15/01/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
73-ARTE ARRISCADA

Our body belongs to us

Interpretação de:
Actores não identificados
Projecto:
IRIS BROSCH 
Homenagem
Egon Schiele





FONTE:  Educational 

.
.

ENGENHARIA DE TOPO/4

4.1-AEROPORTO DE HONG KONG




FONTE: Universo do Documentário

.
.

HOJE NO
"RECORD"
Brutal: 
o 10 da ginasta norte-americana
 que parece mentira


A ginasta norte-americana Katelyn Ohashi, da Universidade da Califórnia, fez o que parece impossível num exercício com direito a um 10 perfeito numa competição em Anaheim, nos Estados Unidos. 

* Ficámos de olhos trocados.

.
.
5-O PODER DE UM DITADOR



FONTE:  documentarios online

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Ministério da Defesa prepara diploma
 para consagrar "Estatuto do Combatente"

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse esta terça-feira que está em preparação a criação de um Estatuto do Combatente visando o reconhecimento e dignificação dos militares, "dentro do que é possível" ao Estado.

João Gomes Cravinho adiantou à Lusa que está a ser preparado um diploma que visa consagrar o "Estatuto do Combatente", uma reivindicação antiga dos ex-combatentes e das associações de militares.
 .
O objetivo do Governo é que o diploma esteja pronto até ao final do primeiro semestre do ano, disse o ministro, referindo que ainda há "obstáculos a transpor" e que a matéria "é complexa", envolvendo outros ministérios como o da Saúde, Finanças e Solidariedade Social.

"Nós estamos a trabalhar no sentido de ver se conseguimos dar aos combatentes toda a dignidade que merecem", afirmou João Gomes Cravinho, acrescentando que o trabalho que está a ser feito tem também em conta "aquilo que é possível ao Estado português".

O ministro escusou-se a adiantar que aspetos serão consagrados no futuro diploma, considerando que os trabalhos estão a decorrer, com consultas às associações representativas e com outros ministérios, num processo conduzido pela secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto.

João Gomes Cravinho falava à Lusa no final de uma cerimónia de homenagem aos combatentes e de uma visita ao Museu do Combatente, no Forte do Bom Sucesso, em Belém, Lisboa, a primeira na qualidade de ministro da Defesa.

A criação de um Estatuto do Combatente é uma revindicação de várias associações representativas de militares que, em abril do ano passado, reclamaram na Assembleia da República a consagração de vários direitos num estatuto próprio.

A isenção de taxas moderadoras nos serviços públicos de saúde, apoio na assistência medicamentosa alargada ao agregado familiar, e o pagamento de um "pequeno subsídio" que "nos casos [sociais] piores não iria além dos cem euros" são algumas das propostas da Associação Movimento Cívico de Antigos Combatentes, recebida na altura pela comissão parlamentar de Defesa Nacional.

* Em ano de eleições quanto mais folclore melhor, dá votos.

.
.
VII-EXPEDIÇÃO AVENTURA

5- MISSÃO AMÉRICAS
2- TERRA DO PUMA



COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
 HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Liliana Rodrigues aconselha partidos a seguirem exemplo do PS sobre paridade

“Em 2003, o Parlamento Europeu comprometeu-se a adoptar um programa de acção para a integração da perspectiva de género, inclusive no funcionamento das suas comissões e delegações. 16 anos depois estamos aqui a discutir o mesmo assunto. Continuamos, de facto, sub-representadas”. Assim começou Liliana Rodrigues a sua intervenção, no âmbito da discussão do relatório sobre a “Integração da perspectiva de género no Parlamento Europeu”, que aconteceu ontem, em Estrasburgo.
.
Na sua intervenção, a eurodeputada socialista referiu que o Parlamento Europeu é “um caso flagrante da falta de perspectiva de género”, convidando depois para que os partidos, nos diferentes Estados-membros, sigam o exemplo do Partido Socialista português que, “pela segunda vez consecutiva, irá apresentar uma lista totalmente paritária para as eleições europeias”.

A votação final do relatório sobre a “Integração da perspectiva de género no Parlamento Europeu” realizou-se hoje. A proposta foi aprovada em plenário com 492 votos a favor, 126 contra e 81 abstenções.

* A senhora deputada esqueceu-se no seu discurso de dizer onde o PS não é nada paritário.

