17/05/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

 

XLII-OS RIOS E A VIDA
1-O VALE DO LUANGWA
Interior oriental da Zâmbia

 
(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:  Elefante Verde.

 

LINGERIE LOWDOWN
Weekly digest/3
Descrição por Modelo
16/01/23


 .

XIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

9 - DESCARTES E FERMAT

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA
COM NOVO TEMA)

* Professor: João Bosco Pitombeira
FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

ADESCARTES E FERMAT dois crânios do século XVII são dois marcos na história da matemática. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de NOVE, coisa pouca... 

VASCO MORGADO

 .




Dançando  (Ga)lambada

Corria o ano de 1989 quando Kaoma nos deu o êxito “Dançando Lambada”, cuja letra começava por dizer “Chorando se foi quem um dia só nos fez chorar”, e, quando escrevia este artigo, foi o que me acorreu à memória.

Mas, fora a óbvia piada, a similaridade fica-se mesmo por aqui, uma vez que “quem só nos fez chorar” – leia-se “envergonhar” – continua alegremente no seu ministério, acima de todas as polémicas, segurado por um primeiro-ministro que, por excesso de ego ou mera falta de alternativas, se recusa a fazer o óbvio.

Chegámos ao grau zero, à vergonha alheia e ao lamento “não façam isto ao meu país”.

Não se vê uma obra notável pela sua novidade ou pelos seus princípios de base. A reforma financeira empreendida (ou não) em Portugal não é original, não é revolucionária e não serve o actual estado do país.

Dizer aos portugueses que, apesar da crise mundial, o nosso orçamento é equilibrado de há oito anos para cá, e gabar-se disso, é simplesmente ridículo.

Falta de seriedade nos cálculos orçamentais, orçamentos desequilibrados em série, em que as cativações são uma fórmula mágica para não mostrar a verdade.

Smoke and mirrors, dizem os anglo-saxónicos para caracterizar este tipo de política. It’s all smoke and mirrors, numa lógica à portuguesa de que “isto, com o barulho das luzes, passa”.

E, depois, lemos diariamente acerca do desequilíbrio, da falta de rigor, e, por exemplo, de uma miserabilista execução financeira do famoso PRR, onde mais de 90% das verbas estão por executar.

A nossa história financeira em governos socialistas revela um desequilíbrio tão constante nos 23 anos deste século que já basta para um século inteiro. O défice é uma instituição crónica, presente em cada ministério, secretaria de Estado ou instituição publica, que se agrava à velocidade de 74 milhões ao dia.

A questão é que, dos últimos 27 anos, o PS governou 70% do tempo e condicionou totalmente os outros 30%. E bem sabemos que as palavras “reformas” ou “progressistas” não entram no léxico socialista.

E a acrescentar à nova norma da pura incompetência, à roda-bota-fora nos ministérios e secretarias de Estado e aos escândalos sucessivos, tivemos a cereja no topo do bolo: o assessor que alegadamente foi barricado por colegas dentro do ministério abriu caminho à cotovelada e à bicicletada e levou um computador que lhe estava atribuído, provocando que alguém (que já ganhou o prémio 2023 da falta de noção) convocasse o “James Bond” cá do burgo, de urgência, para ir resgatar o equipamento.

Não por conter informação secreta, quiçá os nomes e moradas dos informadores e espiões a operar em território inimigo, mas as notas de uma reunião da TAP. Aquela que aconteceu-não-aconteceu.

Isto é realmente bater no fundo. E ter o Presidente da República a vir publicamente admoestar o Governo e avisar que vai estar, tipo falcão, a escrutinar tudo, cuidadosamente, daqui para a frente – numa demonstração de total falta de confiança e medo-que-façam-pior, é como condenar o Governo à sanção de termo de identidade e residência. E, já agora, “não saiam do país sem me avisar”.

Nas ruas e nos cafés, onde gosto tanto de ouvir o que as pessoas dizem, o dito “o PS é o Estado e o Estado é o PS” deixou de ser comentado em surdina para passar a ser conversa do dia, por vezes vociferado, sempre lamentado.

O PS, mais uma vez – e já há tantos exemplos desde o 25 de Abril –, resvalou para o autoritarismo, para o amiguismo e para o tudo-me-é-permitido, provocando que as próprias instituições tuteladas pelo Estado-PS já temam atender o telefone e se baralhem nas suas competências e na efectividade do seu trabalho.

E, no meio de tudo isto, o país desnorteia-se com a fragilidade do Governo, a desordem política, a desorganização administrativa, a inflação galopante – sem medidas relevantes para a sua atenuação –, a crise da habitação, a crise da educação, a crise da saúde, a crise da justiça.

E a crise da credibilidade. Já ninguém confia neste governo. Nem os próprios, desconfio.

Mas, também nas ruas, as tais que fazem ganhar e fazem perder e onde a sabedoria popular tanto nos ensina, noto que a História está a destruir a narrativa socialista do “a culpa é do Passos” e que emerge a certeza de que é necessária uma alternativa e voltar a acreditar. É sentir Portugal.

Porque, ao contrário da música que referi no início, em que alegremente se dançava lambada, neste caso e enquanto isto não mudar, quem leva (Ga)lambadas todos os dias continuamos a ser todos nós.

* Presidente da Junta de Freguesia de Sto António

IN "NOVO" - 09/05/23 .

 .



3350.UNIÃO


EUROPEIA

DITADURA IRANIANA
Europeus detidos no Irão enfrentam 
abusos físicos e psicológicos




FONTE:   Euronews 
 
NR: O regime iraniano é constituído por uma horda assassina, estranhamos que o "ocidente" mantenha relações diplomáticas com tal bandidagem!

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
158-єɪηѕᴛєɪη ғαƖα ɗє ɗєᴜѕ


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
98-HORIZONTES DA MEMÓRIA
98.1-Heróis Do Mar. Nobre Povo


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Rodrigo Oliveira
Before You Go


The Voicekids 2023 - Prova Cega

.

 .

ē¢ ค́fri¢/16

RWANDA

Controlar o circuito do plástico

Garantia de reciclagem

 

FONTE:  DW Português para África - Agosto de 2021.

 .

2~«AιτεરλȻ̧Θ̃εȘ Ȼιίɱλ́τίȻλȘ: Ʋɱ ʃƲτƲરΘ ρΘȘȘί́νει»


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:  ffmspt..

 .

Sintomas de burnout 

nos trabalhadores portugueses


 FONTE: Fala Portugal

NR: E como sempre o patronato medieval lusitano é inocente.



Ɛνσℓυçα̃σ ∂σ Mєтяσ ∂є Ɓαяcєℓσηα 1863-2050

FONTE:Metro Liner

 .

ɠгคvє Ŧ๏เ ๏ ςค๔ค́vєг tєг รเ๔๏ єภtєггค๔๏ ภ๏ ๓єย tєггєภ๏ ภค̃๏ รє Ŧคz ค ย๓ ค๓เɠ๏


 * Excelente entrevista JCS.

 ..

3431
Senso d'hoje
INÊS SOUSA REAL 
NELSON SILVA
CANDIDATOS À LIDERANÇA
DO PAN*
A recusa de um "partido de
de nicho" contra a narrativa 
do "saco de gatos"









FONTE:  Observador.
.

Esta Cama é Minha!


.
.

BOM DIA


.