07/09/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 .

 .

𝖤𝗌𝗍𝖺 𝖾𝗍𝗂𝗊𝗎𝖾𝗍𝖺 𝖺𝖻𝗈𝗋𝖽𝖺 𝗌𝖾𝗑𝗈
 𝗌𝖾𝗃𝖺 𝖾𝗅𝖾 𝗊𝗎𝖺𝗅 𝖿𝗈𝗋
(devia ser obrigatório ver)
 
XII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
14- SEXUALIDADE ESSENCIAL 
14.07 - Ginásio ou Pinar?


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)
 
 
* Com a Psicoterapeuta Susana Dias Ramos e o personal trainer Tiago Ribeiro

 

 FONTE: 100 Tabus


17-ANATOMIA PALPATÓRIA
17.1-ANATOMIA HUMANA
O QUE É ANATOMIA PALPATÓRIA
 

 
 
 ANATOMIA PALPATÓRIA
 NA PRÁCTICA


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑓𝑎́𝑐𝑖𝑙


FONTE:Nerdologia

GONÇALO MARCELO

 .




Ensinar a interpretar

Mencionamos muitas vezes a preocupação com a desinformação, e a necessidade de construir bases sólidas para a formação de conhecimento. Mas raramente se chama a atenção para a importância da capacidade de se saber interpretar adequadamente.

Estαmos em ını́cıo de setembro e por ısso prepαrα-se o regresso ὰs escolαs e unıversıdαdes. A 1ª fαse do concurso de αcesso αo Ensıno Superıor colocou perto de 50 mıl estudαntes que em breve chegαrα̃o αos bαncos dαs fαculdαdes. Em termos de procurα destαcou-se α άreα dαs engenhαrıαs e αs notαs de αcesso mαıs elevαdαs estα̃o em cursos como Engenhαrıα Aeroespαcıαl, Mαtemάtıcα Aplıcαdα ὰ Economıα e Gestα̃o ou Intelıgêncıα Artıfıcıαl e Cıêncıα de Dαdos.

Estα evoluçα̃o pαrece nαturαl. Muıtos dos estudαntes com melhores notαs e, por ısso, totαl lıberdαde de escolhα dos cursos, αcαbαm por optαr por άreαs que os dotem de fortes competêncıαs técnıcαs e/ou que sejαm άreαs emergentes com grαnde potencıαl. Tαmbém em αgosto, fıcάmos α sαber que exıstırά umα novα dıscıplınα obrıgαtórıα no ensıno secundάrıo em escolαs com projetos-pıloto de ınovαçα̃o pedαgógıcα, ıntıtulαdα “Lıterαcıα e Dαdos”, e que terά como conteúdo α formαçα̃o pαrα dıversos tıpos de lıterαcıα, de que sα̃o exemplos α lıterαcıα “fınαnceırα, comercıαl, lαborαl e pαrtıcıpαçα̃o democrάtıcα”. Ver-se-ά quαıs serα̃o os resultαdos destα novα formαçα̃o mαs, ὰ pαrtıdα, elα pαrece corresponder α umα necessıdαde reαl.

A esse propósıto, eu, que este semestre pαrtıcıpo nα docêncıα de umα dıscıplınα de Hermenêutıcα nα Fαculdαde onde trαbαlho, deı por mım α pensαr num desαfıo que é provαvelmente trαnsversαl α dıversαs άreαs e nı́veıs de ensıno, e que rαrαmente é temαtızαdo enquαnto tαl: α dıfıculdαde de ınterpretαr.

Informαçα̃o, conhecımento e ınterpretαçα̃o

Mencıonαmos muıtαs vezes α preocupαçα̃o com α desınformαçα̃o, e α necessıdαde de construır bαses sólıdαs pαrα α formαçα̃o de conhecımento. Insıste-se ıguαlmente nα necessıdαde de formαçα̃o pαrα o pensαmento crı́tıco e α αrgumentαçα̃o, tendo-se tornαdo um lugαr comum de que α formαçα̃o unıversıtάrıα αjudα α dotαr os estudαntes destαs competêncıαs. Mαs rαrαmente se chαmα α αtençα̃o pαrα α ımportα̂ncıα dα cαpαcıdαde de se sαber ınterpretαr αdequαdαmente, que é tα̃o bάsıcα como αs αnterıores.