.

JOÃO QUADROS

.




“Sinto que estou a ser gozado”

Duarte Pio tem a Constituição da República Portuguesa em baixa estima e confessa que o seu nome lhe trouxe vários dissabores no recreio da escola.

Para festejar o Dia de Reis temos connosco, e peço desculpa de usar o majestático, nas entrevistas que nunca fizemos, Sua Alteza Real o Duque de Bragança Dom Duarte Pio e o seu bigode amestrado: “Deita, Bigode!” “Faz de morto!” “Muito bem.”

Sinto que estou a ser gozado, não sou o Wuant e não quero ser chato e reagir mal a esta entrevista mas há limites! Peço algum respeito, ou atiço-lhe os meus cães.
Peço desculpa. Foi sem má intenção. Na verdade, eu até sou monárquico na clandestinidade.
Na clandestinidade?!

Sim. Sou monárquico na clandestinidade porque não gosto de fazer figuras ridículas em público. Sou um monárquico dos verdadeiros, daqueles que desembarcam no Terreiro do Paço de bote, à noite, apesar de haver Metro, e só mexe na Constituição da República com luvas de borracha.
A Constituição da República Portuguesa é pior que qualquer livro do, felizmente, já falecido José Saramago. A Constituição da – arrggghhh – República Portuguesa é um panfleto socialista demagógico.

É indesmentível que a nossa Constituição tem, em algumas partes, um tom revolucionário. Não conheço muitas que o não tenham. É o tom delas. Pedir a uma constituição para não soar a revolucionária, ou ideológica, é como pedir à salsa para não nos fazer dançar, à casa dos bicos para não ser bicuda ou a um barítono para se fazer passar por soprano.
Eu gostava de limpar o meu real rabo à Constituição.

Eu era ao seu título de Dom. Não acredito que o senhor tenha “Dom” no Cartão de Cidadão. Já chega os seus filhos terem um Cartão de Cidadão em formato A4 com desdobrável. Eu oiço o nome dos seus filhos e penso que estão a descrever o 11 de uma equipa de futebol.
Bem. Acho que já chega desta entrevista, vou-me embora. Vou ligar para um coche da Uber e vou bazar.

Calma. Vamos lá ver uma coisa, o seu nome completo, se não estou enganado, é Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança.
Exatamente.

Pio?! Que raio de nome é esse?! Ninguém se chama Pio. Com exceção de alguns papas que estavam gagás. Pio é um nome que só serve para ser gozado. Aliás, estou convencido de que os outros nomes todos são só para disfarçar para as pessoas não darem pelo Pio.
…É verdade. Sofri muito bullying em pequeno na escola. Do género: “Como é que te chamas?” “Chamo-me Dom Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael”. E os meus colegas diziam: “Ui, pareceu-me ouvir um piu aí pelo meio, meu pintainho”. Foi terrível, fartei-me de andar à pancada e chegava a casa com o bibe cheio de sangue azul.

Que horror! Ai Duarte, Duarte, Deus te guarde numa caixa com algodão ou num frasquinho com álcool. Adeus e beijinhos na mão real.

IN "NOTÍCIAS MAGAZINE"
09/01/19
.
.


1792.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Westminster chumba acordo do Brexit e adensa neblina do lado de lá da Mancha

O acordo de saída negociado entre Londres e Bruxelas foi rejeitado pela larga maioria dos deputados britânicos. Foi a maior derrota desde os anos 1920, garante Corbyn. O líder trabalhista já anunciou uma moção de censura contra o governo conservador, que deverá ser debatida esta quarta-feira.

O acordo conseguido por Theresa May para a saída da União Europeia foi chumbado sem apelo nem agravo: 432 votos contra e 202 a favor. Trata-se da maior derrota governamental numa votação parlamentar desde os anos 1920, de acordo com a garantia dada por Jeremy Corbyn, secretário-geral do Partido Trabalhista.
.
O resultado desta votação obriga - na sequência de uma emenda aprovada na passada semana - o governo conservador a apresentar uma solução alternativa num período de três dias de trabalho parlamentar, o que significa que Downing Street tem até à próxima segunda-feira para surgir com um plano B.

