06/09/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


 .

.


216-SUBTILEZAS

COVID-19: AS SEQUELAS
PSICOLÓGICAS E NEURAIS


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos

 .

𝓜𝓐𝓡𝓘𝓐 𝓒𝓡𝓤𝓩


FONTE:   Got Talent Espanha

.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/348
A soma de três números consecutivos é 84!
Quais são esses números?



* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos

FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


LVII- MEGA MÁQUINAS
1-A Historia de Honda

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:chochix


AFONSO DE MELO

 .




Carta à minha filha perdida

VOU JUNTANDO em linhas as histórias que tinha para te dar e não me deixaram. Queria olhar os teus olhos azuis muito abertos, iguais aos meus, e perceber toda a curiosiade que havia nesse olhar. Minha filha impossível que talvez jamais volte a ver, em que pessoa te terão transformado? 

Um dia que queiras conhecer a mais pura das maldades, a mais imunda das mentiras, tens à tua volta essa gente que sabe sobre o assunto mais do que nenhuma outra. Eles sabem que te mentem, que te mantêm presa a um pai ilídimo e oco, a avós que não existem senão dentro da sua tão pérfida imaginação. Eles sabem a dor que provocam, sabem dos irmãos que te roubaram, dos avós que ainda acreditam na tua chegada, sabem desse teu azul-Olival que nos percorre o sangue, o teu e o meu, e tiraram-te isso tudo em troca de um pavor aflitivo que sopre de repente em ventanias de verdade que derrube ese feio castelo de areia onde te fecharam numa miserável pantomima de faz-de-conta que já toda a gente percebeu e despreza. 

És tão diferente de todos eles, essa súcia de Palmeirins, Francisca! 

Eu vejo-me em ti, cabelo, orelhas, nariz e olhos, minha menina pequenina que ensinei a voar por entre pombas. Faltou vir o ganso branco que nos levasse a Kebnekaise, lá onde não há dor nem sofrimento. Escrevo para ti livros inteiros que não lerás, mas em todas as entrelinhas há a ternura infinita que transborda dia a dia da pessoa que foi, na tua ausência, ficando cada vez mais triste. Descobri que um dos sítios mais longe onde poderia ir parar era ao silêncio. É em silêncio que contigo falo, é em silêncio que te ouço. Desde as primeiras palavras atrapalhadas aos sons que apontavas na busca incessante de explicar o que vias. Nunca saberás a felicidade que me trouxeste e todo este doer por dentro, aflitivo e esmagador, que me deram por te tirarem de mim. 

Deixei de saber o que fazer quando o mundo que nos rodeia nesta maquinaria estúpida de inquirições e de processos que nos governa de forma espúria, entende que é mais importante que vivas no centro da falsidade do que na autenticidade do sangue. Queria, neste momento que a noite cai, pegar-te ao colo e ensinar-te, uma a uma, o nome das estrelas. E que me perguntasses qualquer coisa para que te respondesse bem lá do fundo de mim, com todo o amor que te tenho, sentindo que a minha ínfima esperança ainda faz sentido como a cauda de um cometa que passasse e nos mostrasse o caminho impossível do destino. O teu e o meu.

* Jornalista e escritor

IN "i! - 06/09/21

.

 .



2740.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

Lisboa na rota da ecologia marinha




FONTE:  euronews

.
Os Vikings/4


  Imperio Liancount

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

10. Viagens Maravilhosas
de Comboio
10.1 - CHINA
Maglev-Xangai



* Um dos pensionistas já viajou neste comboio suburbano diz ter sido uma experiência inesquecível.


FONTE: Mega Trenes
  
.
Clã

Tudo No Amor


.
.

Portugal bem português

XII - Nós, Portugueses
3.3-Um Futuro por Desenhar



* Para assinalar os 10 anos da Pordata e o trabalho de uma década a mostrar Portugal através de estatísticas oficiais, foi criada a série de documentários “Nós, Portugueses”. Nascer em Portugal significava no início de 2020 herdar a terceira maior dívida pública da Europa. No "futuro por desenhar", o país vai ficar mais perto ou mais longe do centro mundo? Vai a tecnologia ajudar-nos a vencer a geografia?

