24/09/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



.

300-ACIDEZ
FEMININA

VIVENDO NA FORÇA DO ÓDIO


A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.

 .

AMOR AZUL


FONTE:  Marcelo Rego

.

.
Astronomia
Uma visão geral II

Distribuição de Galáxias
em larga escala



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
XCVII-Cidades e soluções

Casa Sustentável de 63 m²/1


(CONCLUI PRÓXIMA QUINTA)

Mariana Crego assina a Casa Sustentável, da CASACOR São Paulo 2017! 
Entrevistámos a arquiteta durante a Semana da Sustentabilidade, onde Mariana conta como se preocupou com o meio ambiente, e quais soluções achou para a construção. O projecto conta com painéis solares que geram energia, reuso de água e reaproveitamento de lâmpadas fluorescentes.

FONTE:  CASACOR 

.

ANA PAULA LABORINHO

 .





"Vacina para Todos":

 uma luta pelo futuro 


Um dos filmes que mais me impressionou do nosso centenário realizador Manoel de Oliveira (1908-2015) foi O Meu Caso, que se estreou em 1986. Na altura, não entendi o filme e saí da sala irritada por aquela montagem em palco de uma peça que parecia estar sempre a voltar atrás e não saía da repetição obsessiva "o meu caso" por personagens que queriam demonstrar que o seu caso era mais importante do que o do outro. Só depois fui ler a peça de José Régio com o mesmo título, que serve de guião desconstruído ao filme. José Régio (1901-1969) é mais um dos escritores que fomos deixando de ler e, no entanto, nada mais atual nestes tempos que vivemos. O Meu Caso (1957) é uma peça cómica que se vai adensando em reflexão sobre a condição humana, o que também acontece no filme de Oliveira, com citações ao Livro de Job que servem para traçar um quadro crepuscular da civilização moderna. Termina com a recriação de Piero della Francesca, o pintor do quattrocento italiano, que para mim significa essa transição eufórica do final da Idade Média para uma Idade Moderna humanista, atenta ao homem e à natureza. 

Neste tempo de pandemia, é a nossa condição humana que vai sendo posta à prova, entre a tendência para cada um se fechar no "seu caso" e a imensa solidariedade a que temos assistido. A pandemia põe à prova, de uma forma global, o nosso modo de vida, antes de mais a liberdade de circulação e de reunião, a proximidade humana, criando uma desconfiança que tentamos civilizadamente disfarçar, reprimir ou ignorar, mas sempre surge nem que seja através das recomendações necessárias para mantermos uma vida comum. 

Os sinais mais evidentes da tendência para nos fecharmos no "meu caso" têm sido as declarações mais ou menos veladas sobre soluções nacionais para a vacina: "Quando chegar, será, em primeiro lugar, para nós". Foi, por isso, que ouvi com particular agrado o discurso da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre o Estado da União, em que declarou inequivocamente: "O nacionalismo das vacinas coloca vidas em perigo e é a cooperação na área das vacinas que as salvam", acrescentando que temos de assegurar que os cidadãos europeus e do mundo inteiro tenham acesso a elas. Outras vozes como o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ou o Papa Francisco, têm apelado a que possamos ter soluções solidárias e capazes de promover uma justiça que nos conduza a uma maior sustentabilidade social e ambiental. 

No mesmo dia em que Ursula von der Leyen proferiu o seu discurso, 16 de setembro, foi lançada em Portugal a campanha "Vacina Para Todos", subscrita por mais de uma centena de personalidades portuguesas de diversas áreas - de ex-Presidentes da República a ex-Ministros, a presidentes de reputadas Fundações, de escritores a professores universitários - que acreditam e compreendem a importância de uma solução que não beneficie apenas alguns e algumas regiões. 

A campanha nasce da iniciativa do prémio Nobel da Paz, Mohamad Yunus, o pioneiro do microcrédito, que convidou uma centena de prémios Nobel e outros líderes mundiais que se mobilizaram a nível internacional. 

Sabemos que uma só vacina não será suficiente e, de uma perspetiva de fabrico e de distribuição, imunizar a população mundial vai exigir talvez os contributos de todas as empresas que já hoje estão envolvidas no processo, mas importa que o princípio orientador seja o de um acesso universal, justo e equitativo à vacina - acreditando que ela será encontrada - evitando soluções para "ricos" e soluções para "pobres". 