Logo após o anúncio do resultado, a primeira-ministra May reconheceu que o seu acordo não dispõe do apoio necessário na Câmara dos Comuns e acrescentou que, porém, a votação não apenas dá indicação daquilo que os deputados não querem, sendo omissa relativamente ao pretendido. Para a líder conservadora, o resultado desta votação contraria a vontade expressada pelos eleitores britânicos no referendo de 2016.

Antecipando a apresentação de uma moção de censura ao seu governo - que seria logo depois anunciada por Corbyn -, Theresa May revelou que a mesma será debatida já amanhã. A primeira-ministra disse ainda que se o seu executivo merecer a confiança dos deputados para prosseguir no poder, fará todos os possíveis para junto da União Europeia encontrar uma solução alternativa que possa beneficiar de apoio na Câmara dos Comuns.

Antes de terminar, May deixou a garantia de que continua a querer cumprir o mandato recebido quando chegou ao governo e que passa por entregar a saída da UE e apelou a todos os deputados que ouçam os britânicos que "querem esta questão resolvida".

Classificando esta derrota de May como "catastrófica", Jeremy Corbyn defendeu que nenhuma possibilidade de acordo deve, nesta altura, ser posta de parte, com o líder trabalhista a dizer ser necessário negociar com Bruxelas uma união aduaneira "ampla e definitiva". Corbyn mostrou-se ainda satisfeito com o facto de a moção poder ser discutida já esta quarta-feira, pedindo a sua aprovação como punição da "incompetência" da primeira-ministra.

Lamentando o resultado desta votação, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que regressou hoje a Bruxelas devido à previsão de que o acordo seria chumbado, apelou ao Reino Unido que "clarifique" com urgência aquilo que pretende. Juncker admitiu que agora o risco de uma saída sem acordo "aumentou" e avisou que Bruxelas vai continuar a preparar o respetivo plano de contingência para precaver um Brexit desordenado.

* Theresa, May Go Out...

.
.
216-BEBERICANDO



COMO FAZER
 Zodíaco de Drinks com Catuaba Selvagem

"DRINK DE LIBRA/BALANÇA"

.
.
4-LENDAS DA CIÊNCIA
4.3-VIVER




FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Sem cozinheiros, Trump serve 
banquete de 'fast food' em bandejas
.prateadas na Casa Branca

Paralisação do governo norte-americano levou à necessidade do presidente dos EUA recorrer a pizzas, hambúrgueres e batatas fritas.

A paralisação do governo norte-americano - devido à ausência de acordo sobre o financiamento para o muro na fronteira com o México - deixou a Casa Branca, nos Estados Unidos, sem cozinheiros. 
 .

No entanto, Donald Trump, presidente dos EUA, arranjou uma solução para o problema: fazer um banquete de comida fast food servida em... bandejas prateadas. Pizzas, hambúgueres e batatas fritas das maiores cadeias de fast food foram servidas em bandejas prateadas para receber a equipa de futebol norte-americano Clemson Tigers.

 "Por causa da paralisação servi-lhes enormes quantidades de 'fast food' (paguei eu), mais de 1000 hambúrgueres. Dentro de uma hora, tudo acabou", disse Donald Trump no Twitter. 

A paralisação do governo dura há mais de três semanas e é já considerada a maior da história dos EUA. 

* Uma solução dum verdadeiro negociante, não do presidente dos EUA, será que  Melania foi lavar a louça.

.
.

Musicalbi

Vá de Binga


.
.
 HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Condenado do Face Oculta rejeitado
 em Évora por não cumprir critérios 
de prisão para reclusos especiais

O primeiro arguido a ser preso no âmbito do processo Face Oculta vai cumprir pena em Castelo Branco. Armando Vara ainda não apareceu em Évora. Tem até 5.ª feira para se apresentar.

Manuel Guiomar, ex-funcionário da Refer — Rede Ferroviária Nacional, entrou às 15h05m no Estabelecimento Prisional de Évora para cumprir a pena de prisão a que foi condenado pelo Tribunal Judicial de Aveiro no âmbito do processo Face Oculta mas, afinal, deverá cumprir pena no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco. Guiomar esteve 45 minutos dentro da prisão conhecida em todo o país desde que José Sócrates foi ali encarcerado em 2014.
.
INSTALAÇÕES DE SÓCRATES EM ÉVORA
À saída, em curtas declarações aos jornalistas sobre o facto de ir cumprir a pena que lhe foi aplicada em Castelo Branco, Guiomar adianta que: “Gostava de ficar aqui na minha área de residência mas leis são as leis e são os homens que decidem as leis, umas vezes mal, outras vezes bem, não vou discutir isso e, por isso, há que aceitar“.

