19/04/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

..

 

XLI-OS RIOS E A VIDA
3-XIJIANG
Belezas e histórias




FONTE:  TV Gazeta.

 

THE BLACK TAPE PROJECT
Art Hearts Fashion/2
PRIMAVERA-LOS ANGELES
2023



FONTE: Fashion Channel .

 .

XIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

5 - DESCARTES E FERMAT

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

ADESCARTES E FERMAT dois crânios do século XVII são dois marcos na história da matemática. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de NOVE, coisa pouca... 

PAULA CARDOSO

 .




O tapete que revela
o maior crime
de Portugal

A jornalista Catarina Demony investigou o passado da sua família e o resultado está no documentário Debaixo do Tapete. Leva-nos ao encontro dos Matoso de Andrade e Câmara, “dos maiores comerciantes de pessoas escravizadas em Angola entre o século XVIII e XIX”. A história da sua família está “longe de ser única” em Portugal”.

O que fazer perante um crime? Ignorar? Ocultar? Denunciar? Confrontar? Após anos de digestão, a jornalista Catarina Demony decidiu investigar o que descobriu aos 18 anos: um passado familiar perturbadoramente esclavagista.

O resultado está no documentário Debaixo do Tapete, que nos leva ao encontro dos Matoso de Andrade e Câmara, seus antepassados e “dos maiores comerciantes de pessoas escravizadas em Angola entre o século XVIII e XIX”.

A história estreou-se no grande ecrã do Cinema Ideal, em Lisboa, com casa cheia, e um reconhecimento que Portugal continua por fazer: a ligação directa entre o tráfico transatlântico de pessoas escravizadas, a violência, a segregação, e o racismo.

Sem consentir mais apagamentos, Catarina nota que a história da sua família está “longe de ser única” no país, sendo comum à de tantas outras que fizeram “dinheiro à custa de seres humanos”.

Mas, enquanto a jornalista admite que herdou os privilégios de que hoje usufrui, outros beneficiários do legado esclavagista português permanecem em silêncio.

Essa negação ou alienação em relação ao passado criminoso, expressa no documentário, surge muitas vezes acompanhada de um pensamento desresponsabilizante, que se pode resumir numa frase: “Não é culpa minha aquilo que os meus antepassados fizeram”.

Como se o tivesse de ser para existir reconhecimento! Como se ocorresse a alguém, por exemplo, rejeitar uma herança familiar de milhões de euros sob a alegação de que não trabalhou para a mesma. Ou será que a argumentação apenas se aplica para descartar responsabilidades e nunca para assumir privilégios?

Desempoeirar o passado, humanizar o currículo

Importa questionar e, mais do que isso, compreender como o passado continua a pesar sobre o presente, exercício que tem na Educação a principal ferramenta, conforme apontou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

“Podemos traçar uma linha recta desde a era da exploração colonial até às desigualdades sociais e económicas de hoje. As cicatrizes da Escravatura ainda são visíveis nas persistentes disparidades de riqueza, rendimentos, saúde, educação e oportunidades”, notou o responsável, no Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas, assinalado a 25 de Março.

Na mesma data, Guterres apelou aos Governos para introduzirem nos currículos escolares as causas, expressões e impactos actuais desse capítulo sangrento da História da Humanidade.

“O empreendimento maligno da Escravatura durou mais de 400 anos. Foi a maior migração forçada sancionada legalmente na história da Humanidade”, sublinhou o líder da ONU, lembrando que “milhões de crianças, mulheres e homens africanos foram sequestrados e traficados através do Atlântico, arrancados das suas famílias e terras natais”, com resultados catastróficos. “As suas comunidades foram dilaceradas, os seus corpos mercantilizados, a sua humanidade negada”, efeito que persiste até hoje, e que o documentário Debaixo do Tapete permite confrontar.

Ao dar nome a alguns dos protagonistas dessas atrocidades, e ao relacionar os seus crimes com a desumanização e racialização das relações no presente, a produção de Catarina Demony – com realização de Carlos Costa – traz alguma humanidade à discussão sobre a Escravatura.

