13/04/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.

XXXIV-OS RIOS E A VIDA
4- RIO CHOSHI
Ver o invisível


No oeste do Japão há um rio com água tão límpida que as canoas que lá navegam parece que flutuam no ar. Localizado perto da Rota de Peregrinação Kumano Kodo, o rio Choshi oferece uma oportunidade única de observar fenómenos naturais e criaturas aquáticas com uma clareza impressionante

.
Hottest Lingerie Brands
Hot Fashion 
Pretty Sets For Every 
  Shape and Budget 
2022


FONTE:  Hanieh Nasimi Design .

 .

IIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

5 - Matemática pré-Euclidiana



* Professor: Tatiana Roque

FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: Temos de novo a excelente professora que palestrou o capítulo I. O capítulo III mexe muito com os miolos por ser mais arrevesado mas se o seu interesse estiver de acordo com a sua inteligência vai ver todos os episódios mesmo que tenha de ver os últimos minutos do episódio anterior, é muita fumaça!
.

NURIA BRINKMANN

 .



Transição justa:
uma história fictícia
que se quer real

A Laura trabalhou mais de 20 anos numa central termoelétrica a carvão. Quando entrou pela primeira vez nas instalações, a central mal tinha começado a operar e ninguém falava em transição energética. O Tratado de Maastricht já tinha entrado em vigor, mas a Laura, como a maioria dos portugueses, ainda não pensava na realidade da União Europeia, quanto mais na realidade global. Tinham acabado de lançar a televisão por cabo e falava-se muito do Protocolo de Quioto, que tinha sido recentemente assinado no lado oposto do globo. Mais tarde, celebrou-se em Paris a vigésima primeira Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 21), onde foram negociadas as bases do que mais tarde se tornaria o ponto central da política energética de todos os países: a luta contra as alterações climáticas. Mas a Laura nunca pensou que estes fatores iriam um dia influenciar dramaticamente a sua vida.

Na sequência do Acordo de Paris, Portugal tem vindo a aprovar vários instrumentos legais com vista a implementar medidas tendentes à redução progressiva, e eventual neutralização, das emissões nacionais de gases de efeito estufa (GEE) - incluindo o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), (o Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030), a Estratégia Portugal 2030 e, mais recentemente, a Lei de Bases do Clima, os Regulamentos dos Sistemas de Incentivos para a Descarbonização dos Transportes Públicos e a Descarbonização da Indústria. A estes acrescem os instrumentos recentemente aprovados ao nível europeu - nomeadamente a Lei Europeia em Matéria de Clima, o European Green Deal, o pacote de recuperação NextGenerationEU, e o plano de investimento REPowerEU - todos com vista a acelerar a descarbonização e a transição energética.

Na sequência da política de descarbonização em curso, foi programado o encerramento de todas as centrais termoelétricas portuguesas a carvão. Em novembro de 2021 foi encerrada a última central a carvão do país, em resposta ao desafio de "phase down" lançado durante a COP 26. A Laura ficou sem trabalho.

Entretanto, a Laura, que vive no interior, sabe por experiência própria que as alterações climáticas são reais. Sem chuva há meses e com custos de rega demasiado altos, as plantações agrícolas da sua região sofreram perdas significativas. Por isso, a Laura sabe que só impondo políticas drásticas se poderá garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

No entanto, a Laura também sabe que a perda de postos de trabalho e o aumento de custos das empresas para cumprir com os padrões de descarbonização, é um preço demasiado alto para suportar.

O que a Laura talvez não saiba, é que a Lei de Bases do Clima prevê que, na promoção da transição energética, o Estado deve garantir a criação de mecanismos que permitam uma adaptação justa e inclusiva por parte da indústria e dos trabalhadores.

Para além disso, foi criado o Mecanismo para uma Transição Justa da EU (Mecanismo), que prevê mobilizar cerca de 55 mil milhões de Euros entre 2021 e 2027 com vista a atenuar o impacto socioeconómico da transição energética, sendo o Fundo para uma Transição Justa (FTJ) - que conta com 17,5 mil milhões de Euros para distribuir pelos territórios mais afetados - um dos elementos essenciais do Mecanismo.

O FTJ prevê também uma dotação de 204 milhões de euros específica para Portugal, destinados a compensar os prejuízos e o impacto social do encerramento de algumas das atividades mais poluidoras da indústria nacional. A disponibilização destes fundos depende da aprovação prévia dos Planos Territoriais para uma Transição Justa (Planos Territoriais), que ainda não foram apresentados. Por esse motivo, através da Portaria n.º 686-A/2021, de 29 de novembro de 2021, foi aprovada a antecipação de fundos para apoios aos trabalhadores e aos territórios afetados pelo fim da produção da energia elétrica nas centrais termoelétricas de Sines e do Pego e pelo encerramento da refinaria de Matosinhos.

Para além disso, há também planos para transformar instalações de produção de energia alimentadas a carvão em centros de produção de fonte renovável, incluindo a biomassa, evitando o desmantelamento total. Uma vez que uma das vertentes do apoio garantido pelo FTJ é a formação profissional de antigos trabalhadores das centrais encerradas, a Laura pode até vir a continuar a trabalhar na central onde passou grande parte da sua vida profissional.

* Associada da Miranda e membro do ESGimpact+ Team da Miranda Alliance

IN "DINHEIRO VIVO" - 07/04/22.

 .



