10/12/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 ..

.

.
304-ARTE ARRISCADA
LE SACRIFICE

Intérpretes:
Dada Masilo, Lehlohonolo Madise, 
Refiloe Mogoje, Thandiwe Mqokeli, Eutychia Rakaki, Leorate Dibatana,
 Lwando Dutyulwa, Thuso Lobeko,
 Songezo Mcilizeli, Steven Mokone,
 Tshepo Zasekhaya

Coreografia
Dada Masilo
Música:
Ann Masina,
Leroy Mapholo,
Tlale Makhene,
 Nathi Shongwe,




* Há mais de doze anos que a emblemática coreógrafa da cena sul-africana revisita de forma brilhante balés clássicos. 
Com Le Sacrifice, faz da Sagração da Primavera um novo ritual, misturando dança contemporânea e danças tradicionais do Botswana. 
Nesta última criação, Dada Masilo recorre às origens da noção de sacrifício, tão presente na cultura do seu país de origem. Reúne em palco doze intérpretes e quatro músicos que oferecem uma composição inspirada na obra de Stravinsky,  na África do Sul. 
Este balé, apoiado pelo tom excepcional da soprano Ann Masina, promete ser uma celebração poderosa! Natural de Joanesburgo, que frequentou a escola de Anna Teresa De Keersmaeker, Dada Masilo está hoje entre as coreógrafas mais requisitadas do panorama internacional.


FONTE:  Théâtre de l'Union & Ecole Supérieure de théâtre
.
La Source des Montagnes


 ESMA Movies
.
.
Segredos do Egito

Câmara Secreta da Pirâmide de Khufu/4


Marcelo do Egito
.

LUÍS CASTRO

 .




Já vos vi a todos nus!

As leis e a vergonha curvam-se ou afastam-se para eles passarem e cada um se abaixa sobre o seu prato. 

Há um Pedro que é lobo, mas veste de cordeiro; um Carneiro que não é Sá, mas diz-se por lá; um Luís que carrega espinhos e não se livra dos burburinhos; Há cinderelas, desventurados, imberbes e mortos vivo; há tinos e desatinos, sindicatos e patronatos. Há tudologistas e vulgarólogos; há ungidos e mugidos; há dramas, comédias e tragédias; há lérias, pilhérias e misérias; há graçolas, gabarolas e charolas; há pelados, execrados e finados – há farrapos de decadência e farpas na epiderme. Enfim, somos um povo mal acabado. 

As leis e a vergonha curvam-se ou afastam-se para eles passarem e cada um se abaixa sobre o seu prato – expulsaram-lhes a consciência. Os cúmplices na indiferença vivem na dependência e adormecem de boca aberta – vivem para se estar. Há uma multidão pitoresca de aleijões, caceteiros e carrascos. Enquanto isso, os cristos agonizam nas cruzes. A Nação está inflamada e batem-se bengalas na mesa. Os que não estão no poder, mas estiveram, já não querem ir mais além; os que chegaram agora, rasgam as vestes e dizem-se amigos da populaça e salvadores da Pátria; os empalhados já morreram, mas não foram avisados. E todos continuam a jogar à bisca lambida. 

O lobo – que quer comer o carneiro -, quer descongelar os funcionários públicos, que as dívidas se paguem lá para a frente e que o país é para dividir e ficar ainda mais pequeno. Mas é o mesmo dos voos picados da TAP e da ferrovia que nunca saiu do apeadeiro. O cordeiro – que quer promover uma conferência de paz com o lobo -, diz que vai fazer o que o Pedro não conseguiu na habitação, respeitar os empresários e as empresas, recuperar o SNS e legalizar o lobbing. Mas é o mesmo que se diz herdeiro de Costa e nãos gosta de cartunes. 

O nadador-salvador – que já salvou no mar e agora quer salvar em terra -, diz que austeridade são passos do passado, que os velhos são passadas do presente, que os jovens levaram andamento e que os professores são para dar seguimento. Mas é o mesmo que reconhece que ainda não cumpriu as expectativas. O jovem lobito – que quase nascia numa sexta-feira treze -, quer cortar a direito porque falta arrojo na direita, que o Estado custa demasiado e que se deve descentralizar e não regionalizar. Mas é o mesmo que prefere ver os socialistas voltar ao governo, pois o mais importante é fazer prova de vida. 

O pregador – que nunca deixou de ser comentador e não gosta de vítimas – quer o primado para a moral, a castração para pedófilos, a proibição para a eutanásia e rédea curta para os ciganos e parasitas da sociedade. Mas é o mesmo que em minutos diz tudo e o seu contrário. A cinderela – que ficou sem a ‘sua’ Torre Bela – quer economia pela igualdade com mais impostos para quem produz, privatizar as grandes empresas e recuperar o controlo de setores lucrativos para o Estado. Mas é a mesma a quem não se lhe conhece uma única proposta para gerar emprego e economia. É só gastar. 

E sobramos nós, os mendicantes, que dedilhamos a harpa da ironia, com o génio da sintaxe figurada que nos amarrou a todos de mãos e pés – dizem que ele é bom a meter cunhas e a dar cadeiras de rodas. *A expressão «Já vos vi a todos nus!»pertence a uma candidata autarca, médica lá na terra, que num comício avisava já os ter visto a todos nus quando lhe passaram pelo consultório.

* Jornalista

IN "NASCER DO SOL" - 08/12/23.

 .



3550.UNIÃO


EUROPEIA

FRANÇA
SAMUEL PATY
JUSTIÇA "PORREIRO PÁ"
Adolescentes envolvidos no homicídio 
 de Samuel Paty com pena suspensa



FONTE:  Euronews  - 08/12/23

* Contestar sentenças é um acto de cidadania não de desobediência. Desejamos que a estes coniventes religiosos o crime não lhes saia da cabeça durante toda a vida. Não há nenhuma estúpida religião que valha a morte de alguém.

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

CXIII - VISITA GUIADA

A Oliveira e a sua Cultura/3

Alvito - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
FREDERICA VON STADE

RUSALKA


Antonín Dvořák

.
.
45-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
45.4-𝓤𝓶 𝓓𝓲𝓪́𝓵𝓸𝓰𝓸 𝓬𝓸𝓶 𝓪 𝓟𝓼𝓲𝓬𝓪𝓷𝓪́𝓵𝓲𝓼𝓮 𝓮 𝓸 𝓓𝓲𝓻𝓮𝓲𝓽𝓸
ℳ𝒶𝓇𝒾𝒶 ℛ𝒾𝓉𝒶 𝒦𝑒𝒽𝓁


FONTE:Café Filosófico CPFL

192-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑃𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑑𝑒𝑣𝑒 𝑑𝑜𝑟𝑚𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑟𝑖𝑔𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑖𝑚𝑎/3


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

ⰞᛁᚳᛒⳘᚱ ᛊᚢᛈᛜᚢᚾᚱᚣ ᛜᛢ ᚹᛜᛒᚱᛊᛢ 

ᛊᚹᛁᛢᛜ́ᚧᛁᛜ/3

Os ricos não pagam a crise, 
a crise é o negócio! 

ᚹᛜᚱ ᛰⳘᛊ ᚹᛜᛒᚱᛊჍᚣ?


FONTE: THE WHY.

 .

ภค๓เ́๒เค

ค թгเ๓єเгค ๏́թєгค

"Cɦєƒє Hɪʝʌɲʛυʌ"
ɗє Eƨʅơɲ Hɪɲɗυɲɗυ



FONTE:   DW Português para África.
.
Empanadas fritas de queijo
com cebola roxa


Paola Carosella
.

 .

ᙀᙏ ᙖOᙏ ᙅOᙁᔑᙓᒐᕼO

𝗽𝗼𝗿 𝗖𝗔́𝗦𝗦𝗜𝗢 𝗙𝗘𝗥𝗡𝗔𝗡𝗗𝗢


* Bem haja ALEX CARIOCA, o homem é sábio!.

 .

𝙿𝚊𝚛𝚊𝚏𝚛𝚊𝚜𝚎𝚊𝚗𝚍𝚘 𝙼𝚎𝚜𝚝𝚛𝚎 𝙰𝚕𝚖𝚎𝚒𝚍𝚊 𝙽𝚎𝚐𝚛𝚎𝚒𝚛𝚘𝚜

"𝕒𝕤 𝕞𝕦𝕝𝕙𝕖𝕣𝕖𝕤 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕥𝕚𝕕𝕠 

𝕤𝕒̃𝕠 𝕒 𝕟𝕠𝕤𝕤𝕒 𝕚𝕞𝕡𝕠𝕥𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕒"

𝓝𝓸 𝓭𝓲𝓪 𝓮𝓶 𝓺𝓾𝓮 𝓪 𝓬𝓱𝓮𝓰𝓪𝓷𝓪 𝓡𝓲𝓽𝓪 𝓜𝓮𝓽𝓲𝓪𝓼, 𝓷𝓸𝓿𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓮 𝓼𝓮 𝓶𝓮𝓽𝓮𝓾 𝓸𝓷𝓭𝓮 𝓷𝓪̃𝓸 𝓯𝓸𝓲 𝓬𝓱𝓪𝓶𝓪𝓭𝓪.



FONTE: TAF Tertúlia Antifacho

 NR: Sugerimos a leitura da " A Cena do Ódio" de José Almada Negreiros

 .

 .

DEVEMOS TUDO À SOLIDARIEDADE


RICARDO AVELINO


IBAN: PT50 0036 0152 9910 0027 7534 4


NR: Tudo é pouco para esta família.

.
3638
Senso d'hoje
CAETANO DE BRAGANÇA
ARQUITECTO
 DA JLL*
ENTREVISTADO POR
ISABEL PATRÍCIO
EDITORA DE TRABALHO
By ECO 
#TRINTA E OITO VÍRGULA QUATRO#
"Escritórios têm os dias contados?"



* Empresa do ramo imobilário

FONTE:  ECO - Economia Online- 04/12/23.
.
Ornitólogo Responde

GAVIÕES


Planeta Aves
.
.

BOM DOMINGO
.