A campanha "Vacina para Todos" tem como coordenador nacional Rui Marques, Presidente do IPAV e Diretor da Academia de Líderes Ubuntu, projeto orientado para a capacitação de jovens tendo por base o pensamento ubuntu divulgado por Nelson Mandela: "eu sou porque tu és". 

No passado sábado, tive a alegria de assistir à primeira sessão de formação da Academia na América Latina: 90 jovens formandos de 13 países da região e 30 dinamizadores da Colômbia, Peru e Venezuela. Apenas mais um passo num caminho longo que se estende a vários continentes com quase 9000 participantes. É por esse sinal de esperança que também vale a pena lutar. 

Há muitas décadas que a Europa e os EUA não conheciam uma pandemia tão devastadora. Do que nos lembramos, estas crises sanitárias circulavam sobretudo pela Ásia, por África e um pouco pela América Latina. Desta vez, somos confrontados com uma crise global, mas que terá ainda maior impacto nos mais desprotegidos e nas regiões com maiores fragilidades. 

América Latina e Caraíbas têm sido particularmente fustigadas prevendo-se uma contração da economia acima de 9% em 2020. A queda da atividade económica é de tal magnitude que o nível do PIB per capita irá retroceder dez anos, apagando o imenso esforço que havia sido feito numa região que é a mais desigual do mundo. António Guterres, na apresentação do Relatório especial sobre o impacto da Covid-19 e as medidas para a recuperação, elaborado pela CEPAL, a Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas, apelava à necessidade urgente de um novo modelo de desenvolvimento numa região em que a desigualdade se tornou insustentável, como temos visto nas imagens que nos chegam nestes dias dolorosos. É preciso sistemas fiscais mais justos, mecanismos de proteção social mais abrangentes e acessíveis a todos, e particular atenção aos mais vulneráveis como as mulheres que são a maioria da força de trabalho dos setores mais atingidos e carregam agora o duplo fardo de prestarem cuidados adicionais. 

Por todas estas razões, a OEI associou-se à campanha "Vacina para Todos". Não apenas pela região ibero-americana, mas porque precisamos de "atravessar juntos esta tempestade", como dizia o Papa Francisco. Não apenas por razões de presente, mas também de futuro. Num mundo interconectado, as perdas de uns terão efeito sobre os outros. Importa que estejamos atentos e apoiemos soluções possíveis que não deixem ninguém para trás. 

* Directora em Portugal da Organização de Estados Ibero-Americanos - OEI

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 22/09/20

.

..


2401.UNIÃO


EUROPEIA
 

.

.

𝒳𝐼𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

5-Seɢredoѕ do Fυɴdo do Mαr
- Eɴιɢмαѕ do Dια - D





·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
7-𝐼𝒞𝒪𝒩𝐸𝒮 𝒟𝒪 𝑀𝒜𝒰 𝒞𝒪𝑀𝒫𝒪𝑅𝒯𝒜𝑀𝐸𝒩𝒯𝒪
7.1-𝒜́𝓉𝒾𝓁𝒶



FONTE:  Fabio Guerra
.

Katharine McPhee con David Foster

Somewhere (There's A Place For Us)


.

Mulheres Assassinas 3.2

.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
3.2-Ꭰꮖ🇳ꮋꭼꮖꭱꮻ ꭰꭼ Ꮪꭺ🇳ꮐꮜꭼ



FONTE: tbrsete

.
.

Por que tanta polémica
sobre o SABONETE ÍNTIMO


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

Filas de sete mil camiões no período pós-Brexit


FONTE:  euronews

.

 .

Para cozer os miolos/175


6 MELHORES VEÍCULOS DE EXPEDIÇÃO

COM EXTREMAS CAPACIDADES OFF-ROAD

1. La Strada Nova M # 2. TGlobal XRS 7400 Leopard # 3. Safari Extreme x # 4. EarthRoamer LTi # 5. SLRV FTS800 4Х4 CREW CAB # 6. 2020 UNIDAN Global Explorer  


FONTE:  TechZone

.

