18/02/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
129-ARTE ARRISCADA
ASOBI/2
Interpretação:
Csaba Varga 
Jann Gallois 
Kaori Ito 
Péter Juhász 
Música
Guillaume Perret 
Marybell Dessagnes 
Coreografia
Kaori Ito



FONTE:  Pierre Jacquart 
.


ENGENHARIA DE TOPO/18
18.2-Túnel sob San-Andreas



FONTE:  Documentários Incríveis


.
.
 HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Acusações sexuais provocam
 falência dos Boy Scouts

Organização juvenil norte-americana quer criar fundo para indemnizar mais de 12 mil vítimas abusadas ao longo de 72 anos.

As múltiplas despesas judiciais geradas pelos julgamentos de acusações sobre abusos sexuais levaram a instituição escutista Boy Scouts of América (BSA) a declarar falência num tribunal do Estado de Delaware. Com a medida de urgência, esperam criar um fundo de compensação às 12 254 pessoas abusadas entre 1944 e 2016.
.
WHO KNOWS???
A declaração de falência faz com que todas as ações cíveis promovidas contra a associação - incluindo as de abuso sexual de menores - fiquem suspensas, servindo como um colete salva-vidas para os BSA, que assim pode continuar com as atividades nas delegações locais.

Ainda não se conhece o montante que a organização investirá no ressarcimento das vítimas, mas calcula-se que poderá andar perto de mil milhões de dólares (920 milhões de euros). Se não conseguir essa quantidade de fundos, a organização deverá vender propriedades, algumas delas já hipotecadas, dado que tem ativos estimados em cinco mil milhões de dólares (4600 milhões de euros). A BSA, que tem sede em Irving, no Texas, celebrou no dia 8 de fevereiro 110 anos de história e conta com mais de 2,2 milhões de membros dos cinco aos 21 anos de idade, tem um passivo calculado em 100 a 500 milhões de dólares (92 a 460 milhões de euros).

Pedido de desculpas
Os BSA emitiram um comunicado a explicar a decisão ("É a melhor forma de indemnizar as vítimas de modo equitativo e preservando a sua identidade") e a solidarizar-se com as vítimas, pedindo novamente desculpas pelos factos passados. "Temos que continuar com nossa responsabilidade social e moral para que as famílias das vítimas recebam uma compensação. Pedimos desculpas a todos os que tenham sofrido danos".

A compensação e o pedido de desculpas não são nada comparáveis com o sofrimento dos escuteiros que se inscreveram na associação para divertir-se e receberam um tratamento que deixou traumas psicológicos e agora veem que muitos destes crimes não serão julgados. "Estes jovens fizeram um juramento para entrar na organização. Comprometeram-se a ser obedientes, comprometeram-se a apoiar os Scouts e comprometeram-se a ser honrados. Muitos deles estão extremamente chocados porque o que lhes aconteceu na BSA foi precisamente o contrário", lamentou Paul Mones, advogado que representa centenas de vítimas.

Os Boy Scouts of América esconderam durante décadas as acusações envolvendo vários pedófilos dentro da organização, até que, em 2012, uma investigação de Janet Warren, professora contratada pelos BSA, revelou os documentos secretos que incriminavam 7819 agressores. Chamaram-lhes "dossiês da perversão".

Mesmo tendo conhecimento do comportamento dos voluntários, os Scouts limitaram-se a afastar os acusados, sem denunciar os abusos às autoridades. De acordo com várias fontes norte-americanas, o número de vítimas nos BSA pode superar o número de pessoas abusadas por membros da Igreja Católica no país.

* Esta organização "humanitária juvenil" não denunciava os abusadores, limitava-se a expulsá-los.
Mas há duas outras características de relevo, não aceitavam ateus nas suas fileiras nem homossexuais mas no entanto enrabaram mais de doze mil miúdos e miúdas!!! A organização fez campanha por Donald. America first como diz Trump.

