07/05/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

...DOS HOMENS VESTINDO AMARICADAMENTE

 

 * OH TÉTÉ és muito venenosa.....

LIII-OS RIOS E A VIDA
12- RIO AMARELO
A ORIGEM DA 
CIVILIZAÇÃO CHINESA
No percurso dum rio


FONTE:  Tikki on the box

 

KISSIN KING
Label Bows
Bombshells Swimwear
 2025



 
 
FONTE:   MomentoTempus

.

ᚣᚹᚱᛊᚢᚧᛊᚢᚧᛜ ᛊᚢᛩᛊᚢᚺᚣᚱᛁᚣ

24-A fascinante engenharia
Por trás dos comboios eléctricos



FONTE:  Lesics Português

BIANCA MATOS

 .



A natureza como aliada            

Um país que investe na natureza é um país que cuida da saúde e bem-estar dos seus cidadãos, da sua economia, da sua soberania alimentar e energética.

Em ano de eleições legislativas, muito se fala sobre o futuro. Mas que tipo de futuro queremos construir em Portugal? Respondo prontamente: um futuro em que os rios seguem o seu curso natural, sem interferências, os solos agrícolas conservam a sua fertilidade, os oceanos preservam a sua biodiversidade e capacidade produtiva, as florestas desempenham um papel ativo na regulação climática e na retenção de carbono, e as cidades se tornam lugares melhores para viver, usando a natureza para melhorar a qualidade de vida e a resiliência às alterações climáticas. Tudo isso porque somente assim asseguramos a sobrevivência da espécie humana no planeta.

A Coligação C7, da qual a WWF Portugal faz parte, reuniu num manifesto para as Legislativas 2025 uma proposta clara e construtiva para todos os partidos: integrar a natureza como pilar do desenvolvimento do país. Este manifesto foi escrito com um objetivo simples, mas ambicioso: garantir que a próxima legislatura esteja alinhada com uma visão de país mais saudável, justo e sustentável.

Dos ecossistemas marinhos altamente produtivos às florestas autóctones, das zonas húmidas com funções protetoras críticas aos sistemas agrícolas de elevado valor natural, Portugal detém um património ecológico singular, cuja conservação e valorização representam simultaneamente uma responsabilidade estratégica e uma oportunidade de desenvolvimento económico sustentável. A questão é: vamos protegê-lo e valorizá-lo? Ou continuar a desperdiçá-lo?

O manifesto da C7 propõe cinco caminhos-chave para garantir um futuro próspero com e para a natureza: cumprir a meta legal de recuperação da natureza até 2030, com base em evidência científica e compromissos europeus; assegurar a coerência entre políticas públicas, para que fundos e planos nacionais não contrariem os objetivos de sustentabilidade; acelerar a transição para sistemas alimentares sustentáveis, promovendo a saúde do solo, da água e das pessoas; cumprir e reforçar os compromissos de conservação marinha, apostando numa economia azul regenerativa; e incluir ativamente comunidades e cidadãos na regeneração do território, com uma governação mais participativa.

Estas propostas não são apenas possíveis: são necessárias e realizáveis. Porque um país que investe na natureza é um país que cuida da saúde e bem-estar dos seus cidadãos, da sua economia, da sua soberania alimentar e energética. É um país mais resiliente face às alterações climáticas e mais atrativo para viver, visitar e investir.

E aqui cabe-nos também a nós, Organizações Não-Governamentais de Ambiente, acrescentar mais pontos ao nosso habitual discurso: a natureza não é apenas um bem a conservar – é uma aliada estratégica. Restaurar ecossistemas, proteger a biodiversidade e integrar a sustentabilidade nas decisões políticas é um investimento com retorno garantido, e com valores já apurados: por cada euro investido no restauro da natureza, há um retorno económico de 8 a 38 euros.

Apesar do contexto de instabilidade em que vivemos, continuamos a ter nas nossas mãos (neste caso, no boletim de voto) o poder de escolher uma Assembleia da República e um Governo que tenham a coragem de liderar com e pela Natureza. O plano? Escancarar as portas a um futuro onde o equilíbrio entre desenvolvimento e proteção da Natureza seja não só possível, mas a base para a verdadeira prosperidade de todos.

