23/01/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.
.


288-SUBTILEZAS
HOMENS TÊM MAIS TESÃO DO QUE MULHERES


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ꓦᛊᚱᚣ ᚧᚣᚢᛁᚳᛁᚢᚣ

vเ๏lค̃๏ ςlค́รรเς๏

ƇԼƛƧƧƖƇƛԼ ƓƲƖƬƛƦ ƇƠƝƇЄƦƬ/2

SICCAS GUITAR

Concerto em Karlsruhe

ALEMANHA

 

𝗦𝗼𝗻𝗮𝘁𝗮 𝗡𝗼. 𝟮 𝗯𝘆 𝗡𝗶𝗸𝗶𝘁𝗮 𝗞𝗼𝘀𝗵𝗸𝗶𝗻 𝗜. 𝗔𝗹𝗹𝗲𝗴𝗿𝗼 𝗺𝗼𝗱𝗲𝗿𝗮𝘁𝗼 𝗜𝗜. 𝗔𝗱𝗮𝗴𝗶𝗼-𝗖𝗼𝗻 𝗺𝗼𝘁𝗼 𝗜𝗜𝗜. 𝗔𝗹𝗹𝗲𝗴𝗿𝗼

FONTE: SiccasGuitars.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/417
Quanto é 100% de 10?
Sabe calcular Percentagem?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos



FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio..


LXVI- MEGA MÁQUINAS
6-Metro de São Paulo

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Júlio Cesar


SÓNIA DE SÁ

 .




História de uma mulher
que não chegou a ser

Hoje caí. Não quero falar. Não quero conforto. Não quero esperança. Quero apenas existir. E não quero mais sonhar ser. Talvez amanhã me levante, alongue os pensamentos e deixe que o querer ser seja outro caminho. Porque este acabou.

Era uma vez uma mulher. Era uma vez uma mulher que sonhava. Era uma vez uma mulher que sonhava ser mãe. Era uma vez uma mulher que sonhava ser mãe da Maria e do Luís. Era uma vez uma mulher que sonhava ser mãe da Maria e do Luís, mas que não conseguiu.

Esta é a história de uma mulher que quis ser, mas, hoje, sabe que não será. Esta é a história do fim de um sonho. Fim.

Fim: o sonho caiu, estatelou-se e dizimou aquela mulher que queria ser. Aquela mulher que já não vai ser. Aquela mulher que queria parir para ser. Aquela mulher que não pariu e não é. Mãe.

Escrevo este texto, que nada de relevante tem certamente para a maioria das/os leitoras/es, mas faço-o porque quero despedir-me desta mulher que não chegou a ser. Quero despedir-me de mim, do meu sonho, do meu ser.

Neste início de ano – cruel para o ser que não se concretizou, afinal – sinto que sinto aquilo que tantas outras mulheres quiseram, mas não conseguiram. Ser. Ser mãe de uma Maria e de um Luís. Sinto-me mutilada – não só porque os meus ovários desligaram de vez – mas porque o meu corpo não me acompanhou e não me ajudou a ser. Sinto-me paralisada no tempo, o observar a parte arrancada de mim, sem qualquer hipótese de volta.

Corri. Corri muito. Corri muito pelo sonho de ser. Cansei-me. Chorei-me. Castiguei-me. Desisti-me. Entristeci-me. Abandonei-me. Aceitei-me. Talvez consiga existir. Aqui, no meio da multidão cheia de pressa de ser, ou no meio da solidão que teima quebrar-se porque há tantas Marias e Luíses que nasceram e os progenitores não quiseram/puderam ser: mãe, pai.

Hoje caí. Não quero falar. Não quero conforto. Não quero esperança. Quero apenas existir. E não quero mais sonhar ser. Talvez amanhã me levante, alongue os pensamentos e deixe que o querer ser seja outro caminho. Porque este acabou.

Dedico este texto a todas as mulheres que tentaram ao longo de décadas parir – este ser mãe físico, intenso, intransmissível – e não conseguiram. Chamam-nos inférteis. Mas somos o que sentimos: arredadas da possibilidade de ser para gerar um ser.

