28/12/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
1.3-Instintos Sexuais Humanos
Estudos - Compreensão



Sabe o que faz e por que faz? Autoconheça-se para tomar decisões conscientes sobre o seu próprio corpo. Saiba a razão dos seus impulsos instintivos sexuais e tenha o controle sobre eles. Os instintos sexuais humanos são geralmente ignorados, pouco estudados, deixados de lado.... 


FONTE: 
   Bruno Guerreiro de Moraes

.

César Mourão

Gina


.

7-SISTEMA NERVOSO
7.2-NEUROCRÂNIO
7.2.3- Ossos do crânio,
esqueleto da face




* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE: Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.

𝐸𝓍𝒾𝓈𝓉𝑒 𝓅𝑒𝓇𝒾𝑔𝑜 𝓃𝒶𝓈 𝓋𝒶𝒸𝒾𝓃𝒶𝓈?



FONTE:  Nerdologia 
.

ANA SARTÓRIS

.



Saúde a Sul: 
Quem cuida das nossas crianças?

Um pouco por todo o país são diversos os episódios de carência, estando as áreas de obstetrícia e pediatria particularmente defraudadas, com necessidade de transferências interhospitalares de grávidas para fora da área de residência, incluindo para hospitais em Espanha.

O desinvestimento no setor da saúde tem trazido sérias consequências para a capacidade de resposta, atempada e de qualidade, das diversas instituições públicas de saúde, cujo funcionamento está assente numa dedicação intensa de todos os seus profissionais, os verdadeiros pilares do Serviço Nacional de Saúde.

Um pouco por todo o país são diversos os episódios de carência, estando as áreas de obstetrícia e pediatria particularmente defraudadas, com necessidade de transferências interhospitalares de grávidas para fora da área de residência, incluindo para hospitais em Espanha.

Os últimos anos têm-se caraterizado pela perda de valências no Hospital Garcia de Orta, de forma mais ou menos declarada, mas sempre assente na falta de profissionais de saúde que assegurem os serviços, espelhando, bem, o desinvestimento a que os serviços públicos têm, de facto, vindo a ser dotados.

A área da pediatria é ímpar exemplo e configura realidade deveras preocupante já que aquele hospital é(era) unidade de referência para todo o sul do país, nomeadamente no que concerne, entre outros, a cuidados intensivos (neonatais e pediátricos) e neuropediatria.

A margem sul do Tejo aguarda pela construção de um novo hospital há mais de uma década, adensando-se a incapacidade de resposta das suas unidades hospitalares. Nos últimos anos, devido a sobrelotação, repetiram-se as comunicações de constrangimentos e mesmo de encerramento temporário dos Serviços de Urgência Geral do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo e do Hospital de São Bernardo, sem esquecer as respetivas Urgências Obstétricas e Urgência Obstétrica do Hospital Garcia de Orta. A título de exemplo, em apenas três dias da semana passada, três serviços de urgência comunicaram que não podiam receber doentes instáveis (Urgência Geral do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, a partir das 19h de dia 10/12 e a partir das 16h30 de dia 11/12) ou grávidas (Urgência Obstétrica do Hospital de São Bernardo, das 21h de dia 09/12 às 09h do dia seguinte).

Os constrangimentos e sobrelotação resultam na incapacidade daqueles hospitais receberem doentes em situação crítica, obrigando à referenciação para outras unidades hospitalares e, nessa medida, atrasando a resposta para tratamento e incrementando a afluência aos restantes centros hospitalares da cidade de Lisboa.

O encerramento noturno da Urgência Pediátrica do HGO era ameaça prolongada, ante a incapacidade de fixação de pediatras. Não se pense que a fuga maior é para o setor privado... ao longo dos anos, e não poucas vezes, as administrações foram deixando escapar os profissionais formados nos seus serviços para outras unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Acresce ainda a efetiva falta de enfermeiras e enfermeiros, cuja carência leva ao permanente recurso à figura das “horas extraordinárias” como forma de supressão das necessidades e que já levou, em tempos, ao encerramento da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP). A falta de profissionais de saúde, pediatras e enfermeiros, é tanto mais grave quando aquela UCIP é a única a sul do país, admitindo a criança gravemente doente proveniente desde Almada até Faro, servindo os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro.

A circunstância de falta grave de pediatras no HGO dura há mais de um ano, não tendo havendo mesmo qualquer candidato ao concurso efetivado então para colmatar a carência. A Ministra da Saúde anunciou agora novo concurso, ficamos a aguardar os seus resultados, sendo certo que, até lá, são os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários de Almada e Seixal a garantir, por via de horas extraordinárias e não sendo estes especialistas em pediatria, o atendimento até à meia-noite.

