25/10/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

NO CUME DA SERRA

NANI NADAIS


FONTE:   4FadoLisbon

.




82-FUTURANDO

Qual a aparência do coronavírus real e
por que estamos perdendo o medo




1:12 Ilustrações do Sars-Cov-2 correspondem à real forma do vírus? Ilustrador científico alerta para imagens com aparência equivocada do coronavírus.

5:16 Por lidarmos com um perigo invisível, somos menos cuidadosos ao nos protegermos contra a covid-19? Ralph Hertwig, do Instituto Max Planck, responde a questão.

7:55 Covid-19: o que ocorre no estágio grave da doença? Veja como nosso sistema imunológico reage à doença.

10:34 Como podemos melhorar nossa memória? Conheça alguns hábitos que contribuem para a saúde mental.

12:49 Exercícios físicos podem interromper ou atrasar a demência? Pesquisadores da Escola Superior de Esporte de Colônia, na Alemanha, obtiveram resultados animadores em seus estudos sobre o tema.

FONTE: DW Brasil

 .

1-Aɴɢolα ɴα̃o deve α Cнιɴα

é тυdo Roυвo

Celeste de Brito

Diretora geral da Ecosoc


FONTE:  VOGA

.



𝐶𝐴𝑉𝐴𝑄𝑈𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑖́𝑏𝑎𝑙
𝔸𝕘𝕠𝕣𝕒 𝕧𝕠𝕔𝕖̂𝕤 𝕥𝕖̂𝕞 𝕦𝕞𝕒 
𝕓𝕒𝕟𝕒𝕟𝕒 𝕞𝕒𝕚𝕠𝕣 𝕖 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕤𝕒𝕓𝕠𝕣𝕠𝕤𝕒 



.
THE GARFIELD SHOW BRASIL

Prevendo o futuro


.


𝐶𝐴𝑉𝐴𝑄𝑈𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑖́𝑏𝑎𝑙
𝕆𝕤 𝕡𝕠𝕝𝕚́𝕥𝕚𝕔𝕠𝕤 𝕟𝕒̃𝕠 𝕡𝕠𝕕𝕖𝕞 𝕚𝕘𝕟𝕠𝕣𝕒𝕣
 𝕒 𝕧𝕠𝕫 𝕕𝕠 𝕡𝕠𝕧𝕠 

.
.
Maria Homem

A mulher do futuro


Maria Homem pensa numa dupla pergunta sobre 1º se a pandemia está sobrecarregando mais as mulheres e elas perderão espaço, como vários estudos apontam ou 2º se, mesmo assim, a revolução feminina seguirá e como ela moldará o século 21. 
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Graduação parcial em Filosofia pela Universidade de São Paulo
.


𝐶𝐴𝑉𝐴𝑄𝑈𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑖́𝑏𝑎𝑙
𝔻𝕖𝕚𝕩𝕖𝕞-𝕟𝕠𝕤 𝕥𝕣𝕒𝕓𝕒𝕝𝕙𝕒𝕣!

.

MARIA DA GRAÇA CARVALHO

 .


 

 

Contratos públicos:uma

defesa para os contribuintes

 Os países precisam urgentemente das verbas do plano de recuperação. Mas não podemos nem devemos encarar a conjuntura atual como um “livre-trânsito” para desmantelar o que levou muito tempo a consolidar.

Todos os anos, as autoridades públicas consagram aos contratos públicos cerca de 14 % do PIB da União Europeia. São cerca de dois biliões de euros, investidos em serviços, obras e fornecimento de produtos.

Este dado, anterior à atual pandemia de COVID-19, já evidencia a dimensão dos valores envolvidos. Mas se pensarmos que os Estados-Membros irão brevemente beneficiar do plano de recuperação Next Generation Europe, e que se estima que 250 mil milhões de euros serão aplicados precisamente através deste tipo de contrato, não restarão dúvidas acerca da importância de se assegurar que os investimentos terão rigor e transparência.

