...não se enerve, beba um cházinho
COMPRE JORNAIS
VEJAM SE SE ENTENDEM
Sócrates nega venda de dívida
pública ao Qatar
O primeiro-ministro garantiu esta segunda-feira que não está no Golfo Pérsico para vender dívida pública, ao contrário do que sugeriu o ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado.
José Sócrates afirmou que está nos Emirados Árabes Unidos para falar sobre energias renováveis na Cimeira Mundial de Energia, que começou hoje no Abu Dhabi.
Amado afirmou ontem à SIC que acreditava que os ministros das Finanças de Portugal e Qatar tinham falado sobre a colocação de dívida pública portuguesa.
"CORREIO DA MANHÃ"
ELECTROCUTARROS
Rede para carros eléctricos terá 1.350
pontos no final do primeiro semestre
Primeiro-ministro apostou na mobilidade eléctrica para retratar a aposta energética portuguesa no World Future Energy Summit, em Abu Dhabi.
O primeiro-ministro, José Sócrates, garantiu hoje que, no âmbito do desenvolvimento da rede portuguesa de abastecimento para veículos eléctricos, “no final do primeiro semestre 1.350 pontos de carregamento estarão operacionais”.
A meta de 1.350 pontos de carregamento para carros eléctricos corresponde ao final da fase-piloto da rede Mobi.E, no âmbito da qual já começaram a ser instalados postos de abastecimento em mais de duas dezenas de municípios, pese embora algumas cidades de maior dimensão, como o Porto, ainda não terem esses pontos incluídos na rede Mobi.E.
O primeiro-ministro deixou essa indicação durante a conferência de abertura do World Future Energy Summit, que decorre em Abu Dhabi, nos Emirados Arabes Unidos. Na sua intervenção, José Sócrates lembrou ainda que “em 2020 Portugal espera que 10% dos automóveis sejam eléctricos”.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
EXPLIQUEM-NOS ESTA ENGENHARIA...
Banco de Portugal comprou mais
de mil milhões de euros de dívida pública
O Banco de Portugal comprou dívida portuguesa de 1,1 mil milhões de euros para travar a subida dos juros. A compra aconteceu desde que o BCE anunciou medidas extraordinárias para combater a crise económica, informa o Diário Económico.
Contudo, o valor não corresponde ao total de dívida pública portuguesa comprada pelo Eurosistema, que engloba todos os bancos centrais da zona euro.
Segundo as regras deste programa, o investimento das autoridades monetárias nacionais tem de ser feito proporcionalmente à participação no capital do BCE. A quota de Portugal é de 1,75%.
Desde o início do programa de compra de dívida pública, as entidades que compõem o Eurosistema já foram ao mercado adquirir 74 mil milhões de euros de obrigações dos países sob maior pressão dos mercados.
Como refere este jornal, o objectivo é segundo Frankfurt "fazer face às dificuldades de funcionamento dos mercados de títulos de dívida e restabelecer um mecanismo de transmissão de política monetária apropriado".
Na quarta-feira, o Estado português deverá colocar 750 milhões de euros numa nova linha de Bilhetes do Tesouro com maturidade a 12 meses. E os países da Zona Euro contam vender quase 50 mil milhões de euros de dívida.
"i"
CAVAQUICES
PS apresentará de novo lei de mudança de sexo
Só um estudo ainda não conhecido ou um especialista ainda não ouvido poderá levar o PS a fazer propostas de alteração à lei de mudança de sexo vetada pelo Presidente da República. Essa foi a única hipótese - embora remota - colocada pela vice-presidente da bancada socialista Ana Catarina Mendes para "mexer" na lei.
"Se houver factos supervenientes ou estudos complementares que a comissão parlamentar não tenha tido acesso eles, devem ser ponderados. Se não, o diploma aprovado responde ao problema", esclareceu a deputada socialista, ressalvando que não acredita que surjam novos dados.
As bancadas da esquerda comprometeram-se a fazer aprovar novamente o diploma que simplifica a mudança de sexo no registo civil, após a leitura do veto do Presidente da República em plenário. Se a lei for confirmada pela Assembleia da República, sem alterações, Cavaco Silva é constitucionalmente obrigado a promulgar.
"PÚBLICO"
EXPORTANDO
Rubin Kazan quer Postiga
O Rubin Kazan, equipa que, na época passada, conquistou o terceiro lugar no campeonato russo, está interessado na contratação de Hélder Postiga.
Segundo o diário "Sport Ekspress", o contrato de Postiga com o Sporting termina no fim da época e o Rubin está disposto a pagar pela sua transferência 2,5 milhões de euros.
Contactada por telefone pela agência Lusa, uma fonte do Rubin de Kazan recusou-se a comentar esta notícia, sublinhando que o clube procura reforços no mercado internacional, mas só revelará os resultados quando existirem contratos reais.
"RECORD"
É O SIMPLEX
Barroso acusado de "complicar situação"
O ministro das Finanças alemão critica Durão Barroso por pedir o aumento das verbas do fundo de resgate europeu.
"Tais propostas isoladas não tornam a situação mais fácil, mas sim mais complicada", disse , Wolfgang Schaeuble à emissora pública de radiodifusão Deutschlandfunk, referindo-se à proposta avançada por Durão Barroso para se ampliar o ‘plafond' do fundo de resgate, actualmente de 750 mil milhões de euros.
