23/10/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.


163-FUTURANDO

A carne e seu papel
na evolução humana/4


- Por que a carne foi importante para o desenvolvimento do nosso cérebro? O cérebro precisa de muita energia para se desenvolver. Nossos antepassados, há três milhões de anos, se alimentavam basicamente de plantas. Mas com o tempo foram se tornando caçadores, usando estratégias e ferramentas para matar animais. Veja no vídeo do Futurando como isso teve influência no tamanho do nosso cérebro.

- O misterioso caso de pacientes com alergia a carne - Algumas pessoas desenvolvem de maneira repentina alergias após comerem um pedaço de carne. E isso sem nunca terem manifestado qualquer sintoma parecido antes. Por que será? Graças ao trabalho de um “detetive da ciência”, a causa do problema foi desvendada.

- Quando e por que começamos a tomar vitamina C sintética - A suplementação de vitamina C sintética por meio da ingestão de comprimidos é algo relativamente comum e até mesmo massificado. Chega o inverno – ou mesmo no verão – e o mercado vive um verdadeiro boom nas vendas. Mas a crença de que a carência de vitamina C é uma doença não passa de um truque publicitário das primeiras décadas do século passado.

- Por que homens também devem se preocupar com produtos menstruais - A menstruação é um tema evitado por muitos. O fato é que as mulheres menstruam e precisam de produtos sanitários adequados. E homens precisam se preocupar com isso também, afinal a maioria dos produtos menstruais são descartáveis e usam muito plástico. E isso é um problema para o meio ambiente - consequentemente, para todos. Mas já existem soluções, como vamos mostrar neste vídeo do Futurando.


FONTE:DW Brasil

 .

 ℭ𝔬𝔪𝔬 𝔥𝔬𝔯𝔱𝔞𝔰 𝔲𝔯𝔟𝔞𝔫𝔞𝔰 𝔢𝔰𝔱𝔞̃𝔬 𝔞 𝔞𝔧𝔲𝔡𝔞𝔯 𝔬𝔰 𝔪𝔞𝔦𝔰 𝔭𝔬𝔟𝔯𝔢𝔰 𝔢𝔪 𝔎𝔞𝔪𝔭𝔞𝔩𝔞


 

FONTE: DW Português para África.

 

 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝔼 𝕔𝕠𝕝𝕠𝕢𝕦𝕖 𝕒 𝕤𝕦𝕒 𝕞𝕒̃𝕠 𝕕𝕖 𝕗𝕖𝕣𝕣𝕠 
𝕟𝕦𝕞𝕒 𝕝𝕦𝕧𝕒 𝕕𝕖 𝕧𝕖𝕝𝕦𝕕𝕠

.
.
Grosse Truffe


 ESMA Movies
.

 

 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝔸𝕤 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒𝕤 𝕟𝕒̃𝕠 𝕟𝕒𝕤𝕔𝕖𝕞 
𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕤𝕖𝕣𝕖𝕞 𝕝𝕚𝕧𝕣𝕖𝕤 

.

 

 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝕆 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠 𝕟𝕒̃𝕠 𝕖𝕤𝕥𝕒́ 𝕒𝕣𝕣𝕦𝕚𝕟𝕒𝕕𝕠 𝕡𝕖𝕝𝕒 𝕞𝕒𝕝𝕕𝕒𝕕𝕖
 𝕕𝕠𝕤 𝕚́𝕞𝕡𝕚𝕠𝕤, 𝕞𝕒𝕤 𝕡𝕖𝕝𝕒 𝕗𝕣𝕒𝕢𝕦𝕖𝕫𝕒 𝕕𝕠 𝕓𝕖𝕞 

.

SÓNIA DE SÁ

 .




Pobre ou rico
Estudar em Portugal

Que país é este que, com uma democracia quarentona, continua a dizer aos seus cidadãos que ser rico é poder optar e ser pobre é ter de continuar a sujeitar-se?

Deambulava pelas ruas de Lisboa quando me deparo com uma família em desespero. Entre lágrimas e um aparente pânico generalizado, percebo que o jovem do grupo ali à minha frente teria de desistir do curso e da universidade onde tinha entrado.

Lisboa estava a expulsar um estudante pois não lhe havia destinado um local para residir sem falir o agregado familiar.

O cenário é tanto mais chocante quando percebemos que a selva mercantil em que a habitação em Lisboa se tornou quando se nota uma absoluta impunidade face aos abusos sucessivos de arrendatários e figuras semelhantes.

“Não há quem os trave”, dizia a mãe do estudante em estado de choque. “Pediram-me 600 euros por um quarto minúsculo sem janela e ainda por cima exigiram-nos três meses de renda de avanço”, gritava.

Se para qualquer família da chamada classe média portuguesa é quase impossível dispensar 1800 euros para um investimento mensal – quando os salários não chegam muitas vezes aos 1000 euros – facilmente se entende o desespero da impossibilidade daquela família Rodrigues, cujos salários rondam, em conjunto, os 1400 euros.

Este foi/é o caso dos Rodrigues, cuja decisão foi adiar, por ora, a frequência do jovem Pedro na licenciatura de gestão, já que a capital não é para pobres, diz-lhes o país. Mais dramático ainda é o país dizer-lhe que estudar naquele interior longínquo – a menos de 100 quilómetros da costa – é para os menos “capazes”.

E voltamos à era troikiana: os sacrifícios em tempos de crise são para “todos”, contudo, os mais frágeis (porque “vivem acima das suas possibilidades”, lembram-se?) sofrem sempre mais e os menos frágeis (os ‘duros’ da trama económica) não a sentem tanto.

