27/12/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .






91-FUTURANDO

Água, fonte de vida


1:05 Quanta água devemos beber diariamente? Muitos dizem que o corpo humano precisa de três litros de água por dia. Mas será que isso é mesmo verdade? E devemos beber antes ou só quando estivermos com sede?

5:37 Por que o nosso corpo precisa de água? Os seres humanos são formados por 65% de água. Ela é fundamental para o transporte de oxigênio, para a eliminação de resíduos nocivos e pelo resfriamento do corpo.

9:38 A evolução histórica dos hábitos de higiene Há séculos sabemos a importância de manter o corpo limpo para prevenir doenças. Mas o caminho evolutivo até essa constatação foi longo – e complicado.

Por restrições de direitos, algumas reportagens foram retiradas desta versão do Futurando. Para ver o programa completo acesse: www.dw.com/futurando

FONTE: DW Brasil

 .

2-O BANQUETE


Um conceituado e também polémico jornalista angolano, ERNESTO BARTOLOMEU, produziu para a TPA uma série de reportagem sobre a corrupção em Angola com o título acima indicado. Conseguimos captar 12 episódios desconhecendo se ainda há mais, porque corrupção em Angola é coisa que não falta.

FONTE:  Mario S. Da Costa

.

.
𝑉𝑂𝑇𝐼𝑉𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 
𝕊𝕖𝕣 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕦𝕞𝕒 𝕝𝕚́𝕟𝕘𝕦𝕒 𝕓𝕠𝕒, 
𝕟𝕒̃𝕠 𝕗𝕒𝕝𝕒𝕣 𝕞𝕒𝕝 𝕖 𝕔𝕒𝕦𝕤𝕒𝕣 𝕠𝕣𝕘𝕒𝕤𝕞𝕠𝕤



.
.
As Aventuras de Tintim

O Lótus Azul/1


  andré neto
.
.
𝑉𝑂𝑇𝐼𝑉𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 
𝔸 𝕗𝕖𝕝𝕚𝕔𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕖𝕤𝕥𝕒𝕣𝕒́ 𝕟𝕒𝕤 𝕡𝕖𝕢𝕦𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕔𝕠𝕚𝕤𝕒𝕤, 
  𝕟𝕠 𝕔𝕝𝕚𝕥𝕠́𝕣𝕚𝕤 𝕡𝕠𝕣 𝕖𝕩𝕖𝕞𝕡𝕝𝕠


.
.
Camila Achutti

Mulheres na Computação


Camila Achutti, cientista da computação e empreendedora, discorre sobre o cenário brasileiro de mulheres na tecnologia.
Sócia-fundadora da Ponte21, uma consultoria de inovação e tecnologia que promove a conexão da tecnologia com as pessoas. É influenciadora digital na FIAP, lidera projetos como a Semana da Mulher na Tecnologia e a Maratona de Aplicativos.
É uma das líderes do movimento por igualdade de gêneros no mercado de TI. Seu blog Mulheres na Computação se tornou a maior referência em português que aborda o gap de gênero na tecnologia.
.
.
𝑉𝑂𝑇𝐼𝑉𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 
𝕍𝕒𝕚, 𝕤𝕖 𝕕𝕖𝕣 𝕞𝕖𝕕𝕠 𝕧𝕒𝕚 𝕔𝕠𝕞 𝕞𝕖𝕕𝕠 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕠 



.

INÊS CARDOSO

 .



Vacina, essa nova esperança 

A palavra esperança tem origem no latim "spes", que significa ter confiança em algo positivo. O mesmo termo deu também origem ao verbo "sperare", do qual deriva o nosso esperar. 

O que significa que, indo à raiz em que as duas palavras se ligam, a esperança é uma espera inquieta e ativa, pressupõe uma ação consistente e persistente para que os objetivos se concretizem. E embora seja o oposto do desespero, as situações mais desesperantes frequentemente originam um novo esperar.

No "marco histórico" da chegada dos primeiros lotes de vacinas a todos os países da União Europeia, a ministra da Saúde aludiu precisamente a "uma nova esperança". Que não pode ser um mero otimismo de quem está cansado de um ano para esquecer e anseia virar a página, mas o resultado consequente da ação inexcedível da ciência, que ganhou uma centralidade absoluta na nossa vida.

O caminho apenas começa a abrir-se hoje, cheio de curvas e cruzamentos em que corremos o risco de nos desorientar. Logo nas primeiras horas perdeu-se o simbolismo de total unidade dos estados-membros, que Ursula von der Leyen tanto se esforçou por sublinhar, com a Hungria a arrancar para a vacinação antes dos parceiros. Não que essa diferença de horas tenha algum efeito prático, mas traduz precisamente a distância entre os apelos políticos e a real distância que separa os países numa corrida que vai ter velocidades completamente distintas em diferentes partes do Mundo.