Por sua vez, a advogada de Guiomar, perplexa com a situação do seu cliente não poder ficar preso em Évora, explica aos jornalistas: “Foi-nos transmitido que tratando-se de um estabelecimento prisional com características especiais para determinado tipo de reclusos, o mesmo não poderia entregar-se aqui“. Continua: “Sim, podiam recebê-lo sendo que de imediato seria transportado em carrinha celular para um outro estabelecimento prisional”.

A mesma advogada adianta ainda que o seu cliente saiu para se ir apresentar num outro estabelecimento prisional e que foi dada a ordem para o “senhor sair livremente“. A justificação apresentada pela advogada para se terem apresentado neste EP foi devido ao “tipo de processo de que estamos aqui a falar e porque o meu cliente tem familiares aqui em Évora”.

Conclui dizendo que: “Hoje já não se irá apresentar, irá fazê-lo nos próximos dias. Talvez em Castelo Branco“.

À chegada à porta do EP de Évora, Manuel Guiomar fez-se acompanhar pela sua advogada, Poliana Ribeiro e preferiu não prestar quaisquer declarações.

“Boa tarde, Poliana Ribeiro, advogada, queria fazer a entrega do meu constituinte“. Foi desta maneira que a advogada indicou aos serviços prisionais que o seu cliente se iria entregar, tendo-lhe sido aberta a porta de imediato.

A mesma advogada esclareceu ainda que “sempre foi intenção do meu cliente entregar-se voluntariamente no entanto não o comunicamos ao processo antes, comunicamo-lo ontem quando tomamos conhecimento que iriam ser emitidos os mandados”.

“Nós sabíamos que os recursos já estavam esgotados e que mais dia menos dia esta situação teria de ocorrer, não é uma situação agradável mas faz parte“, conclui Poliana Ribeiro.

Recorde-se que a juíza Marta de Carvalho, titular dos autos no Tribunal de Aveiro, ordenou esta segunda-feira que Guiomar, Armando Vara, ex-vice-presidente do BCP, e João Manuel Tavares, ex-funcionário da Petrogal, se apresentem perante as autoridades para serem transferidos para os estabelecimentos prisionais respetivos onde cumprirão as penas de prisão a que foram condenados pelo Tribunal Judicial de Aveiro. Vara foi condenado a uma pena de cinco anos de prisão por três crimes de tráfico de influência, enquanto que Tavares tem à sua espera uma pena de cinco anos e nove meses de prisão.

Manuel Guiomar foi o primeiro. Resta saber quando Armando Vara e João Manuel Tavares se apresentarão. Têm até à próxima quinta-feira para o fazerem, sob pena de a juíza Marta de Carvalho emita os respetivos mandados de detenção.

* Entendamos, Évora tem uma cadeia topo de gama, onde estão detidos criminosos de elite, isto é, aqueles que não deviam cometer crimes.

.
.

XX-TABU


AMÉRICA LATINA


1.CANIBALISMO
 




* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
Cancro do cólon na mira dos
 investigadores médicos de Graz




FONTE:  euronews

.
.

Índia cria útero com 10 mil absorventes 
para alertar sobre higiene menstrual



FONTE:  EFE BRASIL

.
.

O HOMEM QUER VOAR/1




FONTE:  Mrfrankfranktube

.
.
VERIFIQUE
O SEU INGLÊS

ANTÓNIMOS





.
.


1854
Senso d'hoje
ALESSANDRA RAULYNAITIS
AGENTE DE VIAGENS
ALEXANDRE SOUSA
GERENTE DESEMPREGADO
"Mulheres sobrecarregadas e homens 
  desempregados:famílias brasileiras  
chegam a 2019 ainda em crise


 * Em Portugal a situação é muito semelhante.


FONTE: BBC News Brasil

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

AFECTO, QUEM NÃO PRECISA?



.
.
14-TEATRO
FORA "D'ORAS"
V-CACILDA



FONTE:  Teatro Oficina Uzyna Uzona


.