.
.
IX - DITADORES
3-PAPA DOC
(FRANÇOIS DUVALIER)



FONTE:   Mega Biografías   

.
.
HOJE  NO
"DINHEIRO VIVO"
Portugueses estão a pedir mais um milhão por dia em crédito pessoal e cartões

No total, o crédito ao consumo disparou, no ano passado, para um novo máximo de sempre: 7,6 mil milhões de euros.

É um novo recorde. Os portugueses estão a recorrer em força ao crédito pessoal, cartões de crédito e contas a descoberto para consumo, mas também para fazerem frente às despesas do dia-a-dia. No ano passado, as famílias endividaram-se num total de 4,6 mil milhões de euros em novos contratos desse tipo de créditos (cerca de 20,8 milhões por dia), que têm associados taxas de juro mais elevadas. É um aumento de 357 milhões face a 2018, números redondos mais um milhão de euros por dia, e o valor mais alto desde pelo menos 2013, altura em que o Banco de Portugal começou a disponibilizar estes dados.
.
“A competição pelo crédito às famílias está a intensificar-se. Num contexto de transformação do setor financeiro e com taxas de juro muito baixas, os bancos procuram por fontes de rentabilidade e o crédito é uma alternativa evidente”, refere Filipe Garcia, economista da IMF-Informação de Mercados Financeiros. No total, o crédito ao consumo disparou, no ano passado, para um novo máximo de sempre: 7,6 mil milhões de euros. Só o crédito automóvel recuou 130 milhões em termos anuais, refletindo a quebra nas vendas de carros, mas deixando o valo global de crédito automóvel nos 2,99 mil milhões, em 2019. 
 .

Os dados agora divulgados pelo BdP sobre crédito ao consumo são mais completos do que os anunciados na semana passada, que apontavam para um valor global de 5.245 milhões de euros . Além disso, detalham os montantes que foram destinados para cada tipo de segmento.
.
Estes dados são um sinal para o Banco de Portugal reforçar as medidas para conter o aumento do recurso ao crédito pelas famílias, considera a Deco. “Não estou surpreendida com este aumento. Andámos a alertar, em 2019, para o aumento do endividamento das famílias no crédito pessoal e cartões de crédito”, adianta Natália Nunes, coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da Defesa do Consumidor. 
.
“Algo tem de ser feito”. Segundo Natália Nunes, há portugueses a recorrer ao crédito pessoal e aos cartões de crédito para cobrir outros empréstimos que já não conseguem pagar. Natália Nunes já tinha alertado, em janeiro que, se o Banco de Portugal não adotasse medidas urgentes para travar a subida do crédito ao consumo, o número de famílias sobre-endividadas em Portugal iria aumentar. Em 2019, a Deco recebeu 2787 pedidos de ajuda de famílias que não conseguiam pagar as suas contas ao fim do mês. São mais 50 famílias do que em 2018. Isto numa altura de desemprego baixo e de crescimento económico. “Se houver qualquer alteração (da economia), imagine o impacto que pode ter em muitas famílias”, alertou.
.
Limites excluem créditos até 6000 euros 
O Banco de Portugal anunciou, no final de janeiro, novas medidas para travar o recurso ao crédito pessoal, incluindo a redução do prazo máximo para novos contratos de 10 para sete anos, a partir de 1 de abril. Mas as medidas implementadas pelo supervisor não abrangem os cartões de crédito, nem os empréstimos até ao montante de cerca de 6000 euros.
.
Para o economista Filipe Garcia, “se os bancos ou as instituições de crédito especializado estiverem disponíveis para emprestar, os portugueses endividam-se. E é isso que parece ter voltado a acontecer em 2019. Na verdade, os bancos tradicionais são hoje os responsáveis por cerca de 75% do novo crédito pessoal concedido, ganhando quota às tradicionais instituições de crédito especializado. É um segmento de mercado que está também a crescer de forma muito significativa”. 
 .
 Para Natália Nunes, o Banco de Portugal deve impor uma maior responsabilização na concessão de crédito. Relatou o caso de uma consumidora “que ganha o salário mínimo e a quem foi concedido um plafond de 1000 no cartão de crédito”. Depois, “o plafond foi aumentado a pedido dela e, mais tarde, por iniciativa da entidade emissora do cartão”. 
.
 A responsável da Deco recomenda que cada família não tenha mais de 35% do seu orçamento mensal afeto ao pagamento de créditos. Sugere ainda que as famílias ponderem muito se, de facto, precisam de recorrer ao crédito. Caso já tenham créditos e não consigam pagar, a melhor solução é pedir ajuda para seja feita uma renegociação com a entidade credora. Mas, nestes casos, o consumidor fica sinalizado na central de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal, passando a ser visto como um potencial cliente de risco. 
.
 O problema, segundo Natália Nunes, é que, estando os bancos a incentivar o recurso ao crédito, no final os maiores lesados serão os consumidores que ficarem sobre-endividados. “Sentimos que os consumidores são os mais lesados nesta relação. Perdem as casas, ficam com os salários penhorados e dívidas para pagar”.

