22/08/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .


125-FUTURANDO
"Vacinação anti-covid no Brasil: entre avanços e erros/1 "


1.10 Entrevista com Atila Iamarino - Doutor em microbiologia avalia que avanço da vacinação sem garantia da segunda dose e sem conter o vírus eleva o risco de contágio. Cria uma falsa sensação de segurança entre os brasileiros: "Ficamos com muita gente que só tomou uma dose e não está protegida, mas achando que está".
09.58 Descarte incorreto de máscaras polui os mares - A pandemia de covid-19 mudou muitos hábitos. Um dos principais, foi o uso de máscaras de proteção descartáveis, comprovadamente mais eficientes para se proteger do coronavírus do que as artesanais. Bilhões de máscaras foram usadas em todo o mundo desde o começo da pandemia. Muitas delas não são descartadas corretamente, indo parar, por exemplo nos oceanos. Isso pode prejudicar a vida marinha?
14.24 Morcegos: vilões ou heróis? Morcegos são animais misteriosos. Eles são geralmente acusados de transmitir doenças como a raiva e foram até considerados, por pouco tempo, os causadores da pandemia de coronavírus. No entanto, esses mamíferos têm superpoderes que podem nos ajudar a combater doenças como o cancro.
21.20 Por que pode valer a pena investir em inovações - O imunizante desenvolvido pela empresa Biontech é um exemplo de que o investimento em ideias ousadas, miradas no futuro, pode dar um retorno financeiro robusto. Antes de contribuir para o combate à pandemia, a Biontech havia acumulado perdas, que não fizeram os investidores debandarem. Eles continuiaram ali e hoje lucram mais que o esperado. Neste vídeo, o Futurando detalha como funciona a busca por quem financie projetos e firmas de inovação.

FONTE:DW Brasil

 .

𝚄𝙼 𝙵𝙰𝚉𝙴𝙽𝙳𝙴𝙸𝚁𝙾 𝙸𝙽𝙳𝚄𝚂𝚃𝚁𝙸𝙾𝚂𝙾

DOMINGOS DA COSTA



FONTE:   VOAPortugues

.


𝐹𝐸𝐿𝐼𝑃𝑂𝑆𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖 

ℂ𝕙𝕖𝕘𝕒 𝕕𝕖 𝕛𝕠𝕘𝕒𝕕𝕠𝕣 𝕞𝕒𝕟𝕕𝕚𝕠𝕔𝕒, 𝕢𝕦𝕖 
𝕗𝕚𝕔𝕒 𝕡𝕝𝕒𝕟𝕥𝕒𝕕𝕠 𝕟𝕠 𝕞𝕖𝕚𝕠 𝕕𝕖 𝕔𝕒𝕞𝕡𝕠


.
.
Trouble In Paradise


Trouble in Paradise
.


𝐹𝐸𝐿𝐼𝑃𝑂𝑆𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖 

𝕆 𝕢𝕦𝕖 𝕗𝕒𝕝𝕥𝕒 𝕖́ 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕒𝕞𝕠𝕣, 𝕞𝕒𝕚𝕤 
𝕕𝕖𝕕𝕚𝕔𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕖 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕣𝕖𝕤𝕡𝕠𝕟𝕤𝕒𝕓𝕚𝕝𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖


.
.

João Júlio Cerqueira

Farto de dietas
Então vamos falar de dietas


Haverá poucas áreas na ciência onde a quantidade de desinformação é tão grande como na alimentação. Essa desinformação não é inocente. 
Nesta talk, pretende-se esclarecer à luz da evidência científica atual, alguns dos tópicos mais relevantes nesta área.
.


𝐹𝐸𝐿𝐼𝑃𝑂𝑆𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖 

𝕁𝕠𝕘𝕒𝕣 𝕓𝕠𝕟𝕚𝕥𝕠 𝕖́ 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕒𝕞𝕚𝕤𝕥𝕠𝕤𝕠 
𝕠𝕦 𝕛𝕠𝕘𝕠 𝕓𝕖𝕟𝕖𝕗𝕚𝕔𝕖𝕟𝕥𝕖


.

