03/10/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
295-ARTE ARRISCADA
SEIVA BRUTA

Interpretação:
Leticia Nabuco
Música
André Oliveira
Autoria
André Oliveira 
Leticia Nabuco



Fruto da parceria entre Leticia Nabuco e o músico André Oliveira, o trabalho partiu da investigação de temas como a concepção, a vitalidade, a fertilidade, o corpo gerador, o feminino e a criação em suas mais variadas acepções, buscando possíveis paralelos entre gênese de vida, de arte, de relações, etc. 

 Provocados pela vivência de uma gravidez, os artistas voltaram o olhar para processos vitais, cíclicos, sazonais, existentes na natureza, procurando particularidades não da gravidez em si, mas do que propriamente é ou pode ser grávido, fértil, criador. 

 A performance, realizada uma semana antes de a bailarina dar à luz seu filho, buscou na cena limpa e preenchida de vazios, uma escolha pela precariedade e, consequentemente, por toda possibilidade que ela encerra. A busca da força existente no frágil e no sensível.


FONTE: Leticia Nabuco..


ENGENHARIA DE TOPO/46
46.5-Ponte da Dinamarca Suécia


FONTE: Eduardo MB

.

 .

III-Q̷

9-ᚣ ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᛊ ᚱᛊᚢᛊᛊ






FONTE:   Quilos mortais
.
O Encanto do Azul Profundo
Ásia /3


Canal Sepulcro Lírico
.

MÁRIO ANDRÉ MACEDO

 .




Enfermeiros,
os novos líderes na saúde

A qualidade e a sustentabilidade dos cuidados de saúde encontram-se intimamente relacionadas com o estado da enfermagem. Quanto mais autónoma, desenvolvida e valorizada se encontrar a profissão, melhores estarão os principais indicadores de saúde. No entanto, há muito ainda por fazer. As avaliações aos vários sistemas de saúde, efetuadas por entidades internacionais como a OMS

A qualidade e a sustentabilidade dos cuidados de saúde encontram-se intimamente relacionadas com o estado da enfermagem. Quanto mais autónoma, desenvolvida e valorizada se encontrar a profissão, melhores estarão os principais indicadores de saúde.

No entanto, há muito ainda por fazer. As avaliações aos vários sistemas de saúde, efetuadas por entidades internacionais como a Organização Mundial de Saúde, destacam a necessidade de tornar o investimento na enfermagem numa real prioridade.

A saúde enfrenta vários desafios a curto prazo. Uma das justificações para a introdução do modelo das Unidades Locais de Saúde (ULS) é a necessidade de melhor integração de cuidados. Só por si, as ULS não resolverão problemas estruturais da saúde. Sem que a enfermagem se torne central na integração e  gestão do percurso de saúde das pessoas, este desiderato não será alcançado.

Também na interseção entre clima e saúde, onde a prestação de cuidados de saúde tem mesmo de ser adaptada à catástrofe climática, a enfermagem tem um papel fundamental. Os enfermeiros e as enfermeiras são profissionais respeitados. Muitas vezes, são o primeiro ponto de contacto com o ecossistema de saúde e têm uma visão privilegiada sobre as reais necessidades em saúde da comunidade. A pandemia demonstrou-o bem, mostrando que a enfermagem é uma prática complexa, baseada na melhor evidência científica, e que é possível desenhar a prestação de cuidados colocando mais responsabilidades na enfermagem. O compromisso das enfermeiras e enfermeiros com os utentes dos serviços foi infindável. A pandemia destapou também a falta de recursos adequados, tanto humanos como materiais, e também certas falhas de preparação para enfrentar desafios como este.

Apesar desta maior consciência, a enfermagem continua excluída dos lugares de decisão. A nível mundial, é a profissão com menos elementos na gestão de topo em saúde, tanto a nível estratégico como político. Portugal não escapa a este fado.

Durante a pandemia, também observamos várias vezes a Diretora-Geral de Saúde ao lado da ministra da área. Nunca tivemos a oportunidade de ver o Chief Nursing Officer. O que não é de estranhar, uma vez que o cargo está livre há demasiado tempo e foi alvo de reduzida importância e autonomia. Um estudo recente do International Council of Nurses indica que apenas metade dos países possuem esta posição preenchida. Para percebermos o caminho que temos pela frente: a Nova Zelândia foi o primeiro país a criar este cargo, nomeando a enfermeira Grace Neill em 1895!

Enfermagem é ciência e arte. Requer inteligência, conhecimentos, competências e uma formação de qualidade. Só através de um investimento nos profissionais de saúde como um todo, e na enfermagem em particular, conseguiremos relançar o SNS, atingindo o objetivo de uma verdadeira cobertura universal de qualidade e redução das desigualdades em saúde.

Porque todos contam, os enfermeiros devem posicionar-se como líderes na saúde, não apenas assumir papéis operacionais. A melhoria da qualidade e do acesso aos cuidados de saúde precisa de nós. Vamos dar a resposta necessária!

* Enfermeiro. Candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

IN "NOVO" -03/10/23.

 

 

3486.UNIÃO

EUROPEIA


hungria
budapeste
RIO BODROG
Activistas húngaros recolhem toneladas de
garrafas de plástico do rio e das margens 




FONTE:  euronews 

NR:  Pois claro, para uma cambada de gente suína existem poucos húngaros civilizados que tentam limpar um pouco da sujidade que se aglomera no país. Pena é que não se consiga retirar o esterco que governa a hungria.
Ninguém merece viver numa sociedade destas. Desejamos que um dia viktor orbán se console com um clister de açorda!

putin  HUYLO

putin é um canalha .


451-BEBERICANDO


COMO FAZER
"CITRUS RUM COOLER"

FONTE:Mundo dos Drinks
.
FF e Jéssica
The Prayer


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
163-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/17


FONTE:Webspoon World

 .

XXVIX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

I- ARTE ELÉCTRICA EM PORTUGAL
5-Os anos do Ié Ié


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)



FONTE:   Pedro Ramos..
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
191)EU AMO ESSAS REFERÊNCIAS
       MEGA ESPECÍFICAS


 FONTE:  EntrePlanos
.

 .

IDADE MÉDIA

VIDA AMEDRONTADA

10 COISAS PROIBIDAS PELA IGREJA

 ATÉ "AQUILO" ERA PROIBIDO!




FONTE:  Segredos da Humanidade.

 .

ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/3

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 

𝔄𝔫𝔞 𝔐𝔞𝔯𝔨𝔩 

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ (cσιѕα яαяα)

SARAH AFONSO



FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem sem ter alguma coisa a ver com o "partido do alterne"..

 .

bⱯI HEʁÓI



* Pois JCS, o mundo é dos sabichões.

 .

3570
Senso d'hoje
DIOGO TRIGO 
LEONOR SAÚDE 
MÓNICA SOUSA 
CIENTISTAS PORTUGUESES
 INVESTIGADORES
Estamos mais perto de encontrar
 uma forma de recuperar 
 as lesões da espinal medula?



* O debate foi moderado pelo jornalista PAULO FARINHA


FONTE:   Observador- 02/10/23.-.
.

Rotina Matinal



.
.

BOM DIA


.