18/05/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
X-A HISTÓRIA 
DO SEXO
3- A HOMOSSEXUALIDADE
FAZ PARTE DA HISTÓRIA

3.4-BRASIL - A LUTA
CONTRA A DISCRIMINAÇÃO



* Depois de uma perspectiva histórica e global do sexo, passaremos a editar factos circunscritos a períodos mais datados, civilizações regionais ou intervenções sociais e locais.


FONTE:   Pedro Janov 

.
.

O LIVRO




* Obrigado ROBERTO por este primor.

.
.
12-DESFAÇATEZ

Shina Tatsumi


FONTE:  High-Leg Suit TV
.
.
3-SISTEMA NERVOSO
3.1-NEURANATOMIA
Divisões Anatómicas do Sistema Nervoso/1


* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Disfrute.


FONTE: Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.
11-DESFAÇATEZ

Mel Amamiya 


FONTE:  High-Leg Suit TV
.
.
Como aprendemos
uma segunda língua



FONTE: Nerdologia

.
.
10-DESFAÇATEZ


Kozue Yashiro


FONTE:  High-Leg Suit TV
.

CAPICUA

.






O parto

Recebi uma grande dose de confiança na minha capacidade de parir e de superar as dificuldades associadas ao parto, à amamentação e à maternidade. O regresso de Capicua às crónicas na VISÃO

(Quatro meses sem crónicas. Voltei.)
Depois de dias e dias de pode-nascer-a-qualquer-momento, nasceu um belo rapaz, já depois das quarenta e uma semanas e porque lhe demos uma ajudinha. Correu tudo muito bem. Nasceu de parto normal. No abençoado SNS e poveirinho de naturalidade. 
.
Isto porque o serviço de obstetrícia do Hospital da Póvoa de Varzim e Vila do Conde foi a melhor opção dentro dos meus parâmetros de sério-problema-com-a-autoridade e querer-fazer-a-coisa-o-mais-natural-possível.

É que eu queria parir à vontade, na posição que me desse mais jeito na hora agá, com uma parteira motivadora, paciente com os meus tempos e profundamente respeitadora da sacralidade do momento. E depois de muito investigar, fiquei a saber que na Póvoa não só havia abertura para uma abordagem mais “humanizada” como era modus operandi.

Marquei uma primeira visita e, se as velhas instalações e as pequenas enfermarias não me pareceram muito convidativas, o contacto inicial com a equipa tranquilizou-me logo. Aconselharam-me o curso de preparação para o parto (de dez sessões) e, depois, o de parentalidade e amamentação (mais nove).

Todas as segundas e quintas ia ao hospital para aprender, e a verdade é que aprendia muito mais sobre sororidade e empoderamento feminino do que sobre puericultura e obstetrícia. É que mais do que exercícios de respiração e técnicas de controlo da dor, ou conselhos para a amamentação e cuidados com recém-nascidos, recebi uma grande dose de confiança na minha capacidade de parir e de superar as dificuldades associadas ao parto, à amamentação e à maternidade.

O grupo de enfermeiras-parteiras, disponíveis e preparadas, fazia questão de sublinhar a cada aula que não são os profissionais de saúde que fazem os partos, somos nós. E que para cada etapa do parto, há ferramentas para lidar com os desafios e superar as ansiedades. Ora, esta mudança de perspetiva não só devolve o protagonismo às mulheres, empoderando-as e criando uma visão mais positiva sobre o parto, como é refrescante, numa cultura que tende a cultivar uma ideia assustadora e emergencial do mesmo.

Ouvir vozes otimistas que nos relembram a sabedoria ancestral do corpo feminino e a importância de acreditarmos na nossa capacidade física e anímica de parir chega a ser poético, e muitas vezes me emocionei com a sua profunda sororidade.

É reconfortante ouvir dizer que as mulheres têm o direito de ver respeitada a sua vontade e que é importante definir um plano de parto, informado e negociado com os profissionais de saúde, para cumprir à risca (obviamente na medida do possível, tendo em conta os imprevistos que podem surgir). E foi mesmo isso que aconteceu, existiram imprevistos (desde logo, termos de induzir o parto por falta de comparência das contrações), mas todas as decisões foram feitas em conjunto, as minhas necessidades foram respeitadas e todos trabalharam comigo para que não só corresse tudo bem mas também fosse bonito, confortável e íntimo.

