05/09/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .


127-FUTURANDO
"Vacinação anti-covid no Brasil: entre avanços e erros/3 "


1.10 Entrevista com Atila Iamarino - Doutor em microbiologia avalia que avanço da vacinação sem garantia da segunda dose e sem conter o vírus eleva o risco de contágio. Cria uma falsa sensação de segurança entre os brasileiros: "Ficamos com muita gente que só tomou uma dose e não está protegida, mas achando que está".
09.58 Descarte incorreto de máscaras polui os mares - A pandemia de covid-19 mudou muitos hábitos. Um dos principais, foi o uso de máscaras de proteção descartáveis, comprovadamente mais eficientes para se proteger do coronavírus do que as artesanais. Bilhões de máscaras foram usadas em todo o mundo desde o começo da pandemia. Muitas delas não são descartadas corretamente, indo parar, por exemplo nos oceanos. Isso pode prejudicar a vida marinha?
14.24 Morcegos: vilões ou heróis? Morcegos são animais misteriosos. Eles são geralmente acusados de transmitir doenças como a raiva e foram até considerados, por pouco tempo, os causadores da pandemia de coronavírus. No entanto, esses mamíferos têm superpoderes que podem nos ajudar a combater doenças como o cancro.
21.20 Por que pode valer a pena investir em inovações - O imunizante desenvolvido pela empresa Biontech é um exemplo de que o investimento em ideias ousadas, miradas no futuro, pode dar um retorno financeiro robusto. Antes de contribuir para o combate à pandemia, a Biontech havia acumulado perdas, que não fizeram os investidores debandarem. Eles continuiaram ali e hoje lucram mais que o esperado. Neste vídeo, o Futurando detalha como funciona a busca por quem financie projetos e firmas de inovação.

FONTE:DW Brasil

 .

Aplicativo criado por angolano conecta

vendedor, agricultor e consumidor final

Alexandre Manganda


FONTE:   VOAPortugues

.

.

𝑀𝐼𝐴𝐷𝐸́𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜

ℂ𝕠𝕫𝕚𝕟𝕙𝕒𝕣 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕞𝕠𝕕𝕠 𝕕𝕖 𝕒𝕞𝕒𝕣 𝕠𝕤 𝕠𝕦𝕥𝕣𝕠𝕤


.
.
Sacrées Nonnes


ISARTDIGITAL
.


𝑀𝐼𝐴𝐷𝐸́𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜

𝕆 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕖𝕩𝕚𝕤𝕥𝕖, 𝕞𝕒𝕤 𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕒𝕔𝕠𝕟𝕥𝕖𝕔𝕖


.
.

Cristina Queirós

Burnout


Licenciada e doutorada em Psicologia, é desde 1993 docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Desenvolve investigação sobre a influência das emoções e dos traços de personalidade no comportamento humano, nomeadamente como factores protectores ou como factores de vulnerabilidade ao stress e burnout em diferentes grupos profissionais.
Nas últimas duas décadas tem estudado o stress no trabalho e o burnout sobretudo em profissionais de saúde, de socorro, bombeiros, elementos de forças policiais, professores e trabalhadores da ferrovia, bem como variáveis associadas a este fenómeno, nomeadamente impacto de situações potencialmente traumáticos, fadiga por compaixão e motivação para o trabalho.

.


𝑀𝐼𝐴𝐷𝐸́𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜

𝕆 𝕤𝕦𝕗𝕚𝕔𝕚𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕖́ 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕟𝕒̃𝕠 𝕒𝕞𝕒. 
ℕ𝕠 𝕒𝕞𝕠𝕣, 𝕤𝕠́ 𝕖𝕩𝕚𝕤𝕥𝕖𝕞 𝕚𝕟𝕗𝕚𝕟𝕚𝕥𝕠𝕤


.

DALILA PINTO DE ALMEIDA

 .




Porque escolhemos 

ficar calados?

Durante uma operação de limpeza ao escritório redescobri um livro que comprei em 1996 e cuja primeira edição, da Liberty Hall Press, data de 1988. O título, "Why employees don"t do what they are supposed to do and what to do about it", de Ferdinand F. Fournies (creio que existe uma edição brasileira), continua atual assim como o conteúdo, com as devidas adaptações à era digital.

A pergunta que serve de título a este livro ainda faz mais sentido numa altura em que tenho desenvolvido alguns estudos em empresas que são minhas clientes sobre as expectativas que os colaboradores têm relativamente a um conjunto de dimensões - que vão desde expectativas de desenvolvimento, passando pela remuneração, até ao desejo de uma liderança eficaz - e o grau de cumprimento dessas expectativas pela organização.

O que é que leva a que algumas das pessoas, a quem é dada a oportunidade de manifestarem o que esperam que a empresa cumpra, não o façam e em vez disso mostrem o seu desinteresse? Este é um sinal mais preocupante do que o alerta emitido pelos que afirmam a sua insatisfação.

À semelhança do que se passa em reuniões em que algumas pessoas não falam, nem mesmo quando são instadas a fazê-lo, o seu silêncio não significa que não tenham nada para dizer. As razões para ficarem caladas podem ser múltiplas: desde a descrença em que alguma ação venha a ser desenvolvida para erradicar ou diminuir a frustração, até que a sua opinião seja irrelevante ou possa parecer estúpida, ou, ainda, um "deixem-me em paz, faço o que tenho a fazer das nove às cinco". Na realidade muitas são as razões, mas todas resultam de um determinado tipo de cultura de empresa que leva as pessoas a questionar se o espaço que lhes é dado para se manifestarem é seguro, isto é, se as consequências serão positivas ou negativas.