* - "Ó TUGA DAS DÍVIDAS, A MISÉRIA ECOA....

.
.
Os Reinos Perdidos de África
6.4- O Reino Berbere de Marrocos


Cláudio Klippel

.
.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. 
.
Num alerta de segurança publicado no Portal das Finanças, a AT adianta ter tido conhecimento destes e-mails fraudulentos que estão a ser enviados de endereços como info.AQ0@portaldasfinancas.gov.pt ou outros similares nas quais é pedido que se carregue num 'link' que é fornecido.

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no 'link' sugerido”, precisa a AT.

A AT aponta ainda o conteúdo de algumas das mensagens fraudulentas que estão a ser enviadas aos contribuintes associam a aproximação do prazo da entrega da declaração anual do IRS e a necessidade de o contribuinte ter a sua situação regularizada com a existência de dívidas fiscais, sugerindo depois que se siga um 'link' para verificar a “correspondente fatura”.

A par do alerta e de reforçar que “em caso algum” o contribuinte efetuar esta operação, a AT recomenda ainda a consulta de um folheto informativo sobre segurança informática que pode ser consultado no Portal das Finanças no endereço https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Folhetos_informativos/Documents/SEG_INF.....

* Já temos vigaristas que cheguem, desde banqueiros a políticos !é um ver se te avias".

,

JÚLIA CARÉ

.






Legitimidades

Mas é legítima a dúvida, se a aquacultura é de facto o caminho do futuro, ou tão só mais um nicho de mercado da chamada economia do mar

1. São tão raros os protestos coletivos nesta terra insular, que quando ocorrem representam revigorantes lufadas de ar fresco numa cidadania amodorrada à soalheira esplanada ou ao cobarde anonimato das redes sociais, que quando acontecem, ganham quase estatuto de milagre. Refiro-me a recentes atos de protesto coletivo, resultantes de decisões do novel regional e coligado governo. Foi bonito de ver, as gentes daqueles concelhos das costas de baixo protestarem contra a anunciada intenção do governante da tutela, de permitir a colocação de mais jaulas de aquacultura no mar. Sabe bem à consciência cidadã, é um belo ensinamento para as gerações mais novas. É sabido que por determinação europeia há que acomodar-se às quotas de pescado, e ao seu impacto numa atividade económica geradora de apreciáveis quantitativos financeiros e meio de sobrevivência... Mas é legítima a dúvida, se a aquacultura é de facto o caminho do futuro, ou tão só mais um nicho de mercado da chamada economia do mar, que rende lucros consideráveis a partir da exploração privada de um recurso que é de todos, restando muitas interrogações sobre que benefícios revertem para o bem comum, e se estarão devidamente acautelados, impactos e eventuais prejuízos para a fauna marinha, a saúde e sustentabilidade dos oceanos de que tanto se fala... e que é imperativo ético de todos preservar! Posto isto, é mesmo pertinente a necessidade de tal produção de peixe?

