14/06/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 

XLII-OS RIOS E A VIDA
5-O VALE DO LUANGWA
Interior oriental da Zâmbia


 
(CONCLUI PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Elefante Verde.

 

GONZALES
LINGERIE EROTIQUE
GRAN CANARIA SWIM WEEK
2023 




FONTE:   FASHION & STYLE TV
.

 .

ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᛊᛖ ᚾᛜᚧᚣ ᚣ ᚹᚣᚱᚾᛊ

4-ค Ŧค́๒гเςค


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA
COM NOVO TEMA)


*Uma fábrica é um complexo onde funcionários manufacturam bens e supervisionam o funcionamento de máquinas. Numa fábrica de biscoitos, o professor Leo Akio conversa com o executivo João Leite Praça e a gerente de qualidade Flavia Morelli e investiga como o conhecimento das diferentes unidades de medida e da estatística é importante para controlar os custos de fabricação e avaliar a qualidade desses apetitosos alimentos..


FONTE:   Prof. Leo Akio.

PEDRO AMARAL

 .

PODERÁ SER O 'NEMÉSIO' DO SÉCULO XXI






Quando a música
é serviço público

Bárbara Tinoco juntou-se a uma nova vaga de artistas, que reinventaram a música de intervenção portuguesa. Uma geração que, pelo pop, tendo um grande público, não tem medo de se expressar sobre assuntos que podem ser vistos como tendo uma dimensão política.

Podiɑ vir ɑqui fɑlɑr de muitɑs coisɑs. Podiɑ fɑlɑr do ridículo que é um governo ɑbrir exceções em questões de proteçɑ̃o ɑmbientɑl ɑfirmɑndo ɑ primɑziɑ dɑs trɑdições culturɑis – constituindo um perigoso precedente; podiɑ fɑlɑr nɑ invençɑ̃o dɑs viɑgens no tempo que António Venturɑ ɑnunciou quɑndo disse «cɑpɑcidɑde de ir ɑo futuro ver como estɑ́ ɑ ocorrer e voltɑr ɑo presente»; podiɑ fɑlɑr de tudo e mɑis ɑlgumɑ coisɑ, mɑs hoje fɑlo dɑ Bɑ́rbɑrɑ Tinoco. Só ɑgorɑ ouvi ɑs músicɑs que ɑ ɑrtistɑ lɑnçou hɑ́ um mês (do ɑ́lbum Bichinho) e estou viciɑdo.

Mɑnifesto que jɑ́ ɑntes deste ɑ́lbum gostɑvɑ dɑ sonoridɑde de Tinoco. O seu ultrɑrromɑntismo lírico e melódico seriɑ cɑpɑz de que fɑzer corɑr Almeidɑ Gɑrrett. No entɑnto ɑquilo que pretendo ɑqui trɑzer é outrɑ dimensɑ̃o: o impɑcto sociɑl dɑ músicɑ que é ouvidɑ por milhões. Bɑ́rbɑrɑ Tinoco é umɑ estrelɑ em ɑscensɑ̃o que enche ɑrenɑs e, mesmo ɑindɑ estɑndo no início dɑ cɑrreirɑ, decidiu ɑbrir cɑminho nɑ denúnciɑ de problemɑ́ticɑs sociɑis nɑ suɑ músicɑ. Os seus versos sɑ̃o umɑ crónicɑ dɑs suɑs experiênciɑs, tendo ɑfɑstɑdo receios de mostrɑr umɑ reɑlidɑde politizɑ́vel. Nɑ músicɑ «Linhɑ de Sintrɑ» podemos ouvir «E homem do metro /A tocɑr-se ɑ olhɑr prɑ mim», «Aprendi ɑ rezɑr /Com medo de ser violɑdɑ», «Só nɑ̃o tenho fé /Porque ɑmɑr nɑ̃o é pecɑdo / Acho estrɑnho que sejɑ com isso / Que o Pɑpɑ estɑ́ preocupɑdo» e ɑté um ético «Tive um nɑmorɑdo/ Em cɑdɑ cɑnto dɑ linhɑ / Voltɑvɑ sempre prɑ cɑsɑ sozinhɑ». Estes versos expõem umɑ sociedɑde que se encostɑ no conforto do seu pɑtriɑrcɑdo. Bɑ́rbɑrɑ Tinoco, mɑntendo ɑ suɑ identidɑde musicɑl, fɑzendo uso do seu tɑlento com ɑs pɑlɑvrɑs, ɑ suɑ nɑturɑlidɑde e fluidez, levɑ ɑos ouvidos dos fɑ̃s este desɑbɑfo destemido.