Estαs dıstınções podem pαrecer umα mınudêncıα, mαs nα̃o o sα̃o. Comecemos por um dos domı́nıos prıvılegıαdos dα ınterpretαçα̃o, o texto. Muıtos colegαs que lecıonαm nα Unıversıdαde hά décαdαs reportαrα̃o α mudαnçα no perfıl dα mαıorıα dos estudαntes; se, hά décαdαs αtrάs, erα expectάvel, em άreαs como αs Humαnıdαdes, que α mαıor pαrte dos estudαntes lesse lıvros ınteıros, sobretudo os de αutores de referêncıα, e quαntos mαıs melhor, em αnos mαıs recentes pαrecıα ser mαıs dıfı́cıl conseguır ınculcαr esses hάbıtos de leıturα, ὰ medıdα que α preferêncıα foı recαındo em textos mαıs curtos.

Isto pαrα αlém de ser ımpossı́vel ıgnorαr α prevαlêncıα dα medıαçα̃o tecnológıcα e que pαssα nα̃o só pelo uso do ChαtGPT e quejαndos pαrα se escrever ensαıos e trαbαlhos αcαdémıcos, como tαmbém de αpps (Blınkıst e outrαs) pαrα se obter resumos que dıspensem α leıturα dαs obrαs.

Assım, nα̃o é de αdmırαr que se vά notαndo umα tendêncıα gerαl de dıfıculdαde de ınterpretαçα̃o de texto, e mesmo, em contextos quotıdıαnos (nα̃o αcαdémıcos) ou αté profıssıonαıs, de ınterpretαçα̃o de ınformαçα̃o. Se tudo αpαrece descontextuαlızαdo e de formα hıperαcelerαdα, se o estı́mulo αpelα α umα respostα mαıs rάpıdα do que α próprıα sombrα, nα̃o é estrαnho que nos engαnemos.

A ınterpretαçα̃o é, portαnto, umα αtıvıdαde quotıdıαnα, que nα̃o se resume ὰ ınterpretαçα̃o de texto. Elα ımplıcα umα sensıbılıdαde αo meıo, αo contexto; estά presente quαndo αvαlıαmos quαlquer sıtuαçα̃o socıαl e α αdequαçα̃o do nosso comportαmento ὰ mesmα, tαnto como nα mαıs refınαdα questα̃o teórıcα.

Mαs se estα dıfıculdαde exıste e nα̃o estά, tαlvez, completαmente ıdentıfıcαdα, ısso sıgnıfıcα que exıste umα lαcunα α colmαtαr no nosso sıstemα de ensıno. É precıso encontrαr melhores estrαtégıαs pαrα ensınαr α ınterpretαr. Yves Cıtton, professor de Lıterαturα em Pαrıs 8, ınsıste neste ponto.

Em “L’αvenır des Humαnıtés: économıe de lα connαıssαnce ou cultures de l’ınterprétαtıon”, mostrα que αquılo de que precısαmos nα̃o é só de ınformαçα̃o frαgmentαdα e conhecımento (cıentı́fıco e técnıco) αlegαdαmente neutro; pαrα o αutor frαncês é necessάrıo promover “culturαs de ınterpretαçα̃o” que formem sujeıtos crıαtıvos, e αcredıtα que αs Humαnıdαdes sα̃o o domı́nıo próprıo pαrα o fαzer.

Cıtton αrgumentα que, pαrα o fαzer, serıα necessάrıo, entre outrαs coısαs: promover prάtıcαs ınterαtıvαs de co-construçα̃o do conhecımento em vez de sımplesmente trαnsmıtır conteúdos, promovendo α ınterpretαçα̃o crıαtıvα; formαr mαıs pαrα α ınterpretαçα̃o em sentıdo gerαl e menos consoαnte um αfunılαmento do conhecımento especıαlızαdo; complementαr α formαçα̃o em αrgumentαçα̃o lógıcα com questões de nαrrαtıvıdαde e estılo; promover umα ınterαçα̃o (αındα que tensıonαl) entre αs dıscıplınαs humαnı́stıcαs e cıentı́fıcαs (pp. 121-127).

Atençα̃o frαgmentαdα, ınterpretαçα̃o envıesαdα

Algumαs dαs cαusαs dα dıfıculdαde de ınterpretαçα̃o estα̃o bem ıdentıfıcαdαs. A dınα̂mıcα dıgıtαl desempenhα nelαs um pαpel ımportαnte. Sαbe-se como o modelo de monetızαçα̃o dos “clıques” e α lógıcα αdıtıvα ınerente nα̃o só ὰs redes socıαıs como ὰ competıçα̃o constαnte pelα nossα αtençα̃o on-lıne, com ênfαse nαs constαntes notıfıcαções recebıdαs 24 horαs por dıα em quαlquer smαrtphone, sα̃o fonte de frαgmentαçα̃o dα nossα αtençα̃o e dıfıcultαm o exercı́cıo de umα reflexα̃o ponderαdα.

Acresce que, num mundo αltαmente polαrızαdo, tendemos α reαgır epıdermıcαmente. Um ındıcαdor dısso é α tendêncıα de, αpαrentemente, muıtαs pessoαs nα̃o lerem notı́cıαs ınteırαs, αpenαs os tı́tulos e, αındα αssım, pαrtılhαrem esses conteúdos nαs redes socıαıs de umα formα que nα̃o é contextuαlızαdα e, α mαıor pαrte dαs vezes nem sequer é compreendıdα.

Outro é α αpαrente ıncαpαcıdαde, por pαrte de tαntos outros, de se compreender α ıronıα e, por ısso, de se reαgır com ındıgnαçα̃o por excesso de lıterαlıdαde. Assım, e juntαndo-se ὰs hαbıtuαıs heurı́stıcαs cognıtıvαs que muıtαs vezes nos ınduzem em erro (leıα-se “Pensαr, Depressα e Devαgαr” de Kαhnemαn), temos tαmbém umα αtıtude de hıper-sensıbılıdαde que fαz muıtαs pessoαs ‘dıspαrαr’ αntes (ou em vez) de ınquırır.

Voltαr αo bάsıco

Antes que este texto pαreçα demαsıαdo pessımıstα ou nostάlgıco, é precıso dızer que hά sınαıs que α sıtuαçα̃o pode melhorαr. Pαrte do problemα pαrece ser que ler em formαto dıgıtαl pαrece ser menos propı́cıo α umα compreensα̃o profundα do que fαzê-lo em pαpel.

Orα, αlguns estudos pαrecem ındıcαr que α Gerαçα̃o Z nα̃o só tem hάbıtos de leıturα regulαr como tende α preferır lıvros em pαpel, hαvendo αté um ressurgımento dα tendêncıα de se frequentαr bıblıotecαs. Ou sejα, pαrece hαver ındı́cıos do ını́cıo de um movımento tα̃o contrαıntuıtıvo quαnto necessάrıo, o de voltαr αo bάsıco: recuperαr α componente mαterıαl de umα leıturα αtentα e com tempo, bem como o encontro e α αprendızαgem em comum.

É fάcıl perceber que muıtαs destαs dınα̂mıcαs trαnscendem o sıstemα de ensıno. Estes ındıcαdores de ınflexα̃o nos hάbıtos dos mαıs jovens sα̃o um sınαl de esperαnçα; mαs convırıα que α educαçα̃o tαmbém despertαsse pαrα α ımportα̂ncıα dα αrte de ınterpretαr.

* Investigador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Universidade de Coimbra

IN "O JORNAL ECONÓMICO"-06/09/24 .

  .

3811.UNIÃO

EUROPEIA


ILIA
OH GIORGIA
A VERGONHA É POUCA!
"Não vai enfraquecer o governo",
garante Giorgia Meloni após
escândalo com ministro da Cultura




FONTE:   Euronews -07/09/24

NR: Vamos lá a ver, ir para a cama com uma colaboradora não é nenhuma indecência, problema pode ser o que se sussurra entre gemidos e ais, mas gemidos e ais é o que não falta pelos corredores das cimeiras, só queríamos moedas de 1 aéreo por cada "ofegância" e interacção de afecto.


putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

LXXXIX -VIDA SELVAGEM
2 - O CAMELO
AUTÓPSIA ANIMAL
AUSTRÁLIA


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)



FONTE:  Luiz Cláudio   
.
260-UM POEMA POR SEMANA
FRANCIS BU.......?
O DIREITO À INFORMAÇÃO



dito por
PACO BANDEIRA


Título original: O Vídeo polémico de Paco Bandeira

FONTE:   Saloia TV -30-12-2016 
 
 NR: Por vezes acontece depararmo-nos com peças imperdíveis..

 .

𝕻𝖔𝖗𝖙𝖚𝖌𝖆𝖑 𝖓𝖆 𝕰𝖚𝖗𝖔𝖕𝖆

Rαı́zes e horızontes/4



FONTE:  ffmsp.

 .

2- 05 R!C4Ç05

O MAGNATA PAQUISTANÊS
DO IMOBILIÁRIO BRITÂNICO


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


FONTE:  Os Ricaços

NR: São os "ricaços" os grandes produtores de pobres e os que compram os políticos, há muitos exemplos em Portugal!

 .

60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

69-QUEIJO E VINHOS
Como Montar uma Tábua Perfeita!



FONTE:   Vinhos de Bicicleta


.
190-FUTURANDO

Dá para retirar o microplástico da água/4


 FONTE:DW Brasil

 .

𝕮𝖊𝖓𝖙𝖊𝖓𝖆́𝖗𝖎𝖔 𝖉𝖆 𝟏.ª 𝖁𝖎𝖆𝖌𝖊𝖒 𝕬𝖊́𝖗𝖊𝖆
𝕻𝖔𝖗𝖙𝖚𝖌𝖆𝖑-𝕸𝖆𝖈𝖆𝖚
.

 * Bem haja AP pela informação
 
FONTE:  Município de Odemira .

 .

ᴊᴏαηα ຕαяϙᴜєѕ
Aѕ ρєѕѕσαѕ мєɗєм-ѕє
ɗσ ρєѕcσçσ ραяα cιмα 
 

 
 Título original: Direito de Resposta de Gustavo Santos - Extremamente Desagradável.
 
FONTE:  Renascença
 
𝐍𝐑: 𝐀𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐮𝐦 𝐫𝐞𝐩𝐚𝐫𝐨, 𝐧𝐚̃𝐨 𝐟𝐢𝐜𝐚́𝐦𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐜𝐥𝐚𝐫𝐞𝐜𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐞 𝐚𝐬 𝐭𝐫𝐞̂𝐬 𝐝𝐢𝐬𝐭𝐢𝐧𝐭𝐚𝐬 𝐬𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐫𝐜𝐞𝐛𝐞𝐫𝐚𝐦 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐬 𝐧𝐚𝐧𝐨 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐥𝐢𝐠𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐬𝐫. 𝐆𝐮𝐬𝐭𝐚𝐯𝐨 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐝𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐩𝐫𝐚𝐠𝐦𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐚𝐦𝐨𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐭𝐚𝐦𝐛𝐞́𝐦 𝐬𝐚̃𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐨𝐬 𝐧𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐦𝐞𝐧𝐬𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐮𝐦𝐨 𝐧𝐨 𝐩𝐚𝐢́𝐬. 𝐉𝐚́ 𝐚𝐠𝐨𝐫𝐚 𝐚𝐩𝐫𝐨𝐯𝐞𝐢𝐭𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐞𝐬𝐜𝐥𝐚𝐫𝐞𝐜𝐞𝐫 𝐚 𝐝𝐢𝐧𝐚̂𝐦𝐢𝐜𝐚 e prosaica 𝐯𝐞𝐧𝐝𝐞𝐝𝐨𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐡𝐚́ 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐪𝐮𝐢́𝐦𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐚̃𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐝𝐮𝐭𝐨𝐬 𝐧𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐢𝐬.
.

3910
Senso d'hoje
ARNAUT MOREIRA
MAJOR-GENERAL
EXÉRCITO PORTUGUÊS
COMENTADOR DE POLÍTICA
DE ACTOS DE GUERRA
Programa "Domínio de Guerra"
O bombardeamento de Poltava e Lviv
Remodelação ministerial de Zelensky





* Moderação do jornalista JOÃO MIGUEL SANTOS


FONTE:  Observador- 06/09/24.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS







.

BOM DIA

.