2. Ao cidadão comum, preocupado com notícias e evidências dos problemas relacionados com a saúde no país e na região, com eternas listas de espera para cirurgias, insuficiência de consultas de especialidade nos hospitais ou de médico de família nos centros de saúde, casos de falta de medicamentos hospitalares para doenças graves, ou ainda escassez de camas para internamento de doentes, - para não falar da eterna novela do novo hospital - pouco interessará quem ocupa o cargo de diretor clínico do nosso hospital e de que modo é lá colocado. Para além de um hipotético encolher de ombros, a revolta de um significativo grupo de médicos do hospital face à nomeação pelo governo, do diretor clínico escolhido pela sua filiação partidária, dirá pouco. Ao que parece, o motivo da discórdia é a dita nomeação ter sido o resultado de mais uma negociação partidária do novel governo de coligação. Desconhece-se como eram os processos anteriores de escolha do cargo, mas se de facto é do diretor clínico de um hospital que se trata, ao leigo parece evidente que a par de legítimas aspirações de desenvolvimento de carreira, competência científica, profissional e relacional, acima de tudo condição essencial será o reconhecimento e aceitação pelos seus pares. Porque a concretização de cuidados de saúde – como a educação, a justiça, a segurança social – radicam no trabalho cooperativo e colaborativo de muitos e diversos profissionais. E tratando-se de uma instituição pública, central ao desenvolvimento de cuidados de saúde da população, afigura-se requisito de igual valor, o compromisso ético engajado na resolução dos preocupantes problemas com que o sector se debate e não mais uma moeda de troca na negociação do governo de coligação. Como se de uma repartição de despojos de guerra se tratasse! E tudo em nome do exercício do poder...

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
12/02/20

.
.


2188.UNIÃO



EUROPEIA




.
.
HOJE  NO 
"DESTAK"
Descoberto um sarcófago e 
um altar dedicado ao fundador de 
Roma e datado do sécVI a.C.

Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, foram descobertos por especialistas que estudam o Fórum romano na capital italiana, foi hoje anunciado. 
.
Segundo o Parque Arqueológico do Coliseu, os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria e são um sarcófago com 1,4 metros de comprimento escavado na pedra da colina de Campidoglio e um elemento circular que "provavelmente" corresponde a um altar.

A descoberta ocorre um ano depois de investigadores terem começado a analisar a documentação através da qual o arqueólogo italiano Giacomo Boni assumiu no início do século XX a presença de um santuário dedicado ao fundador de Roma.

* Depois de tantos anos Rómulo a fazer concorrência ao Pedrocas....

.
.
267-BEBERICANDO



COMO FAZER
"DRINK CUSPO DO DIABO" 

.
.
III-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO
5 - CAMORRA
Mafia Italiana



FONTE:  Toda a Verdade Cinco

.
.
HOJE  NO
"i"
Projetos sobre eutanásia chumbados pelo Conselho de Ética para Ciências da Vida

As propostas "não constituem uma resposta eticamente aceitável para a salvaguarda dos direitos”, justificou o órgão consultivo.


Os projetos de lei do Bloco de Esquerda, PS, PAN, Verdes, sobre a despenalização da eutanásia foram alvo de pareceres negativos do Conselho de Ética para as Ciências da Vida.
.
Para aquele órgão, as propostas "não constituem uma resposta eticamente aceitável para a salvaguarda dos direitos”.