O presidente da Comissão europeia apelou, na quarta-feira, aos líderes dos "27" para aumentar a capacidade do fundo destinado a ajudar países em dificuldades financeiras, o mais tardar na cimeira marcada para 04 de fevereiro, em Bruxelas.
Em declarações publicadas na edição de hoje do semanário alemão Der Spiegel, Barroso afirmou que a sua tarefa é "defender o bem-estar da Europa", dizendo ainda esperar que os dirigentes políticos alemães "aceitem o papel da Comissão Europeia".
"DIÁRIO ECONÓMICO"
QUEM OS PROTEGE????
Burlas a idosos chegam a um milhão de euros
Vítimas têm entre 71 e 80 anos e são, sobretudo, mulheres que se encontram sozinhas.
A burla de idosos é o crime com maior incidência dos registados pela Guarda Nacional Republicana (GNR). Apesar disso, muitas ficam por se saber porque, como refere o major Rogério Cupeto, "as pessoas não denunciam o crime porque não gostam de ser conotadas como aquele que se deixou enganar". A GNR estima que, no último ano, os prejuízos causados pelas burlas a idosos ascendam a um milhão de euros.
O Programa Apoio 65 - Idosos em Segurança percorre todo o País. Trata-se de chegar mais perto de "uma população vulnerável" que continua a guardar as suas poupanças em casa, apesar das campanhas de sensibilização realizadas pela GNR e PSP "estarem a ter resultados excelentes". Os idosos "quase sempre colaboram e até agradecem pelo facto de, após as sessões, o sentimento de segurança aumentar", diz Rogério Cupeto. O vínculo mantém-se. Os idosos ficam com os contactos das equipas que os visitam, até mesmo de telemóvel para onde podem ligar sempre que sentirem suspeita de que estão a ser alvo de um crime. Em 2009, a GNR detectou 322 burlas contra idosos. No primeiro semestre de 2010 eram 122 casos, mas "prevê-se uma descida acentuada dos crimes" embora os dados estatísticos relativos ao ano passado não estarem ainda tratados.
A grande maioria das vítimas, cerca de 45%, têm entre 71 e 80 anos, são sobretudo mulheres (56%) e na quase totalidade dos casos são abordadas quando estão sozinhas (96%) e à hora de almoço. Os distritos com mais situações são o Porto, Braga e Santarém. Os burlões são sobretudo homens, em 78% dos casos, que utilizam para enganar os idosos na maior parte das vezes a figura do funcionário da Segurança Social.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
UM ORGULHO
Quarta companhia mais segura
A TAP ocupa o quarto lugar entre as companhias de aviação mais seguras do mundo, segundo o «ranking» da Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC), que analisou as 60 maiores transportadoras aéreas do mundo. A TAP alcançou a pontuação máxima, 30 pontos, na lista liderada pela Qantas australiana, que surge à frente da Finnair (Finlândia) e da Air New Zeland (Nova Zelândia).
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
HERÓIS POR CONTA PRÓPRIA
Desempregados criaram mais de 7500
empresas nos últimos três anos
Ritmo de empreendedorismo permitiu proporcionar um posto de trabalho a 17 460
Entre 2008 e 2010, foram criadas 7737 empresas por desempregados, 2589 das quais no ano passado, mais 163 do que no ano anterior. Este empreendedorismo permitiu dar trabalho a 17 460 desempregados, uma média de 2,25 trabalhadores por empresa.
Apesar da crise, muitos desempregados enfrentaram o risco e criaram a sua própria empresa e ainda deram trabalho a mais alguém. Os números fornecidos ao JN pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) apontam até para um ligeiro aumento no número de empresas e empregados, de 2009 para 2010. Deste modo, foram criadas 2722 empresas em 2008, 2426 no ano seguinte e 2589 em 2010. O emprego seguiu a mesma flutuação: 5982 postos de trabalho criados em 2008, 5678 há dois anos e 5800 no ano transacto.
Este ligeiro crescendo no empreendedorismo dos desempregados pode denunciar a incapacidade da sua absorção por parte do mercado de emprego e surge numa altura em que os negócios por conta própria em geral parecem estar a sofrer com a crise.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
MAIS HERÓIS POR CONTA PRÓPRIA
Hermano Ferreira e Dulce Félix
campeões nacionais de estrada
Os atletas Hermano Ferreira (Conforlimpa) e Dulce Félix (Maratona) sagraram-se este domingo campeões nacionais de estrada, em César, Oliveira de Azeméis e contribuíram para as vitórias colectivas das respectivas equipas.
No sector masculino, a Conforlimpa venceu pela 11.ª vez, com 14 pontos, contra os 33 do Maratona, que viu Rui Pedro Silva desistir na segunda das três voltas do percurso de 15 quilómetros. Manuel Damião, também da Conforlimpa, foi o segundo classificado, enquanto Marco Morgado, do Estreito, cortou a meta em terceiro lugar.
No sector feminino, o Maratona fez dez pontos, contra os 36 do SC Braga (2.º) e 63 do Adercus (3.º). As quatro primeiras classificadas foram do Maratona. Sara Moreira foi segunda, Anália Rosa terceira e Mónica Silva terminou no quarto posto.
"A BOLA"