Aos profissionais de saúde não é possível exigir mais! Urge uma resposta política consentânea com as necessidades dos utentes, com particular destaque para a população pediátrica, cujas medidas se exigem permanentes para garantir o acesso universal de qualquer criança à unidade de saúde mais adequada à sua condição clínica. Menos que isto é, seguramente, pôr em risco o futuro do país.

* Enfermeira na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Santa Maria

IN "ESQUERDA"
24/12/19

.
.


2136.UNIÃO



EUROPEIA



.

RƐLIƓIÃO ƇOMO ƊISƇURSO ƊƐ ÓƊIO





FONTE:  Tempero Drag

.

XLVI-VIDA SELVAGEM
3- A HIENA
A HERDEIRA DO CLÃ



FONTE:   Paulo Roberto Rocha

.
.
Gerson Santos vs Joana Alegre

“Por quem não esqueci”


The Voice Portugal - Batalhas

.

29-UM POEMA POR SEMANA - ANA LUÍSA AMARAL

.


29-UM POEMA POR SEMANA


ANA LUÍSA AMARAL


AS DISJUNÇÕES PERFEITAS



dito por

ANA LUÍSA MARAL


.
.
ᖇᕮᖴᒪᕮ᙭ÕᕮS
QUAL FOI A ÚLTIMA VEZ QUE FEZ ALGO  
PELA PRIMEIRA VEZ?
 𝓥𝓲𝓿𝓲𝓪𝓷 𝓡𝓲𝓸
 𝓓𝓸𝓾𝓽𝓸𝓻𝓪𝓭𝓪 𝓮𝓶 𝓵𝓲𝓷𝓰𝓾𝓲́𝓼𝓽𝓲𝓬𝓪




FONTE:  Casa do Saber
.
.
"Doᥒ't Worrყ"
A Human Trafficking Film



FONTE:   Donut Delilah

.
.
Porta dos Fundos: 
vídeo mostra ação de criminosos



* A Polícia investiga o ataque à sede da produtora Porta dos Fundos que aconteceu na madrugada de 24 de dezembro de 2019. A bordo de um carro e uma moto, quatro homens chegaram ao local e atiraram coquetéis molotov no prédio. Um vigilante evitou o incêndio ao apagar as chamas com um extintor, conforme mostram as imagens flagradas pelas câmeras de segurança. Apesar de um grupo se identificar como o autor do atentado, as autoridades investigam o crime como tentativa de homicídio.

** A fé é uma fantasia que se cria sobre uma mentira ou as ideias do crime organizado. O povo brasileiro que está a ser arrastado para o ódio de tudo o que é humanidade pelo gangue bolsonaro, não vai esperar muito tempo para as agruras que estes criminosos lhe vão provocar.
Tudo pode ser alvo de humor, não envenena, o veneno vem do Planalto.


FONTE:  Jornal O Globo


.
.
NA COZINHA/84
37-RECEITA ILUSTRADA




2198
Senso d'hoje
ANA GOMES
EX-EURODEPUTADA
ACTIVISTA POLÍTICA
MILITANTE DO PS
COMBATE À CORRUPÇÃO



* Ana Gomes no habitual espaço de comentário ao domingo na SIC Notícias.


FONTE:  Hugo Alves

.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS






.
.

BOM DIA


.
.


90-CINEMA
FORA "D'ORAS"
𝒳𝐼-Ơ Տҽɠɾҽɗօ ɗҽ Ɓɾօƙҽɓąƈƙ Ɱօʋղƭąíղ



Sιησρѕє:

𝔍𝔞𝔠𝔨 𝔢 𝔈𝔫𝔫𝔦𝔰 𝔠𝔬𝔫𝔥𝔢𝔠𝔢𝔯𝔞𝔪-𝔰𝔢 𝔫𝔬 𝔚𝔶𝔬𝔪𝔦𝔫𝔤, 𝔫𝔬 𝔳𝔢𝔯𝔞̃𝔬 𝔡𝔢 1963, 𝔮𝔲𝔞𝔫𝔡𝔬 𝔣𝔬𝔯𝔞𝔪 𝔱𝔯𝔞𝔟𝔞𝔩𝔥𝔞𝔯 𝔭𝔞𝔯𝔞 𝔲𝔪 𝔯𝔞𝔫𝔠𝔥𝔬 𝔮𝔲𝔢 𝔠𝔯𝔦𝔞𝔳𝔞 𝔬𝔳𝔢𝔩𝔥𝔞𝔰

𝔑𝔞𝔮𝔲𝔢𝔩𝔢 𝔞𝔪𝔟𝔦𝔢𝔫𝔱𝔢 𝔰𝔬𝔩𝔦𝔱𝔞𝔯𝔦𝔬 𝔡𝔞𝔰 𝔪𝔬𝔫𝔱𝔞𝔫𝔥𝔞𝔰, 𝔢𝔩𝔢𝔰 𝔞𝔠𝔞𝔟𝔞𝔪 𝔭𝔬𝔯 𝔱𝔢𝔯 𝔲𝔪 𝔯𝔞́𝔭𝔦𝔡𝔬 𝔠𝔬𝔫𝔱𝔞𝔠𝔱𝔬 𝔰𝔢𝔵𝔲𝔞𝔩.

