27/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
66-ARTE ARRISCADA

TEMBLOR

Interpretação de:
Mariana Bellotto, 
Maia Gullem, 
Adriana Levy, 
Carina Livingston, 
Gabriela Rivalta, 
Andrea Servera, 
Gabriela Tognetti
Música:
Istvan Márta
Direcção e Coreografia
Silvina Szperling




FONTE:  Moi Antonello

.
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/2

2.2-O PORTO DE YANGSHAN



FONTE: Universo do Documentário

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Aprovado por unanimidade ajuste direto
.para ala pediátrica do S. João

O parlamento aprovou hoje por unanimidade a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) que prevê a possibilidade de recurso ao ajuste direto para a construção do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João. 
.
A proposta dos socialistas mereceu o voto favorável de todas as bancadas parlamentares. Já as iniciativas do CDS e do PSD sobre a mesma unidade hospitalar foram rejeitadas.

O documento do PS tem em vista "salvaguardar a célere construção das novas instalações do Centro Pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de São João, E. P. E.".

* Concordamos com  a decisão do parlamento, não sabemos se concordamos com a decisão da escolha.

.
.

7-CONSPIRAÇÃO PECUÁRIA



* Documentário de 2014, com produção de Leonardo di Caprio, Jennifer Davisson e Kip Andersen. A busca por respostas levanta uma questão polémica sobre um grave problema ambiental que destrói a vida humana na Terra. Até que ponto a ganância do homem poderá chegar?


FONTE:  PARE E PENSE

.
.
HOJE NO 
"i"
Gás natural em Portugal está entre
 os mais caros da Europa

Dados do Eurostat revelam que, mesmo com uma das maiores descidas entre os Estados-membros, o preço do gás natural em Portugal continua entre os mais altos

Mesmo registando o segundo maior recuo da União Europeia no preço do gás natural para consumo no primeiro semestre do ano, Portugal continua a ter o terceiro preço mais elevado entre os Estados-membros.
.
Segundo dados do Eurostat, entre janeiro e junho, o custo do gás natural em Portugal é de 0,08 euros por quilowatt, o terceiro mais caro, empatado com a Holanda. A Suécia é o que lidera a lista dos países com gás natural mais caro (0,11 euros por quilowatt), seguido pela Dinamarca (0,09 euros por quilowatt).

Mesmo assim, Portugal registou uma descida dos preços de 1,8% do preço no primeiro semestre do ano em relação ao período homólogo, avança ainda o gabinete estatístico da União Europeia. A maior descida foi registada na Estónia que recuou 4,3% no preço enquanto em terceiro lugar está o Luxemburgo com -1,7%.

Por outro lado a Bulgária lidera a lista dos aumentos dos preços de gás natural, subindo 14,9%, seguida pela Lituânia (9,3%) e pela Holanda (6,8%).


* O preço de assaltante que o governo sanciona. Gás natural incendeia o bolso dos portugueses.

.
.
VII-EXPEDIÇÃO AVENTURA

2- MISSÃO AMÉRICAS
3- RESGATE DE GIGANTES



COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
ONTEM NO 
"A BOLA"
Títulos ninguém mos pode tirar»

Nélson Évora já começou a preparação para a nova temporada, na qual os Mundiais de Doha, no Catar, no final de setembro, são o principal objetivo. O atual campeão europeu do triplo e antigo campeão olímpico e mundial não quis alimentar a polémica com Pedro Pablo Pichardo, de origem cubana e naturalizado, que já poderá representar Portugal no Catar, mas garantiu que recuperar o recorde nacional não é uma preocupação, avança a A BOLA desta segunda-feira.
 .
«É muito mais importante quebrar a barreira dos 18 metros do que propriamente estar a pensar em recuperar o máximo nacional. Os recordes são feitos para ser batidos. Se voltar a ser meu, ficarei extremamente feliz, mas prefiro conquistar títulos para a nossa Nação. Esses, sim, ninguém mos poderá tirar», sublinhou o atleta de 34 anos, que melhorou o máximo nacional de pista coberta para 17,40 m este ano, mas perdeu o absoluto (17,74 m, em 2007) para Pichardo, que saltou a 17,95 em maio. Nos Mundiais de 2019, poderão estar ambos a representar a Seleção.