2956.UNIÃO


EUROPEIA


ADESÃO DA UCRÂNIA
Não podemos permitir muitos anos para avaliar pedido do país



FONTE:  euronews

putin  HUYLO

putin é um canalha

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
101 - Nᥱɠᥲᥴ̧ᥲ̃o | Mᥱᥴᥲᥒɩ⳽ຕo ᑯᥱ Dᥱƒᥱ⳽ᥲ ᑯo Eɠo


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
84-HORIZONTES DA MEMÓRIA
84.5- A Basílica Dos Mitos-


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Sara Correia

Lisboa e o Tejo


.

.

11- AMÍLCAR CABRAL
O "pai da independência" da
Guiné-Bissau e Cabo Verde 



FONTE:   DW Português para África.

 

 𝓐 𝓜𝓪𝓲𝓸𝓻 𝓕𝓵𝓸𝓻 𝓭𝓸 𝓜𝓾𝓷𝓭𝓸

 𝗝𝗢𝗦𝗘́ 𝗦𝗔𝗥𝗔𝗠𝗔𝗚𝗢

20- V̷I̷E̷T̷N̷A̷M̷E̷



* Leitura por Pedro Sebastião leitor do Camões I.P. em Hanói

 ** A nossa modesta homenagem a JOSÉ SARAMAGO


FONTE: Camões I.P..



Ⲇ ⲥⲟⲅⲅⲓ𝖽ⲇ ⲣⲇⲅⲇ ⲇ⳽ ⲉⲭⲣⲟⲅⲧⲇⲥ̧ⲟ̃ⲉ⳽ 𝖽ⲉ ꓖⲚⳐ
ⳙⲙⲇ ⲇⳑⲧⲉⲅⲛⲇⲧⲓⳳⲇ ⲇⲟ ⳋⲇ́⳽ ⲅⳙ⳽⳽ⲟ ⲛⲇ Ⲉⳙⲅⲟⲣⲇ?

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

 Não sabemos se todos os factos são reais,

mas é um nojento assassino 


 

 * Bem haja GABI!

 

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 ..

3034
Senso d'hoje
JOSÉ
PACHECO PEREIRA
HISTORIADOR PORTUGUÊS
COMENTADOR POLÍTICO 
CRONISTA
PROF. UNIVERSITÁRIO
PROÍBIDO POR INCONVENIENTE
A grande derrota dos russos é que não
queriam a NATO nas suas fronteiras
e vão tê-la com maior legitimidade
que vem da opinião pública





Convidado Extra em direto na Rádio Observador a entrevista é de JOÃO PAULO SACADURA

FONTE:  Observador..
.
Brincadeiras na Neve


.
.

BOM DIA

.

121-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝐼𝐼𝐼-O Pɩɾᥲtᥲ Nᥱɠɾo


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑓𝑎𝑚𝑜𝑠𝑜 𝑝𝑖𝑟𝑎𝑡𝑎 𝐻𝑒𝑛𝑟𝑦 𝑀𝑜𝑟𝑔𝑎𝑛 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎-𝑠𝑒 𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑑𝑎 𝐽𝑎𝑚𝑎𝑖𝑐𝑎 𝑒, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑒𝑥𝑒𝑟𝑐𝑒𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑓𝑢𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑎𝑛𝑡𝑖𝑔𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑙𝑒𝑔𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑒𝑚𝑏𝑎𝑟𝑐𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜. 𝑃𝑜𝑟𝑒́𝑚, 𝑢𝑚 𝑑𝑒𝑙𝑒𝑠, 𝐽𝑎𝑚𝑒𝑠 𝑊𝑎𝑟𝑖𝑛𝑔, 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑠𝑒 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑙𝑖𝑛𝑑𝑎 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑎 𝑑𝑜 𝑒𝑥-𝑔𝑜𝑣𝑒𝑟𝑛𝑎𝑑𝑜𝑟.


ELENCO:

𝑇𝑦𝑟𝑜𝑛𝑒 𝑃𝑜𝑤𝑒𝑟 .... 𝐽𝑎𝑚𝑖𝑒 𝑊𝑎𝑟𝑖𝑛𝑔
𝑀𝑎𝑢𝑟𝑒𝑒𝑛 𝑂'𝐻𝑎𝑟𝑎 .... 𝐿𝑎𝑑𝑦 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑒𝑡 𝐷𝑒𝑛𝑏𝑦
𝐿𝑎𝑖𝑟𝑑 𝐶𝑟𝑒𝑔𝑎𝑟 .... 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑖𝑟 𝐻𝑒𝑛𝑟𝑦 𝑀𝑜𝑟𝑔𝑎𝑛
𝑇𝘩𝑜𝑚𝑎𝑠 𝑀𝑖𝑡𝑐𝘩𝑒𝑙𝑙 .... 𝑇𝑜𝑚 𝐵𝑙𝑢𝑒
𝐺𝑒𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑆𝑎𝑛𝑑𝑒𝑟𝑠 .... 𝑐𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎̃𝑜 𝐵𝑖𝑙𝑙𝑦 𝐿𝑒𝑒𝑐𝘩
𝐴𝑛𝑡𝘩𝑜𝑛𝑦 𝑄𝑢𝑖𝑛𝑛 .... 𝑊𝑜𝑔𝑎𝑛
𝐺𝑒𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑍𝑢𝑐𝑐𝑜 .... 𝐿𝑜𝑟𝑑 𝐷𝑒𝑛𝑏𝑦

O Pirata Negro - Cinecartaz


FONTE:Jor Mac