25/07/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


244-ACIDEZ

FEMININA


MULHERES NÃO TOMAM ATITUDE



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA

* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL

.
.

Pecado Final
com LEILA LOPES



FONTE: Amantes da TV

.
.
HOJE NO
"DESTAK"
Concorrência condena Super Bock
 a coima de mais de 24 ME por
 fixação de preços mínimos

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a Super Bock Bebidas S.A. ao pagamento de coimas de mais de 24 milhões de euros por "fixação de preços mínimos e outras condições" aplicáveis à venda em hotéis, restaurantes e cafés.

Em comunicado, a AdC adiantou que a condenação, da sociedade e de um diretor da empresa, diz respeito ao período entre 2006 e 2017, por atividades no chamado canal HORECA, que abrange o setor dos hotéis, restaurantes e cafés. 
.
"A interferência de um fornecedor na determinação dos preços e outras condições de transação praticados por distribuidores independentes, que adquirem os seus produtos para revenda, restringe a capacidade destes competirem entre si, na medida em que elimina a concorrência pelo preço dos produtos, em prejuízo dos consumidores, que ficam limitados nas suas opções de escolha e deixam de poder beneficiar de produtos a preços reduzidos", salientou a Concorrência.

Super Bock Bebidas rejeita e vai recorrer de coima de 24 ME da Concorrência

A Super Bock Bebidas rejeita a condenação da Autoridade da Concorrência (AdC) e vai recorrer da coima de mais de 24 milhões de euros ao grupo por "fixação de preços mínimos".

Em reação a uma nota da Concorrência, o grupo cervejeiro garantiu que "rejeita veementemente a decisão de condenação divulgada, hoje, pela AdC e irá exercer o seu direito de defesa recorrendo, de imediato, dessa decisão junto das instâncias judiciais competentes".

No mesmo comunicado, a empresa diz ter ficado "estupefacta com o facto de ter sido proferida a decisão final, quando na presente data se está ainda a aguardar no processo que o Tribunal se pronuncie sobre diversas ilegalidades que a SBB [Super Bock Bebidas] entende terem sido praticadas".

* Vai um fino?

.
.
Astronomia
Uma visão Geral

Os Planetas Anões/2



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

 .
.
HOJE  NO 
"i"
GNR avança que Arlindo André 
recebeu ordem de prisão por estar
 a tirar fotografias durante incêndio

Arlindo André recebeu voz de prisão por parte de operacionais da GNR enquanto combatia o incêndio de Sobral do Campo

Arlindo André, dirigente da Força Especial de Bombeiros, mais conhecida por “canarinhos”, alegadamente recebeu na passada quarta-feira voz de prisão – anúncio de prisão – por parte de um militar da GNR. 
 .
O incidente ocorreu em Sobral do Campo, no distrito de Castelo Branco. O Jornal de Notícias avançou, em primeira mão, que a origem do sucedido foi “uma altercação entre as chefias das duas forças de combate aos fogos”.
Segundo o órgão de comunicação anteriormente mencionado, André recebeu a voz de prisão por parte dos operacionais da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR (antigo GIPS) que consideraram a sua atuação baseada em “falta de espírito de trabalho em grupo”. Contudo, esta quinta-feira, a Beira Baixa TV adiantou que o operacional “estaria a fotografar as chamas para a aplicação que esta entidade tem para acompanhar incêndios” e que o militar da GNR tentou chamá-lo à atenção. Já o Observador cita uma "fonte oficial" e esclarece que André estava a fotografar militares da GNR.

Por outro lado, a agência Lusa explicou que o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita ordenou a abertura de um inquérito sobre a ocorrência, sendo que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a GNR ainda não comentaram o caso.

* Andam estas "virgens" a combater fogos ou a atear ódios e despeitos?

.
.
LXIV-Cidades e soluções

1-Indústrias que funcionam  
na base de energia renovável



FONTE:  Hebert Martins Santana 


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Victoria Kaminskaya 
volta a bater recorde nacional

Victoria Kaminskaya bateu, esta quinta-feira, pela segunda vez, o recorde nacional dos 200 metros bruços, apesar de ter falhado a qualificação para a final da prova dos Mundiais de Gwangju.
 .
A nadadora registou 2.25,67 minutos, retirando 39 centésimos ao anterior máximo, de 2.26,06, que tinha estabelecido horas antes, durante as eliminatórias.

