19/06/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXV-OS RIOS E A VIDA
5- RIO BOTETI
O REGRESSO DAS ÁGUAS



FONTE:  PLANETA TIERRA 


.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Mundo já tem três pessoas com
 uma fortuna superior a 100 mil 
milhões de dólares 

Bernard Arnault, o homem mais rico da Europa, acabou de se juntar a Jeff Bezos e Bill Gates num grupo exclusivo onde cada membro tem uma fortuna avaliada em, pelo menos, 100 mil milhões de dólares.

Bernard Arnault, presidente da LVMH, entrou no ranking de fortunas superiores a 100 mil milhões de dólares depois das ações da empresa de produtos de luxo ter subido quase 3% em bolsa. 
 .
CONTRIBUINDO PARA A FORTUNA
A sua fortuna líquida aumentou em quase 32 mil milhões de dólares desde o início do ano, o que corresponde à subida mais acentuada entre os 500 membros do índice de Bilionários da Bloomberg.
.
CONTRIBUINDO PARA A FORTUNA
Os multimilionários franceses foram os que mais aumentaram as suas fortunas entre os membros europeus no ranking de 2019, com Arnault, François Pinault e Françoise Bettencourt Meyers a arrecadarem mais de 40 mil milhões de dólares entre os três. Entretanto, os irmãos por detrás da marca Chanel, Gerard e Alain Wertheimer, viram as suas fortunas disparar 9,8 mil milhões de dólares esta semana depois de a empresa francesa ter apresentado os resultados de 2018.
.
CONTRIBUINDO PARA A FORTUNA
A fortuna de Arnault, avaliada em 100,4 mil milhões de dólares, equivale a mais de 3% da economia francesa, realçando a diferença de riqueza no seu país, onde os manifestantes têm saído às ruas a reivindicar mais impostos aos mais ricos.
.
CONTRIBUINDO PARA A FORTUNA
Mesmo num contexto de aumento das tensões comerciais, o apetite de consumidores chineses por malas da Louis Vuitton ou por conhaque Hennessy impulsionou os resultados da LVMH, que também detém o champanhe Dom Perignon e os relógios Tag Heuer. As ações da empresa já dispararam mais de 40% este ano.
.
CONTRIBUINDO PARA A FORTUNA
Arnault, de 70 anos, e a sua família estão entre os magnatas que em abril doaram mais de 650 milhões de dólares para a reconstrução da Catedral de Notre Dame depois de parte da igreja ter sido consumida por um incêndio. Arnault controla cerca de metade da LVMH através de uma holding familiar e ainda detém 97% da Christian Dior, fundada em 1949, três antes do seu nascimento.
 .
CONTRIBUINDO PARA A FORTUNA
Arnault entrou no mercado de produtos de luxo depois de ter comprado um grupo têxtil que detinha a Christian Dior. O empresário vendeu todos os outros negócios da empresa e usou os lucros na aquisição de uma participação de controlo na LVMH em 1988.
.
CONTRIBUINDO PARA A FORTUNA
Bill Gates, co-fundador da Microsoft, doou mais de 35 mil milhões de dólares para a Fundação Bill &Melinda Gates. Já Jeff Bezos, dono da Amazon, viu a sua fortuna encolher 40 mil milhões de dólares no início do ano depois de ter se ter divorciado de MacKenzie Bezos.

* Viva a desumanidade!

.
.

VICTORIA'S SECRETS/1
FASHION SHOW
2019 



FONTE: Victorias Secret Show
 
.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Confirmada pena máxima para 5 dos 6 arguidos no processo 'Máfia de Braga'

Sexto elemento foi considerado cúmplice e condenado a 19 anos de prisão.

O Supremo Tribunal de Justiça proferiu esta quarta-feira o acórdão do processo 'Máfia de Braga', na sequência do recurso interposto pelos seis arguidos, cinco deles condenados pelo Tribunal da Relação do Porto a 25 anos de prisão. 
.
Depois da audiência, o advogado da vítima avançou ao CM que, cinco dos seis arguidos mantiveram a pena máxima (25 anos de prisão). O sexto elemento deixou de ser culpado passando a cúmplice. Desse modo, viu a pena ser reduzida de 23 para 19 anos.

Em 20 de dezembro de 2017, o Tribunal de São João Novo, no Porto, condenou os irmãos Pedro, Adolfo e Manuel Bourbon, Rafael Silva, Hélder Moreira e Emanuel Paulino (conhecido como o Bruxo da Areosa) à pena máxima, por sequestro, homicídio e profanação de cadáver de João Paulo Fernandes, um empresário de Braga, cujo corpo foi dissolvido em ácido sulfúrico.