Quem manifesta discordância ou expectativas frustradas continua a ser considerado como alguém que faz parte da equipa ou como alguém marginal? Quem apresenta uma sugestão fica de imediato com a responsabilidade por pô-la em prática, e é penalizado pelo eventual mau resultado, ou sabe que vai ter apoio ainda que falhe? As pessoas sabem o que é esperado delas, sabem qual é o seu contributo para os resultados da empresa ou quando são questionadas não percebem qual é a ligação com o seu trabalho nem qual é o impacto das decisões que venham a ser tomadas?

Numa organização nem todas as pessoas serão entusiastas e participativas para levar adiante a estratégia da empresa, mas convém que aquelas que ocupam posições chave e/ou críticas o sejam. Ficar calado pode ser confortável, mas não é a boa opção.

Consultora de Pesquisa e Desenvolvimento de Talento

IN "DINHEIRO VIVO" - 03/09/21

.

 .

 

2739.UNIÃO

EUROPEIA

HOLANDA

Vacas leiteiras flutuam 

 no porto de Roterdão
 


* Os portugueses podiam pensar em pôr os políticos nacionais a flutuar no Mar da Palha, com todas as comodidades.

FONTE:  euronews

.


𝑀𝐼𝐴𝐷𝐸́𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜

𝕆 𝕤𝕠𝕟𝕙𝕠 𝕖́ 𝕠 𝕠𝕝𝕙𝕠 𝕕𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒


.
.

3-4-5-ⒸⓄⓇⓅⓄⓈ ⓆⓊⒺ ⒻⒶⓁⒶⓂ






(CONTINUA PRÓXIMO DOMINGO)


* Esta reportagem foi efectuada em 2016, não consta que a situação esteja melhor


  FONTE:  A Liga

.

.
LXXIII-VISITA GUIADA


Museu Nacional Ferroviário/2

Entroncamento - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝑀𝐼𝐴𝐷𝐸́𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜

ℕ𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕠 𝕕𝕖𝕤𝕥𝕚𝕟𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕒 𝕞𝕒𝕤 𝕠 𝕔𝕒𝕞𝕚𝕟𝕙𝕠.


.
.
Angela Gheorghiu

Oh! quante volte


Vincenzo Bellini - I Capuleti e i Montecchi

.


𝑀𝐼𝐴𝐷𝐸́𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜

𝕆 𝕔𝕒𝕟𝕤𝕒𝕔̧𝕠 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕞𝕠𝕕𝕠 𝕕𝕠 𝕔𝕠𝕣𝕡𝕠 𝕖𝕟𝕤𝕚𝕟𝕒𝕣 𝕒 𝕔𝕒𝕓𝕖𝕔̧𝕒



.
.
28-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
28.3 - 𝓐𝓭𝓸𝓵𝓮𝓼𝓬𝓮𝓷𝓽𝓮𝓼: 𝓸𝓷𝓽𝓮𝓶,
𝓱𝓸𝓳𝓮 𝓮 𝓪𝓶𝓪𝓷𝓱𝓪̃
Ivan Capelatto


FONTE:Café Filosófico CPFL


𝑀𝐼𝐴𝐷𝐸́𝐿𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑚𝑖́𝑙𝑖𝑜

ℂ𝕒𝕕𝕒 𝕦𝕞 𝕕𝕖𝕤𝕔𝕠𝕓𝕣𝕖 𝕠 𝕤𝕖𝕦 𝕒𝕟𝕛𝕠 
𝕥𝕖𝕟𝕕𝕠 𝕦𝕞 𝕔𝕒𝕤𝕠 𝕔𝕠𝕞 𝕠 𝕕𝕖𝕞𝕠̂𝕟𝕚𝕠


.
76-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑢𝑠𝑎𝑟 𝑜 𝑠𝑙𝑖𝑛𝑔 𝑤𝑟𝑎𝑝 -
- 𝑝𝑒𝑟𝑛𝑎𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

Sharia: o que é a lei islâmica que  

o Talibã quer aplicar no Afeganistão?


FONTE:  BBC News Brasil

.

 .

PRÉMIO  LITERATURA  INFANTIL

8ª EDIÇÃO

"PINGO DOCE"

RAQUEL SALGUEIRO


JORGE MARGARIDO


FONTE:  Observador

.

.

Alheira de Mirandela no Forno
com ovo e espargos grelhados


necasdevaladares - receitas caseiras
.

 .

TRIBO BRASILEIRA


* ALEX CARIOCA um grande etnólogo 

.

.
2814
Senso d'hoje
HERMAN JOSÉ
ACTOR PORTUGUÊS
 HUMORISTA, COMPOSITOR
AUTOR, PROFISSIONAL DE TV
 "NO PROGRAMA DO GOUCHA" 
Sou um filósofo da loja dos trezentos





* É um prazer escutar uma conversa entre duas  pessoas muito inteligentes.

FONTE:   Herman José Files
.
.
ANIMAL TV

URSO-POLAR


  ANIMAL TV
.
.
BOM DOMINGO

.
.
2-Ʈᥲ́ᑲᥙᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
V-PERFORMANCE DAY
Florentina Holzinger & Marta Ziółek

Esta peça é no nosso entender arrevezada. Sem legendas e com um texto muito contraditório destina-se ao nosso público com elevado grau de intelectualidade coisa que não é nosso apanágio. Divirta-se, ah! contém algumas cenas de nudez muito explícitas.
São oito episódios com início a 01/09.

FONTE: Centrum Sztuki Współczesnej Zamek Ujazdowski

.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒳𝒳𝐼𝐼𝐼- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento