03/06/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.


10-BARBA AZUL

POR PINA BAUSCH


 
(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

BALLET MODERNO NUMA DAS SUAS MAIS BELAS EXPRESSÕES



FONTE:  ecrireunmouvement
.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/490
Máximo Divisor Comum
O cálculo do MDC entre 3 números,
por factores simultâneos



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


LXXVI- MEGA MÁQUINAS
4-Bombardeiros Nucleares

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Documentários

ELISABETE FRADE/SHENHUA

 .

 



 

Desabafos de uma cuidadora

 
De acordo com um ditado japonês “o que deves ao teu pai é maior do que a montanha e o que deves à tua mãe é mais profundo que o oceano”. 

O relógio não pára e eventualmente temos de encarar o facto que os nossos pais não são “super-humanos” mas meros humanos e adjacentemente, mortais. Irão envelhecer e nada nos prepara para vermos o seu corpo sucumbir à idade, as doenças inerentes à velhice a apoderarem-se e muitas vezes, a sua mente a perder a batalha. Quem cuidou de nós, aquele porto seguro, que tantas vezes levamos como garantido, precisa agora de nós. Os papéis invertem-se e, todas as tarefas e acções por eles praticadas durante a nossa infância são repetidas por nós, na sua velhice.

Muitos acabam em lares, por diversos motivos; outros não têm a quem recorrer e vivem sozinhos, lidando com as suas debilidades na sua solidão. Para outros, os filhos assumem a tarefa de cuidador e todos os desafios que acarreta.

Para mim, cuidar da minha mãe, devolver um pouco do tanto que me deu, não é apenas algo natural e expectável, mas sim uma honra. Há pessoas que são insubstituíveis e os nossos pais estão nesta categoria.

Ser cuidador requer colocar a nossa vida em segundo plano, lidar com situações para as quais não estamos preparados, ser humilde para reconhecer que não temos todas as respostas e adaptar as nossas acções a uma nova realidade, aprendendo durante o processo.

É um caminho um pouco solitário, com tantas emoções díspares misturadas, mas cuidar da pessoa que cuidou de mim, dar-lhe a mão nesta fase de necessidade como ela me deu a mim, apesar de todos os desafios, é absolutamente uma benção.

A parte psicológica é pesada, não só porque somos impotentes para apaziguar as dores que sentem ou a tristeza por não serem o que eram. Tantas vezes se tem-se como um estorvo e embora lhe digamos que não o são, os seus olhos enchem-se de lágrimas.

O facto de sabermos que o relógio não pára e eventualmente chegará o dia em que tudo mudará, deixa um nó na garganta e sabermos que provavelmente seremos nós a constatar tal facto, deixa-nos petrificados. Quantas vezes vamos, tal como eles fizeram connosco, ao seu quarto para ver se estão bem, se estão a respirar?

A sua perda causará um vazio que nunca poderá ser preenchido. Há momentos em que, por meros segundos, o meu pai ainda cá está mas a realidade rapidamente toma posse e recordo-me que já partiu.  É algo que ainda acontece, mesmo anos depois.

Portanto, para todos que ainda têm os vossos pais, liguem-lhes, visitem-nos, criem memórias com eles. Na sua velhice os nossos pais precisam de nós, de serem relembrados do seu valor e de sentirem que são importantes. E cabe-nos agora a nós sermos o seu porto seguro.

* Nasceu em Évora em 1981 e desde então passou por Arraiolos, Mem-Martins, Coimbra, Lisboa e Viseu.

Tirou um curso profissional de Turismo, um curso de Inglês para Empresas e uma Licenciatura em Relações Internacionais, especializando-se em Estudos Europeus, estagiando na Câmara do Comércio da Itália.

Morou quase uma década na Holanda, trabalhando numa empresa internacional organizadora de conferências para empresas e, mais tarde, na área da tradução para empresas internacionais e privados, tendo ido viver para a Escócia.

Regressou a Portugal e desde então é a cuidadora informal da sua mãe idosa.

IN "INTERIOR DO AVESSO"- 30/05/24.

 .