JOÃO MARCELINO

 .



 

 

O exemplo do vice-almirante

O caso de Gouveia e Melo deveria ser transformado numa regra: escolher os melhores, colocar Portugal a funcionar

1. Não tenho nada a dizer sobre a polémica negacionista em relação à vacinação em curso no combate à pandemia devida à Covid-19. Há coisas que o futuro se encarregará de esclarecer devidamente, embora me pareça um tanto estranho que em pleno século XXI ainda haja pessoas que desconfiem reiteradamente da ciência e dos caminhos por ela recomendados, caminhos esses que, como sempre acontece, hão-de evoluir, ser retificados e alvo de aperfeiçoamentos vários, até na eficácia das vacinas.

Outra coisa, muito diferente, será prestar atenção e monitorizar em permanência aquilo que o poder político, em Portugal e no mundo, promove a partir da necessidade da vacinação, sobretudo a possível discriminação entre pessoas e o seu seguimento digital. Esta é uma área muito sensível, na qual toda a atenção será pouca.

2. Aquilo que aqui quero salientar é a figura do vice-almirante Gouveia e Melo.

Já sabíamos que era um homem capaz de cumprir missões. Todo o país viu como, a partir de uma situação de pré-calamidade no processo de vacinação, que fazia sobrar doses, conseguiu impor um ritmo de trabalho que esgotou stocks e levou Portugal a ter neste momento 66% da população totalmente vacinada (79,2% dos adultos) e 76,3% com pelo menos uma dose tomada (91,6% dos adultos).

O país já tem 70% dos seus habitantes vacinados, o que só acontecerá na Alemanha em 39 dias, em Itália daqui a 60, no conjunto da União Europeia em 58 ou nos Estados Unidos em 217.

A eficácia do processo, é disso que estou a falar, tem sido tremenda, obviamente havendo a realçar o trabalho das pessoas da área da saúde, que estão a saber lidar com uma pressão constante e com um espírito positivo que já pude testemunhar.

3. O que todos vemos neste caso é a diferença entre um ‘boy’ partidário, como aquele que lá continuou em comissão de serviço na Cruz Vermelha, e um português habituado a resolver, a assumir missões e a cumpri-las com eficácia.

Há muitas semanas que a figura de Gouveia e Melo nos interroga sobre o que poderia ser este nosso espaço comum se estivesse entregue aos melhores e não refém de uma classe política escravizada pelos partidos e pelas necessidades das suas clientelas.

Esta boa escolha do Governo de António Costa, que partiu de uma necessidade, deveria ser uma bandeira para aquilo que há a fazer em muitas áreas específicas, nas quais a política e os partidos não deviam ter qualquer relevância, porque atrapalham, complicam, pioram.

4. Mas ainda faltava ver o que vimos a Gouveia e Melo na ‘contestação’ de Odivelas: um cidadão capaz de lidar com as pessoas que pensam diferente, o contestam e até o agridem verbalmente.

Se antes de Odivelas conhecíamos o militar que fazia, agora sabemos que a pessoa, sempre política, naturalmente, também não tem nada a perder na comparação com os políticos profissionais. Antes pelo contrário. Como é genuíno, um homem destes agrega, chega mais facilmente às pessoas.

5. Não se trata de defender nem homens providenciais nem, muito menos, a subordinação da política à instituição militar. Tudo tem o seu campo e a sua hierarquia.

A única coisa que quero pontuar é que Portugal tem pessoas, homens e mulheres, capazes de fazer crescer um país mais competente. Os líderes políticos não deveriam fazer deste exemplo de necessidade um caso fortuito. Deveriam transformá-lo numa regra: escolher os melhores, colocar o país a funcionar.

 * Jornalista

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 19/08/21

 .

 .

 

2726.UNIÃO

EUROPEIA

 
Joséphine Baker será a primeira
 mulher negra no panteão de Paris




* Artista franco-americana brilhou nos palcos de Paris, foi espiã da resistência francesa e lutou pelos direitos civis ao lado de Martin Luther King


FONTE:  euronews

.