«Não quero comentar», atirou Évora, que criticara a rápida naturalização do rival do Benfica, o qual também fez comentário polémico quanto ao facto de o leão ter sido campeão europeu na sua ausência, em Berlim, este verão. «Não será um duelo contra Pichardo, mas contra todos os atletas que vão estar no Mundial. Quero sempre ganhar», assumiu o atleta, que ontem esteve num debate no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, promovido pela Adidas.

* Na altura própria criticámos a opinião deste campeoníssimo sobre a naturalização de Pichardo, os atletas nas suas especialidades têm adversários, inimigos não. Boa sorte a ambos e a todos os atletas portugueses.

.

PAULO MATOS

.




Máquina Moral ou 
máquinas sem moral?

Deve um veículo autónomo privilegiar a segurança do condutor ou dos peões?

Já ouviu falar no “trolley problem” (dilema da carruagem nos carris, em tradução livre)?
Basicamente, é um “suponhamos”. Imagine que vê uma carruagem desgovernada num carril que vai matar cinco pessoas que não se conseguirão desviar a tempo e que tem a oportunidade de desviar o veículo para um outro carril, onde irá matar uma pessoa. O que faria? Iria ficar quieto e deixar o destino seguir o seu curso? Iria intervir com o argumento de que sacrificar uma vida humana é menos mau do que sacrificar cinco? E, nesse caso, se fossem cinco desconhecidos versus um amigo ou familiar?

Este dilema levanta questões interessantes sobre ética e moral e recentemente ganhou novo fôlego no mundo da tecnologia quando o MIT desenvolveu um questionário para abordar esta temática no contexto dos carros autónomos. Assim, ao longo de 13 situações, os questionados na Máquina Moral são desafiados a fazer escolhas difíceis perante um cenário de acidente com veículos deste género.
Vamos a exemplos práticos: deve o carro autónomo privilegiar a segurança dos passageiros ou dos peões? A prioridade deve ser a vida de crianças ou de idosos? De homens ou de mulheres? De executivos ou de criminosos? De pessoas ou de animais? De cães ou de gatos?

Nenhuma resposta surge com facilidade, algo que só torna o “trolley problem” mais interessante. Claro que podemos achar que, em termos gerais, algumas soluções são mais óbvias (ou não) que outras – poupar as crianças, privilegiar os humanos em detrimento dos animais… –, mas os resultados do inquérito mostram que essa é uma tendência dos ocidentais. No Médio Oriente, por exemplo, notou-se maior preocupação com os idosos. Além disso, os criminosos também saem prejudicados do inquérito, com muitos participantes a preferirem poupar cães em vez de criminosos (algo que já não acontece com gatos).

Também não estou a ver os fabricantes de automóveis a instruírem um carro autónomo para poupar a vida de um peão em troca da de um passageiro. Portanto, fará sentido questionar se os carros autónomos deverão ter sequer alguma espécie de moral nos seus algoritmos? Irá a regulamentação obrigar a algo do género? Terá essa regulamentação de ser diferente consoante a zona do globo onde estamos?

Parece-me incontestável que a condução autónoma vai reduzir em muito a mortalidade rodoviária, mas parece-me igualmente incontestável que as falhas ou opções tomadas por estes veículos irão ser muitíssimo mais escrutinadas do que os disparates que vemos constantemente nas estradas. Talvez o melhor seja não fazer grande coisa para evitar entrar em terrenos de moral dúbia. Menos é mais?

IN "EXAME INFORMÁTICA"
09/11/18

.
.


1742.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Santo António 
é o melhor hospital pela quinta vez

O Centro Hospitalar e Universitário do Porto, do qual faz parte o Hospital de Santo António, foi pela quinta vez consecutiva considerado o melhor entre os grandes hospitais do país.​​​​​​ As parcerias público-privadas de Cascais e de Braga também se destacaram nesta edição dos prémios "Top 5 - A Excelência dos Hospitais Portugueses".

Os prémios atribuídos pela empresa de benchmarking clínico IASIST, esta tarde de terça-feira numa cerimónia em Lisboa, têm a chancela do Ministério da Saúde e distinguem a qualidade e eficiência dos hospitais públicos. A avaliação incidiu sobre mais de 800 mil processos clínicos de doentes que tiveram alta hospitalar em 2017.
 .
Num total de dez prémios, cinco foram arrecadados por hospitais da região Norte, três por um hospital de Lisboa e Vale do Tejo e dois por hospitais da região Centro.