Kaminskaya ficou a apenas 15 centésimos da marca de qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020 (2.25,52).

* Ainda tem tempo para conseguir os mínimos.

.

HELENA ROSETA

.






Reabilitação urbana 
- fim de uma lei iníqua?

Antevejo por isso uma corrida ao licenciamento de operações de reabilitação para beneficiar de um regime temporário perverso. Melhor faria o Governo se tivesse suspendido desde já a admissão de novos processos ao abrigo desse regime.

Acaba de ser publicado o Decreto-lei 95/2019, que estabelece o regime aplicável às operações de reabilitação de edifícios ou de frações autónomas e revoga vários regulamentos de estruturas, bem como o regime excepcional de reabilitação urbana criado pelo DL 53/2014, que previa a "dispensa temporária do cumprimento de algumas normas previstas em regimes especiais relativos à construção". Este último diploma foi muito criticado, nomeadamente por dispensar cumprir regras em matéria de acessibilidade, requisitos acústicos, eficiência energética ou qualidade térmica, no pressuposto de que tais normas, "por terem sido orientadas para a construção nova e não para a reabilitação de edifícios existentes" pudessem "constituir um entrave à dinamização da reabilitação urbana."

Tenho bem consciência dos custos da reabilitação e das dificuldades de ajustar edificados antigos a exigências modernas de qualidade e conforto. Mas o regime extraordinário de 2014 foi desde o início uma lei iníqua, mais preocupada com o embaratecimento da reabilitação do que com a qualidade do resultado. Deu origem a muita reabilitação completamente "fake", que esconde mazelas e riscos atrás de uma maquilhagem modernaça, desperdiçando a oportunidade de resolver as patologias e debilidades do edificado.

O caso mais emblemático é o da segurança sísmica. Bem sei que o tal regime excepcional dispunha que não se podiam "diminuir as condições de segurança e de salubridade da edificação nem a segurança estrutural e sísmica do edifício." Mas a questão em Portugal, e em especial em zonas como Lisboa, não é de "não diminuir"- é de reforçar, e com urgência, a segurança e a resiliência sísmica do tecido urbano.

É sabido que a grande oportunidade de o fazer, em edificados especialmente vulneráveis pelo tipo de construção e de solo onde estão implantados, é no momento da intervenção de reabilitação. Com o regime excepcional e o facilitismo que ele encarnou, perdeu-se esta oportunidade, com uma total inconsciência e irresponsabilidade. É pois bem-vinda a sua revogação, apesar de tardia e de ainda se admitir que até à entrada em vigor do novo regime (só em novembro) o regime excepcional se mantenha para os processos pendentes.

Antevejo por isso uma corrida ao licenciamento de operações de reabilitação para beneficiar de um regime temporário perverso. Melhor faria o Governo se tivesse suspendido desde já a admissão de novos processos ao abrigo desse regime, que desde o início se mostrou contrário à protecção da qualidade da construção e dos direitos das pessoas que a vão utilizar.

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
22/07/!9

.
.


1980.UNIÃO



EUROPEIA



Resultado de imagem para FEDERICA MOGHERINI cartoons

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
PS demarca-se de declarações
 de Ana Gomes

O líder parlamentar do PS acedeu ao pedido do presidente do Benfica, que quis saber a posição dos socialistas relativamente às declarações de Ana Gomes sobre a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid. Carlos César demarcou-se. 

Numa carta enviada a Vieira, e à qual o JN teve acesso, Carlos César escreveu que o PS "não tomou qualquer posição institucional sobre o assunto objeto dessas informações".

"Assim, as opiniões da Drª Ana Gomes refletem apenas uma posição própria e pessoal que, tal como em muitos outros casos, não vincula o Partido Socialista", lê-se na missiva.
 .
A LAVANDARIA DE RICARDO SALGADO É MUITO MAIS ENORME
Recorde-se que Ana Gomes escreveu no Twitter, a 27 de junho, seis dias antes de João Félix ser confirmado no Atlético de Madrid, uma mensagem polémica sobre a transferência - "Não será negócio de lavandaria?" - que levou o Benfica a anunciar que ia processar a socialista. O presidente do Benfica quis saber se o PS apoiava ou repudiava a declaração.