Após recurso dos arguidos, em 17 de outubro de 2018, o Tribunal da Relação do Porto manteve cinco penas máximas e reduziu para 23 anos de cadeia a condenação do arguido Hélder Moreira, dono dos armazéns onde os crimes ocorreram, tendo todos os arguidos recorrido para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Em 05 de junho deste ano, na audiência de alegações, requerida pela defesa de quatro dos arguidos nos recursos para o STJ, o Ministério Público defendeu a improcedência dos mesmos e frisou que são de "manter" as penas aplicadas pelo Tribunal da Relação do Porto: cinco penas máximas (25 anos) e uma de 23 anos de prisão.

Já os advogados destes quatro arguidos, que requereram audiência de alegações no STJ, invocaram a nulidade do acórdão por falta de fundamentação, o uso de prova proibida e obtida ilicitamente, sustentaram que foi violado o princípio do 'in dubio pro reo' (na dúvida absolve-se) e que os factos não têm correspondência com a prova, que, consideram, ser sobretudo indireta.

Em primeira instância ficou provado que os seis principais arguidos se organizaram entre si, criando uma estrutura humana e logística com o propósito de sequestrar um empresário de Braga, de o matar e de fazer desaparecer o seu cadáver.

Com isso, pretendiam impedir a reversão de um estratagema mediante o qual o património dos pais da vítima fora passado para uma sociedade controlada por dois dos arguidos.

Na execução daquele propósito, e depois de terem monitorizado as rotinas da vítima, quatro dos arguidos dirigiram-se, em 11 de março de 2016, a Braga, em dois carros roubados no Porto, numa empresa de comércio de automóveis.

"Abordaram o empresário por volta das 20h30" daquele dia, "meteram-no no interior de um dos veículos automóveis e levaram-no para um armazém em Valongo, onde o mataram por estrangulamento, acabando por dissolver o cadáver em 500 litros de ácido sulfúrico, já noutro armazém, sito em Baguim do Monte", no concelho de Gondomar, sustenta a acusação.

* 25 anos de prisão é o máximo que a lei permite, mas João Paulo Fernandes não ressuscita daqui a 25 anos. O crime foi hediondo praticado por bárbaros.

.
.

4-HISTÓRIA DOS ALIMENTOS



* A banda sonora do vídeo apresenta alguns defeitos mas a importância do assunto impele-nos a divulgá-lo.


FONTE:  1953 HISTÓRIA CANAL

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Amnistia Internacional está a 
acompanhar caso de português 
que ajuda refugiados no Mediterrâneo

Miguel Duarte foi constituído arguido em Itália por apoio à imigração ilegal, juntamente com a tripulação do "Iuventa". Se caso seguir para julgamento, Amnistia irá participar enquanto observador.

A Amnistia Internacional está a acompanhar de perto o caso do Iuventa e o português Miguel Duarte, constituído arguido em Itália, juntamente com a restante tripulação do navio, por apoio à imigração ilegal. O Iuventa, que pertence à organização não-governamental alemã Jugent Rettet, ajuda no resgate de refugiados no Mediterrâneo. Os membros da sua tripulação enfrentam agora uma pena que pode chegar aos 20 anos.
.

Em comunicado, Amnistia Internacional disse que, se o caso for levado a julgamento, irá acompanhá-lo como observador para “garantir que qualquer decisão produzida seja feita tendo em conta as normas e legislação italiana e internacional vigente sobre a assistência a pessoas em risco no mar”.

“Em vez de serem considerados aliados, os defensores dos direitos humanos que prestam este apoio estão a ser tratados como inimigos”, declarou o diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, no mesmo comunicado .”Os Estados devem coordenar, organizar e implementar esforços para acolher e direcionar quem arrisca a sua vida e não perseguir quem os ajuda na luta pela sobrevivência. No caso do Iuventa, a assistência que os voluntários prestaram está legitimada por convenções internacionais.”

Na opinião de Pedro Neto, “sem provas que demonstrem o contrário”, o procurador italiano não tem base para sustentar uma acusação. “Iremos aguardar pelo desenrolar da investigação, em permanente contacto com a defesa dos tripulantes, para perspetivar as próximas ações”, afirmou o responsável. 

Até ao momento ainda não houve nenhuma acusação formal em Itália, estando ainda a decorrer a investigação.

* Uma investigação tenebrosa e desumana, desejamos que o governo defenda um jovem que dá lições  de humanidade a todo o mundo.

.

TERESA CUNHA PINTO

.





É desta que fazemos
valer a nossa geração?

Esta geração vive com a barriga cheia de uma grande ilusão. De que é a geração mais informada, mais qualificada, mais viajada. É pura ilusão porque em nada se concretiza e materializa.