No arranque da operação, o Governo lançou um portal que responde a dúvidas sobre a vacina, os efeitos secundários, os canais adequados para contactar os serviços ou os períodos estimados para cada cidadão aceder à vacina, inclusivamente com um simulador em que cada um pesquisa a fase em que está inserido. A comunicação será essencial para inspirar confiança e para que o receio que ainda subsiste possa gradualmente desvanecer-se.

Central na missão gigantesca do plano de vacinação, o Serviço Nacional de Saúde terá ainda de recuperar gradualmente capacidade para acudir aos doentes não covid. A tantos milhares que este ano viram consultas adiadas, cirurgias canceladas, tratamentos interrompidos. É para eles, também para eles, que precisamos de renovar a esperança.

*Directora

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - HOJE

.

 .



2496.UNIÃO


EUROPEIA

CAMUFLAGENS



.
.
𝑉𝑂𝑇𝐼𝑉𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 
ℙ𝕣𝕖𝕗𝕖𝕣𝕚𝕣 𝕞𝕠𝕣𝕣𝕖𝕣 𝕕𝕖 𝕖𝕞𝕠𝕔̧𝕒̃𝕠 
𝕢𝕦𝕖 𝕕𝕖 𝕚𝕟𝕤𝕒𝕥𝕚𝕤𝕗𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠


.
.
III-DINASTIAS
3-As famílias que mudaram o mundo



FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.


LVI-VISITA GUIADA

Museu Machado de Castro e

Convento de Santa Clara a Nova/1

Coimbra - PORTUGAL

* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
𝑉𝑂𝑇𝐼𝑉𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 
ℕ𝕒̃𝕠 𝕙𝕒́ 𝕟𝕒𝕕𝕒 𝕕𝕖 𝕞𝕒𝕝 𝕖𝕞 𝕗...𝕣 𝕤𝕖𝕞 𝕒𝕞𝕠𝕣, 
𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕗𝕚𝕟𝕛𝕒 𝕒𝕞𝕒𝕣 𝕡'𝕣𝕒 𝕗...𝕣


.
.

Simone Kermes e Vivica Genaux

Flower Duet


Léo Delibes - Lakmé

.
.

𝑉𝑂𝑇𝐼𝑉𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 
ℂ𝕠𝕞𝕖𝕣 𝕕𝕠𝕚𝕤 𝕗𝕣𝕦𝕥𝕠𝕤 𝕡𝕠𝕣 𝕕𝕚𝕒..
.
.
21-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
21.2-𝓡𝓮𝓼𝓹𝓸𝓷𝓼𝓪𝓫𝓲𝓵𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮 𝓮 𝓖𝓮̂𝓷𝓮𝓻𝓸
Margareth Rago
Simone Diniz


FONTE: Café Filosófico CPFL
.
𝑉𝑂𝑇𝐼𝑉𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑜𝑣𝑜 
𝔼𝕞 𝟚𝟘𝟚𝟙 𝕤𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕡𝕦𝕕𝕖𝕣 𝕗𝕒𝕫𝕖𝕣 𝕥𝕦𝕕𝕠, 
𝕗𝕒𝕫𝕖𝕣 𝕥𝕦𝕕𝕠 𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕡𝕦𝕕𝕖𝕣



.
40-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑄𝑢𝑎𝑙 𝑎 𝑚𝑒𝑛𝑠𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑝𝑜𝑟 𝑑𝑒𝑡𝑟𝑎́𝑠 𝑑𝑜 𝑐𝘩𝑜𝑟𝑜?


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

A mais antiga comunidade transgénero da Índia ainda luta para ser aceite


FONTE:  BBC News Brasil

.

 .

AFINAL NÃO FORAM OS "AMARICANOS"

Balcão de fast-food descoberto em Pompeia


FONTE:  euronews

.

.

Bolo de Ananás


  Momentos Doces e Salgados
.

 .

SOCRATICAMENTE MISERÁVEL




.

.

2563
Senso d'hoje
SÉRGIO SOUSA PINTO
DEPUTADO À A.R.
 PARTIDO SOCIALISTA
Celebração da derrota de Trump
O mundo está de pernas para o ar


Mais vale aturar o lixo 
do que a censura



Educação cívica
Não evangelizar os filhos



A pobreza é a raíz 
duma série de misérias



Democraturas
VASCO PULIDO VALENTE



* Programa "GOVERNO SOMBRA" - 25/12/20

FONTE:  Nelson Noslen

.
.

