o Expresso) quer entrar. Portanto, finalmente uma hipótese de nos aproximarmos de um transporte mais sustentável que "torna o país mais pequeno" - é o lema da obra.

Só que a benignidade deste investimento apenas será evidente se o ministro Pedro Nuno Santos conceder que o modelo precisa de incluir os aeroportos já existentes, de forma a evitar um elefante branco - o novo aeroporto de Lisboa. Não podemos ir à aventura para o Montijo ou Alcochete quando há pistas em Alverca, mas também em Monte Real (para servir Fátima e o centro do país) e podemos dar uma oportunidade ao já construído aeroporto de Beja, aproximando-o de Lisboa através de comboio rápido.

Não se pode ter tudo. Com o que não se gasta no aeroporto da Margem Sul, constrói-se uma parte da ferrovia. E mantém-se a Portela, que é estratégica para a aviação de qualidade (se quer manter a TAP, o ministro tem de garantir que ela fica no centro da cidade). Entretanto, mais uns anos e a tecnologia trará aviões mais limpos, com menos ruído e melhores aterragens e descolagens.

Depois da pandemia vamos acordar num pesadelo social e económico. Portanto, todos os investimentos ou salvações de elefantes brancos, mesmo que valiosos, merecem a máxima prudência. Pedro Nuno Santos não pode ter a tentação de fazer a sua ascensão ao topo através de betão e dívida. É um déjà vu.

* Jornalista

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 14/02/21

.

 .



2548.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
CARMEN DOLORES

MEMÓRIAS DUMA ACTRIZ






FONTE:  B3'N - A Casa Dos 13 Gatos -DEZEMBRO 2020
.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
41 - Rᥱƒoɾᥴ̧o Po⳽ɩtɩʋo [P⳽ɩᥴoꙆoɠɩᥲ] -
- E o ຕᥱꙆᖾoɾ ᥱ🇽ᥱຕρꙆo ᑯo Uᥒɩʋᥱɾ⳽o


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
64-HORIZONTES DA MEMÓRIA
64.2-Um Museu de Portugal, Tomar


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Keith Urban

To Love Somebody


.
.
MATERNIDADE ADOLESCENTE
7- COLÔMBIA
Cindy de Cristiania/2
(O drama da gravidez muito precoce)



FONTE:  Gob Antioquia
.

 .

UNIÃO EUROPEIA

 Vai continuar a ignorar os seus paraísos fiscais?



FONTE:  euronews

.

Johannesburg

EXCELÊNCIA PORTUGUESA



* Oh! JVA temos de lá ir

.



Ⲟ⳽ ⲣⲅⲓⲛⲥⲓⲣⲇⲓ⳽ ⲣⲇⲓ́⳽ⲉ⳽ 𝖽ⲟ ⲙⳙⲛ𝖽ⲟ ⲣⲟⲅ ⲅⲉ⳽ⲉⲅⳳⲇ⳽
ⲥⲟⲙⲣⲅⲟⳳⲇ𝖽ⲇ⳽ 𝖽ⲉ 🇬ⲇ́⳽ ⲛⲇⲧⳙⲅⲇⳑ 𝖽ⲉ 1960 ⲇ 2018


FONTE:Animated Stats

 .

QUE  PACIÊNCIA




.
.

2615
Senso d'hoje
 DÁRIO GUERREIRO
HUMORISTA
MÔCE DUM CABRESTE
Planeta muito sensível
e uma espécie de morte



FONTE:  Môce dum Cabréste - Segundo Canal

.
.
 Esperando pelo pequeno almoço


.
.

BOM DIA


.

𝟣-ᖴɩtᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
V- 𝕴𝖗𝖊𝖎 𝖈𝖔𝖒𝖔 𝖚𝖒 𝖈𝖆𝖛𝖆𝖑𝖔 𝖑𝖔𝖚𝖈𝖔
.
UM FILME DE 1973 
DE FERNANDO ARRABAL



CONTINUA PRÓXIMA MADRUGADA

SINOPSE
Segundo filme de Arrabal: Irei como um cavalo louco (J'irai comme un cheval fou) abandona a alegoria política presente em "Viva la Muerte" em prol de uma descoberta dramática da fé e religião organizada. 

Trata-se da história de Aden, interpretado pelo americano George Shannon, que foge da sociedade após a morte de sua mãe controladora. No deserto, descobre a beleza da natureza e, sob a tutela de um eremita, Marvek, torna-se um homem normal. 
Aden apaixona-se loucamente por Marvel, que pode se comunicar com animais, as nuvens e o sol. Após retornar à civilização, agora com Marvel, Aden torna-se consciente da natureza hipócrita e terrível da sociedade humana. 

"Irei com como um cavalo louco" é considerado uma obra prima do cinema surrealista, o filme mais delirante e diabólico de Arrabal, um retrato chocante tanto da beleza do mundo quanto de seu tormento interno.

* Não conseguimos película com legendas em português, cremos que a opção pela língua castelhana foi a melhor possível.

.