19/03/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

 

.
XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
12- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
12.7 - POMPOARISMO
ⲢⲞⲘⲢⲞⲘⲢⲞⲆⲄⲒⲊⲘⲞ ⲥⲟⲙ ꓓⲒⳘ:
ⲢⲞꓓⲈ ⲟⳙ ⲛⲇ̃ⲟ ⲢⲞꓓⲈ?
Ⲥⳙⲅ⳽ⲟ 𝖽ⲉ Ⲣⲟⲙⲣⲟⲇⲅⲓ⳽ⲙⲟ/12


* Cᴀ́ᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ Fᴇʀʀᴇɪʀᴀ﹐ ᴍᴀɪs ᴄᴏɴʜᴇᴄɪᴅᴀ ᴄᴏᴍᴏ Cᴀᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ﹐ ᴇ́ ᴜᴍᴀ ғɪsɪᴏᴛᴇʀᴀᴘᴇᴜᴛᴀ﹐ ᴄᴏᴀᴄʜ ᴅᴇ ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏ ᴇ ᴘʀᴏᴘʀɪᴇᴛᴀ́ʀɪᴀ ᴅᴇ ᴜᴍ ᴅᴏs ᴍᴀɪᴏʀᴇs ᴄᴀɴᴀɪs sᴏʙʀᴇ ᴇᴅᴜᴄᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ sᴇxᴜᴀʟ ᴅᴏ Bʀᴀsɪʟ﹐ ϙᴜᴇ ᴀᴊᴜᴅᴀ ᴀs ᴘᴇssᴏᴀs ᴀ ᴍᴇʟʜᴏʀᴀʀᴇᴍ sᴇᴜs ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏs﹐ ᴀᴜᴛᴏᴇsᴛɪᴍᴀ ᴇ ᴀ ғᴏʀᴍᴀ ᴄᴏᴍᴏ ʟɪᴅᴀᴍ ᴄᴏᴍ ᴀ ᴠɪᴅᴀ sᴇxᴜᴀʟ. Cᴀᴛɪᴀ sᴇ ғᴏʀᴍᴏᴜ ᴇᴍ ғɪsɪᴏᴛᴇʀᴀᴘɪᴀ ᴘᴇʟᴀ FPC ﹙Fᴀᴄᴜʟᴅᴀᴅᴇ ᴅᴇ Rᴇᴀʙɪʟɪᴛᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴅᴏ Pʟᴀɴᴀʟᴛᴏ Cᴇɴᴛʀᴀʟ﹚﹐ ᴇᴍ ₂₀₀₀ ᴀᴏs ₂₄ ᴀᴏs ᴅᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ. 

Fᴜɴᴅᴀᴅᴏʀᴀ ᴅᴏ “Mᴜʟʜᴇʀᴇs Bᴇᴍ Rᴇsᴏʟᴠɪᴅᴀs”﹐ ᴘʀᴏɢʀᴀᴍᴀ ϙᴜᴇ ᴀᴊᴜᴅᴀ ᴍᴜʟʜᴇʀᴇs ᴀ sᴇʀᴇᴍ ʙᴇᴍ sᴜᴄᴇᴅɪᴅᴀs ɴᴏs ʀᴇʟᴀᴄɪᴏɴᴀᴍᴇɴᴛᴏs ғᴀᴍɪʟɪᴀʀᴇs﹐ ᴘʀᴏғɪssɪᴏɴᴀɪs﹐ ᴀᴍᴏʀᴏsᴏs ᴇ sᴇ sᴇɴᴛɪʀᴇᴍ ʀᴇᴀʟɪᴢᴀᴅᴀs ᴇᴍ ᴛᴏᴅᴏs ᴏs ᴀsᴘᴇᴄᴛᴏs ᴅᴇ sᴜᴀs ᴠɪᴅᴀs﹐ Cᴀ́ᴛɪᴀ Dᴀᴍᴀsᴄᴇɴᴏ ғᴏɪ ᴘɪᴏɴᴇɪʀᴀ ɴᴏ ʟᴀɴᴄ̧ᴀᴍᴇɴᴛᴏ ᴅᴇ ᴄᴜʀsᴏs ᴠᴏʟᴛᴀᴅᴏs ᴘᴀʀᴀ ᴏ ᴅᴇsᴇɴᴠᴏʟᴠɪᴍᴇɴᴛᴏ ᴅᴀ sᴇxᴜᴀʟɪᴅᴀᴅᴇ. 