* Coordenadora de Políticas da WWF Portugal

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 06/05/25.



4051.UNIÃO


EUROPEIA

 PARLAMENTO EUROPEU
Uma no cravo, 
outra na ditadura
Parlamento Europeu contra retomar
das negociações de adesão da Turquia




FONTE:   Euronews em Português-06/05/25

NR: O despudor dos parlamentares europeus! Parcerias estratégicas com ankara é aceitação tácita da ditadura de erdogan.

 putin  HUYLO

putin é um canalha


trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians

119-HORIZONTES DA MEMÓRIA
119.4-Tabuaço, louvada seja a terra


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
Alcione

Sua Estupidez


.

 .

ē¢ ค́fri¢/116

KENYA

ILHA DE LAMU

Lidar com resíduos 
e problemas ambientais



FONTE:  DW Português para África.

 .

 Governo português igual ao trump.


Título original; Portugal exige que 4.500 imigrantes irregulares deixem o país em 20 dias

 

 FONTE:   Jornalismo TV Cultura

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
257-ѕєຕ ᴄᴏηɗɪᴄ̧ᴏ̃єѕ ᴘѕɪᴄᴏƖᴏ́ɢɪᴄαѕ

FONTE:Universo da Psicologia



Ƭσ∂αѕ αѕ Ɠєяαçσ̃єѕ Ɛχρℓιcα∂αѕ

FONTE:Bolebo

 .

Ꭷ ᏦᎧᏁᏦᏓᎯᏉᏋ
Ⳙ́ᚳᚾᛁᛖᚣ ᚪᚣᛢᛊ ᚹᚣᚱᚣ ᚣ ᛊᛢᛈᛜᚳᚺᚣ
ᚧᛊ ᚢᛜꓦᛜ ᛈᚣᛒᛊᛈᛁᚳᚺᚣ
(uma perspectiva simpática)



FONTE:   Porta dos Fundos


NR; Ao contrário do que errada e premeditadamente se diz o papa não é eleito porque não há sufrágio universal. São 133 apaniguados duma classe superior, escolhidos por papas anteriores que se degladiam  no poder dos poderes até sobressair o mais capaz de dar continuação e liderar os projectos criminosos da igreja católica. Fazia bem a todos os crentes desta organização assistirem ao filme CONCLAVE, dá uma ideia pálida do que são jogos de poder, mas é elucidativo.
.

 .

𝗦𝗢𝗨𝗡𝗗𝗕𝗜𝗧𝗘
𝗦𝗲́𝗿𝗶𝗲 𝗟𝗲𝗴𝗶𝘀𝗹𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮𝘀 𝟮𝟬𝟮𝟱
Ꭰꮖꭺ 1. Ꮲꭼꭰꭱꮻ Nꮜɴꮻ ꮻꮜ Ꮇꮻɴꭲꭼɴꭼꮐꭱꮻ
Ꮔꮜꭼꮇ ꭲꭼꮇ ꮇꭺꮖꮪ ꮲꭼꮪꮻ ꮲꮻꮮɪ́ꭲꮖꮯꮻ ɴꭺ
ɴꮻꮩꭺ ᏼꭺꮮꭺɴÇꭺ ꭰꮻ Ꮪꮻꮜɴꭰᏼꮖꭲꭼ?
com:
 RUBEN MARTINS
ANA SÁ LOPES
HELENA PEREIRA




FONTE:  PÚBLICO - 05/05/25 .

 ,

GUILHERME LEITE
Apagão eléctrico e de inteligência?


FONTE:  Saloia TV- 29/04/25

 NR: O "pato bravo" da política, líder dos 'desvalidos morais' da extrema direita nada mais faz do que se aproveitar da ignorância do povo que já levou desde 1917 milhões de pessoas ao covil da iria ver se alguém aterra num chaparro.

.
ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL


4143
Senso d'hoje
RICARDO
ARAÚJO PEREIRA
ESCRITOR, HUMORISTA
 ANALISTA POLÍTICO
Isto é Gozar com Quem Trabalha
SIC
ESPECIAL
outra vez eleições



FONTE:  Lou Wave - 05/05/24
 
 NR: Só um génio com uma equipa genial nos põe a rir das imbecilidades das autoridades deste país.
.

BOM DIA


.