Cansados de blogs bem comportados feitos por gente simples, amante da natureza e blá,blá,blá, decidimos parir este blog do non sense.Excluíremos sempre a grosseria e a calúnia, o calão a preceito, o picante serão ingredientes da criatividade. O resto... é um regalo
15/05/2009
MARIO CRESPO
Os bons e os maus
2009-04-27
Já há mais jornalistas a contas com a justiça por causa do Freeport do que houve acusados por causa da queda da ponte de Entre-os-Rios. Isto diz muito sobre a escala de valores de quem nos governa.
Chegar aos 35 anos do 25 de Abril com nove jornalistas processados por notícias ou comentários com que o Chefe do Governo não concorda é um péssimo sinal. O Primeiro-ministro chegou ao absurdo de tentar processar um operador de câmara mostrando que, mais do que tudo, o objectivo deste frenesim litigante é intimidar todos os que trabalham na comunicação social independentemente das suas funções, para que não toquem na matéria proibida. Mas pode haver indícios ainda piores. Se os processos contra jornalistas avançarem mais depressa do que as investigações do Freeport, a mensagem será muito clara. O Estado dá o sinal de que a suspeita de haver membros de um governo passíveis de serem corrompidos tem menos importância do que questões de forma referentes a notícias sobre graves indícios de corrupção. Se isso acontecer é a prova de que o Estado, através do governo, foi capturado por uma filosofia ditatorial com métodos de condicionamento da opinião pública mais eficazes do que a censura no Estado Novo porque actua sob um disfarce de respeito pelas liberdades essenciais. Não havendo legislação censória está a tentar estabelecer-se uma clara distinção entre "bons" e "maus" órgãos de informação com advertências de que os "maus" serão punidos com inclemência. O Primeiro-ministro, nas declarações que transmitiu na TV do Estado, fez isso clara e repetidamente. Pródigo em elogios ad hominem a quem não o critica, crucifica quem transmite notícias que lhe são adversas. Estabeleceu, por exemplo, a diferença entre "bons jornalistas", os que ignoram o Freeport, e os "maus jornalistas" ou mesmo apenas só "os maus", os que o têm noticiado. Porque esses "maus" não são sequer jornalistas disse, quando num exercício de absurdo negou ter processado jornalistas e estar a litigar apenas contra os obreiros dos produtos informativos "travestidos" que o estavam a difamar. E foi num crescendo ameaçador que, na TV do Estado, o Chefe do Governo admoestou urbi et orbi que, por mais gritantes que sejam as dúvidas que persistem, colocar-lhe questões sobre o Freeport é "insultuoso", rematando com um ameaçador "Não é assim que me vencem". Portanto, não estamos face a um processo de apuramento de verdade. Estamos face a um combate entre noticiadores e noticiado, com o noticiado arvorando as armas e o poder que julga ter, a vaticinar uma derrota humilhante e sofrida aos noticiadores. Há um elemento que equivale a uma admissão de culpa do Primeiro-Ministro nas tentativas manipulatórias e de condicionamento brutal da opinião pública: a saída extemporânea de Fernanda Câncio de um painel fixo de debate na TVI sobre a actualidade nacional onde o Freeport tem sido discutido com saudável desassombro, apregoa a intolerância ao contraditório.
Assim, com uma intensa e pouco frequente combinação de arrogância, inabilidade e impreparação, com uma chuva de processos, o Primeiro Ministro do décimo sétimo governo constitucional fica indelevelmente colado à imagem da censura em Portugal, 35 anos depois de ela ter sido abolida no 25 de Abril.
enviado por ROGÉRIO
U M A M U L H E R N U N C A S E A T R A P A L H A
T R I B U T O A G E O R G E H A R R I S O N
enviado por CARLOS SANTOS
2 - AS NOSSAS ETIQUETAS
APEIDAESTRELADA 27 - reporta notícias, histórias e comentários da União Europeia, estrelada a 27 países. Renovamos o convite para a colaboração.
AÇIMNOSVÃOÀPEIDA - palavras para quê? Chega-vos a clareza do título.
CINÉPEIDA - curtas metragens, óbvio, muito agradeceremos a quem nos envie.
COSSAMAPEIDA - da gargalhada ao sorriso, com brejeirice ou sem ela vale quase tudo
DONA PEIDA - feministas!!! abaixo a cueca e o fio dental, viva a peida arejada
1- D A Q U I E D A L I
Confiança total - 7% Tenho dúvidas - 38% Não confio - 55%
* ACREDITA QUE O RESULTADO DA CIMEIRA DO G20 VAI AJUDAR O MUNDOS A SAÍR DA CRISE? «visão»
SIM 28%, NÃO 72%
* CRIMINALIDADE (2008) «visão»
criminalidade geral- subiu 7,5%
criminalidade violenta - subiu 10,7%
421 mil crimes, média diária de 1 100
761 agressões graves, mais 15% que em 2007
crimes de grupo subiram 35%
230 assaltos a bancos mais do dobro do ano anterior
roubos em bombas de abastecimento:
2007 - 241
2008 -468