Movidos pela necessidade de responder rapidamente à emergência de saúde causada pelo coronavírus, muitos países europeus, entre os quais Portugal, já abalaram um dos pilares da legislação de contratação pública: o princípio de que deve ser evitado o ajuste direto entre o Estado e os fornecedores.

Fizeram-no para assegurar o abastecimento de máscaras de proteção, medicamentos e dispositivos médicos, como os ventiladores, que poderiam ajudar a combater a pandemia e fazer a diferença entre a vida ou a morte dos doentes graves.

Ninguém afirmará que essas medidas foram desnecessárias. Não havia tempo para agir de outra forma. Contudo, as várias falhas registadas – incluindo na aquisição de lotes de equipamento de qualidade duvidosa ou mesmo inúteis –, só vieram demonstrar que o ajuste direto deve continuar a ser a exceção à regra.

É importante que esse facto esteja bem presente nas cabeças dos nossos governantes, quando se preparam para dispor, com ampla margem de manobra, de um envelope financeiro crucial para combaterem a crise e relançarem as suas economias, sem poderem perder de vista as metas de combate às alterações climáticas, da digitalização, do crescimento do mercado interno, da modernização da indústria, do investimento em ciência e inovação e da qualificação das populações.

Os países precisam urgentemente das verbas do plano de recuperação. E terão de ser tomadas medidas no sentido de agilizar procedimentos, incluindo em matéria de contratação pública. Mas não podemos nem devemos encarar a conjuntura atual como um “livre-trânsito” para desmantelar o que levou muito tempo a consolidar.

A diretiva comunitária da contratação pública (2014/24/EU), é um bom diploma, que inclusivamente já contempla situações mais urgentes, através da possibilidade de se recorrer a um procedimento aberto acelerado. Nesses casos, está previsto que as entidades contratantes possam reduzir o prazo para a submissão de candidaturas a apenas quinze dias.

Esta possibilidade pode ser complementada com medidas destinadas a aliviar a carga burocrática dos procedimentos, como o recurso preferencial à contratação por via digital, através de centrais de compras, ou a adoção de mecanismos que permitam conjugar o recurso às verbas do plano de recuperação com outras fontes de financiamento, comunitárias e nacionais.

Nada disto traduz a necessidade por alguns apregoada de um novo sistema de contratação pública. Pelo contrário: urgente é serem tomadas medidas que assegurem que a diretiva é efetivamente cumprida por todos os Estados-Membros, e que estes se empenhem cada vez mais na prevenção de casos, infelizmente ainda frequentes, de fraude e de desvios acentuados entre o produto ou serviço contratado e aquele que é fornecido.

A contratação pública, sobretudo quando feita de forma transparente, é um mecanismo fundamental para proteger o dinheiro dos contribuintes. Quanto mais fiável for o sistema, melhores propostas surgirão – incluindo das pequenas e médias empresas, muitas vezes “esmagadas” nos procedimentos –, e maior valor acrescentado será retirado pela sociedade.

Fazer chegar o dinheiro à economia é importante. Mas infinitamente mais importante – diria mesmo fundamental – é gastá-lo bem.

 * Eurodeputada

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 23/10/20

.

..


2431.UNIÃO


EUROPEIA
  
PORTUGAL
PORTUGUESES VALENTES
GIRO DE ITÁLIA



Giro histórico para o português João Almeida, que terminou no 4.º lugar, o melhor de sempre na Volta a Itália. O português da Deceuninck–Quick-Step, que durante 15 dias envergou a camisola rosa, foi 4.º no contrarrelógio da última etapa, este domingo, subindo assim uma posição na classificação geral - João Almeida concluiu o Giro, a 2 minutos e 57 segundos do vencedor Tao Geoghegan Hart!   



Ao chegar a Milão e finalizar o Giro, Rúben Guerreiro tornou-se no primeiro ciclista português a conquistar uma camisola de uma Grande Volta (Tour, Giro e Vuelta), mais concretamente a da montanha.