Nota: não me sinto menos mulher: apenas uma mulher triste e zangada (por ora) com o corpo que não quis ser.

* Professora universitária, Univ. da Beira Interior e Univ. Autónoma de Lisboa.

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 14/01/23..

 



3238.UNIÃO


EUROPEIA

MERCADO ÚNICO
Mercado único europeu prepara-se 
para celebrar 30 anos




FONTE:   Euronews

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

VI - Curiosidades Arqueológicas

Descobertas Surpreendentes


zormark
.
.

V - Curiosidades Arqueológicas

Descobertas Incríveis no Egito


zormark
.

 .

24. Viagens Maravilhosas
de Comboio
24.1- EQUADOR
ALAUSI
O comboio do nariz do diabo


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

 
 FONTE:    Norris Viajando
.
Gustavo Reinas
Rosa Sangue


The Voice Portugal 2022 - Gala

.
.

Portugal bem português

XVII - A PIDE antes da PIDE
7- Os Caça-Comunistas/1

 
(CONTINUA NA PRÓXIMA SEGUNDA)


* Novembro de 1933 é um mês decisivo para o Estado Novo e para a nova polícia politica - a PVDE. Salazar conseguira fazer aprovar em plebiscito a Constituição do Estado Novo. Enquanto a propaganda do novo regime, liderada por António Ferro, faz inaugurações pomposas, a PVDE prende em massa a oposição reviralhista. Restam, como oposição, os anarco-sindicalistas e os comunistas que se juntam pela primeira vez numa frente comum. José de Sousa, líder da CIS confederação sindical comunista e Mário Castelhano líder da CGT anarquista serão os grandes dinamizadores da luta contra a nacionalização dos sindicatos. Prepara-se a batalha de 18 de janeiro de 1934, uma greve revolucionária para derrubar à força o governo de Salazar. A última batalha para impedir a consolidação do regime salazarista é a luta em defesa dos sindicatos livres. Este episódio da série documental A Pide Antes da Pide investiga ainda como procurou o PCP lutar contra a ditadura militar e como descobriram os agentes da polícia politica a instalação do aparelho clandestino comunista. Numa edição de 1947 do jornal clandestino O AVANTE surge pela primeira vez a cara de um agente da PIDE. A inédita foto de Fernando Gouveia, na capa do jornal clandestino Avante serve para alertar os funcionários do PCP. Este era o agente que mais deveriam temer. Desde os anos 30 que os comunistas tiveram desde sempre no seu encalço um inspetor de aspeto franzino e um chefe de brigada, ex-padeiro, de Trás-os-Montes. Fernando Gouveia e José Gonçalves formaram uma dupla que ficou conhecida como os caça-comunistas. Porque eram estes agentes tão temidos pelos comunistas?
 

 FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.

 .

Roᥱ x Wᥲdᥱ Como dᥱᥴιsõᥱs ᥒos EUA ᥲfᥱtᥲm ᥲborto ᥒo mᥙᥒdo



FONTE:  BBC News Brasil.

.
MACAU

IX - Festividades de Macau

Festividade do Solstício de Inverno/1


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.
.

O BERÇO VIDREIRO/1
ALFREDO MORGADO
MESTRE VIDREIRO
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/128


CONCLUI PRÓXIMA SEGUNDA)

FONTE:  Camões TV
.
.
327-NO GINÁSIO

DESAFIO ABDÓMEN TRINCADO 
SECAR BARRIGA EM 6 SEMANAS.


* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, 25 minutos é dose brava não violenta, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil

 .