E demonstra como, por vezes, basta sacudir o tapete para desempoeirar o passado.

* Jornalista, militante anti-racista luso-moçambicana.

. .
IN "SETENTA E QUATRO" - 13/04/23.

.



3323.UNIÃO


EUROPEIA


POLUIÇÃO
Parlamento Europeu aprova novas
 medidas para reduzir emissões poluentes



FONTE:   euronews - 18/04/23
 
NR: Novas medidas servem para que o eurodeputados façam o show off do trabalho. As medidas já existentes têm de ser postas em práctica e cumpridas a "27". Juntar mais medidas é jogo de artifício.

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
154-ɗєѕᴄαяᴛєѕ x ѕα̃ᴏ ᴛᴏຕάѕ ɗє αϙᴜɪηᴏ


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
97-HORIZONTES DA MEMÓRIA
97.1-Há Sombra no Pico


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Vicente Oliveira
Andorinhas


The Voicekids 2023 - Prova Cega

.

 .

ē¢ ค́fri¢/12

COSTA DO MARFIM

PROTECÇÃO DAS TARTARUGAS

Combate aos caçadores ilegais



FONTE:  DW Português para África.

 .

4- Ø qµ€ F¡¢ª®ª́ ð¤$ Fµñð¤$ £µ®¤Þ€µ$

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:  ffmspt.

 .

CHEIO DE RAZÃO

Volodчmчr Zelenskчч chαmα russos de "bestαs"


FONTE:  VOA Português

NR: putin é um assassino, torcemos por Lula nas eleições do Brasil, desiludiu-nos na política internacional, um fiasco, mais tarde ou mais cedo vai retratar-se se quiser manter crédito no ocidente, ou então passa a comer com "pauzinhos" e a embalar matrioskas..



Aѕ мαяcαѕ ∂є ѕмαятρнσηєѕ мαιѕ νєη∂ι∂αѕ ησ мυη∂σ

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

𝐑𝐓𝐏 𝟑 𝐌𝐀𝐍𝐈𝐏𝐔𝐋𝐀𝐂̧𝐀̃𝐎 𝐆𝐑𝐎𝐒𝐒𝐄𝐈𝐑𝐀 𝐃𝐄 𝐋𝐄𝐆𝐄𝐍𝐃𝐀𝐒


Título Original: RTP3 MANIPULA LEGENDA PARA CULPAR DIREITA


FONTE:  Miguel Macedo

NO PORTAL DA QUEIXA


Filipe Santos
Filipe Santos apresentou a reclamação
30 de março 2023

Boa noite,
Venho condenar as tradução feita à peça do 3 às 19 de dia 25 de março às 19:28.
Nas declarações do Ministro do Interior Francês, sobre os manifestantes violentos, ele refere que são ativistas black bloc (anarquistas anticapitalistas), de "extrema esquerda" e de "ultra esquerda"... a tradução legendada transforma "esquerda" em "direita" e escreve "extrema direita" e "ultra direita"...                    

NR: Só gostaríamos de  saber quem é o esquerdalho tradutor da RTP, a audição do vídeo não oferece qualquer dúvida.

* Bem haja JVA por nos remeteres esta informação. .

.
3403
Senso d'hoje
JOANA AMARAL DIAS
PSICÓLOGA CLÍNICA
COMENTADORA POLÍTICA
ANA GALVÃO 
INÊS 
LOPES GONÇALVES 
JOANA MARQUES
ENTREVISTAM NA RENASCENÇA
AS TRÊS DA MANHà
O crime é a notícia por
excelência,o resto 
devia ser secundário



DESCULPA,
mas vais ter de perguntar 
Qual o truque para manter o  
 sublime equílibrio entre 
o sotaque de beta e
o discurso de tasca?




FONTE:  Renascença.
.

O Banho da Marmota


.
.

BOM DIA

.
.

BOM DIA

.