O Conselho Nacional de Ética sublinha que os pareceres não devem ser entendidos como uma visão sobre a eutanásia ou o sobre o suicídio assistido, é antes uma posição sobre o conteúdo em si dos projetos apresentados pelos quatro partidos.

O Iniciativa Liberal apresentou também uma proposta de lei sobre a despenalização que não foi, contudo, alvo de parecer, pois não foi entregue a tempo de uma análise por parte dos 21 conselheiros.
 
O texto dos quatro pareceres foi discutido e votado esta segunda-feira, tendo tido apenas o voto contra do conselheiro André Dias Pereira, como já tinha acontecido no caso do parecer negativo da proposta apresentada pelo PAN em 2018, segundo o Observador.

Os cinco projetos de lei sobre a despenalização da morte medicamente assistida vão ser debatidos e votados na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro.

O chumbo do conselho é justificado pela ausência de estudos prévios que possam auxiliar a clarificação de uma moldura jurídica e a "insuficiente consideração de respostas mediadas, relacionais e integrados, que respeitem e abriguem as múltiplas dimensões do sofrimento humano, que tem significados complexos (medo, perda de controlo, solidão, sentimento de "fardo", dor física insuportável) que exigem adequada compreensão, devendo ser abordados num plano humano e solidário".

Recorde-se que as propostas, chumbadas por este órgão consultivo, e a do Iniciativa Liberal serão debatidas - e deverão ser aprovadas - na quinta-feira no Parlamento.
 
Os cinco projetos de lei a favor da despenalização da eutanásia divergem apenas em questões técnicas, como o número de médicos que tem de avaliar a decisão do doente; o nome da comissão de técnicos que acompanha os pedidos; o número de vezes que o pedido é feito pelo doente; a obrigatoriedade ou não de um psiquiatra; o número de pessoas que podem estar presentes e o local onde a morte pode acontecer.
 
* Desejamos aos senhores conselheiros uma agonia tramada quando estiverem às portas da morte, apenas por coerência com as suas opiniões

.
.
Samuel Úria

Fusão


.
.
HOJE  NO 
"A BOLA"
Racismo:
 Insultos a Marega constam dos relatórios do árbitro e dos delegados

Os insultos dirigidos ao avançado dos dragões constam no relatório do árbitro Luís Godinho, da associação de Évora, e dos delegados Nuno Pedro e Augusto Carvalho, segundo a mesma fonte.

Os insultos racistas dirigidos ao futebolista maliano Marega constam nos relatórios do árbitro do Vitória de Guimarães-FC Porto e dos delegados ao jogo da I Liga, confirmou hoje à Lusa fonte ligada ao processo.
.
Os insultos dirigidos ao avançado dos dragões durante o encontro da 21.ª jornada, disputado no domingo, em Guimarães, constam no relatório do árbitro Luís Godinho, da associação de Évora, e dos delegados Nuno Pedro e Augusto Carvalho, segundo a mesma fonte.

O avançado do FC Porto recusou-se a permanecer em campo, ao minuto 71 do jogo, após ter sido alvo de cânticos racistas por parte dos adeptos da formação vimaranense, numa altura em que os ‘dragões’ venciam por 2-1, resultado com que terminou o encontro.

Depois de pedir a substituição, Marega, que já alinhou no emblema minhoto e tinha marcado o segundo golo dos azuis e brancos, dirigiu-se para as bancadas do recinto vimaranense, com os polegares a apontarem para baixo, situação que originou uma interrupção do jogo durante cerca de cinco minutos.

Vários jogadores do FC Porto e do Vitória de Guimarães tentaram demovê-lo, mas Marega mostrou-se irredutível na decisão de abandonar o jogo, tendo acabado por ser substituído por Manafá.

Hoje, fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou à Lusa a identificação de várias pessoas suspeitas de dirigirem cânticos e insultos racistas a Marega, sem adiantar o número de suspeitos, acrescentando que continua a efetuar diligências para identificar outros envolvidos.