3723.UNIÃO


EUROPEIA


“ESTADO DA UNIÃO"
Os desafios para a Europa 
da nova geopolítica



FONTE:  Euronews - 31/05/24

NR: Independentemente de haver assassinos a governar pelo menos um país da UE e amigo declarado de assassinos ainda maiores, o combate ao autoritarismo é um bluff. 
O autoritarismo financeiro onde, exemplo português, presidentes de bancos impõem regras ao governo e esmifram sempre que podem o incauto cliente, as novas políticas de imigração, transformadas em leis da escravatura moderna, são evidências que ninguém pode negar.
Os dirigentes europeus têm medo que os ricos lhes tirem o tapete e percam empregos de regalias desmedidas.

 putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

37. Viagens Maravilhosas
de Comboio
37.1- PORTUGAL
À DESCOBERTA DO PAÍS


(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)
 
 
 * O jornalista e aventureiro Olivier Weber partiu para arrastar a sua máquina fotográfica pelos compartimentos e vagões de Portugal. Porque o comboio é um excelente ponto de partida para a descoberta de um país, esta série documental renova o género da viagem ferroviária turística, reservando tempo para chegar a outras pessoas. Ele nos convida a descobrir o que acontece neste mítico meio de transporte, as pessoas que ali vivem, comem, dormem, constroem projetos... e o que acontece ao redor, as aldeias, as estações, o campo e as montanhas que o nosso informado jornalista atravessa.
 
FONTE:  Tour du Monde
.
Raquel Tavares

Fera Ferida


.
. 
 Portugal bem português
XXII - OS TRANSMONTANOS
3 - A vida de duas aldeias transmontanas



(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)

* Um filme datado
** Todos sabemos que Portugal sofre da desertificação do seu interior, mas nada como avançarmos pela mão de Neni Glock, o realizador deste documentário encomendado pela RTP2, pela vida quotidiana de duas aldeias de Trás-os-Montes. Cubas tem dois únicos habitantes. Cerdedo ganhou recentemente um jovem casal e as suas duas crianças - a absoluta alegria da região. Neni Glock, que começou por ser diretor de fotografia, é o sensível realizador do sucesso de 2010 "O Padre Motard", outro documentário estreado pela RTP2. Belissimamente filmado e povoado de personagens improváveis, "Trasmontanos" é um filme que diz mais sobre o Portugal de hoje do que muitos filmes feitos nos grandes centros urbanos.

FONTE: Renato Lopes- 2013

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



AMÉRICA
A Sαɢα doѕ EUA
1.4-Rєвєℓ∂єѕ


FONTE:Diego Bolsoni
.
Yakutia
Cultivo a -71°C


Kiun B Português
.

 

SÃO XISTO
DOURO VINHATEIRO
Drone na Aldeia Maravilhosa
por ALEX FALCÃO 
𝔓𝔬𝔯𝔱𝔲𝔤𝔞𝔩 𝔅𝔬𝔫𝔦𝔱𝔬-001.2


FONTE:   Falcão Alex..
.
.
386 -NO GINÁSIO

15 MELHORES EXERCÍCIOS SEM  
IMPACTO PARA PERDER GORDURA 
E DEFINIR O ABDÔMEN



* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, exercício de pouco menos de 20 minutos mas a dose é valente e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.


FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 18/04/2024
.
VIII-Planeta Extremo

Cidade Perdida/2


Matheus Machado
.

 .

εlε$ ʍεπ†εʍ 

𝓅𝑜𝓇 𝒥𝒪𝒜𝒩𝒜 𝒜𝑀𝒜𝑅𝒜𝐿 𝒟𝐼𝒜𝒮


FONTE: PARTIDO ADN TV

NR: Gostamos de JAD, da sua truculência, do repentismo e da velocidade com que argumenta. Não temos de concordar sempre com ela, basta respeitá-la..

.

3814
Senso d'hoje
MARIA DO CÉU
MACHADO 
MÉDICA PEDIATRA
PROF. CATEDRÁTICA JUBILADA FAC.MED. LX
MEMBRO DO CONSELHO
NACIONAL DE ÉTICA
p/ AS CIÊNCIAS DA VIDA
ESCRITORA 
#MOVIMENTO LIFE"
Igualdade de género na
liderança na saúde



* Entrevista conduzida por RUTE PEIXINHO 'Gestora de Conteúdos' na ROCHE

FONTE:  Roche Portugal -09/04/24.
.
Nascimento dum Beija-flor


.
.

BOM DIA

.