Da derrota devastadora, mas não admitida do PSD, à desilusão do CDS, da vitória que não é vitória do PS, à ascensão dos animaizinhos do PAN ao Parlamento Europeu, bem a crónica podia continuar, mas aquilo que mais nos devia deixar perplexos são os números assustadores da abstenção.

Não creio que alguém se possa sentir verdadeiramente vitorioso depois de umas eleições onde se bateram os recordes da abstenção. Quase 70% do eleitorado achou que o assunto não interessava, achou que havia coisas mais importantes que fazer, que a praia é maravilhosa e que não podia esperar, quase 70% do eleitorado julgou que a Europa se decidia sozinha.

Estes números já deixaram de ser um simples alerta há muito tempo, porque destes números retiramos uma sociedade desinteressada, desresponsabilizada e, também, profundamente, desacreditada. Porque a política que se continua a fazer não mobiliza, não dá segurança, não concretiza o futuro. Porque estamos completamente desligados daquilo que nos diz a todos – e sem excepção – respeito.

Podem-se arranjar todas e mais desculpas, mas nenhuma me consegue afastar da ideia e da revolta de estar diante de gerações que pura e simplesmente não querem saber. Admito, contudo, que a geração que mais me revolta é a dos jovens. Precisamente por ser a minha e por ser a que me deveria representar. Mas não. É a minha, mas não me representa. Sei, seguramente, que haverá tantos outros jovens que, tal como eu, se veem perdidos nesta geração que tinha tudo para fazer e criar melhor.

As razões são muitas, as culpas são de muitos, a classe política nacional envergonha-nos, o futuro não nos é seguro. Mas será que temos consciência do quanto isto nos diz respeito? Será que nos apercebemos que ao assistirmos impávidos e serenos estamos a cooperar? E que sempre que deixamos de ir às urnas estamos a permitir que alguém decida por nós? Será que nos lembramos que houve quem lutasse imensamente pelo direito ao voto e que agora abdicamos dele sem vergonha?

Esta geração vive com a barriga cheia de uma grande ilusão. De que é a geração mais informada, mais qualificada, mais viajada. É pura ilusão porque em nada se concretiza e materializa. Esta geração, a minha, age como se vivesse num mundo paralelo, como se o mundo a mais ninguém pertencesse, como se nada lhe dissesse respeito. Esta geração vive a ilusão daquilo que não é, daquilo que não faz, daquilo que não cria. É duro, mas é real. Estamos só, continuamente, a alimentar uma frustração e um vazio que pagará muitas contas no futuro.

Jovens portugueses, para um problema como este só há uma resposta e ela pode ser simplesmente o levantarmo-nos de vez, pormo-nos de pé diante dele. Acabar com um problema começa por aceitar o problema, começa pela dureza da desilusão e da frustração e nós temos nas mãos o grande começo de um futuro melhor que a todos, a todos, diz respeito. As legislativas estão próximas e elas carregam, também, o enorme desafio da abstenção. É desta que fazemos valer a nossa geração?

Estudante, 22 anos

IN "OBSERVADOR"
17/06/19


.
.


1944.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"RECORD"
Prova de 10k da Maratona de Valencia
 já esgotou vagas disponíveis

Será a última edição desta prova que decorre em paralelo à corrida principal

A praticamente meio ano de distância da realização da Maratona de Valência, a prova de 10 quilómetros que se realiza de forma paralela ao evento principal já esgotou as sete mil inscrições que tinha disponíveis. Um dado que se explica pelo facto de a organização ter decidido reduzir em mil o número de vagas em relação a 2018, mas também pelo facto de esta prova espanhola reunir cada vez mais a atenção de corredores um pouco por todo o Mundo.
.
De resto, de notar que 2019 será o último ano em que a Maratona de Valência contará com uma prova de 10 quilómetros, já que a partir de 2020 o foco será total apenas nos 42 quilómetros. Uma decisão que se prende pela necessidade encontrada por parte da organização em apontar todas as baterias para o evento principal, o que permitirá igualmente aumentar o número de atletas presentes na prova rainha, que em 2018 se cifrou nos 22 mil.

A Maratona de Valência, refira-se, corre-se a 1 de dezembro. 

* Uma prova de referência

.
.


42-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Medos Típicos da Infância






FONTE:  crê.ser.humano



.
.
21-HORIZONTES DA MEMÓRIA
21.1-Como nasceu Lisboa




* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Corbyn defende segundo referendo
 sobre qualquer acordo de Brexit

Líder trabalhista, que tem sido criticado por não se comprometer, defendeu esta quarta-feira um segundo voto que deve oferecer "verdadeiras escolhas" para aqueles que querem sair ou ficar na União Europeia.

O líder da oposição britânica, Jeremy Corbyn, defendeu esta quarta-feira um segundo referendo sobre qualquer acordo de Brexit, alegando que este deve oferecer "verdadeiras escolhas" para aqueles que querem sair ou ficar na União Europeia.
.
A posição de Corbyn, um eurocético que tem sido criticado por não se comprometer com um segundo referendo, foi revelada durante uma reunião com os membros do governo sombra trabalhista, estando presente num comunicado divulgado no final do encontro.

"Assumimos o compromisso de respeitar o resultado do referendo, e eu tenho defendido fortemente um plano alternativo do Brexit como o único acordo sério que poderá potencialmente conseguir o apoio da Câmara dos Comuns", disse, defendendo que um Brexit sem acordo iria levar o Reino Unido aos "piores excessos do capitalismo desastroso e destruir a nossa economia às contas dos acordos de comércio fantasiosos dos Tories".

"É agora certo exigir que qualquer acordo seja sujeito a um voto público. Isto está em linha com a política decidida na nossa conferência que concordou que um voto público seria uma opção", afirmou Corbyn. "O boletim de voto terá que conter verdadeiras escolhas para tanto os eleitores do 'leave' como os do 'remain'. Isto irá obviamente depender do Parlamento", acrescentou.

Corbyn tem defendido sempre a necessidade de novas eleições gerais, quase três anos desde que os britânicos votaram para sair da União Europeia, deixando o país, o seu partido e os próprios conservadores profundamente divididos sobre a forma como o Brexit deve acontecer.

* Os parlamentares britânicos brincam às escondidas.

.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Teresa Salgueiro

Senhora do Almortão


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/   
/DA MADEIRA"
Buraco na Ribeira Funda voltou 
a abrir-se menos de um ano 
depois de ter sido tapado

O acesso rodoviário para a Ribeira Funda, na freguesia do Seixal, Porto Moniz, está novamente comprometido, depois de um buraco de enormes dimensões se ter aberto em plena Estrada Regional 101, numa das vias que os residentes utilizam para sair deste sítio onde vivem menos de uma dezena de pessoas, mas que é frequentemente utilizado por empresas de animação turística, mais especificamente para a prática de canoeing.
.
Quem ali vive tem então de recorrer a uma transgressão rodoviária, ou seja, para sair e entrar no sítio da Ribeira Funda os moradores têm de percorrer a saída de emergência do túnel da Fajã das Contreiras, na Via Expresso.

Há cerca de um ano o DIÁRIO deu conta que esta via encontrava-se degradada e exibiu um vídeo onde dava conta do estado de degradação da Estrada Regional 101. A Câmara Municipal do Porto Moniz anunciou, nesse mesmo dia, que o buraco havia sido tapado e anunciou um investimento de 72 de mil euros empregues na limpeza deste emblemático troço.

A possível causa para a ‘reabertura’ deste buraco, agora com um diâmetro ainda maior do que apresentava há um ano, deve-se à violenta fustigação marítima na muralha de protecção deste troço.

* A única causa para a reabertura do buraco foi ter sido uma obra atamancada.

.
.

2.O DEUS QUE


NÃO ESTAVA LÁ




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

** Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

. .
.
SIC Notícias  
Adriana Calcanhotto edita 
Olhos de Onda em Portugal




FONTE:  Mauricio Ramos

.
.

Como fazer Suporte Básico de Vida 



FONTE: INEM

.

.

Género e diversidade





FONTE: Eduardo Michels

GUIA PARA REDES SOCIAIS

.


* Para ler melhor siga estes passos:
- Clicar na imagem
- Ver imagem
- Ampliar imagem

Obrigado

.
.

2009
Senso d'hoje
JOÃO PAULO CHARLEAUX
JORNALISTA ESPECIAL 
NEXO JORNAL 
O poder da Rússia pós-União
Soviética.E a hegemonia de Putin


 FONTE: Nexo Jornal

 .

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS






.
.


Chinchila, Cão e Gato


.
.

BOM DIA


.
.

16-TEATRO
FORA "D'ORAS"

 VII-A SEVERA


SINOPSE
Musical "A Severa" com Lena Coelho (Severa) e Carlos Quintas (Conde de Marialva) à frente de um elenco constituído por Henrique Viana, Manuel Cavaco, Carlos Zel, Victor de Sousa, José Raposo, Mª João Abreu, entre outros. 
Encenação de Nicolau Breyner, produção de Sérgio de Azevedo com adaptação de Rosa Lobato Faria do original de Júlio Dantas. 
Gravação a partir do Teatro Mª Matos. [1990]
 

FONTE:https://yt3.ggpht.com/a/AGF-l7-NUc1d6KRr430UwzVLnFap7Pd2r2fVpAyGOA=s48-mo-c-c0xffffffff-rj-k-no cqyoutube