O Ministério Público instaurou um inquérito na sequência deste incidente, que já mereceu a condenação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, entre outros.


* Dizem que Portugal não é um país racista mas há quase tantos racistas como vespas asáticas....
Apreciámos as palavras indignadas de Sérgio Conceição, um exemplo.

.


DO MAR, O LIXO
~11.1~
𝒪 𝓂𝒶𝓇 𝓃𝒶̃𝑜 𝑒𝓈𝓉𝒶́
𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓅𝑒𝒾𝓍𝑒



FONTE: BOA VONTADE

.
FORÇA BRUTA
Doente oncológico agredido 
à porta da Câmara de Sintra


* Doente oncológico foi atacado e agredido à porta da Câmara Municipal. Na mesma altura em que, de forma hipocrita e cínica, o Presidente Basílio Horta vai para o Comité das Regioes aconselhar mais democracia e mais solidariedade para a Europa, em Sintra, com cerca de 170 milhões de Euros dos munícipes a render no Banco, nada faz para resolver a vida a um doente oncológico que se encontra a dormir num carro à porta da Câmara Municipal... 
Ou faz: Chama a Policia Municipal para o algemar e arrastar dali para fora. 
 Bem prega Frei Tomãs...


FONTE:  Saloia TV

.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
11) Porque tantos protagonistas 
são Órfãos




FONTE:  EntrePlanos

.

A мσdα иσ ѕέcυlσ XIX/1
Mary Shelley (1816)



FONTE:  CrowsEyeProductions

.
.
ᎢᎬᎡ ᎠᏆᎡᎬᏆᎢᏫ Ꭺ ᎢᏌᎠᏫ



.
.


2250
Senso d'hoje
PAOLO GENTILONI
COMISSÁRIO EUROPEU
PARA A ECONOMIA
"Crise do coronavírus
terá impacto na economia"



FONTE:  euronews

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

NEVE!!!


.
.

BOM DIA


.
.

22-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝑈𝑚 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑜 𝟤𝟢𝟣𝟩
𝐼𝑋-𝐹𝐼𝑂𝑆 𝐷𝐴 𝑉𝐼𝐷𝐴



𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑈𝑚 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑜 𝟤𝟢𝟣𝟩 - 𝐹𝐼𝑂𝑆 𝐷𝐴 𝑉𝐼𝐷𝐴 -, 𝑒́ 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑔𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑐𝑡𝑜 𝑉𝑖𝑙𝑎 𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑛𝑑𝑒: 𝑢𝑚 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑜, 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑒𝑢́𝑛𝑒 𝑣𝑎𝑟𝑖𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑎𝑐𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑎́𝑐𝑡𝑒𝑟 𝑐𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎𝑙 𝑒 𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑖́𝑓𝑖𝑐𝑜, 𝑐𝑢𝑗𝑜 𝑜𝑏𝑗𝑒𝑐𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑒́ 𝑎 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒 𝑣𝑎𝑙𝑜𝑟𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎𝑠 𝑡𝑒́𝑐𝑛𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎, 𝑡𝑒𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑜𝑟𝑜𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑎 𝑠𝑢𝑎 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎 𝑙𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑝𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑖𝑚𝑎𝑡𝑒𝑟𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑎 𝑈𝑁𝐸𝑆𝐶𝑂.