"Ao longo dos anos, o Norte tem assumido um protagonismo grande nestes prémios. Este ano, a força do Norte mantém-se, mas também temos hospitais do Centro e do Sul distinguidos", referiu, ao JN, Manuel Delgado, diretor-geral da IASIST Portugal e ex- secretário de Estado da Saúde do atual Governo.

O Centro Hospitalar do Porto voltou a conquistar o primeiro lugar no grupo dos maiores hospitais (E), para o qual estavam também nomeados o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e o Centro Hospitalar Universitário de São João.

No Norte, além de um pentacampeão, há também um tetracampeão. O Hospital de Braga, gerido em regime de parceria público-privada (PPP) pelo grupo José de Mello Saúde, arrebatou novamente o prémio do grupo D (hospitais de média- grande dimensão), feito que já havia conseguido em 2015, 2016 e 2017. Neste grupo, os outros finalistas eram os centros hospitalares de Vila Nova de Gaia/ Espinho e Tondela -Viseu.

No grupo dos hospitais de média dimensão (C), o vencedor foi o Hospital de Cascais, PPP do grupo Lusíadas Saúde, que, nesta edição, leva para casa mais dois galardões (área clínica respiratória e área clínica coração). Para este grupo estavam nomeados o Hospital Beatriz Ângelo (Loures) e o Centro Hospitalar de Leiria.

Entre os hospitais de pequena dimensão (grupo B), ganhou o Hospital Distrital da Figueira da Foz contra os finalistas Hospital de Santa Maria Maior, em Barcelos, e Hospital de Vila de Franca de Xira.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Minho foi a vencedora no grupo das ULS, onde figuravam também a de Matosinhos e a do Litoral Alentejano.

Pela primeira vez, os prémios IASIST distinguiram os melhores hospitais nas patologias respiratória e cardíaca, duas áreas importantes em termos de carga de doença e mortalidade, como explicou Manuel Delgado.

Na área clínica das doenças respiratórias, na qual são analisados indicadores de qualidade e eficiência, bem como os procedimentos clínicos mais adequados em patologias como o cancro do pulmão e as pneumonias, venceram o Hospital de Cascais e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A avaliação dos hospitais no tratamento de doenças do coração como o Enfarto Agudo do Miocárdio, as arritmias e a insuficiência cardíaca, resultou em prémios para o Hospital de Cascais, Hospital de Braga e para o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho.

No total, as PPP de Cascais e de Braga arrecadaram cinco prémios. "É verdade que as parcerias público-privadas têm alguma vantagem competitiva em relação aos outros hospitais nas questões de eficiência de recursos humanos, porque tem um modelo de gestão mais flexível. Mas em termos de qualidade de cuidados não há diferenças para os outros hospitais", sustentou Manuel Delgado.

Para atribuir os prémios, a IASIST fez uma análise de mais de 800 mil processos clínicos (sob anonimato) dos doentes saídos em 2017. Nesses registos são avaliados indicadores de eficiência, nomeadamente o tempo de internamento antes e depois de uma cirurgia, a possibilidade de uma cirurgia de ambulatório, e indicadores de qualidade como a mortalidade, as complicações e readmissões. No campo das complicações, "a maioria tem a ver com infeções associadas a cuidados de saúde", realçou Manuel Delgado.

A estas dimensões acresce a dos custos: custo por doente padrão e a relação entre médico e doente padrão, bem como o número de enfermeiros por doente padrão.

Na avaliação das áreas clínicas do coração e das doenças respiratórias aos indicadores anteriormente descritos foram somados um conjunto de procedimentos considerados adequados para cada uma das doenças.

A IASIST é uma empresa que se dedica, em diversos países do mundo, à realização de estudos de benchmarking clínico nas diversas áreas prestadoras de cuidados de saúde (Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Hospitalares, Reabilitação e Cuidados Continuados). Em Portugal, os prémios IASIST foram instituídos em 2014.

*  Esta classificação não é por acaso, parabéns.

.
.
209-BEBERICANDO


COMO FAZER
 GIN SAFADÃO

.
.
3-LENDAS DA CIÊNCIA
3.1-CURAR



FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Há mais famílias a não pagar o crédito
 à habitação e ao consumo

No total das famílias com empréstimos, 11,3% estavam em situação de incumprimento em outubro, face a 11% no mês de setembro.