O ciclista da Education First já tinha garantido virtualmente na sexta-feira a liderança desta classificação.     

.


𝐶𝐴𝑉𝐴𝑄𝑈𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑖́𝑏𝑎𝑙
𝕆𝕟𝕥𝕖𝕞 𝕖𝕦 𝕣𝕖𝕡𝕒𝕣𝕒𝕧𝕒 𝕟𝕠 𝕤𝕠𝕣𝕣𝕚𝕤𝕠 𝕕𝕒𝕤 𝕧𝕒𝕔𝕒𝕤.  
𝔼𝕤𝕥𝕒𝕧𝕒𝕞 𝕤𝕒𝕥𝕚𝕤𝕗𝕖𝕚𝕥𝕚́𝕤𝕤𝕚𝕞𝕒𝕤, 𝕠𝕝𝕙𝕒𝕟𝕕𝕠 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕠 
 𝕡𝕒𝕤𝕥𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕔𝕠𝕞𝕖𝕔̧𝕒𝕧𝕒 𝕒 𝕗𝕚𝕔𝕒𝕣 𝕧𝕖𝕣𝕕𝕖𝕛𝕒𝕟𝕥𝕖 


.
.
I-DINASTIAS
4-As famílias que mudaram o mundo




* ATENÇÃO AOS VISITADORES
A legendagem é má e não está síncrona com a locução, mesmo assim decidimos editar esta série por o  seu  conteúdo ser elucidativo e importante. Pedimos paciência para o seu  visionamento


FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.


LII-VISITA GUIADA

Convento de Nossa Senhora
do Bom Sucesso/1

LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝐶𝐴𝑉𝐴𝑄𝑈𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑖́𝑏𝑎𝑙
𝔼𝕤𝕤𝕖 𝕖́ 𝕦𝕞 𝕒𝕤𝕤𝕦𝕟𝕥𝕠 𝕥𝕒𝕓𝕦 


.
.
Salut Salon


.


𝐶𝐴𝑉𝐴𝑄𝑈𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑖́𝑏𝑎𝑙
𝔸𝕔𝕒𝕓𝕒𝕣𝕒𝕞-𝕤𝕖 𝕒𝕤 𝕓𝕠𝕝𝕖𝕚𝕒𝕤, 𝕔𝕒𝕕𝕒 𝕦𝕞 𝕥𝕖𝕞 
𝕕𝕖 𝕒𝕘𝕒𝕣𝕣𝕒𝕣 𝕟𝕒 𝕤𝕦𝕒 𝕓𝕚𝕔𝕚𝕔𝕝𝕖𝕥𝕒 𝕖 𝕡𝕖𝕕𝕒𝕝𝕒𝕣 

.
.
17-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
17.1- 𝓡𝓮𝓼𝓹𝓸𝓷𝓼𝓪𝓫𝓲𝓵𝓲𝓭𝓪𝓭𝓮
𝓮 𝓒𝓾𝓲𝓭𝓪𝓭𝓸
Ricardo Guimarães
Eduardo Mufarej


* Os empresários Ricardo Guimarães e Eduardo Mufarej conversam sobre a ética do cuidado e suas escalas, do nosso entorno e das questões globais, e dos padrões frágeis, neste bate-papo em movimento.
FONTE:Café Filosófico CPFL



𝐶𝐴𝑉𝐴𝑄𝑈𝐼𝑁𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑎𝑛𝑖́𝑏𝑎𝑙
𝔼𝕦 𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕞𝕖 𝕖𝕟𝕘𝕒𝕟𝕠 
𝕖 𝕣𝕒𝕣𝕒𝕞𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕥𝕖𝕟𝕙𝕠 𝕕𝕦́𝕧𝕚𝕕𝕒𝕤 
.
31-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑂 𝑝𝑎𝑝𝑒𝑙 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑖 𝑛𝑜 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜
𝑑𝑎 𝑎𝑚𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜





FONTE:Dra Luciana Herrero


𝕮𝖔𝖒𝖔 𝖈𝖔𝖓𝖘𝖙𝖗𝖚𝖎𝖗

𝖚𝖒𝖆 𝖈𝖆𝖘𝖆 𝖉𝖊 𝖒𝖆𝖉𝖊𝖎𝖗𝖆

𝕮𝖆𝖘𝖆 𝖉𝖊 𝖘𝖔𝖇𝖗𝖊𝖛𝖎𝖛𝖊̂𝖓𝖈𝖎𝖆 𝖋𝖆́𝖈𝖎𝖑


FONTE:  JUNS MAB Architecture tutorial

.

 .

Atrαvessαr α Pαndemıα α dαnçαr


FONTE:  euronews

.

.

FILÉ DE PEIXE FRITO CROCANTE


Divinas Receitas
.

 .

QUEM DIRIA...



.
.

2500
Senso d'hoje
RICARDO
ARAÚJO PEREIRA
HUMORISTA, ESCRITOR
ANÁLISE POLÍTICA 
Isto é Gozar com Quem Trabalha 
18 de outubro



FONTE:  observador
.
.
ANIMAL TV

ANTA
O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE DO BRASIL


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO


.


103-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼 -𝕺 𝖀́𝖑𝖙𝖎𝖒𝖔 𝕿𝖊𝖒𝖕𝖑𝖆́𝖗𝖎𝖔



𝒮𝐼𝒩𝒪𝒫𝒮𝐸:

𝑀𝑜𝑛𝑡𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑜 𝑒 𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑑𝑜𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑎́𝑟𝑖𝑜𝑠, 𝑞𝑢𝑎𝑡𝑟𝑜 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑛𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑐𝑎𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑖𝑛𝑣𝑎𝑑𝑒𝑚 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑒𝑢 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜𝑝𝑜𝑙𝑖𝑡𝑎𝑛𝑜 𝑛𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒 𝑑𝑎 𝑖𝑛𝑎𝑢𝑔𝑢𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑜𝑠𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑠𝑜𝑢𝑟𝑜𝑠 𝑑𝑜 𝑉𝑎𝑡𝑖𝑐𝑎𝑛𝑜, 𝑒 𝑟𝑜𝑢𝑏𝑎𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑠𝑎 𝑝𝑒𝑐̧𝑎 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑒𝑣𝑎𝑙.

𝑂 𝑎𝑐𝑜𝑛𝑡𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑙𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑎𝑔𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝐹𝐵𝐼 𝑅𝑒𝑖𝑙𝑙𝑦 𝑒 𝑎 𝑎𝑟𝑞𝑢𝑒𝑜́𝑙𝑜𝑔𝑎 𝑇𝑒𝑠𝑠 𝐶𝘩𝑎𝑦𝑘𝑖𝑛 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑐𝑜𝑟𝑟𝑖𝑑𝑎 𝑚𝑜𝑟𝑡𝑎𝑙 𝑝𝑜𝑟 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑖𝑛𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠, 𝑒𝑚 𝑏𝑢𝑠𝑐𝑎 𝑑𝑜 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑐𝑎𝑛𝑠𝑜 𝑑𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝑐𝑎̃𝑜 𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑝𝑒𝑟𝑡𝑢𝑟𝑏𝑎𝑑𝑎 𝑣𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒.


𝐸𝐿𝐸𝒩𝒞𝒪:

𝑂𝑚𝑎𝑟 𝑆𝘩𝑎𝑟𝑖𝑓
𝑀𝑖𝑟𝑎 𝑆𝑜𝑟𝑣𝑖𝑛𝑜
𝑉𝑖𝑐𝑡𝑜𝑟 𝐺𝑎𝑟𝑏𝑒𝑟
𝐾𝑒𝑛𝑛𝑒𝑡𝘩 𝑊𝑒𝑙𝑠𝘩
𝑆𝑐𝑜𝑡𝑡 𝐹𝑜𝑙𝑒𝑦


FONTE: Danielle Esteves