NEM SEMPRE É FÁCIL

.

.

.
. 2469
Senso d'hoje
CLARA
FERREIRA ALVES
ESCRITORA 
ANALISTA POLÍTICA 
«António Costa está há demasiado tempo 
 em cargos políticos»
.


FONTE: SachenSachenSachen
.
.

BOM DIA


.


102-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼𝐼 -𝒯𝑒𝓇𝓇𝒶 𝒮𝑜𝓃𝒶𝓂𝒷𝓊𝓁𝒶



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝐷𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝐶𝑖𝑣𝑖𝑙 𝑀𝑜𝑐̧𝑎𝑚𝑏𝑖𝑐𝑎𝑛𝑎, 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚𝑜𝑠 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎, 𝑢𝑚 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑓𝑟𝑎́𝑔𝑖𝑙 𝑒 𝑎𝑚𝑛𝑒́𝑠𝑖𝑐𝑜, 𝑐𝑢𝑗𝑜 𝑠𝑜𝑛𝘩𝑜 𝑒́ 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎.

𝐽𝑢𝑛𝑡𝑜 𝑎 𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑑𝑎́𝑣𝑒𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑛𝑑𝑖𝑑𝑜 𝑛𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎, 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑢𝑚 𝑑𝑖𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎 𝑎 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑓𝑖𝑙𝘩𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑏𝑎𝑟𝑐𝑜 𝑒𝑚 𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑚𝑎𝑟.

𝑀𝑜𝑡𝑖𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑟𝑜́𝑝𝑟𝑖𝑎 𝑓𝑎𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑎, 𝑀𝑢𝑖𝑑𝑖𝑛𝑔𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒-𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑙𝑒 𝑒́ 𝑜 𝑟𝑎𝑝𝑎𝑧 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎𝑑𝑜.


𝐸𝑚𝑏𝑎𝑟𝑐𝑎, 𝑐𝑜𝑚 𝑇𝑢𝑎𝘩𝑖𝑟, 𝑢𝑚 𝑠𝑎́𝑏𝑖𝑜 𝑒 𝑠𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝘩𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑙𝘩𝑒𝑢 𝑛𝑢𝑚 𝑐𝑎𝑚𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑓𝑢𝑔𝑖𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎̀ 𝑝𝑟𝑜𝑐𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑠𝑠𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟.
𝑁𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑒́ 𝑑𝑢𝑟𝑎: 𝑚𝑜𝑣𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑢𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑙𝑖́𝑟𝑖𝑜.

𝐴 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑒𝑟𝑟𝑎𝑚, 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑠𝑜𝑛𝑎̂𝑚𝑏𝑢𝑙𝑜𝑠, 𝑒́ 𝑚𝑎́𝑔𝑖𝑐𝑎: 𝑎𝑝𝑒𝑟𝑐𝑒𝑏𝑒-𝑠𝑒 𝑑𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜𝑠 𝑒 𝑚𝑜𝑣𝑒-𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑠𝑖́𝑡𝑖𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜, 𝑛𝑎̃𝑜 𝑜𝑠 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑒𝑐𝑒𝑟, 𝑎𝑡𝑒́ 𝑞𝑢𝑒 𝑝𝑜𝑠𝑠𝑎𝑚 𝑎𝑙𝑐𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟 𝑜 𝑡𝑎̃𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑎𝑑𝑜 𝑚𝑎𝑟

𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑁𝑖𝑐𝑘 𝐿𝑎𝑢𝑟𝑜 𝑇𝑒𝑟𝑒𝑠𝑎
𝐴𝑙𝑎𝑑𝑖𝑛𝑜 𝐽𝑎𝑠𝑠𝑒
𝐸𝑟𝑛𝑒𝑠𝑡𝑜 𝐿𝑒𝑚𝑜𝑠 𝑀𝑎𝑐𝑢𝑎𝑐𝑢𝑎
𝐹𝑖𝑙𝑖𝑚𝑜𝑛𝑒 𝑀𝑒𝑖𝑔𝑜𝑠
𝑇𝑎̂𝑛𝑖𝑎 𝐴𝑑𝑒𝑙𝑖𝑛𝑜


FONTE:ParanoidSpook