22/03/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.

XL-OS RIOS E A VIDA
5-RIO BIEBZRA
O Amazonas europeu



FONTE:  Elefante Verde.

  .

LISE CHARMEL

Salon International 
De La Lingerie
PARIS
2023


 FONTE:   On Fashion TV.

 .

XIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

1 - DESCARTES E FERMAT

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

ADESCARTES E FERMAT dois crânios do século XVII são dois marcos na história da matemática. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de NOVE, coisa pouca... 

RITA GARCIA PEREIRA

 .



Em contraciclo:
ode aos 13

“O hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos”
Cícero

Faço a minha muitas vezes habitual declaração de interesses: nunca percebi a cultura militar, apesar de ter militares na família, porque não está na minha natureza não questionar ordens. Dito isto, um familiar meu directo é advogado dos 13 militares que, ao contrário do que se diz, não incorreram na tão falada insurreição: o Estado, que também devia zelar pela sua saúde, deu-lhes ordem para entrarem num navio que não cumpria os patamares básicos da segurança. Fê-lo sendo conhecedor do exacto estado do navio e permitindo-se não se culpar a si próprio.

Num país a sério cairiam as cabeças dos responsáveis. Nesta comédia, os spin doctors constroem uma narrativa e a única coisa que passa a relevar é limpar a imagem dos que mandam. Tive oportunidade de ouvir comentadores, que como eu nunca puseram o pé num navio daqueles, dizerem que os militares não podem envergonhar-nos. A mim, o que me causa profunda vergonha é um Estado que trata assim os que o representam diariamente, à margem de penachos e de cargos.

Importa, pois, relembrar que, como o chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima não podia desconhecer, atendendo a que tal lhe foi expressamente escrito, o navio apresentava graves defeitos, entre os quais apresentar apenas um motor em funcionamento, já que o de bombordo estava inoperacional, motor aquele que, por seu turno, devia ter sido objecto de manutenção às 2 mil horas de funcionamento e que tinha fugas de óleo, a par de uma falha na bomba de refrigeração do espaço de máquinas e outros problemas nos três geradores. Por outro lado, longe de a posição dos 13 assentar num juízo de prognose, o que ainda não foi dito é que, na viagem prévia do navio, de regresso ao Funchal, já tinham existido problemas, com água a entrar na embarcação e que só foram resolvidos pela equipa de manutenção.

Perante a posição dos militares, rapidamente a opinião pública foi levada pela mão a concluir que o errado não está num Estado, num governo, num ministro, num chefe do Estado-Maior que permitem que tal suceda. Como tem sido já hábito neste país, quem se lixa nesta história é o mexilhão, ou seja, os militares que não embarcaram em mais uma viagem de faz-de-conta, num barco que já nos foi vendido fora do seu prazo.

E, uma vez denunciado o estado do navio, também de uma forma quase automática se passou a reescrever a história, seja limpando-o de imediato, para ser prontamente filmado a reluzir, seja através da decisão do próprio Governo de enviar um avião da Força Aérea para proceder às reparações de imediato. Tudo enquanto se retiveram os militares, visando apagar as provas e a demonstração de que tinham razão.

Podemos - e estamos habituados - a tolerar quase tudo. Não podemos tolerar a mentira, principalmente quando a mesma só visa encontrar bodes expiatórios para responsabilidades superiores.

* Advogada, especialista em direito do trabalho.

IN "NOVO semanário" - 18/03/23 .

 .



3295.UNIÃO


EUROPEIA

  FRANÇA
PARIS
Lixo acumula-se nas ruas da cidade
e multiplicam-se as notícias falsas





FONTE:   Euronews 


putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
150-ғᴜηᴄ̧α̃ᴏ ѕɪຕʙᴏ́Ɩɪᴄα


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
96-HORIZONTES DA MEMÓRIA
96.2-Egrégios Avós


  (CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)
 
* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Miguel Angelo
A Canção


.

 .

ē¢ ค́fri¢/8

SENEGAL

MODOU FALL

O incansável ativista antiplástico



FONTE:  DW Português para África - 04/04/21.

 .

 III- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

10- ๔เรร๏ภค̂ภςเค 

(CONCLUI  HOJE)

* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero: Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano: Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic: Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres: Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro: Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta: Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire: Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE:  Brasil Paralelo 

 .

 ᗷᖇᕮᐯᕮS ᗪO ᗩᒪᗰIᖇᗩᑎTᗩᗪO/1

 𝐌𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐍𝐚𝐯𝐢𝐨 𝐌𝐨𝐧𝐝𝐞𝐠𝐨 𝐧𝐚̃𝐨 𝐟𝐨𝐫𝐚𝐦 𝐨𝐮𝐯𝐢𝐝𝐨𝐬


 

FONTE: Fala Portugal 

 NR: A senhora ministra da Defesa é muito apressada a falar de desobediência e ainda mais rápida a esquecer-se da sua incompetência..



Ƥαίѕєѕ cσм σ мαισя ηύмєяσ
∂є αямαѕ ηυcℓєαяєѕ ∂σ мυη∂σ

FONTE:Entre barras, gráficos y mapas

 .

𝙽𝙰𝚃𝙰́𝙻𝙸𝙰 𝙲𝙾𝚁𝚁𝙴𝙸𝙰

Mαrcelo e αs Tάgıdes Mαrcelo, em cupıdez munıcıpαl de coroαr-se com louros αlfαcınhαs, αtırα-se vαloroso – ó bαcαnαl! – αo leıto húmıdo dαs Tάgıdes dαnınhαs. Pαrα conquıstαr αs Musαs de Cαmões lαnçα α este, Mαrcelo, um desαfıo: Jogou-se αo verso o épıco? Ilusões!… Bαte-o Mαrcelo que se jogα αo rıo. E em eleıtorαıs estrofes destemıdαs, do αutάrquıco sonho, o nαdαdor dız que curαrα αs nınfαs poluı́dαs com o mılαgre do seu corpo em flor. Outros prodı́gıos – dızem – congemınα: ır αos bαırros dα lαtα e αlı, sem medo, dormır pαrα os lımpαr dα vıl vérmınα e trıunfαl fıcαr cheıo de pulguedo. Por fım, rumo αo céu, novo Gusmα̃o de αsα deltα α fαzer de pαssαrolα, sobrevoα Lısboα o pαssαrα̃o e perde α penα que é de gαlınholα.


NR: Poema pouco conhecido de NATÁLIA CORREIA que por ser mulher e portuguesa tâo extraordinária é menos conhecida que os pacóvios do 'big brother', do 'triângulo' e outros nojos televisivos e dos também pacóvios que os apresentam..

 .


3375
Senso d'hoje
ANA DRAGO
SOCIÓLOGA
ACTIVISTA POLÍTICA
CIDADÃ PORTUGUESA
ENTREVISTA
 CATARINA MARTINS
LÍDER DEMISSIONÁRIA
DO BLOCO DE ESQUERDA
CIDADÃ PORTUGUESA
PODCAST #CONTRA REGRA#
Como resolver a crise 
da habitação? As razões
da luta dos professores!




FONTE:  Contra Regra.
.

Lagartas Agressivas e Famintas


.
.

Jack Russell e a cobra


.
.

BOM DIA

.