E depois de meses de gestação em que li muito sobre tudo isto, vi documentários, não perdi uma aula e conversei com várias mulheres sobre as suas histórias de parto, passei pela minha própria experiência (pessoal e intransmissível) com muita confiança. Em mim desde logo, sem medo, mas também com a certeza de que estava bem acompanhada. 
.
Tenho mesmo pena de que este tipo de abordagem e acompanhamento não seja norma, não só porque a violência obstétrica é muito mais comum e normalizada do que se pensa, mas porque privar uma mulher do comando do seu próprio parto (a não ser em caso de absoluta necessidade) é retirar-lhe a oportunidade de ter a mais profunda experiência de amor-próprio e o mais sólido reforço de si. Devolver o parto às mulheres é capaz de ser a coisa mais feminista e acertada a fazer. Mas sermos todas tão solidárias no cuidado umas das outras como as parteiras da Póvoa já era um ótimo começo.

IN "VISÃO"
10/05/19

* SAÚDE-SE A MÃE MAIS O FILHO, CLARO O PAI TAMBÉM!


.
.


1912.UNIÃO



EUROPEIA




.
9-DESFAÇATEZ

Ayumi Koyanagi

FONTE:  High-Leg Suit TV
.
.

 Jair Bolsonaro e 
a Hipocrisia Cristã



FONTE:  Apóstolo da Razão

.

XXXIX-VIDA SELVAGEM
2- ORNITORRINCO
Um sobrevivente silencioso



FONTE:   Universo do Documentário 2.0 

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
8-DESFAÇATEZ

Kikka Hiragi


FONTE:  High-Leg Suit TV


.
.
VIDEOS DE SEMPRE

Annie Lennox

Why


.
.
7-DESFAÇATEZ

Mhairi

FONTE:  High-Leg Suit TV


.
.
4-NÃO MATARÁS

CONTRA OS TESTES EM ANIMAIS


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

Convivendo com o mal



FONTE:  afpbr

.

.

46-RUMO ÀS
ELEIÇÕES EUROPEIAS

DIA2-POZNAN-POLÓNIA
A extrema-direita polaca


* A Euronews arrancou segunda-feira 18/03/19 numa viagem de dois meses para perceber o espírito dos cidadãos da Europa antes das eleições de maio.

Começando em Lisboa, os nossos jornalistas vão viajar por Espanha, França, Itália, Grécia, Bulgária. Roménia, Hungria, Áustria, República Checa, Polónia, Alemanha e Holanda, antes de terminarem em Bruxelas nas vésperas da votação.
Em cada etapa da viagem, jornalistas da Euronews vão viajar juntos e ouvir as pessoas que vivem longe das grandes cidades.

A equipa da euronews acabou de entrar na Áustria onde, num país tão importante só passou um dia e já está na República Checa para dar seguimento à viagem iniciada há quase dois meses em Lisboa para ouvir o que os cidadãos europeus pensam das Eleições Europeias a realizar entre 23 e 26 de maio. 

Não é preciso procurar muito para perceber porque é que a Polónia é conhecida como um dos países mais católicos da União Europeia. 

É um país socialmente conservador, que se pensa estar a virar cada vez mais à direita sob o atual governo do Partido da Lei e da Justiça.

O aparecimento e aumento de visibilidade de grupos de extrema-direita na Polónia é um fenómeno que poucos negam. 
Na rubrica "Rumo às Eleições Europeias", o líder do movimento nacionalista e ultracatólico de jovens polacos, Ziemowit Przebitkowski, partilha o que pensa sobre os direitos dos homossexuais e o papel da Polónia na União Europeia. Uma posição que encontra resistência à esquerda, deixando o país na incerteza sobre os impactos das divisões políticas extremadas.. 

Como pensionistas europeus e atentos iremos divulgar a viagem que pressupomos com muito interesse.


FONTE:  euronews


.
.


N O T Á V E L




.
.


2-Candidatos às presidenciais
europeias debatem o futuro



Os cinco candidatos à liderança da Comissão Europeia debateram este 15/05 no parlamento europeu em Bruxelas as várias propostas para o futuro do bloco europeu. Como o debate é extenso mas muito interessante dividimos o vídeo em oito partes que editaremos às 13h00 de todos os dias até 24/05.


FONTE: euronews


.
.
NA COZINHA/52
 5-RECEITA ILUSTRADA




.
.

1977
Senso d'hoje
RICARDO
ARAÚJO PEREIRA
ESCRITOR
HUMORISTA
"GENTE QUE NÃO SABE ESTAR" 



 FONTE: jarbas lee


.
.

A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






. .
.

BOM DIA


.
.


78-CINEMA
FORA "D'ORAS"
V-FLORES RARAS




SINOPSE
Elizabeth Bishop é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell. Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary, que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soare. A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.
.
NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível ou outros temas que julguem interessantes agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.



FONTE:  LC Barreto 2
.