Aᴛᴜᴀʟᴍᴇɴᴛᴇ ᴊᴀ́ ᴜʟᴛʀᴀᴘᴀssᴀ ᴏs ₈ ᴍɪʟʜᴏ̃ᴇs ᴅᴇ ɪɴsᴄʀɪᴛᴏs ᴇᴍ sᴇᴜ ᴄᴀɴᴀʟ ɴᴏ Yᴏᴜᴛᴜʙᴇ﹐ ϙᴜᴇ ғᴜɴᴅᴏᴜ ᴇᴍ ₂₀₁₃﹐ ᴀᴏs ₃₇ ᴀɴᴏs ᴅᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ﹐ sᴇʀᴠɪɴᴅᴏ ᴄᴏᴍ ɪɴsᴘɪʀᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴘᴀʀᴀ ᴍᴜɪᴛᴀ ɢᴇɴᴛᴇ ϙᴜᴇ ᴀᴄʜᴀ ϙᴜᴇ ᴇxɪsᴛᴇ ɪᴅᴀᴅᴇ ᴄᴇʀᴛᴀ ᴘᴀʀᴀ ᴄᴏᴍᴇᴄ̧ᴀʀ ᴀ ᴇᴍᴘʀᴇᴇɴᴅᴇʀ.

 ** Aquilo que muito nos agrada nesta senhora é que ela aborda a sexualidade com alegria e graça ao contrário da austeridade com que a maior parte dos sexólogos o fazem.

Por causa da sua alegria e simplicidade apostamos nela durante algumas semanas.

 

 FONTE:   Cátia Damasceno .

 .

MATEƲS CEARÁ/2



FONTE:   A Praça É Nossa.

11-SISTEMA
MÚSCULO-ESQUELÉTICO
17-GRUPOS MUSCULARES
17.13- Agonistas, Antagonistas e Sinergistas



(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)
(COM NOVO TEMA)

* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi...

𝐼𝑛𝑑𝑒𝑝𝑒𝑛𝑑𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝐵𝑟𝑎𝑠𝑖𝑙

FONTE:Nerdologia

VIRIATO SOROMENHO MARQUES

 .




A guerra das paixões

Há muitos anos, numa biblioteca da Berlim ainda dividida, perdi a pouca inocência que ainda me restava acerca da eventual superior capacidade que os intelectuais teriam - em comparação com a maioria esmagadora das pessoas que não são pagas para pensar criticamente - de, perante uma situação extrema, manter a capacidade de análise para a qual foram educados e treinados. Consultando revistas filosóficas, alemãs e francesas, publicadas na I Guerra Mundial, surpreendi algumas antigas e futuras vedetas filosóficas, das duas margens do Reno, a juntarem as suas penas agressivas ao esforço bélico dos seus exércitos, chegando mesmo a dar crédito à propaganda mais descarada que, como estamos outra vez a recordar com a guerra na Ucrânia, consegue ser uma arma de destruição maciça, nesse campo de batalha onde se ganha e perde a adesão dos espíritos.