𝑂𝑠 𝑓𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑎𝑢𝑑𝑎𝑐𝑖𝑜𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑟𝑖𝑛𝘩𝑒𝑖𝑟𝑜𝑠 𝑒 𝑐𝑎𝑟𝑝𝑖𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑢𝑒𝑠𝑒𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑛𝑜 𝑐𝑒𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑑𝑎 𝑑𝑟𝑎𝑚𝑎𝑡𝑢𝑟𝑔𝑖𝑎 𝑑𝑜 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑎𝑛𝑜, 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑖𝑡𝑜𝑟 𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝐶𝑜𝑢𝑡𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠, 𝑎𝑢𝑡𝑜𝑟 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑥𝑡𝑜, 𝑎 𝑛𝑎𝑟𝑟𝑎𝑡𝑖𝑣𝑎 𝑑𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑓𝑖𝑐𝑎𝑟𝑎́ 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑜𝑛𝑡𝑒, 𝑜 𝑚𝑖𝑡𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜 𝑏𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑜𝑠 𝑒 𝑑𝑎𝑠 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑃𝑎𝑟𝑐𝑎𝑠, 𝑖𝑟𝑚𝑎̃𝑠 𝑒 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑛𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑎𝑠, 𝑓𝑖𝑎𝑛𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑠𝑎́𝑣𝑒𝑖𝑠 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑛𝑎𝑠𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜, 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑖𝑛𝑜 𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑜 𝑓𝑖𝑚 𝑑𝑎 𝑒𝑥𝑖𝑠𝑡𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝘩𝑢𝑚𝑎𝑛𝑎.


𝐸𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑓𝑖𝑔𝑢𝑟𝑎𝑠 𝑣𝑎̃𝑜 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑡𝑎𝑟 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑢𝑟𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑣𝑖𝑑𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑙𝑎𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑠𝑒𝑠, 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑒́𝑝𝑜𝑐𝑎 𝑟𝑒𝑚𝑜𝑡𝑎𝑠, 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑛𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑡𝑟𝑒𝑗𝑜, 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑐𝘩𝑒𝑔𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑅𝑜𝑚𝑎𝑛𝑜𝑠, 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙, 𝑝𝑟𝑜𝑠𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑒𝑝𝑜𝑝𝑒𝑖𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐷𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠, 𝑎𝑡𝑒́ 𝑐𝘩𝑒𝑔𝑎𝑟 𝑎𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝘩𝑜𝑗𝑒. 𝑂 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝟤𝟢𝟣𝟩 𝑑𝑎𝑟𝑎́ 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑎𝑞𝑢𝑒 𝑎̀𝑠 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑟𝑒𝑛𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑏𝑖𝑙𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑉𝑖𝑙𝑎 𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑛𝑑𝑒, 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑟𝑒𝑢𝑛𝑖𝑟 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑒𝑛𝑡𝑒𝑛𝑎 𝑑𝑒 𝑟𝑒𝑛𝑑𝑖𝑙𝘩𝑒𝑖𝑟𝑎𝑠 𝑒𝑚 𝑐𝑒𝑛𝑎.

𝑈𝑚𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑟𝑔𝑎𝑑𝑎 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑒𝑡𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑞𝑢𝑖𝑝𝑎 𝑝𝑙𝑢𝑟𝑖𝑑𝑖𝑠𝑐𝑖𝑝𝑙𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑔𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠, 𝑎𝑟𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑒 𝑡𝑒́𝑐𝑛𝑖𝑐𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑟𝑎𝑛𝑔𝑒𝑖𝑟𝑜𝑠, 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑖𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑣𝑜𝑙𝑢𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑠𝑒𝑟𝑎́ 𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑠𝑎́𝑣𝑒𝑙 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜, 𝑞𝑢𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑎𝑝𝑜𝑖𝑜 𝑑𝑎 𝐷𝑔𝑎𝑟𝑡𝑒𝑠 𝐷𝑖𝑟𝑒𝑐𝑐̧𝑎̃𝑜 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙 𝑑𝑎𝑠 𝐴𝑟𝑡𝑒𝑠 / 𝑀𝑖𝑛𝑖𝑠𝑡𝑒́𝑟𝑖𝑜 𝑑𝑎 𝐶𝑢𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑒 𝑑𝑜 𝑁𝑜𝑟𝑡𝑒 𝟤𝟢𝟤𝟢 / 𝑃𝑟𝑜𝑔𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑂𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑔𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑜 𝑁𝑜𝑟𝑡𝑒.



FONTE:   Câmara Municipal de Vila do Conde