ANIMAL TV

PERU
UMA AVE DIFERENTE


  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO



.

𝟣-ᖇᥱtᥲꙆᖾo⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
III-ℬ𝒶𝓁𝓁𝑒𝓉 ℛ𝑜𝓈𝑒
.
VIDAS PROÍBIDAS



Ballet Rose - Vidas Proibidas foi uma série de televisão portuguesa produzida pela NBP em 1997 e exibida pela RTP 1 em 1998, que tinha como cabeça de cartaz a actriz Sofia Alves, que protagonizava cenas íntimas na série. Esta baseava-se no escândalo que rebentou em 1967 em Portugal, em que diversos homens ligados às mais altas cúpulas do Estado Novo participavam em orgias com crianças entre os 8 e os 12 anos e em práticas de sado-masoquismo, as quais levaram à morte de, pelo menos, uma mulher.

* Este episódio tem alguns defeitos de sonorização.

.

27-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝐼-𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒, 𝑂 𝑀𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐴𝑚𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠, 𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑑𝑒 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒́ 𝑠𝑖𝑛𝑜́𝑛𝑖𝑚𝑜 𝑑𝑒 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎, 𝑎𝑢𝑡𝑒𝑛𝑡𝑖𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑒 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑔𝑒𝑚. 𝐴𝑟𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑙𝑒𝑡𝑎, 𝑛𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎𝑏𝑟𝑎𝑐̧𝑜𝑢 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑡𝑒 𝑜𝑓𝑖́𝑐𝑖𝑜𝑠, 𝑓𝑎𝑧𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑚𝑝𝑟𝑒 𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑎𝑜𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑓𝑖𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑙𝘩𝑒 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑜𝑢. 𝑆𝑒𝑚 𝑡𝑒𝑚𝑒𝑟, 𝑜𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜, 𝑑𝑒𝑠𝑏𝑟𝑎𝑣𝑜𝑢 𝑐𝑎𝑚𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑒 𝑓𝑒𝑧-𝑠𝑒 𝑜𝑢𝑣𝑖𝑟 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑜𝑐𝑖𝑒𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑎𝑑𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎 𝑎̀𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚 𝑣𝑜𝑧.

𝐹𝑜𝑖 𝑗𝑜𝑟𝑛𝑎𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎, 𝑙𝑜𝑐𝑢𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒, 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑔𝑟𝑎𝑚𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑙𝑒𝑣𝑖𝑠𝑎̃𝑜 𝑒 𝑟𝑎́𝑑𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑣𝑜𝑧, 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑒́𝑟𝑔𝑖𝑐𝑎, 𝑎 𝑓𝑖𝑛𝑡𝑜𝑢. 𝐿𝑢𝑡𝑜𝑢 𝑒 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒𝑣𝑖𝑣𝑒𝑢; 𝑟𝑒𝑔𝑟𝑒𝑠𝑠𝑜𝑢 𝑎̀𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑡𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑟𝑎𝑚, 𝑎𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑒𝑡𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜𝑣𝑒𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑢𝑗𝑎 𝑜𝑏𝑟𝑎 𝑐𝑒𝑑𝑒𝑢 𝑎 𝑎𝑙𝑚𝑎, 𝑎𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑙𝑐𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑎𝑚𝑎𝑣𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑒 𝑎𝑐𝑡𝑟𝑖𝑧, 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑝𝑙𝑎𝑢𝑑𝑖𝑎 𝑎 𝐴𝑟𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑎 𝑀𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟.

𝐴𝑜𝑠 𝟽𝟿 𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑑𝑒 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑡𝑒𝑚 𝑠𝑜𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑐𝑟𝑒𝑡𝑖𝑧𝑎𝑟 𝑒 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑟. 𝐴 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑖𝑐𝑜́𝑛𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 “𝐷𝑒𝑠𝑓𝑜𝑙𝘩𝑎𝑑𝑎”, “𝑆𝑜𝑙 𝑑𝑒 𝐼𝑛𝑣𝑒𝑟𝑛𝑜”, “𝐸𝑠𝑡𝑎 𝑃𝑎𝑙𝑎𝑣𝑟𝑎 𝑆𝑎𝑢𝑑𝑎𝑑𝑒” 𝑒 “𝑇𝑎𝑛𝑔𝑜 𝑅𝑖𝑏𝑒𝑖𝑟𝑖𝑛𝘩𝑜”, 𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑑𝑒𝑠𝑣𝑒𝑛𝑑𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑒, 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑧, 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒𝑔𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑢𝑏𝑙𝑖𝑐𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑐𝑟𝑒𝑑𝑖𝑡𝑎, 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑖𝑛𝑜, 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎 𝑢𝑚 𝑒𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑟𝑖𝑛𝘩𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑜𝑑𝑜𝑠 𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑒𝑠.

