05/01/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
.
LXXIII~MEGA FÁBRICAS
3- SKODA 2023
FABRICO E MONTAGEM
Octavia, Superb, Kodiaq, Enyaq,
 Fabia, Karoq, Kamiq e Scala.


* MEGA FÁBRICAS é um título e dentro dele a fábrica sempre é mega, assim como o espírito inventivo mesmo que sejam pequenos.

** O documentário é muito interessante com poucas legendas e locução o que permite estar mais atento aos pormenores do fabrico e montagem.

FONTE:  Trey's garage
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
76.1-𝑭𝑬𝑶𝑫𝑶𝑹𝑨 𝑫𝑬 𝑳𝑬𝑰𝑵𝑰𝑵𝑮𝑬𝑵-
𝑎 𝑖𝑟𝑚𝑎̃ 𝑒𝑠𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑑𝑎 𝑑𝑎 𝑅𝐴𝐼𝑁𝐻𝐴 𝑉𝐼𝑇𝑂́𝑅𝐼𝐴

FONTE:Canal História e Tu .

JOSÉ MENDES

 .



O truque do populista

No seu fabuloso livro Os Engenheiros do Caos, Giuliano da Empoli conduz-nos pelos labirintos do populismo moderno, explicando como e por que razão está a avançar de ambos os lados do Atlântico. Lendo este Tratado, fica bem mais fácil compreender a ascensão ao poder de personagens como Salvini, Orban, Trump e Bolsonaro, bem como a progressão eleitoral de outros como Marine Le Pen ou André Ventura.

O ponto de partida das teses de Da Empoli não podia assentar melhor ao momento português: o Carnaval. Não sendo uma festa oferecida pelas autoridades ao povo, como recordou Goethe a respeito do Carnaval de Roma, é um espetáculo que o povo dá a si mesmo, invertendo, de modo simbólico, as rígidas hierarquias do sistema. Assim, baralham-se, confundem-se e trocam-se as relações entre poderoso e servidor, homem e mulher, rico e pobre, sábio e ignorante, sagrado e profano. No fim dessa explosão, a fantasia completa-se com a eleição de um rei, que toma por momentos o lugar de autoridade máxima. Coincidência ou não, o período de pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas de 10 de março atravessa justamente o Carnaval.

Da Empoli usa a metáfora do Carnaval para explicar como, interpretando o “outro” do espírito carnavalesco, é possível ativar dinâmicas de revolta, normalmente desorganizadas e divergentes, que, se somadas, ganham volume e podem fazer eleger o tal “rei”. Esta chegada ao quotidiano das regras do Carnaval teve por base uns quantos ideólogos de extrema-direita que viajaram pela América e pela Europa a vender o seu produto: o caos, que tem por fim único abalar o establishment e as elites do poder instituído. Na América de Trump, foram Steve Bannon, Andrew Breitbart e Milo Yiannopoulos; na Hungria de Orban, foi Arthur Finkelstein; na Itália do Movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo, foi Davide Casaleggio. Os aprendizes de populista depressa perceberam que tinham a ganhar se se associassem à cruzada, como aconteceu com André Ventura, que não cabia em si de felicidade quando posou com Matteo Salvini, Georgia Meloni ou Marine Le Pen.

A pedra de toque que acelerou esta cruzada, com sucessos eleitorais nos EUA, no Brasil, na Hungria, na Itália, na Argentina e no Brexit, foi a internet e as redes sociais. Os populistas perceberam que já não seria no contexto das instituições tradicionais da democracia - parlamento, partidos, comunicação social - que a luta se ganharia. Ignoraram os assessores de ciência política, e mobilizaram especialistas dos algoritmos e do big data, capazes de endereçar o eleitorado com uma granularidade que chega ao indivíduo. Se alguém gosta de touradas, então recebe mensagens que denunciam a tentativa de acabar com uma tradição secular por parte dos partidos ambientalistas. Se, pelo contrário, alguém não gosta de touradas, então receberá imagens dos touros a jorrar sangue, questionando porque não intervém o governo. O que importa é alimentar a raiva contra o sistema, segmentando e espartilhando, para depois passar à agregação sob a capa de uma força política “alternativa” e “salvadora”.

Este exercício, que tem um léxico próprio e sistemático - Chega, Basta, Vergonha -, visa destruir o conceito de espaço político do centro democrático moderado, fazendo baixar o custo de adesão dos cidadãos comuns às ideias mais extremas. E está a funcionar!

O que fazer, então, perante o avanço dos engenheiros do caos? O filósofo inglês do século XIX John Stuart Mill dá a resposta: para triunfar, o mal apenas precisa da inação dos homens bons. Para ponderar até ao dia 10 de março.

* Professor Catedrático. Doutoramento em Planeamento Territorial Licenciatura em Engenharia Civil Agregação em Sistemas Regionais e Urbanos USF Silicon Valley Immersion, University of San Francisco (Short Executive Program) Driving Government Perfomance, Harvard University (Short Executive Program) Mini MBA, ISCTE/INDEG.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 31/12/23.

 



3576.UNIÃO


EUROPEIA


O CRIME JUDAICO
UE condena apelo de ministros israelitas 
à saída dos palestinianos de Gaza




FONTE:  Euronews  - 04/01/24

NR: Uma condenação que é algodão doce para os judeus criminosos que governam Israel.

putin  HUYLO

putin é um canalha...

.
Dionne Warwick
Heartbreaker


.

 

O A380 da EMIRATES

com nova classe




 
FONTE:  Aero Por Trás da Aviação- 17/12/23
 
* HÁ GENTE A MORRER DE FOME, MILHÕES, ESTE LUXO JUSTIFICA-SE? 

49-Falsidade.com
49.3-Quebra-cabeça criminal



FONTE:Canal ID

 .

Ɯнιηɗєяѕѕση Ɲυηєѕ ሆልርል ልጠልዪቿረል


FONTE:  Animatoon.

 .

PORTUGAL DOS SABICHÕES

𝐏𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐩𝐞𝐬𝐚𝐫 𝐝𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐜𝐨𝐦𝐞𝐧𝐝𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐎𝐫𝐠𝐚𝐧𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞, 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐥𝐞́𝐠𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐈𝐧𝐟𝐞𝐜𝐜𝐢𝐨𝐥𝐨𝐠𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐎𝐫𝐝𝐞𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐜𝐨𝐬, 𝐨 𝐒𝐍𝐒 𝐯𝐚𝐢 𝐝𝐞𝐢𝐱𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐬𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐨𝐜𝐮𝐩𝐚𝐫 𝐜𝐨𝐦 𝐦𝐮𝐢𝐭𝐨𝐬 𝐬𝐚𝐛𝐢𝐜𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐞𝐬.


NOTÍCIAS RECENTES


700 MORTES EM EXCESSO

470/DIA - FRACA ADESÃO ÀS VACINAS

> 45 ANOS, MORTALIDADE

 ACIMA DO ESPERADO

SE SABE LER, TALVEZ QUEIRA SABER


NR: Estαmos reconfortαdos, tentάmos contrıbuır pαrα α reduçα̃o dα "sαbıchonıce portucαlense", nα̃o temos α certezα dos efeıtos, α fé nα αsneırα é mαıs forte..

 .

2024 arranca com

 subida de preços

Por cada 100€ de bens alimentares essenciais comprados até ontem, a partir de hoje vai pagar 120€, BOM ANO

𝗘𝗺 𝟮𝟬𝟮𝟰 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗶𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗮 𝗖𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 

𝗲 00% 𝗻𝗮𝘀 𝗮𝗹𝗱𝗿𝗮𝗯𝗶𝗰𝗲𝘀 𝗿𝗲𝗹𝗶𝗴𝗶𝗼𝘀𝗮𝘀

As dos políticos são iguais

 

FONTE:  Fala Portugal .

 .

TRIBUNAL NORTE AMERICANO

ᛜ ᛖᛊ́ᚾᛜᚧᛜ ᚧᛊ ᚾᚱᚣᛖᚹᚣ

 

* Bem haja BRUNO pela informação, recordamo-nos de energúmenos semelhantes no assalto ao Capitólio..

.

QƲE GRAŊDE LIÇÃO DE HISTÓRIA, GOSTAMOS DE OUVIR QUEM SABE MUITO!


3664
Senso d'hoje
RUI RAMOS
HISTORIADOR PORTUGUÊS
ESCRITOR
JOÃO MIGUEL TAVARES
EX-JORNALISTA PORTUGUÊS
CRONISTA
COMENTADOR POLÍTICO
#E O RESTO É HISTÓRIA#
Independência dos EUA começou
há 250 anos,com chá





FONTE:   Observador - 04/01/24

NR: Por aqui preferimos aprender a dizer baboseiras, uma oportunidade para evitar o asneiredo da mentira balofa e do boatifundio.
.
Flamingos do Altiplano


.
.

BOM DIA

.