𝔔𝔲𝔞𝔫𝔡𝔬 𝔬 𝔱𝔯𝔞𝔟𝔞𝔩𝔥𝔬 𝔫𝔬 𝔯𝔞𝔫𝔠𝔥𝔬 𝔞𝔠𝔞𝔟𝔞, 𝔠𝔞𝔡𝔞 𝔲𝔪 𝔰𝔢𝔤𝔲𝔢 𝔬 𝔰𝔢𝔲 𝔠𝔞𝔪𝔦𝔫𝔥𝔬.

𝔈𝔩𝔢𝔰 𝔠𝔞𝔰𝔞𝔪 𝔢 𝔳𝔦𝔳𝔢𝔪 𝔠𝔬𝔪 𝔞𝔰 𝔰𝔲𝔞𝔰 𝔯𝔢𝔰𝔭𝔢𝔠𝔱𝔦𝔳𝔞𝔰 𝔢𝔰𝔭𝔬𝔰𝔞𝔰. 
𝔇𝔲𝔯𝔞𝔫𝔱𝔢 𝔪𝔲𝔦𝔱𝔬𝔰 𝔞𝔫𝔬𝔰 𝔫𝔞̃𝔬 𝔰𝔢 𝔳𝔢̂𝔪 𝔞𝔱𝔢́ 𝔮𝔲𝔢 𝔲𝔪 𝔡𝔦𝔞 𝔠𝔬𝔪𝔢𝔠̧𝔞𝔪 𝔞 𝔪𝔞𝔯𝔠𝔞𝔯 𝔢𝔫𝔠𝔬𝔫𝔱𝔯𝔬𝔰 𝔢𝔰𝔭𝔬𝔯𝔞́𝔡𝔦𝔠𝔬𝔰, 𝔢 𝔪𝔞𝔫𝔱𝔢̂𝔪 𝔲𝔪 𝔠𝔞𝔰𝔬 𝔞𝔪𝔬𝔯𝔬𝔰𝔬 𝔡𝔲𝔯𝔞𝔫𝔱𝔢 20 𝔞𝔫𝔬𝔰.


ҼƖҽղƈօ: 

ℌ𝔢𝔞𝔱𝔥 𝔏𝔢𝔡𝔤𝔢𝔯 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔈𝔫𝔫𝔦𝔰 𝔇𝔢𝔩 𝔐𝔞𝔯
𝔍𝔞𝔨𝔢 𝔊𝔶𝔩𝔩𝔢𝔫𝔥𝔞𝔞𝔩 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔍𝔞𝔠𝔨 𝔗𝔴𝔦𝔰𝔱
ᾋ𝔫𝔫𝔢 ℌ𝔞𝔱𝔥𝔞𝔴𝔞𝔶 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔏𝔲𝔯𝔯𝔢𝔫 𝔑𝔢𝔴𝔰𝔬𝔪𝔢 𝔗𝔴𝔦𝔰𝔱
𝔐𝔦𝔠𝔥𝔢𝔩𝔩𝔢 𝔚𝔦𝔩𝔩𝔦𝔞𝔪𝔰 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔄𝔩𝔪𝔞 𝔅𝔢𝔢𝔯𝔰 𝔇𝔢𝔩 𝔐𝔞𝔯
𝔄𝔫𝔫𝔞 𝔉𝔞𝔯𝔦𝔰 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔏𝔞𝔰𝔥𝔞𝔴𝔫 𝔐𝔞𝔩𝔬𝔫𝔢
𝔏𝔦𝔫𝔡𝔞 ℭ𝔞𝔯𝔡𝔢𝔩𝔩𝔦𝔫𝔦 𝔠𝔬𝔪𝔬 ℭ𝔞𝔰𝔰𝔦𝔢 ℭ𝔞𝔯𝔱𝔴𝔯𝔦𝔤𝔥𝔱

ℜ𝔞𝔫𝔡𝔶 𝔔𝔲𝔞𝔦𝔡 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔍𝔬𝔢 𝔄𝔤𝔲𝔦𝔯𝔯𝔢

𝔎𝔞𝔱𝔢 𝔐𝔞𝔯𝔞 𝔠𝔬𝔪𝔬 𝔄𝔩𝔪𝔞 𝔍𝔯. (𝔞𝔬𝔰 19)


FONTE: BomBa Filmes