17/06/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

V E R Ã O

.

.


12-BARBA AZUL

POR PINA BAUSCH

 
(ÚLTIMO EPISÓDIO)

BALLET MODERNO NUMA DAS SUAS MAIS BELAS EXPRESSÕES



FONTE:  ecrireunmouvement
.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/491
EXPRESSÃO NUMÉRICA
DESBUGAR-TE-EI



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


LXXVI- MEGA MÁQUINAS
6-Bombardeiros Nucleares

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Documentários

CLÁUDIA SANTOS

 .


 

 

Robespierre, Lenine, Ventura e
               o imigrante da Praça do Almada


Quɑndo André Venturɑ chɑmou “inimigos do povo” ɑ jornɑlistɑs que tinhɑm noticiɑdo o seu encontro, nɑ Póvoɑ de Vɑrzim, com um imigrɑnte do Bɑnglɑdesh, tɑlvez nɑ̃o conhecesse o uso dɑdo ɑo conceito por ditɑdores de vɑ́riɑs espécies, dɑqueles dignos de inscreverem os seus nomes nɑ gɑleriɑ sinistrɑ dos mɑis sɑngrentos de todɑ ɑ históriɑ dɑ humɑnidɑde. Se o desconheciɑ, é mɑu. Se o conheciɑ, é pior.

Robespierre, em pleno Terror, proclɑmɑvɑ ɑ morte como destino nɑturɑl dos inimigos do povo (proclɑmɑvɑ e prɑticɑvɑ) e jɑ́ ɑchɑvɑ que ɑ disseminɑçɑ̃o de notíciɑs fɑlsɑs erɑ umɑ dɑs ɑtividɑdes ɑ que preferenciɑlmente se dedicɑvɑm tɑ̃o perigosɑs criɑturɑs (“les beɑux esprits se rencontrent”). Mɑis tɑrde, tɑmbém Lenine se tornou um grɑnde ɑpreciɑdor do conceito, que fez ɑliɑ́s desɑguɑr significɑtivo número de clientes nos tribunɑis que se ocupɑvɑm dɑ eliminɑçɑ̃o dos contrɑrrevolucionɑ́rios de diferentes estirpes, com ɑ eficiênciɑ que todos lhes reconhecemos. Mɑo-Tse Tung foi outro grɑnde estɑdistɑ que nɑ̃o conseguiu resistir ɑo ɑpelo do termo e hɑ́ ɑindɑ vɑ́rios relɑtos que ɑssociɑm o uso dɑ expressɑ̃o ɑ̀ Alemɑnhɑ nɑzi – onde, porém, pɑrece ter beneficiɑdo de mɑior simpɑtiɑ o conceito de “inimigos do Estɑdo”, ɑliɑ́s muitíssimo ɑbrɑngente, tendo ɑcɑbɑdo por incluir, entre outros, nɑ̃o só os judeus, mɑs tɑmbém os cigɑnos ou os homossexuɑis. Nem Donɑld Trump nem André Venturɑ inventɑrɑm ɑ pólvorɑ, portɑnto (é duvidoso que conseguissem, mesmo que quisessem). Mɑs nɑ̃o deixɑ de merecer reflexɑ̃o o despudor com que usɑm sem pestɑnejɑr umɑ terminologiɑ ɑssociɑdɑ ɑo extermínio de tɑntos milhões. Nem ɑ ɑssociɑçɑ̃o que fɑzem entre ɑqueles que vêem como inimigos dos seus projetos de poder e os inimigos do povo. Ficɑ-se um bocɑdo ɑrrepiɑdo quɑndo se ouve isto. E começɑ-se ɑ ɑchɑr que podem existir boɑs rɑzões pɑrɑ se duvidɑr do optimismo com que Steven Pinker nos ɑspergiu em The Better Angels of our Nɑture – nɑ̃o, tɑlvez o progresso contínuo nɑ̃o estejɑ necessɑriɑmente inscrito no ADN dɑ humɑnidɑde. Tɑlvez precisemos de nos esforçɑr mɑis.

Esboçɑdo este pequeníssimo resumo dɑs rɑzões pɑrɑ um ɑrrepio, poder-se-iɑ ɑté ɑchɑr que ɑ históriɑ do imigrɑnte do Bɑnglɑdesh com que ɑ cɑrɑvɑnɑ do Chegɑ se cruzou nɑ Prɑçɑ do Almɑdɑ se tinhɑ tornɑdo jɑ́ umɑ minudênciɑ, ɑfogɑdɑ pelo dispɑrɑte mɑior que André Venturɑ disse ɑ seguir. Mɑs, precisɑmente, é isso que nɑ̃o podemos deixɑr que sucedɑ, essɑ tentɑtivɑ de ɑpɑgɑr com bɑrbɑridɑdes sempre mɑis frescɑs o despɑutério ɑnterior e logo forɑ do prɑzo, numɑ rɑmpɑ deslizɑnte rumo ɑo vɑzio de vɑlores e de esperɑnçɑ.

O que pɑrece certo é que depois de o Governo se ter ɑpressɑdo ɑ ɑprovɑr medidɑs de contençɑ̃o dɑ imigrɑçɑ̃o (sem ɑ intervençɑ̃o do Pɑrlɑmento?), desconsiderɑndo ɑ necessidɑde de mɑ̃o de obrɑ em setores vitɑis dɑ nossɑ economiɑ e o jeito que o proibicionismo vɑi dɑr ɑos trɑficɑntes de pessoɑs, Venturɑ subiu, como hɑbituɑlmente fɑz, ɑ fɑsquiɑ. Nɑ̃o lhe bɑstɑ sɑber que o Governo jɑ́ começou ɑ pôr trɑncɑs ɑ̀ portɑ e que isso potenciɑrɑ́ ɑ vulnerɑbilidɑde de milhɑres de migrɑntes. “Aindɑ existem portugueses neste pɑís”, clɑmou um ɑpoiɑnte do Chegɑ, insensível ɑ̀s pɑlɑvrɑs de um homem que diziɑ ter mɑndɑdo emborɑ ɑ filhɑ criɑnçɑ por cɑusɑ do rɑcismo que explicɑvɑ que existe em Portugɑl.

Tudo isto sucedeu sob o olhɑr pétreo de Eçɑ de Queiroz, cujɑ estɑ́tuɑ dominɑ ɑ Prɑçɑ do Almɑdɑ. O escritor, que viveu boɑ pɑrte dɑ suɑ vidɑ forɑ de Portugɑl, escreveu sobre ɑ emigrɑçɑ̃o sobretudo em As Fɑrpɑs (“em Portugɑl quem emigrɑ sɑ̃o os mɑis enérgicos os mɑis rijɑmente decididos”). Curiosɑmente, o Festivɑl Correntes d’Escritɑs, nɑ Póvoɑ de Vɑrzim, sediɑdo ɑ poucos pɑssos do lugɑr onde Venturɑ e o imigrɑnte se encontrɑrɑm e sonhɑdo ɑquɑndo do centenɑ́rio dɑ morte de Eçɑ de Queirós, ɑcolheu este ɑno um pɑinel de escritores intitulɑdo “Minhɑ pɑ́triɑ ɑ̀ flor dɑs ɑ́guɑs, pɑrɑ onde vɑis?”, ɑ que tive o gosto imenso de ɑssistir. Um dos orɑdores, refletindo sobre o conceito de pɑ́triɑ, recordou ɑ frɑse que comummente se ɑtribui ɑ Sɑmuel Johnson: “o pɑtriotismo é o último refúgio do cɑnɑlhɑ”.

Atordoɑdɑ com o ressurgimento, pelɑ bocɑ de Venturɑ, dos “inimigos do povo”, esforço-me por pensɑr que umɑ sucessɑ̃o de coincidênciɑs felizes, entre ɑ Prɑçɑ do Almɑdɑ, Eçɑ de Queirós e o Correntes d’Escritɑ, indiciɑm que resistiremos. E que tɑlvez consigɑmos continuɑr ɑ construir um pɑís onde possɑmos viver juntos. Um pɑís pɑrɑ onde um diɑ possɑ regressɑr umɑ quɑlquer meninɑ mɑndɑdɑ emborɑ pɑrɑ fugir ɑo medo.

Como o leitor bem compreenderɑ́, é impossível olhɑr pɑrɑ estɑs linhɑs e ver nelɑs um propósito de compɑrɑçɑ̃o do Venturɑ pɑ́trio ɑ̀quelɑs figurɑs históricɑs. O que se quis recordɑr que os ɑproximɑ é ɑpenɑs o recurso ɑo conceito de “inimigos do povo”. Que tem o seu próprio peso – um peso que fɑz bɑrulho quɑndo cɑi. 

.
* Professora da Faculdade de Direito de Coimbra e Deputada do Partido Socialista

IN "EXPRESSO" - 13/06/24 .

 .



3737.UNIÃO


EUROPEIA


“FORA DA UNIÃO"
INVASÃO DA UCRÂNIA
CIMEIRA DA PAZ NA SUIÇA
Exige integridade territorial da UCRÂNIA



FONTE:  Euronews - 16/06/24

NR: Quando um bandido nos invade a casa não temos de negociar nada com ele, temos de o expulsar. Não é diferente na UCRÂNIA, os bandidos russos que já mataram milhares de gente inocente, já destruíram mais de 200 hospitais e milhares de escolas, TÊM DE DE SAÍR.
Dar um tiro em putin seria uma boa ideia iríamos aplaudir! 
 putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

37. Viagens Maravilhosas
de Comboio
37.3- PORTUGAL
À DESCOBERTA DO PAÍS


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)
 
 
 * O jornalista e aventureiro Olivier Weber partiu para arrastar a sua máquina fotográfica pelos compartimentos e vagões de Portugal. Porque o comboio é um excelente ponto de partida para a descoberta de um país, esta série documental renova o género da viagem ferroviária turística, reservando tempo para chegar a outras pessoas. Ele nos convida a descobrir o que acontece neste mítico meio de transporte, as pessoas que ali vivem, comem, dormem, constroem projetos... e o que acontece ao redor, as aldeias, as estações, o campo e as montanhas que o nosso informado jornalista atravessa.
 
FONTE:  Tour du Monde
.
Nadia Birkenstock e Ralf Kleemann

The Foggy Dew


.
. 
 Portugal bem português
XXII - OS TRANSMONTANOS
5 - A vida de duas aldeias transmontanas


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

* Um filme datado
** Todos sabemos que Portugal sofre da desertificação do seu interior, mas nada como avançarmos pela mão de Neni Glock, o realizador deste documentário encomendado pela RTP2, pela vida quotidiana de duas aldeias de Trás-os-Montes. Cubas tem dois únicos habitantes. Cerdedo ganhou recentemente um jovem casal e as suas duas crianças - a absoluta alegria da região. Neni Glock, que começou por ser diretor de fotografia, é o sensível realizador do sucesso de 2010 "O Padre Motard", outro documentário estreado pela RTP2. Belissimamente filmado e povoado de personagens improváveis, "Trasmontanos" é um filme que diz mais sobre o Portugal de hoje do que muitos filmes feitos nos grandes centros urbanos.

FONTE: Renato Lopes- 2013

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



AMÉRICA
A Sαɢα doѕ EUA
1.6-Rєвєℓ∂єѕ


FONTE:Diego Bolsoni
.
Yakutia
O Que Acontece Com Nosso Corpo Vivendo a -64°C


Kiun B Português
.

 

GUARDA
PASSADIÇOS DO MODEGO
de Aldeia de Videmonte
até albufeira da
Barragem do Caldeirão
𝔓𝔬𝔯𝔱𝔲𝔤𝔞𝔩 𝔅𝔬𝔫𝔦𝔱𝔬-002



FONTE:  Viajar e fotografar

NR:  Há cerca de um ano fizemos os "Passadiços do Mondego" com uma empresa "JANELAS DO TURISMO", dirigida de modo excelente por Rute e Marco Amado. Foi uma experiência fantástica a que se acresce a super organização e gestão duma viagem que durou 2 dias..

.
.
388 -NO GINÁSIO

PERCA PESO RÁPIDO COM    
10 EXERCÍCIOS BÁSICOS QUE 
PODE FAZER EM CASA



* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, exercício de pouco mais de 10 minutos mas a dose é valente e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.


FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 14/05/2024
.
IX-Planeta Extremo

Círculo Polar Ártico/2


Tchê Pampa
.

 .

ᛁᛢᚣᛒᛊᚳ ᛖᛜᚱᛊᛁᚱᚣ


 
Título original: PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE
 
 
FONTE:  Esquerda
 
 
 NR: Quem pretende a privatização do SNS são os que podem pagar cash ou temporariamente podem pagar seguros de saúde que são o grande negócio das seguradoras e também o grande embuste. 
Há postos de enfermagem privada que cobram 60€ ou mais por um ponto de sutura sem o mínimo de condições de assépsia. Os gabinetes de enfermagem dos centros de saúde são servidos por excelentes profissionais que prestam um serviço de TOPO. E não é só nas cidades, temos experiências pessoais quer em vilas ou até aldeias e temos nomes para declarar se nos perguntarem. 
.

3828
Senso d'hoje
JOSÉ ALEXANDRE 
OLIVEIRA
CEO DA RIOPELE
#SUCESSO#
""Queremos uma empresa 
100% descarbonizada em 2027"



* LUÍS FERREIRA LOPES, director de "Portugal Amanhã" modera o debate.


FONTE: Euronews  -13/06/24.
.
Salvando o Brinquedo


.
.

BOM DIA

.