𝗗𝗢𝗥𝗜𝗦 𝗟𝗘𝗨𝗧𝗛𝗔𝗥𝗗 𝗗𝗘𝗣𝗨𝗧𝗔𝗗𝗔 𝗛𝗘𝗟𝗩𝗘́𝗧𝗜𝗖𝗔

UM POUCO DE HISTÓRIA
Mαıs de 400 αnos αpós α morte, um pαpα determınou que umα mulher judıα subıu αos céus, vırgem depoıs de pαrır, tαlvez propulsıonαdα por αerofαgıα dıvınα, nα̃o podemos confırmαr.
MAIS UM POUCO DE HISTÓRIA
Quınze séculos mαıs tαrde um outro pαpα determınou que α mesmα mulher judıα, jά cαtólıcα profıssıonαl e αntı-comunıstα prımάrıα, αterrou em cımα dum chαpαrro α 13 de Mαıo tendo sıdo construı́dos pαrα comemorαr o evento um αeródromo mαıs ınútıl que o de Bejα, um αntrozınho de αpαrıções e muıtαs bαrrαcαs com vendα de quınquılhαrıα relıgıosα. Com o decorrer dos αnos forαm construı́dos mαıores e mαıs αmplos αntros de fé.
A RAZÃO DESTE PREÂMBULO HISTÓRICO
Recebemos hά dıαs um vı́deo onde contrαcenα α senhorα ındıcαdα em tı́tulo, num cenάrıo ımıtαndo o pαrlαmento e zurzındo nos portugueses "ὰ grαnde e ὰ suıçα" em lı́nguα αlemα̃. Nα̃o temos objeçα̃o em consıderαr que estα senhorα pode ser umα novα trαnsfıgurαçα̃o dαquelα mulher judıα, αgorα usαndo heterónımo, que em vez de pedır pαrα se rezαr pelα pαz no mundo ofendeu os crentes e pαcóvıos portugueses, ısto tudo nα versα̃o do vı́deo recebıdo, αpenαs um porém, o αutor dαs legendαs sαbe tαnto de αlemα̃o como nós de lαtım.

O VÍDEO ATÉ TEM GRAÇA


𝗢 𝗣𝗢𝗟𝗜́𝗚𝗥𝗔𝗙𝗢 𝗦𝗼́ 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗣𝗢𝗟𝗜́𝗚𝗥𝗔𝗙𝗢, 𝗲𝘀𝘀𝗲 𝗼𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗺𝗮𝗻𝗰𝗵𝗮 𝗽𝗿𝗮𝘇𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗲𝗿𝘀𝗲𝗴𝘂𝗲 𝗼𝘀 "𝗰𝗿𝗶𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼𝘀" 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗮𝘂𝗱𝗮𝘇𝗲𝘀 𝗱𝗶𝘇 𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗿-𝘀𝗲 𝗱𝘂𝗺𝗮 𝗺𝗼𝗻𝘁𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝘁𝗮, 𝗲𝗹𝗮 𝗻𝗮̃𝗼 𝗱𝗶𝘇 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗮𝗹𝗮𝘃𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗮́ 𝗹𝗲𝗴𝗲𝗻𝗱𝗮𝗱𝗼 𝗲 𝗳𝗶𝗰𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗮 𝗮𝗴𝘂𝗮𝗿𝗱𝗮𝗿 𝗾𝘂𝗲 𝗼 𝗺𝗲𝘀𝗺𝗼 𝗣𝗢𝗟𝗜́𝗚𝗥𝗔𝗙𝗢 𝗱𝗶𝗴𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘀 𝗮𝗳𝗶𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗽𝗮𝗶𝘀 𝘀𝗮̃𝗼 𝘁𝗮̃𝗼 𝘃𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗹𝗲𝗴𝗲𝗻𝗱𝗮𝘀.

AQUI VAI A VERDADE


* Bem haja Madrinha por nos deres a oportunidade de esclarecer..

 ..

3318
Senso d'hoje
ANA BACALHAU
CANTORA PORTUGUESA
SOLISTA
Tenho muita coisa para dizer,
 uma inquietação 
A invisibilidade que senti quando 
 era mais nova foi o meu gatilho





* Programa 40 MINUTOS - Entrevista moderada por CATARINA MIRANDA e DIOGO TEIXEIRA PEREIRA



FONTE:  Observador.
.

OBSESSÃO


.
.

BOM DIA

.