08/04/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 



ENGENHARIA DE TOPO/55
55.3-Mina Diamantes Ekati


FONTE:jean paulo

 .

 PORTUGUESES MEIGUINHOS
Ataca ex com sete facadas
 em Alverca
 
27/03/25

Violam adolescente e difundem filmagens


28/03/25

Agressão fatal por 
repreender filho 


28/03/25 
 
Turista violada em Cascais por homem com alerta na Interpol 
 

03/04/25 
 
Violação num lar de idosos
 em Viana do Castelo
 

04/04/25

FONTE:  Fala Portugal

NR: Entendemos haver visitadores que gostam mais de visionar notícias da ciência, da música, da sexualidade etc., mas este também é o Portugal que temos recheado de ódios e religiões que os estimulam. Ainda ninguém fez o "inventário" de quantos destes assassinos são pessoas de fé, parece propositado.

Eis oito dias de notícias exemplares sobre a  tugacidade  ternurenta.

Não consta a presença de indivíduos asiáticos nas notícias destes vídeos.

DURMAM BEM!

.
Caravaggio

O Mestre dos Pincéis e da Espada/4


TV Cultura
.

JOÃO DIAS FERREIRA

 .



A crise na
Medicina Geral e Familiar:
um Futuro Comprometido

Em Portugal, a Medicina Geral e Familiar (MGF) foi durante décadas o alicerce do Serviço Nacional de Saúde. Contudo, vivemos hoje uma realidade assustadora: 70% das vagas para recém-especialistas em MGF ficaram por ocupar. Esta é uma estatística que não pode ser ignorada e que representa uma ameaça real à sustentabilidade dos cuidados de saúde primários no nosso país.

Como médico, tenho assistido com preocupação crescente ao afastamento dos jovens internos desta especialidade. Quando 80% das vagas na região de Lisboa ficam desertas e mais de 300 internos rescindem contratos com o SNS, é imperativo questionar: o que estamos a fazer de errado?

Os números falam por si. Nunca, nos últimos 10 anos, tivemos tantos portugueses sem médico de família. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, a situação é particularmente grave, com quatro em cada dez utentes sem este profissional atribuído. As estatísticas divergem – a ministra apresenta uns números, o portal do SNS outros – mas a realidade que todos reconhecemos é a mesma: um sistema à beira do colapso.

A MGF está a perder atratividade por razões evidentes. As condições de trabalho degradam-se, com médicos sobrecarregados a atender listas de utentes cada vez maiores. A burocracia sufoca a prática clínica, roubando tempo precioso que deveria ser dedicado aos doentes. Os vencimentos estagnaram, enquanto o setor privado e as oportunidades no estrangeiro oferecem alternativas mais aliciantes para os jovens médicos.

Formamos excelentes especialistas em MGF, reconhecidos internacionalmente pela sua competência, para depois os perdermos para outros países ou para o setor privado. É um desperdício de recursos e de investimento público que não podemos continuar a tolerar.

As consequências desta crise são devastadoras para a população. Sem médico de família, perde-se a continuidade de cuidados, a relação de proximidade e confiança, e o acompanhamento personalizado que caracterizam esta especialidade. Os doentes crónicos ficam mais vulneráveis, a prevenção é negligenciada, e aumenta a pressão sobre as urgências hospitalares.

É urgente uma intervenção decidida. Precisamos de uma estratégia nacional que valorize efetivamente os médicos de família, com melhores condições de trabalho, remuneração adequada, menos burocracia e mais autonomia. É necessário repensar o modelo de organização dos cuidados de saúde primários,

tornando-o mais flexível e adaptado às expectativas das novas gerações de médicos.

O futuro da MGF está em risco, e com ele, a saúde de milhões de portugueses. Não podemos continuar a assistir passivamente ao desmoronar desta especialidade fundamental. Se nada for feito, caminhamos para um SNS sem "S" de Saúde, onde os cuidados primários serão apenas uma memória do que já foram.

A escolha é nossa: ou agimos agora, ou preparamo-nos para explicar às próximas gerações como deixámos desaparecer um dos pilares mais importantes do nosso sistema de saúde.

* Dirigente da Ordem dos Médicos Região do Sul

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" -18/04/25.

 .


4023.UNIÃO


EUROPEIA

FRANÇA
NÃO É UMA LADRA QUALQUER
 A proibição a le pen de exercer  
 cargos públicos é uma anomalia ,  
 em França e na Europa?




FONTE:  Euronews- 08/04/25

NR: Esta gaja foi julgada e condenada por ter desviado (gamado) 4,1milhões de euros no Parlamento Europeus e muitos palermas dos franceses justificam o roubo com manifestações serôdias. A discussão sobre ser anomalia  exercer cargos públicos enquanto vigarista condenada é para entreter o pagode e juristas com pouco que fazer.
Em Portugal preocupam-se com os indostânicos para desviar a atenção da populaça dos banqueiros que vivem em mansões, dos políticos que vivem à beira mar ou em condomínios privados e nada lhes acontece.
Como nos vamos admirar se Luís Montenegro ganhar as eleições?

 putin  HUYLO

putin é um canalha

trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians
.
Diana Panton
Fly Me to The Moon


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
238 -ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα


FONTE:Webspoon World

 .

XXXVI-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

IX- ARTE ELÉCTRICA EM PORTUGAL
1- GERAÇÕES INDIE



(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE: ꧁༒☬..𝓒𝓐𝓝𝓐𝓛..𝓒𝓞𝓜𝓟𝓛𝓔𝓣𝓞..☬༒꧂
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

265) "The Alto Knights"
De Niro contra De Niro


Isabela Boscov
.

 .

FAIXA DE GAZA

TEL ES-SAKAN




FONTE: Globalizando Conhecimento


393-SUBTILEZAS

Estou dividido entre dois amores!


FONTE:Nós da Questão


 .

ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/78

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ

 (cσιѕα яαяα)

DOMITILA DE CARVALHO


FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem!

NR/2: Em Dezembro de 2024 esta interessantíssima e inteligente série chegou ao fim. Foram 6 anos e 1260 episódios, aqui ainda teremos muitos para divulgar antes de  "irmos morrer".

Ao ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 e ao 𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬, grandes responsáveis por este sucesso desejamos o melhor da vida e que inventem depressa outra série inteligente, o país precisa!

 .

ᛖ𐌀ᚱ𐌆𐌀 𐌔𐌂ዞᚢ𐌄𐌆𐌃𐌄ᚱ
𝓹𝓸𝓻 𝓕𝓡𝓐𝓝𝓒𝓘𝓢𝓒𝓞 𝓜𝓔𝓝𝓔𝓩𝓔𝓢


 
 
 
FONTE:   Francisco Menezes
.

4114
Senso d'hoje
TIAGO GIL OLIVEIRA
MÉDICO NEUROCIENTISTA
ESPECIALISTA NA 
DOENÇA DE ALZHEIMER
ESPECIALISTA EM NEURORADIOLOGIA
PROF. UNIVERSITÁRIO
INVESTIGADOR
Programa "CONVIDADO EXTRA"
"Casos de Alzheimer podem estar estabilizar ou até diminuir".

* Moderação do jornalista JOÃO PAULO SACADURA

FONTE:  Observador- 03/04/25.
.

CHAPINHANDO


.
.

BOM DIA


.