"Vimos solicitar a V. Exa. que o PS, com a brevidade possível, e através da sua Direção, esclareça de forma a não subsistirem publicamente quaisquer potenciais equívocos, se as declarações proferidas por Ana Gomes refletem a opinião do partido ou se, ao invés, tais declarações não merecem senão rejeição e repúdio por parte do partido", indicava a carta enviada pelas águias a Carlos César, datada de 11 de julho.

Na missiva, assinada pelo presidente Luís Filipe Vieira, o Benfica considerava que o "silêncio continuado" do PS perante as declarações da sua ex-eurodeputada "pode ser publicamente lido e entendido como aceitação tácita ou, pelo menos, tolerância quanto ao respetivo teor, enquanto tal extensível à direção do partido".

* Não esqueçamos que o sr. primeiro-ministro  tem o direito de ser do Benfica bem como o  sr. ministro das Finanças.

.
.
.

I-OH MAR SALGADO

3-OCEANOS


Resultado de quatro anos de trabalho e de um uso exímio de novíssimas câmeras de alta definição, o documentário "Oceanos", da dupla francesa de diretores Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, revela-se uma viagem fascinante à complexidade da vida marinha do planeta, mostrando aspectos inusitados mesmo de espécies muito conhecidas, como golfinhos, baleias e pinguins. 

O filme estreia nacionalmente, em cópias convencionais e 3D. Realizadores do fascinante "Migração Alada" (2001), os diretores fazem pelos espécimes marinhos o mesmo que aquele trabalho fizera pelos pássaros. 

Ou seja, conseguem que os espectadores compartilhem o cotidiano dos animais, vivenciando os desafios e a beleza de sua existência


FONTE: Snaiper marley

.
.
XVII-O INFILTRADO
4-NO MUNDO DA WEBCELEBRIDADE



FONTE:     O Infiltrado

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Subvenções vitalícias dos políticos
 voltam a ser divulgadas

Governo aprovou as regras para a divulgação da lista de subvenções, que foi suspensa com a entrada em vigor do Regulamento de Proteção de Dados.

O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei que obriga a que a lista de beneficiários de subvenções mensais vitalícias seja pública e de “disponibilização obrigatória e não discricionária”. 
 .
Em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, começou por dizer que foi o atual Governo que “decidiu passar a tornar a lista pública e isso acontece desde agosto de 2016” e que “não quer fazer nenhum recuo em matéria de transparência”.

“Com a aprovação do RGPD [Regulamento Geral de Proteção de Dados] surgiram dúvidas sobre se a lista podia continuar a estar publicamente disponível. Como, na Assembleia da República havia um conjunto de diplomas a serem discutidos em matéria de transparência, considerou-se que seria essa a sede em que o problema podia ser resolvido e clarificado”, disse. 

 Uma vez que isso não aconteceu, mas o “Governo quer manter a decisão que tomou em 2016” e “não quer fazer nenhum recuo em matéria de transparência quanto a esta lista”, o Conselho de Ministros aprovou hoje “um diploma que garante o essencial, que a lista continuará pública findo o processo legislativo”, acrescentou a governante. 

A disponibilização da lista “será obrigatória por lei e não discricionária”, prevê o decreto-lei aprovado, que define os termos da divulgação” da lista dos beneficiários das subvenções mensais vitalícias, refere o comunicado do Conselho de Ministros. 

“Considerando que não deve existir um recuo na informação disponibilizada, em prol da transparência e por se tratar de rendimentos auferidos pelo exercício de funções públicas, o Governo entendeu criar o enquadramento legal necessário para que a lista de beneficiários de subvenções mensais vitalícias possa continuar a ser publicada, sendo a sua disponibilização obrigatória por lei e não discricionária”, explica o mesmo texto.

* Consideramos que a atribuição de subvenções mensais vitalícias é um vergonhoso insulto à precaridade em que vive mais de 90% dos portugueses, um nojo!

.
.
Madonna e Maluma

Medellín


'Madame X' - Official Music Video

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Boris Johnson no parlamento 
após remodelação considerada 
como “carnificina"

O novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai hoje fazer uma declaração ao parlamento, depois da reunião que decorre esta manhã com o novo governo, resultado de uma remodelação, considerada hoje pela imprensa como uma carnificina.
 .
O jornal The Times descreve o despedimento de 11 ministros de Theresa May como uma "tarde de carnificina" e "o mais brutal purgatório do governo na história política moderna".

O Daily Telegraph qualificou a remodelação governamental de "massacre político" e uma "transição de perder o fôlego".

Por sua vez, o Daily Mail fala de um "massacre" e um "banho de sangue de Boris", enquanto que o Daily Express afirma que o primeiro-ministro fez uma "limpeza histórica" e iniciou uma "nova era" no Reino Unido.

"Johnson implacável vinga-se" é a manchete do The Guardian, que descreve a saída de alguns dos ministros como uma "limpeza impiedosa" dos detratores, do novo primeiro-ministro, no gabinete da Sra. May.

O Financial Times considera que Boris Johnson "rasgou" o executivo anterior e colocou no seu lugar uma formação "hardcore" de ‘brexiteers', o nome dado aos defensores da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

O novo primeiro-ministro rodeou-se sobretudo de eurocéticos convictos, a quem distribuiu as pastas mais importantes, dando um sinal de que a prioridade é sair UE a 31 de outubro, com ou sem acordo.

Entre os ministros nomeados, o ex-banqueiro Sajid Javid é ministro das Finanças, uma posição estratégica no contexto do ‘Brexit', especialmente no caso de uma saída sem acordo que pode gerar turbulência económica significativa contra a qual terão de ser lançadas medidas de estímulo.

Sajid Javid foi até agora ministro do Interior, pasta atribuída a Priti Patel, 47 anos, ultra-eurocética e antiga ministra para o Desenvolvimento Internacional que foi despedida por Theresa May em 2017 por ter encontros sem autorização com dirigentes políticos durante umas férias em Israel.

Para ministro dos Negócios Estrangeiros, Boris Johnson escolheu outro eurocético, Dominic Raab, advogado de 45 anos que tem defendido a suspensão do parlamento para conseguir implementar o ‘Brexit' sem ser bloqueado pelos deputados.

Outros membros eurocéticos incluem o ministro para o ‘Brexit', Stephen Barclay, a ministra da Economia, Andrea Leadsom, a ministra do Ambiente, Theresa Villiers, e o ministro para a Escócia, Alister Jack.

Já o deputado Jacob Rees-Mogg, um eurocético que conspirou uma moção de censura interna a Theresa May e se opôs energicamente ao acordo de saída da UE negociado pelo anterior governo, vai ser Ministro dos Assuntos Parlamentares.

De fora do governo algumas das figuras mais experientes do partido, como o anterior ministro da Economia Greg Clark e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Jeremy Hunt, o qual terá recusado ficar com a pasta da Defesa, removida a Penny Mordaunt.

Mordaunt e o antigo ministro do Comércio Liam Fox foram dois eurocéticos afastados por terem sido leais a Theresa May e apoiantes de Hunt na eleição para a liderança do partido Conservador, que Boris Johnson ganhou.

Ainda assim, Boris Johnson manteve no executivo alguns conservadores pró-europeus, mas em pastas consideradas menos críticas para o processo do ‘Brexit', como a ministra do Trabalho, Amber Rudd, e o ministro da Saúde, Matt Hancock.

A imprensa britânica refere ainda que para assessores, Boris Johnson recrutou muitos dos operacionais da campanha "Vote Leave" [Vota Sair], que promoveu o ‘Brexit' no referendo de 2016 que ditou a saída britânica da UE, incluindo o diretor Dominic Cummings para chefe de gabinete.

* Parece que Boris Johnson quer ser o 'trump' da Europa isto é, o maior imbecil do velho continente.

.
.

12-VAREKAI

 CIRQUE DU SOLEIL



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

** Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
.
.

Anticoncepcionais
A escolha do método




 FONTE: Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia.
.
.

ค 'dคหçคя¡หค Ъ¡ôห¡cค' quε dεc¡d¡u
 คмpuтคя ค pяópя¡ค pεяหค




FONTE:  BBC News Brasil

.
.

Para cozer os miolos/117



Cientistas europeus testam navegador virtual para cegos

FONTE: 

.
.
Euronews Noite 
24.07.2019



FONTE: euronews

.
.
10 das 50 forças militares mais 
poderosas (e ricas) do mundo/3


21. Irão Orçamento de defesa: cinco mil milhões de euros. Militares: 934.000 elementos. Aeronaves: 477. Tanques: 1.616. Veículos de combate blindados: 1.315. Navios ativos: 398. Porta-aviões: 0. Submarinos: 33. Índice de potência: 0.3933.(30/50)