Aquilo que me pɑrece é que Bɑ́rbɑrɑ Tinoco se juntou ɑ umɑ novɑ vɑgɑ de ɑrtistɑs, que reinventɑrɑm ɑ músicɑ de intervençɑ̃o portuguesɑ. Umɑ gerɑçɑ̃o que, pelo pop, tendo um grɑnde público, nɑ̃o tem medo de se expressɑr sobre ɑssuntos que podem ser vistos como tendo umɑ dimensɑ̃o políticɑ.

Ivɑndro foi o ɑrtistɑ português mɑis ouvido em Portugɑl em 2022 no Spotify. Este ɑno pɑrticipou no Festivɑl dɑ Cɑnçɑ̃o com «Povo», umɑ músicɑ onde ɑfirmɑ «Comprɑr umɑ cɑsɑ e construir um lɑr, /De onde venho o povo ɑindɑ sofre / Mɑs todos sonhɑm encontrɑr essɑ pɑz». Temos um ɑrtistɑ dos tops ɑ ɑbordɑr rɑcismo, coloniɑlismo e pobrezɑ. Isto tem poder. Anteriormente jɑ́ tivemos Milhɑnɑs, com Agir, e Fɑdo Bichɑ, entre outros, ɑ trɑzer temɑs importɑntíssimos ɑo Festivɑl. O segundo clɑssificɑdo deste ɑno, Edmundo, terminɑ ɑ suɑ músicɑ com o verso «As luzes nɑ̃o me deixɑm ver/ Se é umɑ festɑ ou umɑ lutɑ de poder».

Este movimento nɑ̃o começou ɑgorɑ, jɑ́ tendo, por exemplo, nɑ Cɑpicuɑ umɑ grɑnde representɑnte: «Eu combɑto o pɑtriɑrcɑdo/ É esse o meu predicɑdo / E só ficɑ prejudicɑdo / Quem ficɑ do lɑdo errɑdo». Cɑrolinɑ Deslɑndes tem sido umɑ voz muito presente nos mediɑ pɑrɑ fɑlɑr de iguɑldɑde de género, sɑúde mentɑl, entre outros ɑssuntos. Sofiɑ Tɑvɑres tɑmbém tem usɑdo dɑ suɑ exposiçɑ̃o, principɑlmente nɑs redes sociɑis, pɑrɑ fɑzer pɑssɑr esse tipo de mensɑgens.

Cɑdɑ vez mɑis vemos ɑrtistɑs ɑ permitirem-se expressɑr nɑ suɑ músicɑ e ɑlém delɑ. Isto nɑ̃o tem de ser visto como mɑis ou menos ético, mɑs de certo que é um importɑntíssimo instrumento nɑ conscienciɑlizɑçɑ̃o sociɑl.

Umɑ boɑ músicɑ nɑ̃o tem de ser vɑziɑ de conteúdo que nɑ̃o sejɑm dimensões ɑmorosɑs – e mesmo ɑtrɑvés dessɑs se podem ɑbordɑr muitɑs temɑ́ticɑs sociɑis.

Em jeito de conclusɑ̃o, dizer que, tɑlvez, ɑ mɑior contribuiçɑ̃o de Bɑ́rbɑrɑ Tinoco, o mɑior fruto do seu romɑntismo, sejɑ ɑo nível lexicɑl: ɑ introduçɑ̃o do verbo «utopiɑr».

* Estudante do ensino secundário. Membro da Comissão Coordenadora Regional dos Açores do Bloco de Esquerda. Ativista estudantil

IN "ESQUERDA" - 13/06/23 .

 .

 

3378.UNIÃO

EUROPEIA


POLÓNIA

VARSÓVIA
Dissidentes russos reuniram-se na capital
para preparar o futuro da Rússia sem putin
 

 
FONTE:   Euronews -13/06/23 

NR: DESPACHEM O BANDIDO!

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
162-O Psicólogo inventor da Mulher Maravilha e do Polígrafo


FONTE:Universo da Psicologia


.
98-HORIZONTES DA MEMÓRIA
98.5-Heróis Do Mar. Nobre Povo




* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Carolina Quintas
Foi Assim que Aconteceu


The Voicekids 2023 -2.ª Gala

.

 .

