12/06/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.



308-SUBTILEZAS

SEITAS E PROFECIAS


RESUMO ANIMADO

FONTE:Minutos Psíquicos

 .


ᛈᚣᚱᚳᛜᚾᚾᚣ ᚧᚣᚳᛁᚣ

vเ๏lค̃๏ ςlค́รรเς๏

ƇԼƛƧƧƖƇƛԼ ƓƲƖƬƛƦ ƇƠƝƇЄƦƬ/4

J.S. BACH

ASTOR PIAZOLLA

F.TARREGA

GROSSETO

ITÁLIA




- Allegro BWV1003 - Andante BWV1003
- Invierno Porteño
- Prelude No. 11


FONTE:  Altamira Guitars  .

 

MINUTOS DE
CIÊNCIA/438

RACIOCÍNIO LÓGICO
Numa corrida se eu ultrapassar o segundo
  classificado,em que posição ficarei?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio..


LXIX- MEGA MÁQUINAS
III-Máquinas Mortais
6-A Inquisição

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Canal Só História

JOSÉ SOEIRO

 .

SANTA CASA DA CENSURA, INACREDITÁVEL

OS 'FAXOS' CONTINUAM



Santa Casa
do Silêncio sobre os
Traficantes de Escravos

Em vez de aproveitar a interpelação e aprofundar o debate sobre o tráfico de pessoas escravizadas e as continuidades da colonialidade, a Santa Casa mandou fechar a sala onde estava a intervenção artística e mutilou a obra, removendo as partes de que não gostava.

Conde de Ferreira, notável portuense do século XIX, tem o seu nome inscrito em ruas e instituições da cidade. Era dono de uma enorme fortuna e não tinha descendentes. Deixou-a em testamento a várias entidades: ao Estado português (para que fossem construídas 120 escolas primárias), à Santa Casa da Misericórdia, a várias ordens religiosas. De onde vinha tão vasto pecúlio de uma pessoa que nascera numa família humilde de Campanhã? Dos seus negócios no Brasil e, particularmente, do tráfico de pessoas escravizadas. Foram cerca de 10 mil angolanos que Joaquim Ferreira dos Santos vendeu no Brasil a proprietários do açúcar. As avultadas somas de que tantas “obras sociais” beneficiaram no Porto têm assim a marca sinistra do crime contra esses milhares de seres humanos transformados em mercadoria e violentados na sua dignidade e direitos mais elementares.

Foi este o tema que os artistas Dori Nigro e Paulo Pinto decidiram abordar na sua instalação “Adoçar a Alma para o Inferno III”, que discute o passado escravocrata do celebrado comerciante e político. Apresentaram-na na Bienal de Fotografia que acontece, justamente, no Centro Hospitalar Conde Ferreira, propriedade da Santa Casa da Misericórdia. É difícil imaginar um tempo, um modo e um lugar mais pertinentes para esta intervenção artística. Na instituição construída com o dinheiro do tráfico, os artistas perguntavam: “quantas pessoas escravizadas valem um hospital psiquiátrico?”.

O questionamento tem um duplo mérito. Iluminar as contradições que habitamos, lembrando que a riqueza trazida para Portugal não pode ser pensada sem os crimes coloniais e a expropriação feita noutros territórios, designadamente africanos, pois aqueles foram uma condição indispensável da acumulação de fortunas como a do conde de Ferreira. E também lembrar que o tráfico de escravos durou pelo século XIX adentro no espaço colonial português (até 1888 no Brasil), muito depois da “abolição da escravatura” em Portugal, em 1761.

Só que a reação da Misericórdia foi a pior possível. Em vez de aproveitar a interpelação e aprofundar o debate - quer sobre o legado do patrono, quer sobre as continuidades entre processos coloniais, escravatura e trabalhos forçados (que vigoraram até depois de 1960) de ontem e as dinâmicas de colonialidade e racismo de hoje (por exemplo, discutindo a racialização do trabalho dos cuidados no setor social e não só) -, mandou fechar a sala onde estava a obra, numa cena caricata em que um funcionário foi posto a selar a porta com uma tábua e parafusos. Depois deste monumento físico à censura, a Misericórdia mutilou a obra dos dois artistas, removendo as partes de que não gostava. O argumento para tal gesto foi este: “o potencial desconforto que tal obra poderia gerar na comunidade daquela que é a casa de muitos doentes”. O efeito da prepotência foi, evidentemente, dar mais publicidade ao tema, detonando uma polémica que levou, por exemplo, a Câmara do Porto a repudiar publicamente a censura da Misericórdia.