Estudar, então, é mais um divisor discriminatório: se tem dinheiro fica e prossegue os estudos; se não, fica pelo caminho. Porquê? Porque quando a especulação e os cortes aparecem batem mais rapidamente à porta sem blindagem, como a da família Rodrigues.

Mas que país é este que continua a dizer os seus cidadãos que ser bem-sucedido é ter capacidade financeira? Que país é este que, com uma democracia quarentona, continua a dizer aos seus cidadãos que ser rico é poder optar e ser pobre é ter de continuar a sujeitar-se? Que país é este que diz aos seus habitantes que o litoral é tudo de bom e o interior é o “país real”, ou seja, tudo de mau?

Se é para continuar assim, sugiro que a pergunta mais urgente a fazer aos/às habitantes deste país seja: é português rico ou pobre? É português do litoral ou do interior? Dependendo da resposta, já ficamos a conhecer o destino. Assim seja.

* Professora universitária, Univ. da Beira Interior e Univ. Autónoma de Lisboa.

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 15/10/22.

 



3146.UNIÃO


EUROPEIA

 
EUROPA 
VICIADA EM COCAÍNA



FONTE: euronews- 22/10/22


NR: Comecem por prender os barões da droga, têm medo de quê, de ar nos bolsos?


putin  HUYLO

putin é um canalha.

 

 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝕆𝕤 𝕒𝕞𝕒𝕕𝕠𝕣𝕖𝕤 𝕕𝕚𝕤𝕔𝕦𝕥𝕖𝕞 𝕥𝕒́𝕥𝕚𝕔𝕒𝕤: 𝕠𝕤 
 𝕡𝕣𝕠𝕗𝕚𝕤𝕤𝕚𝕠𝕟𝕒𝕚𝕤 𝕕𝕚𝕤𝕔𝕦𝕥𝕖𝕞 𝕝𝕠𝕘𝕚́𝕤𝕥𝕚𝕔𝕒

.

 .

 𝐈𝐑𝐀̃𝐎 𝐒𝐄𝐌 𝐅𝐈𝐋𝐓𝐑𝐎𝐒

Kiana Hayeri 

 Juventude Dourada/1



 FONTE: ARTE.tv Documentales.

.
XCVI-VISITA GUIADA

Museu Machado de Castro/3

Coimbra - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 

 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝕄𝕒𝕤 𝕢𝕦𝕖 𝕔𝕚𝕣𝕔𝕦𝕟𝕤𝕥𝕒̂𝕟𝕔𝕚𝕒𝕤! 
𝔼𝕦 𝕗𝕒𝕔̧𝕠 𝕔𝕚𝕣𝕔𝕦𝕟𝕤𝕥𝕒̂𝕟𝕔𝕚𝕒𝕤 

.
.

Arthur Rubinstein

Piano Concerto No 2 in G minor, Op 22


Camille Saint-Saëns

.

 

 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝔸 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒 𝕤𝕦𝕡𝕖𝕣𝕚𝕠𝕣 𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕖𝕤𝕥𝕒́ 
 𝕒 𝕔𝕒𝕞𝕚𝕟𝕙𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕚𝕟𝕘𝕦𝕖́𝕞 

.
.
37-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
37.3 - 𝓞 𝓸́𝓭𝓲𝓸 𝓷𝓸 𝓑𝓻𝓪𝓼𝓲𝓵
Leandro Karnal


FONTE:Café Filosófico CPFL

 

 𝑁𝐴𝑃𝑂𝐿𝐸𝑂́𝑁𝐼𝐶𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑏𝑜𝑛𝑎𝑝𝑎𝑟𝑡𝑒
𝕊𝕚𝕟𝕥𝕠-𝕞𝕖 𝕖𝕞 𝕕𝕚𝕣𝕖𝕔𝕔̧𝕒̃𝕠 
𝕒 𝕦𝕞 𝕗𝕚𝕞 𝕢𝕦𝕖 𝕕𝕖𝕤𝕔𝕠𝕟𝕙𝕖𝕔̧𝕠 

.
135-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐴𝑙𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎 𝑔𝑒𝑠𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜.


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

 ᗣᥴoɾᑯo ᑯᥱ ຕoᑲɩꙆɩᑯᥲᑯᥱ ꙆᥲᑲoɾᥲꙆ


 FONTE: Fala Portugal.

 .

ᚹᚱᛜᚪᛁᛢᛢᛜ̃ᛊᛢ ᚧᛊ ᛩᛜꓦᛊᚱᚢᚣᚢᚾᛊᛢ (ᚺᚣ́ ᚧᛊ ᛰⳘᚣᛢᛊ ᚾⳘᚧᛜ) 


FONTE:  List Data.

.

Segredos de uma carne suculenta


Paola Carosella
.

 .

C4ND!D473-53 4 PR!M3!R0-M!N!57R0 8R!74̂N!C0


 * Esperamos que te candidates caro JCS..

ᴘяєғєяє ᴏᴜᴠɪя ɗᴏɪѕ ѕάʙɪᴏѕ ᴏᴜ ᴏ ᴄαʙᴏᴛɪηᴏ ɗᴏ αηɗяє́ʙɪᴄєѕ?


. 3226
Senso d'hoje
CARMEN FONSECA
INVESTIGADORA PORTUGUESA
DOUTORADA EM BIOLOGIA
ESCRITORA
LUÍS
MENEZES PINHEIRO
INVESTIGADOR PORTUGUÊS
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
DOUTORADO EM 
GEOFÍSICA MARINHA
Livro 
"OCEANO DE PLÁSTICO"
AFOGADOS EM PLÁSTICO?






* Programa "ESPECIAL PRAÇA DA FUNDAÇÃO", a moderação é do jornalista José Pedro Frazão.

FONTE:  ffmsp..
.

ANIMAL TV

O REGRESSO DAS CHITAS OU GUEPARDOS


ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.