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE:  ffmspt 
.

 .

Os efeitos da pandemia nas Quintas Pedagógicas



FONTE:  Fala Portugal

.

.
MACAU

71- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
Desvio do Hidroavião
Miss Macau


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.

DINA LOPES
PINTORA
MUSEU DO VINHO-ANADIA
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/56



FONTE:  Camões TV

..
.
.
281-NO GINÁSIO

20 minutos de treino completo para acabar
 com a gordura da barriga e das coxas



* É a primeira vez que editamos um vídeo com tanto tempo de esforço, se aguentar que bom, se ficar a meio  complete o exercício amanhã e é bom também, a sua saúde é mais importante que um corpo perfeito.


FONTE:  Roberta's Gym Brasil 
.

 .

ᑭOIS ᑭᑌᗪᕮᖇᗩ


.

.

2815
Senso d'hoje
CAMILA VERAS MOTA
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS BRASIL
O que é a sequência de Fibonacci 
 e o por que é chamada de
'código secreto da natureza'





FONTE:  BBC News Brasil
.
.
DRAMÁTICOS


.
.
BOM DIA

.
.
2-Ʈᥲ́ᑲᥙᥲ⳽ ᑯᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ
VI-PERFORMANCE DAY
Florentina Holzinger & Marta Ziółek

Esta peça é no nosso entender arrevezada. Sem legendas e com um texto muito contraditório destina-se ao nosso público com elevado grau de intelectualidade coisa que não é nosso apanágio. Divirta-se, ah! contém algumas cenas de nudez muito explícitas.
São oito episódios com início a 01/09.

FONTE: Centrum Sztuki Współczesnej Zamek Ujazdowski

.


113-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒳𝒳𝒳𝐼𝒱- 𝑼𝒎 𝑴𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝑭𝒊𝒎

𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑋𝐼𝑉. 𝑂 𝑟𝑒𝑖 𝐸𝑑𝑢𝑎𝑟𝑑𝑜 𝐼𝐼𝐼 𝑙𝑒𝑣𝑎 𝑎 𝑛𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑎̀ 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝐶𝑒𝑚 𝐴𝑛𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎 𝑎 𝐹𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎. 𝑃𝑜𝑢𝑐𝑜 𝑑𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠, 𝑎 𝑃𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑁𝑒𝑔𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑎 𝑎𝑙𝑎𝑠𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝐸𝑢𝑟𝑜𝑝𝑎. 𝐸́ 𝑛𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑐𝑒𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝐶𝑎𝑟𝑖𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎́𝑟𝑖𝑎, 𝑒 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑡𝘩𝑖𝑛 𝑣𝑎̃𝑜 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑖𝑟𝑎𝑟 𝐾𝑖𝑛𝑔𝑠𝑏𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒 𝑒 𝑒𝑛𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑠 𝑚𝑎𝑖𝑠 𝑝𝑜𝑑𝑒𝑟𝑜𝑠𝑎𝑠 𝑓𝑜𝑟𝑐̧𝑎 𝑑𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑎 𝐼𝑔𝑟𝑒𝑗𝑎 𝑒 𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑜𝑎, 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎𝑟 𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑑𝑎 𝑟𝑢𝑖́𝑛𝑎.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐶𝑦𝑛𝑡𝘩𝑖𝑎 𝑁𝑖𝑥𝑜𝑛
𝑀𝑖𝑟𝑎𝑛𝑑𝑎 𝑅𝑖𝑐𝘩𝑎𝑟𝑑𝑠𝑜𝑛
𝐵𝑒𝑛 𝐶𝘩𝑎𝑝𝑙𝑖𝑛
𝑃𝑒𝑡𝑒𝑟 𝐹𝑖𝑟𝑡
𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝑅𝑖𝑙𝑒𝑦
𝑇𝑜𝑚 𝑊𝑒𝑠𝑡𝑜𝑛-𝐽𝑜𝑛𝑒𝑠

FONTE:Canal Entretenimento