𝐹𝐸𝐿𝐼𝑃𝑂𝑆𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖 

𝔼 𝕠 𝕓𝕦𝕣𝕣𝕠 𝕤𝕠𝕦 𝕖𝕦? 


.
.

1-ⒸⓄⓇⓅⓄⓈ ⓆⓊⒺ ⒻⒶⓁⒶⓂ


(CONTINUA PRÓXIMO DOMINGO)


* Esta reportagem foi efectuada em 2016, não consta que a situação esteja melhor


  FONTE:  A Liga

.

.
LXXII-VISITA GUIADA


Hotel Ritz/2

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝐹𝐸𝐿𝐼𝑃𝑂𝑆𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖 

ℍ𝕒́ 𝕘𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕢𝕦𝕖 𝕗𝕚𝕔𝕒 𝕔𝕠𝕞 𝕒 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕒 𝕟𝕒𝕞𝕠𝕣𝕒𝕕𝕒 𝕤𝕖𝕚𝕤 
 𝕠𝕦 𝕤𝕖𝕥𝕖 𝕒𝕟𝕠𝕤, 𝕔𝕒𝕤𝕒 𝕖 𝕦𝕞 𝕞𝕖̂𝕤 𝕕𝕖𝕡𝕠𝕚𝕤 𝕤𝕖𝕡𝕒𝕣𝕒-𝕤𝕖


.
.
Chris Reeves

Piano Concerto in F (Allegro)


George Gershwin

.


𝐹𝐸𝐿𝐼𝑃𝑂𝑆𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖 

ℙ𝕠𝕕𝕖 𝕖𝕣𝕣𝕒𝕣 𝕕𝕖𝕫 𝕧𝕖𝕫𝕖𝕤 𝕢𝕦𝕖
𝕤𝕖𝕣𝕒́ 𝕕𝕖𝕫 𝕧𝕖𝕫𝕖𝕤 𝕔𝕠𝕟𝕧𝕠𝕔𝕒𝕕𝕒


.
.
28-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
28.1 - 𝓐𝓭𝓸𝓵𝓮𝓼𝓬𝓮𝓷𝓽𝓮𝓼: 𝓸𝓷𝓽𝓮𝓶,
𝓱𝓸𝓳𝓮 𝓮 𝓪𝓶𝓪𝓷𝓱𝓪̃
Ivan Capelatto


FONTE:Café Filosófico CPFL


𝐹𝐸𝐿𝐼𝑃𝑂𝑆𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎𝑟𝑖 

𝕊𝕖𝕣𝕒́ 𝕢𝕦𝕖 𝕧𝕒𝕝𝕖 𝕒𝕡𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕚𝕟𝕧𝕖𝕤𝕥𝕚𝕣
 𝕒𝕡𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕟𝕦𝕞𝕒 𝕖𝕤𝕥𝕣𝕖𝕝𝕒



.
74-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐴́𝑙𝑐𝑜𝑜𝑙 𝑒 𝑔𝑒𝑠𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑝𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎̃𝑜?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

ƲAIƊAƊƐ ƝA ƬƐRƇƐIRA IƊAƊƐ/2


(CONCLUSÃO DE ONTEM)


FONTE:   Sou 60

.

 .

LÍƬIO ƐM ƤORƬUƓAL/3

(VAI SER UM FOLHETIM?)

"Sabemos que somos uns peixinhos

 a lutar contra tubarões"


* Este tema não vai ter edições regulares, conforme vierem novidades assim as editaremos, para alerta de todos.


FONTE:   PÚBLICO

.

.

Lasanha de Frango e Cogumelos


SaborIntenso
.

 .

A OUTRA


.

.

2800
Senso d'hoje
FÁTIMA LOPES
ESTILISTA PORTUGUESA
CRIADORA DE MODA
“Nunca me deixei deslumbrar com nada"
"Quando pensava no mundo 
pensava como acessível"





* Moderação de JOÃO  DIAS

FONTE:   KuriakosTV
.
.
ANIMAL TV

IRARA OU PAPA-MEL


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝐼𝒳- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento