15/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


208-ACIDEZ

FEMININA


COISAS QUE OS HOMENS
DEVERIAM FAZER MAIS



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.
INTIMIDADE



FONTE: História do Cinema Brasileiro

.
.
HOJE NO
"DINHEIRO VIVO"
Passageiros dos comboios com mais direitos. 
Saiba o que pode mudar em Portugal

Parlamento Europeu quer aumentar indemnizações por atrasos e mais assistência para pessoas com deficiência.

Os passageiros dos comboios poderão ter mais direitos nos próximos meses. O Parlamento Europeu vai votar esta quinta-feira duas propostas para melhores os diretos dos utentes ferroviários, sobretudo nas compensações por atrasos dos comboios e no aumento da assistência para pessoas com deficiência. 
.
Os utentes terão direito a mais compensações pelos atrasos nos comboios: com a nova proposta, terão direito a metade do preço do bilhete caso o comboio chegue entre 60 e 90 minutos depois da hora prevista; se o atraso for entre 90 e 120 minutos, poderão exigir de volta 75% do bilhete. Se o comboio demorar mais de duas horas a chegar à estação, os passageiros terão direito à totalidade do montante do bilhete.
.

O Parlamento Europeu também quer que terminem as isenções nos 28 estados-membros da União Europeia “o mais tardar um ano após a entrada em vigor das novas regras”, de acordo com nota publicada na página oficial.

Em Portugal, por exemplo, o passageiro não tem direito a indemnização caso o valor a pagar seja igual ou inferior a quatro euros ou se for portador de uma assinatura ou passe mensal, de acordo com as condições gerais de transporte da CP – Comboios de Portugal. Na União Europeia, apenas cinco países na totalidade as regras de direitos dos passageiros de comboios. 
Contactada pelo Dinheiro Vivo, fonte oficial da transportadora explicou que “em várias situações de atraso, a politica da CP já é mais favorável do que o estabelecido atualmente pela legislação em vigor”. A empresa dá o exemplo da devolução do preço dos bilhetes ou a remarcação sem custos nos serviços de médios curso se houver cancelamento de comboios por “motivos de força maior”, como tem acontecido nas greves da IP – a gestora da infraestrutura ferroviária. 
.
Mais apoio para pessoas com deficiência 
Os eurodeputados também pretendem que todas as empresas ferroviárias da UE garantam “assistência gratuita a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida” e “compensação total por equipamentos de mobilidade perdidos ou danificados, assim como em animais treinados – nomeadamente os cães-guia – que acompanhem as pessoas com necessidades especiais e que, também estes possam perder-se ou ficarem feridos. 
.
Neste ponto, a CP refere “desde 2005 tem uma politica especial de atenção a estes cidadãos, com assistência gratuita no acesso às viagens a bordo dos seus comboios, bem como tarifas especiais para as pessoas portadoras de deficiência“. 
.
Os representantes dos cidadãos europeus também defendem que as empresas de comboios deem mais informações aos utentes sobre os direitos dos passageiros, mais transparência sobre os prazos e procedimentos para tratamento de reclamações e ainda que os comboios novos tenham áreas de armazenamento dedicadas a bicicletas. 
.
 Depois da aprovação em plenário, serão iniciadas as negociações com o Conselho da União Europeia, que terá de encontrar uma posição comum sobre esta proposta.

* Ver para crer, não temos fé.

.
.
LXII- O UNIVERSO
1- Universos Paralelos


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Mais de 3.300 pais recorreram à APAV 
por serem vítimas de violência dos filhos

Mais de 3.300 pais ou mães precisaram da ajuda da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) nos últimos cinco anos por terem sofrido agressões por parte dos filhos, entre casos de violação ou tentativa de homicídio.
 .
Segundo dados divulgados  pela APAV, entre 2013 e 2017, 3.369 pessoas pediram ajuda à associação por serem vítimas de violência doméstica por parte dos filhos, registando-se 3.387 processos de apoio e 7.076 factos criminosos.

Só no ano passado, a APAV recebeu 765 pedidos de ajuda, menos 62 casos do que em 2016, mas mais 208 do que em 2013, o que representa um aumento de 37% em cinco anos.

Entre 2013 e 2017, em 2.752 casos a vítima era mulher, na maior parte com mais de 65 anos (44,6%), viúva (28,2%), e a viver num tipo de familiar nuclear com filhos (30,5%).

No total dos 7.076 crimes registados, 2.805 (39,6%) tinham a ver com maus tratos psíquicos, mas houve também 1.763 casos de maus tratos físicos, além de 1.130 casos de ameaça ou coação ou 688 de injurias ou difamação.

Entre os números menos expressivos, há registo de 179 casos de roubo, mas também três casos de violação ou três tentativas de homicídio.

“Tendo em conta o tipo de problemáticas existentes, prevalece o tipo de vitimação continuada em cerca de 80% das situações, com uma duração média entre os dois e os seis anos (13,2%)”, refere a APAV.

Destaca, por outro lado, que na maior parte dos casos (55,2%) as agressões ocorrem dentro da residência comum, apesar de o número de queixas/denúncias representar apenas 27,3% face ao total de autores de crimes assinalados.

Relativamente ao autor dos crimes, os dados da APAV mostram que em 68,6% dos casos são do sexo masculino e com idades entre os 36 e os 45 anos (17,7%), já que na maior parte das situações (1.255) não se conseguiu saber a idade do autor do crime.

A APAV ressalva ainda que, no total dos anos, o número de agressores (3.579) foi superior ao de vítimas.

Em comunicado, a associação de apoio à vítima explica que estes atos se inserem dentro da violência filioparental, que se caracteriza por “atos violentos e intencionais de filhos em relação aos pais” e que envolvem ameaça, intimidação e domínio para a obtenção de controlo e poder.

“A vergonha e a manutenção do mito da harmonia familiar favorecem o secretismo em torno do problema, o que tem contribuído para uma intervenção menos desenvolvida neste campo do que noutros tipos de violência intrafamiliar (como o abuso/negligência dos filhos ou a violência entre parceiros íntimos)”, diz a APAV.

Por outro lado, salienta que este tipo de violência “não é um problema individual ou uma questão restrita ao contexto familiar”, tratando-se antes de “problema social, de justiça e de saúde pública”, o que tem levado a associação “a alertar a sociedade portuguesa para esta realidade, ainda obscura, da violência doméstica praticada pelos filhos contra os pais”.

“A violência doméstica, também na forma da violência filioparental, é um crime público que não pode ser remetido ao silêncio”, defende.

* BÁRBARA COBARDIA

.
.

XLVII-Cidades e soluções

1-Pesquisas e avanços para proteger
a biodiversidade marinha



FONTE:   FANATIC 

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Ministra diz que precários recusam
 ser contratados para quadros de operadores do Porto de Setúbal

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse hoje que as duas empresas que operam no Porto de Setúbal querem contratar 30 estivadores precários para os quadros, mas tal tem sido recusado pelos funcionários. 
 .
"Existe uma questão relacionada com a precariedade em que os operadores já manifestaram a intenção de contratar, no Porto de Setúbal, mais trinta funcionários. Até agora não tem sido possível porque não existem pessoas que queiram ser contratadas. Isto é: de passarem de precários para os quadros dos concessionários", revelou a ministra aos jornalistas em Algés, concelho de Oeiras, à margem das comemorações do Dia Nacional do Mar.

A precariedade laboral e a inexistência de um acordo coletivo de trabalho são as principais razões que estão na origem da indisponibilidade dos trabalhadores eventuais do Porto de Setúbal para se apresentarem ao trabalho há mais de uma semana, desde 05 de novembro.

* Em democracia perante afirmações tão graves, torna-se obrigatório que a senhora ministra comprove as afirmações produzidas.

.

EDUARDO DÂMASO

.







Os truques da EMEL

Tem um dístico de residente da EMEL e aguarda tranquilamente que lhe enviem uma carta com os códigos de pagamento por multibanco da respectiva revalidação? Acautele-se porque a carta provavelmente não irá chegar e o prazo vai expirar sem que dê por isso. O que lhe vai bater à porta, fatal como o destino, é o reboque para lhe levar o carro. Se está sossegado porque acha que existe uma relação de boa-fé da empresa para consigo ou que esta se modernizou no serviço prestado aos cidadãos, desengane-se porque a EMEL continua a ser o velho depositário de arcaísmos administrativos.

Nos últimos tempos, por razões que a EMEL não consegue explicar nem ao telefone nem nos seus próprios serviços, em algumas zonas de Lisboa as cartas não estão a ser enviadas para quem há muito tem o dístico de residente. O que está a ser enviado é o reboque de bloqueamento de carros e o que está a ser aplicado são multas cegas. A EMEL não só não facilita a vida dos automobilistas, enviando as cartas de pagamento e revalidação, como também não justifica a razão por que não o faz. A EMEL pura e simplesmente inverte o ónus da regularização do problema, remetendo-o para o cidadão, que se vê obrigado a efectuar uma novo processo de obtenção do título e a perder tempo em deslocações e filas de espera.

A EMEL, através do contacto telefónico, explica que, deixado passar o prazo, não resta outra opção senão a validação presencial, obrigando a obter mais papelada e a ir aos serviços que possui no Campo Grande e na Loja do Cidadão nas Laranjeiras. A operadora ou operador que atendem as chamadas não têm nenhuma informação sobre o porquê da opção de não enviar as cartas, remetendo para os serviços de atendimento nos dois referidos postos, onde também ninguém sabe dizer porque não foram as cartas enviadas. A única coisa que sabem é que, sim senhor, têm aparecido muitas reclamações por falta de carta. Mais: se foi multado ninguém reconhece o erro e basicamente o cidadão é remetido para a burocrática reclamação, de resultado incerto, que há-de ir parar às mãos de um jurista zeloso e pronto a espremer a lei para evitar o ressarcimento do automobilista.

Sem esclarecimento, colocando o cidadão perante o facto consumado, esta empresa municipal de péssima gestão e, basicamente, transformada numa pequena clique de gestores públicos que andam sempre na babugem dos partidos que há anos governam ou influenciam a governação da câmara de Lisboa, tornou-se mais do que uma caixinha de surpresas. A EMEL é um verdadeiro labirinto de truques e esquemas apenas mitigados pelo profissionalismo e eficácia de alguns dos seus funcionários no atendimento directo aos cidadãos, como é o caso dos serviços do Campo Grande. Não se pode exterminá-la?


IN "SÁBADO"
15/11/18

.
.


1730.UNIÃO



EUROPEIA




.
.
HOJE NO 
"i"
António Costa “surpreendido” com proposta 
do PS sobre touradas. 
“Lamento. Se fosse deputado votaria contra”

Primeiro-ministro admite que existe uma “divergência” com os deputados do PS

As touradas abriram uma polémica entre António Costa e os deputados do PS.

O primeiro-ministro admitiu que existe uma “divergência” com o grupo parlamentar. "Estou surpreendido, lamento, se fosse deputado votaria contra", disse.
 .
O grupo parlamentar do PS decidiu hoje que vai apresentar uma proposta para que o IVA das touradas baixe para os 6% como está previsto para outros espetáculos culturais.

Carlos César garantiu que “há uma maioria expressiva de deputados no sentido de incluir a tauromaquia juntamente com as outras valências culturais que diminuirão a sua taxa para 6%, caso dos espetáculos de dança, de teatro e de música nos termos que são constantes na proposta do Governo".

Perante esta decisão dos deputados do PS, António Costa garantiu que foi apanhado de surpresa pela decisão dos deputados socialistas e considerou que esta não é uma matéria de consciência. "É manifesto que há uma divergência entre o grupo parlamentar e o Governo”, afirmou.

* Temos dúvidas sobre o "espanto" do sr. Primeiro-ministro. Mais nos parece uma encenação político partidária.

.
.

47-O ENCANTADOR DE CÃES

O melhor amigo do cão/2.4



FONTE:  BENE106 

.
.
IX-O INFILTRADO

4-ACTOR PORNOGRÁFICO 




FONTE:     O Infiltrado


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Sporting das Caldas com 
apuramento histórico na Europa

O Sporting das Caldas confirmou o apuramento para os 16 avos de final da Challenge Cup de voleibol, ao vencer os suíços do Chênois no ‘golden set’.
.

Depois a vitória na primeira mão, a primeira do clube em competições internacionais de voleibol, a formação lusa perdeu na Suíça por 0-3 (28-30, 23-25 e 21-25), obrigando à realização de um set de desempate, onde acabou por vencer por 16-14.

O Sporting das Caldas junta-se, assim, a Benfica, Sporting e Fonte Bastardo no quadro principal da prova, onde vai medir forças com os holandeses do Dynamo Apeldoorn.

* Fantástico, uns valentes.

.
.

Catherine Zeta Jones

All That Jazz


.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS/
/JORNAL DO FUNDÃO
Um milhão de euros para Aldeias Históricas
.terem turismo mais acessível

O Turismo de Portugal e as Aldeias Históricas de Portugal assinam hoje um contrato, em Idanha-a-Velha, que envolve um investimento de 1,06 milhões de euros e um financiamento de 957 mil euros, ao abrigo da Linha de Apoio ao Turismo Acessível.

Estes valores da linha do Programa Valorizar vão permitir desenvolver “condições de acessibilidade física e comunicacional” na rede de Aldeias Históricas de Portugal, tal como realizar ações de formação e sensibilização junto dos vários públicos-alvo, segundo informação oficial.
 .
CASTELO NOVO
Também serão criados percursos de visitação acessível em 12 aldeias e será elaborado o Plano de Promoção do Turismo Acessível nas aldeias, que integra um diagnóstico das necessidades de acessibilidade em 45 edifícios/monumentos e posteriores correções que sejam sinalizadas.

Nas novidades estarão também novos conteúdos de comunicação em “formatos alternativos”, como vídeos legendados em língua gestual no ‘site’ das Aldeias Históricas e uma ‘app’ com informações sobre restaurantes ou alojamentos, também com a opção de língua gestual e sinais internacionais.
A sinalética nas aldeias estará em braille, acessível a invisuais, ou com ‘QR code’, código digital, que remete para conteúdos na ‘app’ com audiodescrição ou língua gestual.
 .
SORTELHA
Estão envolvidas no projeto as aldeias de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha, Trancoso.
O contrato será assinado na cimeira de Turismo promovida pela Associação Aldeias Históricas de Portugal, que deverá contar com a presença do ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

* Conhecemos as aldeias indicadas na peça, todas têm história de Portugal, todas são lindas e algumas infelizmente quase despovoadas. 
A Rota das aldeias históricas é fantástica duma grande riqueza humana, aproveitem e visitem também o museu etnográfico de Idanha-a-Nova e o museu de Arqueologia do Fundão, sem esquecer as Aldeias de Xisto.
O interior do país merece a vossa visita.

.
.

7- CIENTISTAS E
APOCALIPSE




Este documentário maravilhoso apresentado há alguns anos pelo History Channel, banido de diversos provedores, possui uma pesquisa profunda para uma situação pós-catástrofe. O objetivo do vídeo não é criar pânico algum, mas levar à reflexão de situações que experimentamos sejam elas climáticas, espaciais, sísmicas entre outras. Se puder, mantenha-o nos seus arquivos.


* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
.
.

Fique sabendo mais sobre  
A PÍLULA/2



FONTE: Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia.

.
.

DEVÍAMOS TER MUITA VERGONHA POR
 AS OBRIGAR A ESTA DESVENTURA

Crianças na estrada


Famílias de migrantes que caminham rumo aos Estados Unidos enfrentam todo tipo de dificuldade em busca de uma vida melhor. Enquanto esperam pelo que o futuro os reserva, crianças dedicam-se ao que sabem melhor: brincar.



FONTE:  afpbr

..
.

Para cozer os miolos/82


Saiba o que acontece no seu corpo 
quando está apaixonado


FONTE: "VISÃO"

.
.
 INTRUJAS


















.
.


1793
Senso d'hoje
JÚLIO MACHADO VAZ
PSIQUIATRA PORTUGUÊS 
 RADIALISTA, ESCRITOR
Sobre o programa de rádio
"O AMOR É"


FONTE: WOOK


* Obrigado ACR por nos ter enviado esta excelente entrevista.


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS









.
.
Caranguejo Coco



.
.

BOM DIA


.
.


72-CINEMA
FORA "D'ORAS"
VI-TUDO SOBRE
A MINHA MÃE



SINOPSE
Uma mãe solteira em Madrid, Manuela, vê seu único filho morrer no seu 17º aniversário quando corre para pegar um autógrafo de uma atriz. Ela vai a Barcelona à procura do pai de seu filho, uma travesti chamada Lola, que não sabe que tem um filho. Primeiro ela encontra sua amiga, Agrado, também travesti; através dela ela conhece Rosa, uma jovem freira que está de partida para El Salvador. Quase que por acaso, torna-se assistente de Huma Rojo, a atriz que seu filho admirava. 

ELENCO 
Cecilia Roth .... Manuela 
Marisa Paredes .... Huma Rojo 
Candela Peña .... Nina 
Antonia San Juan .... Agrado 
Penélope Cruz .... irmã María Rosa Sanz 
Rosa Maria Sardà .... mãe de Rosa 
Fernando Fernán Gómez .... pai de Rosa 
Toni Cantó .... Lola 
Eloy Azorín .... Esteban 
Carlos Lozano .... Mario

Direção Pedro Almodóvar 
Produção executiva Agustín Almodóvar 
Roteiro Pedro Almodóvar 
Género Drama 
Música Alberto Iglesias 
Direção de arte Antxón Gómez 
Direção de fotografia Affonso Beato 
Figurino Bina Daigeler e José María De Cossío 
Edição José Salcedo


FONTE:  Sanket Mistry

NR: Para nós Pedro Almodóvar é um dos grandes realizadores da segunda metade do século XX. Este é o primeiro filme de sua autoria que temos oportunidade de editar. Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.