A invasão russa da Ucrânia provocou uma tempestade emocional nalguns dos nossos comentadores da imprensa e do audiovisual, que está a atingir os limites da decência. Mesmo sem fazer nenhum esforço de pesquisa para tal orientado, já surpreendi estrategistas instantâneos a corrigirem militares profissionais, por escritos ou entrevistas televisivas, ou a censurarem cronistas como Miguel Sousa Tavares, ou académicos como Boaventura Sousa Santos, pelo simples facto de estes tentarem oferecer aos seus espectadores e leitores uma visão mais alargada e historicamente contextualizada da complexidade de causas e problemas que nos conduziram à actual guerra. Repare-se que nenhum dos visados deixou de condenar o ataque de Putin, e de sentir solidariedade com as vítimas da ofensiva russa. Para aqueles plumitivos censores, traindo esse obscuro conformismo que também mora na nossa tradição cultural, tudo o que não se acolhe na sua grelha bicolor e binária, que arruma os contendores em demónios e anjos, implica uma cedência indesculpável ao "putinismo"...

Infelizmente, a delicadeza e gravidade da situação militar e política dispensa o daltonismo moralista destes vigilantes da opinião alheia. Para distinguir o essencial do acessório, importa não esquecer que estamos a viver dias muito semelhantes àqueles que, entre 28 de Junho e 4 de Agosto 1914, assistiram a sucessivos erros de cálculo que desaguaram no massacre da I Guerra Mundial. A paragem da ofensiva russa, mostrando Putin mais como medíocre jogador de poker do que xadrezista exímio, só poderia ser invertida com uma escalada russa nas forças envolvidas e baixas sofridas, comportando um preço político incalculável, tanto na frente externa como na doméstica. A Ucrânia pode resistir longamente, mas só poderia tomar a iniciativa com a aceitação do repetido pedido de Zelensky para a NATO fechar o espaço aéreo da Ucrânia. Esse passo, contudo, arriscaria generalizar o conflito, rumo à escalada nuclear. A prioridade é baixar a violência e não acicatá-la. O que une a Rússia e a Ucrânia é a urgência de escolher entre um processo negocial, em que ambas têm de fazer compromissos e cedências mútuas para calar as armas, ou mergulhar numa espiral de violência que poderá escorregar para uma guerra global. É do interesse geral, incluindo ético e humanitário, encorajar Moscovo e Kiev a seguirem pelo primeiro caminho. Dar tempo à diplomacia para restaurar a paz. Exactamente o oposto de um aventureirismo que poderia fazer alastrar o incêndio bélico a potencialmente toda a Europa.

* Professor universitário

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 19/03/22.

 .



2931.UNIÃO


EUROPEIA


GRÉCIA
Festival do Documentário de Thessaloniki
Simon Lereng Wilmont
Filme documenta efeitos da guerra 
nas crianças ucranianas



FONTE:  euronews

*Cinema é cultura, cultura é liberdade.

putin  HUYLO

putin é um canalha

 .

Apocalipse Quântico

Há motivos para medos

  e preocupações?




FONTE:   Fatos Desconhecidos.

 .

LXVII -VIDA SELVAGEM
4- RINOCERONTES
A maldição do corno mágico


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

 

 FONTE:   Zonajuanjo

.
Expensive Soul

SÓ GOSTO DE TI


.
..
141-UM POEMA POR SEMANA 
GAJO MAL RESOLVIDO
QUADRAS SOLTAS
DIA DO PAI
 
O  pai é boa pessoa
amanhã bate na mãe
não sei porque lhe convém
sabendo que isso magoa
 
O pai meteu a semente
a mãe teceu-lhe um abrigo
porém não foi competente
da criança, um inimigo

Nos lados da Atouguia
o pai demente, brutal,
punha a filha em água fria
enterrou-a num pinhal
(Peniche 11/05/20)

Em Barcelona que dor
em visita programada
tira-lhe o ar, um horror 
e fugiu pela calada
(Barcelona 25/08/21)
 
Na Vanessa água a ferver
a avó fez, o pai calado
três dias de mau sofrer 
depois ao Douro gelado
(Porto 08/05/05)

Duas crianças autistas
foram pelo mar adentro,
para o pai que deu nas vistas,
ter do seguro provento
(Los Angeles 12/03/21)