A cereja no topo do bolo desta cretinice foram as declarações da vereadora do PSD, que saiu em defesa pública da censura e da Santa Casa, cujo provedor foi aliás mandatário do partido e eterno candidato a candidato a cabeça de lista à autarquia. "Foi só um espelho com uma frase [que foi censurado], não foi uma obra de Miguel Ângelo", declarou a vereadora laranja, acrescentando que a obra “colocava em causa o trabalho do próprio hospital” e, finalmente, declarando que a arte não deve servir para fazer críticas pois “no limite, estamos a justificar a arte para dizer coisas que fora dela não são legítimas e agradáveis". Uma lição sobre as funções e os limites da arte que não pede meças a um Dr. António Ferro, conhecido chefe do Secretariado da Propaganda Nacional.

Não se quer acreditar, mas tudo isto aconteceu mesmo. Em 2023. Num tempo em que devíamos estar a tornar acessíveis os arquivos, a promover a investigação do passado, a esclarecer massacres, a renovar leituras e programas de ensino, a financiar mais trabalhos científicos e artísticos sobre estas matérias, há quem pratique censura sobre factos, insista em promover o esquecimento e defenda alegremente estas atitudes.

No passado mês de maio, o historiador Miguel Cardina publicou um livro no qual desenvolve uma reflexão sobre o prolongado “feitiço imperial” no espaço público, sobre os debates em torno dos usos do passado e sobre alguns destes escombros coloniais que, como se vê, fazem ainda o nosso presente. Chama-se, eloquentemente, “O Atrito da Memória”. Devia ser de leitura obrigatória para provedores de Santas Casas e vereadores social-democratas.

* Sociólogo, dirigente do BE

IN "EXPRESSO -08/06/23.

 .



3376.UNIÃO


EUROPEIA

FICOU DEFUNTO
Morreu um pedófilo italiano, eleito
primeiro ministro 3 vezes e apoiante
de putin na invasão da Ucrânia














putin  HUYLO

putin é um canalha..

 .

27. Viagens Maravilhosas
de Comboio
27.4- BRASIL-SUL
RIO DE JANEIRO-CURITIBA
E TAMBÉM O TELEFÉRICO


 (CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)
 
 
 
 FONTE:   Voyages du bout du monde
.
.
Valéria Guba
Love on the Brain


The Voicekids 2023 -2.ª Gala

.
.

Portugal bem português

XVII - A PIDE antes da PIDE
9- Ídolos e vilões
A PVDE antes da PIDE/6



(CONTINUA PRÓXIMA SEGUNDA)


* António Roquete foi a primeira grande vedeta do desporto português. O guarda-redes do Casa Pia e da Seleção Nacional, alto e poderoso, parecia um galã do cinema. Nos jogos olímpicos de Amsterdão, em 1928, Portugal chegou aos quartos-de-final e Roquete foi o herói da equipa nacional de futebol. As defesas de Roquete foram usadas num cartaz de promoção dos jogos. Mas em 1931 o guarda-redes desaparece das páginas dos jornais desportivos. Três anos depois o jornal Noticias Ilustrado descobre Roquete no Minho, com uma nova farda, a de agente da polícia política. Estava resolvido o mistério. Roquete passou de ídolo das cadernetas a agente temido da PVDE. A PVDE temível polícia política de Salazar destroçara aos poucos a oposição ao regime. Chefiada pelo capitão Agostinho Lourenço a polícia encerrou a maçonaria, desmantelou à direita os nacionais-sindicalistas de Rolão Preto e à esquerda o forte movimento anarquista. O PCP ficou isolado na luta contra Salazar. Mas no final de 35 sofreu também um duro golpe com a prisão do secretariado liderado pelo carismático Bento Gonçalves. Mas precisamente neste período crítico para a oposição, um acontecimento vem relançar a esperança. Em Fevereiro de 1936 a Frente Nacional de esquerda vence as eleições em Espanha. Salazar volta a ter do outro lado da fronteira um governo hostil. E o pior vem a seguir. Em julho começa guerra civil. Nos inícios de 37 as atenções da polícia política portuguesa estavam portanto centradas na guerra civil de Espanha. É nessa altura que um pequeno grupo de resistentes planeia o pior golpe que Salazar sofreu durante os anos da ditadura. Como é que a poderosa PVDE e as centenas de informadores não conseguiram evitar um atentado ao ditador capaz mudar a história do regime?
 

 FONTE:   Dcmstrs Pt

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.



‿︵‿︵ 𝐼 Aмαr o Mαr ‿︵‿︵



FONTE:Coral Vivo
.
Maçonaria em Portugal/4


Super Vídeos BR
.
.

MUSEU RURAL E ETNOGRÁFICO DOS ESTICADINHOS
CARLOS DE JESUS GARCIA
FUNDADOR E GUIA DA VISITA
CANTANHEDE
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/145/2

FONTE:  Camões TV
.
.
339-NO GINÁSIO

OS 21 MELHORES EXERCÍCIOS EM PÉ PARA 
 QUEIMAR GORDURA E PERDER PESO


* Para quem tem boa capacidade física o exercício não é difícil, quase 20 minutos é dose brava e faz suar, talvez consiga  fazê-lo na totalidade, se não conseguir não tem mal nenhum, faça-o por partes. 
Para obter resultados não chega uma vez, insista diariamente.
 
FONTE:  Roberta's Gym Brasil- 26/11/2022

 .

IMBECILIDADE ILIMITADA

Ƈɑ̂ʍɑɾɑ ժҽ lísҍօɑ ɑժʍíեҽ եɑթɑɾ օҍɾɑ ժҽ Jօɑ̃օ ƇմեíƖҽíɾօ ժմɾɑղեҽ JⱮJ



FONTE:  SIC

NR: O edil de Lisboa está a querer fazer passar os lisboetas e portugueses em geral por gente estúpida. A obra de Cutileiro precisa de restauro há anos, duma maneira oportunista o senhor Moedas lembra-se agora de o fazer na altura em que o ditador do vaticano vem à cidade, coincidências. 

Argumenta o sr. Moedas que a construção do palco poderia danificar a obra pois, então e antes, não houve tempo para o restauro ser feito, ou há "falofobia" no conluio autarco/religioso?

Temos uma sugestão à CML, para colmatar o encobrimento que é só mais um, contratem um escultor católico para criar uma estátua de um padre com a braguilha da batina aberta e uma criança ajoelhada à sua frente, recordamos que o clero pedófilo constitui uma percentagem considerável dos profissionais da organização pelo que não deve ser desconsiderado.

Se o presidente não concordar com a sugestão ainda temos algumas imagens religiosas de autoria de ceramistas das Caldas da Raínha que numa escala aumentada podem servir de exemplo, estamos dispostos a colaborar com a autarquia.

UM PRESÉPIO QUE NO NATAL 
PODE RECOLOCAR NA PRAÇA DO MUNICÍPIO


AINDA TEM TEMPO PARA VISITAR
A "LOJA DO CA##LHO"
E COMPRAR A PEÇA MAIS INDICADA
(inclui arte sacra temática explícita)



FONTE DO VÍDEO:  João Henrique

.
𝐒𝐄 𝐍𝐀̃𝐎 𝐎𝐔𝐕𝐈𝐑 𝐄́ 𝐏𝐎𝐑𝐐𝐔𝐄 𝐏𝐎𝐑𝐓𝐔𝐆𝐀𝐋 𝐍𝐀̃𝐎 𝐋𝐇𝐄 𝐈𝐍𝐓𝐄𝐑𝐄𝐒𝐀

3457
Senso d'hoje
GUILHERME LEITE
ACTOR, AUTOR
ACTIVISTA POLÍTICO
COFUNDADOR DA "SALOIA TV"
PROPOSTAS AOS DEPUTADOS
Sobre a injustiça da detenção de
 militantes do partido de extrema direita Ameaças a um jornalista da SIC  
 Simpatia pelo sr. Silva




* Rubrica "CONVERSAS COM PEDALADA"

FONTE:  Saloia TV - 07/06/23.
.
O Ataque


.
.

BOM DIA

.