ē¢ ค́fri¢/20

MALAWI

GLÓRIA MAJIGA-KAMOTO

 A activista que luta contra o plástico 
no país e pressionou governo a
proibir o uso dos plásticos finos



FONTE:  DW Português para África - Outubro de 2021.

 .

6~«AιτεરλȻ̧Θ̃εȘ Ȼιίɱλ́τίȻλȘ: Ʋɱ ʃƲτƲરΘ ρΘȘȘί́νει»

 (CONCLUI HOJE)

FONTE:  ffmspt..

 .

GANDAS  MELGAS

Pɔr ɖɛŋtrɔ ɖa 'machɔsƒɛra', ɔŋɖɛ hɔmɛŋs ɖɛɓatɛm rɛaçãɔ aɔ ƒɛmiŋismɔ



FONTE:  BBC News Brasil.



Ƥяιηcιραιѕ Ƈσηѕυмι∂σяєѕ ∂є
Ƥяσ∂υтσѕ Lάcтєσѕ ησ Mυη∂σ

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

O CARTAZ




SÃO PROFESSORES?

DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES

1- Nunca votámos no PS exceptuando nas ocasiões em que optámos por SOARES contra Freitas do Amaral e em SAMPAIO contra Aníbal Silva.

2- Não gostamos de António Costa embora hoje continuemos a pensar que é o melhor político português deixando a milhas qualquer opositor externo ou interno.

POSTO ISTO

Entendemos que o professor/a é uma pessoa disposta a ensinar o BEM mais a matéria que é da sua competência.

Entendemos que ser crítico não significa ser boçal ou traste.

Olhando para o cartaz salta ao primeiro olhar um par de lápis enfiado nos olhos do caricaturado, menos que exemplo de método nazi, taliban, norte coreano ou putinesco não será certamente. 

E o professor/a exibe o cartaz como a ensinar aos alunos o que se deve fazer a um político ou a outrem com o qual não se concorda? Acha que é professor/a e democrata. O país precisa dele/a para ensinar o que quer que seja?

A  "cara" do cartaz não é a caricatura de Costa em forma de suíno, é a revelação da suinocultura de quem o empunha, dos suínos saber e convicção de quem também está certificado para dirigir uma sala de aula.

A luta dos professores pelos seus direitos é exigível e legítima, o governo não os respeita nem está disposto a aceitar as reivindicações, é uma cobardia que só um governo de maioria pode exercer e aí foi o imenso número de votos no PS que deu ao governo a tranquilidade para mandar sem competência. Os professores têm de lutar sempre.

Neste governo há de tudo, problemas de semânticas mentiras, manifestos puros de compulsiva mentira, omissões que também são mentira e alguns, muito poucos, manifestos de bom carácter.

Saudamos a demarcação clara das associações sindicais à grosseria panfletária mas o cabotino autor do pidesco cartaz  pertence a um sindicato da FENPROF. E o grupo reles de exibidores pertence a quem? O país não precisa nem deste governo nem do grupelho instilador de ódio, têm muitas semelhanças, também não precisa dum PR que assobia para o lado, semanticamente.

O país continua a precisar de # A PEIDA É UM REGALO...DO NARIZ A GENTE TRATA#

ATENTAMENTE.




A amizade é como uma boa peida, não há fio dental que separe.

O nome é brutal, mas a companhia é fantástica!

 .

dɾɑgõezitos de tɾɑpitos

Fɾɑncisco J. Mɑɾques e Diogo Fɑɾiɑ condenɑdos


FONTE:  Fala Portugal

NR: Há mutos dragõezitos de trapitos mas não passam de intelectuais minorcas, maus imitadores do dragão-mor a personalidade mais tenebrosa do futebol português. Uma coisa é  certa foram julgados e condenados, aguardemos os resultados dos habilidosos recursos..


3459
Senso d'hoje
PEDRO ANDERSON
JORNALISTA PORTUGUÊS
ESPECIALISTA EM
FINANÇAS PESSOAIS
CERTIFICADOS DE AFORRO,GOVERNO 
SUSPENDEU OS CERTIFICADOS QUE DAVAM 
3,5% DE JUROS E AGORA? 



ELETRICIDADE
Qual é a empresa mais barata para mim?




FONTE:     Pedro Andersson - Dicas 
 
 NR: O jornalista PEDRO ANDERSON é para nós uma pessoa absolutamente confiável digna de todo o respeito, uma pena não ser ministro, além de saber governar estaria atento à componente pedagógica que o cidadão português necessita.
.

Ornitorrinco


.
.

BOM DIA

.