𝑀𝑎𝑠, 𝑆𝐼𝑀𝑂𝑁𝐸, 𝑂 𝑀𝑈𝑆𝐼𝐶𝐴𝐿 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑛𝑜𝑚𝑒 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑜, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎, 𝑟𝑒𝑐𝘩𝑒𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑉𝑎𝑟𝑒𝑙𝑎 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎, 𝐴𝑟𝑦 𝑑𝑜𝑠 𝑆𝑎𝑛𝑡𝑜𝑠, 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑚𝑜 𝑒 𝐷𝑎𝑣𝑖𝑑 𝑀𝑜𝑢𝑟𝑎̃𝑜 𝐹𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑒́ 𝑝𝑎𝑢𝑡𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑚𝑢́𝑠𝑖𝑐𝑎 𝑒 𝘩𝑢𝑚𝑜𝑟.

𝐸𝐿𝐸𝑁𝐶𝑂:

𝑆𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑑𝑒 𝑂𝑙𝑖𝑣𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝐹𝐹, 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑅𝑎𝑝𝑜𝑠𝑜, 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐴𝑏𝑟𝑒𝑢, 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑎 𝐴𝑛𝑑𝑟𝑖𝑛𝑜, 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝑃𝑒𝑟𝑛𝑎𝑠, 𝑅𝑢𝑏𝑒𝑛 𝑀𝑎𝑑𝑢𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑆𝑎𝑙𝑣𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑁𝑒𝑟𝑦, 𝑆𝑖𝑠𝑠𝑖 𝑀𝑎𝑟𝑡𝑖𝑛𝑠, 𝑆𝑜𝑟𝑎𝑖𝑎 𝑇𝑎𝑣𝑎𝑟𝑒𝑠

𝑀𝑢́𝑠𝑖𝑐𝑜𝑠:

𝐻𝑒𝑙𝑑𝑒𝑟 𝐺𝑜𝑑𝑖𝑛𝘩𝑜 - 𝑎𝑠𝑠. 𝑑𝑖𝑟. 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙/𝑝𝑖𝑎𝑛𝑜 
𝑀𝑖𝑔𝑢𝑒𝑙 𝐴𝑚𝑎𝑑𝑜 - 𝑏𝑎𝑖𝑥𝑜/𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑖𝑥𝑜 
𝑅𝑖𝑐𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐵𝑎𝑟𝑟𝑖𝑔𝑎 - 𝑔𝑢𝑖𝑡𝑎𝑟𝑟𝑎 
𝐷𝑎𝑣𝑖𝑑 𝐽𝑒𝑟𝑜́𝑛𝑖𝑚𝑜 - 𝑏𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎

𝐸𝑞𝑢𝑖𝑝𝑎 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎:

𝑇𝑒𝑥𝑡𝑜 𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑒𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑇𝑖𝑎𝑔𝑜 𝑇𝑜𝑟𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑆𝑖𝑙𝑣𝑎 
𝐷𝑖𝑟. 𝑀𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑛𝑎𝑡𝑜 𝐽𝑢́𝑛𝑖𝑜𝑟  
𝐶𝑒𝑛𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑡𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝐴𝑚𝑎𝑟𝑜 
𝐹𝑖𝑔𝑢𝑟𝑖𝑛𝑜𝑠 𝐷𝑖𝑛𝑜 𝐴𝑙𝑣𝑒𝑠  
𝐷𝑒𝑠𝑒𝑛𝘩𝑜 𝑑𝑒 𝐿𝑢𝑧 𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝑆𝑎𝑏𝑖𝑛𝑜  
𝐶𝑜𝑟𝑒𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝐽𝑒𝑠𝑢𝑠  
𝑉𝑜𝑐𝑎𝑙 𝐶𝑜𝑎𝑐𝘩𝑖𝑛𝑔 𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑖𝑛𝑐𝑎𝑠 
𝐹𝑜𝑡𝑜𝑔𝑟𝑎𝑓𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝐶𝑎𝑟𝑡𝑎𝑧 𝑅𝑢𝑖 𝐹𝑖𝑔𝑢𝑒𝑖𝑟𝑒𝑑𝑜 
𝐴𝑠𝑠𝑖𝑠𝑡𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑒𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑆𝑎𝑙𝑣𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑁𝑒𝑟𝑦

FONTE: Verbos Inúmeros