Hamilton tinha dez anos
muita vontade de amar
uma corda, uns abanos
e atirado do andar
(S. Paulo 20/09/21)

Tasso foi posto a arder
dentro dum carro trancado
com o pai de fora a ver
antes de suicidado
(Grândola 08/11/21)

Nada que supere a vida
mesmo que a discussão cresça,
até com arma fingida
deu-lhe um tiro na cabeça
(Olhão 01/03/12) 

Talvez haja indignados
por escrever tanta sevícia
para mim os pais amados
não precisam ser notícia 
 
 Portugal 19/03/22.

 .

5- ⓄⓈ ⓅⓇⒾ́ⓃⒸⒾⓅⒺⓈ ⒹⓄ ⓎⒺⓃ

Os bancos centrais e a transformação da economia


FONTE:  Independent PO.

* Se soubéssemos mais um pouco sobre a história económica diríamos menos burridades quando nos "armamos" em inteligentes. Esta série é excelente para quem sabe e também para quem não sabe, deixe de ver patacuadas na tv e aprenda..

 .

VOLODYMYR ZELENSKY

 FOI A ARTE QUE LHE DEU A CORAGEM

 

* Bem haja JVA, há comediantes heróis e dôtores cobardes..

 .
50.2-ADEGA SUPERIOR

VINHOS DE PORTUGAL
REGIÃO DO DÃO/1
ELISA VEEK
para a CNN BRASIL



(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

* 𝑭𝒂𝒍𝒂𝒓 𝒅𝒐 𝒗𝒊𝒏𝒉𝒐 𝒑𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒖𝒆̂𝒔 𝒆 𝒄𝒐𝒎 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒅𝒐𝒓𝒊𝒂 𝒋𝒂́ 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒖𝒎 𝒄𝒂𝒔𝒐 𝒓𝒂𝒓𝒐 𝒎𝒂𝒔 𝒂𝒊𝒏𝒅𝒂 𝒏𝒂̃𝒐 𝒆́ 𝒗𝒖𝒍𝒈𝒂𝒓. 𝑬𝑳𝑰𝑺𝑨 𝑽𝑬𝑬𝑲 𝒗𝒂𝒊 𝒑𝒆𝒓𝒄𝒐𝒓𝒓𝒆𝒓 𝒒𝒖𝒂𝒕𝒓𝒐 𝒓𝒆𝒈𝒊𝒐̃𝒆𝒔 𝒗𝒊𝒕𝒊𝒗𝒊𝒏𝒊́𝒄𝒐𝒍𝒂𝒔 𝒑𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒖𝒆𝒔𝒂𝒔 𝒆 𝒇𝒂́-𝒍𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒍𝒊𝒈𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒂𝒑𝒓𝒆𝒏𝒅𝒆𝒓, 𝒅𝒆𝒊𝒙𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒇𝒂𝒍𝒂𝒓 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒔𝒂𝒃𝒆.
𝑬𝒔𝒕𝒂 𝒆́ 𝒖𝒎𝒂 𝒔𝒆́𝒓𝒊𝒆 𝒊𝒎𝒑𝒆𝒓𝒅𝒊́𝒗𝒆𝒍 𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒆𝒗𝒆 𝒅𝒊𝒗𝒖𝒍𝒈𝒂𝒓 𝒑𝒆𝒍𝒂𝒔 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝒒𝒖𝒆𝒎 𝒈𝒐𝒔𝒕𝒂.

FONTE:   CNN Brasil Soft.

putin HUYLO

 .

putin  HUYLO

putin é um canalha

.

.

3009
Senso d'hoje
MARA PINTO
TERAPEUTA DA FALA
CIDADÃ PORTUGUESA
JOSÉ GOMES
SARA PINTO
ENTREVISTAM PARA
MANHÃS NA TV
SAÚDE E BEM ESTAR
FALA E LINGUAGEM






FONTE:   KuriakosTV.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS


.
.

BOM DIA

.