22. Austrália Orçamento de defesa: 20 mil milhões de euros. Militares: 81.000 elementos. Aeronaves: 465. Tanques: 59. Veículos de combate blindados: 2.040. Navios ativos: 47. Porta-aviões: 2. Submarinos: 6. Índice de potência: 0.4072.(29/50)


23. Coreia do Norte Orçamento de defesa: seis mil milhões de euros. Militares: 6.445.000 elementos. Aeronaves: 944. Tanques: 5.025. Veículos de combate blindados: 4.100. Navios ativos: 967. Porta-aviões: 0. Submarinos: 76. Índice de potência: 0.4218.(28/50)


24. Arábia Saudita Orçamento de defesa: 48 mil milhões de euros. Militares: 256.000 elementos. Aeronaves: 790. Tanques: 1.142. Veículos de combate blindados: 5.472. Navios ativos: 55. Porta-aviões: 0. Submarinos: 0. Índice de potência: 0.4302.(27/50)


25. Argélia Orçamento de defesa: nove mil milhões de euros. Militares: 792.350 elementos. Aeronaves: 502. Tanques: 2.405. Veículos de combate blindados: 6.754. Navios ativos: 85. Porta-aviões: 0. Submarinos: 6. Índice de potência: 0.4366.(26/50)


26. Canadá Orçamento de defesa: 13 mil milhões de euros. Militares: 111.250 elementos. Aeronaves: 414. Tanques: 80. Veículos de combate blindados: 3.004. Navios ativos: 63. Porta-aviões: 0. Submarinos: 4. Índice de potência: 0.4381.(25/50)


27. Espanha Orçamento de defesa: praticamente dez mil milhões de euros. Militares: 174.700 elementos. Aeronaves: 533. Tanques: 327. Veículos de combate blindados: 2.493. Navios ativos: 46. Porta-aviões: 2. Submarinos: 3. Índice de potência: 0.4806.(24/50)


28. Grécia Orçamento de defesa: cinco mil milhões de euros. Militares: 413.750 elementos. Aeronaves: 600. Tanques: 1.345. Veículos de combate blindados: 4.209. Navios ativos: 115. Porta-aviões: 0. Submarinos: 11. Índice de potência: 0.4981.(23/50)
.

29. Suécia Orçamento de defesa: cinco mil milhões de euros. Militares: 43.875 elementos. Aeronaves: 198. Tanques: 120. Veículos de combate blindados: 2.470. Navios ativos: 63. Porta-aviões: 0. Submarinos: 5. Índice de potência: 0.5641.(22/50)




30. Ucrânia Orçamento de defesa: quatro mil milhões de euros. Militares: 1.182.000 elementos. Aeronaves: 238. Tanques: 2.449. Veículos de combate blindados: 8.217. Navios ativos: 25. Porta-aviões: 0. Submarinos: 2. Índice de potência: 0.5664.
(21/50)


FONTE: 'DINHEIRO VIVO'

.
.

2045
Senso d'hoje
DIOGO CAVALEIRO
JORNALISTA 
JORNAL EXPRESSO 
CREDORES DO BES




FONTE:
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
O Gato e o Faisão


.
.

BOM DIA


.
.
.

17-TEATRO
FORA "D'ORAS"

 IV-O FILHO DA TRETA



Antigamente, a vida era uma selva. Agora, a vida é uma selfie. Toda a treta se dispersou e cresceu nas redes sociais e os especialistas têm tido alguma dificuldade em encontrar a genuína conversa da treta. Mas quem é vivo sempre falece, e também sempre aparece.

Nada se perde, tudo se transforma – o código genético da Treta renasce em 2016 com a assustadora e nada aguardada peça de teatro FILHO DA TRETA. Zezé (José Pedro Gomes) prossegue a sua luta contra o bom-senso, a solidariedade, o trabalho e outros conceitos primeiro-mundistas, desta vez na companhia de Júnior (António Machado) que anda de bicicleta desmontável.

Zezé, ao nível da deslocação, continua a polir a ponta do sapatinho de verniz com cuspe. Mas é um cuspe mais sábio... Numa comovente irritação entre duas gerações perdidas, discutem-se as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, as novas famílias e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção. 

Texto Filipe Homem Fonseca e Rui Cardoso Martins Encenação Sónia Aragão Música Bruno Vasconcelos e Nuno Rafael Desenho de Luz Luís Duarte Figurinos Fernanda Ramos Produção Força de Produção 

Com José Pedro Gomes e António Machado



FONTE:Valter Pinho
.