O número de famílias incapaz de pagar o seu crédito à habitação subiu ligeiramente em outubro, face ao mês anterior, o mesmo acontecendo com o crédito ao consumo, evidenciado uma inversão da tendência de descida do incumprimento que se vinha a registar. No total das famílias com empréstimos, 11,3% estavam em situação de incumprimento em outubro, face a 11% no mês de setembro, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.
.
Das famílias com crédito à habitação, 4,7% não conseguem cumprir o pagamento do empréstimo, um aumento de 0,1 pontos percentuais face ao mês de setembro.

Também no crédito ao consumo se regista um agravamento do malparado nas famílias. Em outubro, 12,1% das famílias estão em falta com o pagamento do crédito, mais 0,3 pontos percentuais do que em setembro. 

Os valores são, contudo, inferiores ao nível de incumprimento registado um ano antes. Em termos de saldo em dívida, o rácio de crédito vencido manteve-se em 3,8% em outubro. Quanto aos empréstimos concedidos pelos bancos a famílias, registaram uma taxa de variação homóloga de 0,8%. No crédito ao consumo, a taxa situou-se em 7,4% em outubro, face a 7,3% em setembro e 4,9% no mês homólogo de 2017. 

Na habitação, a taxa manteve-se em -0,9%, em termos mensais, mas subiu comparando com os -1,7% em outubro de 2017. O saldo de empréstimos às famílias desceu para 124.305 milhões de euros, de 124.365 milhões de euros um mês antes. Na habitação, o saldo de crédito concedido caiu para 97.986 milhões de euros de 98.098 milhões de euros. No consumo, o saldo aumentou para 26.319 milhões de euros de 26.267 milhões de euros.

* Não há um governo que tenha coragem de travar o crédito ao consumo, os de Cavaco Silva foram os mais estimuladores de despesismo.

.
.
The Voice Portugal/18
Gabriel Gomes


“Georgia On My Mind”

.
.

HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Recolha de alimentos para bancos alimentares começa este fim de semana

Os bancos alimentares contra a fome vão começar este fim de semana a recolher alimentos em mais de dois mil supermercados e hipermercados do país, anunciou a federação que os congrega.
 .
Nos pontos de recolha estarão nos dias 01 e 02 de dezembro, cerca de 42 mil voluntários identificados e a campanha de recolha de bens prolonga-se até 09 de dezembro, mas na Internet.
Quem quiser contribuir pode aceitar um saco do Banco Alimentar e durante as compras escolher produtos, de preferência não perecíveis, para doar.

Em alternativa, podem comprar-se vales de produtos, que estarão nas caixas das lojas até 09 de dezembro.

Pela Internet, funcionará até dia 09 um portal de doações, acessível em www.alimentestideia.pt.
Refira-se que em São Miguel, serão 44 os postos de recolha espalhados por toda a ilha, para além da sede do Banco Alimentar Contra a Fome de São Miguel que, ao longo destes dias, estará também de portas abertas para receber quem se queira juntar a esta causa, que é de todos, com as suas doações.

Em 2017, foram recolhidas 22.866 toneladas de alimentos, no valor de cerca de 32 milhões de euros, que ajudaram 2.600 instituições e cerca de 400.000 pessoas.

* ALIMENTE ESTA IDEIA.

.
.

XVIII-TABU


BRASIL


1.  PRECONCEITO




* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores. 

.
.

A protecção da cortiça e dos sobreiros
 face às alterações climáticas




FONTE:  euronews
.
.
Módulo espacial da Nasa aterra
 com sucesso em Marte



FONTE:  EFE BRASIL

.
.
BRASIL
O comportamento na estrada  
na década de 70 





FONTE:  Michel Betto


.
.

DANADAS/1














.
.


1805
Senso d'hoje
DIOGO BATAGUAS
RADIALISTA
STAND UP COMEDIAN
IRA - REPORTAGEM TVI 



FONTE: Diogo Bataguas


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
Lontras e Ariranhas


.
.

BOM DIA


.
.


73-CINEMA
FORA "D'ORAS"
III-OS IMORTAIS




SINOPSE
Todos os anos, quatro ex-comandos da guerra colonial reúnem-se para comemorar os feitos da guerra e manter o grupo unido. São os imortais - sobreviventes de uma guerra que lhes deixou marcas e os impede de ter uma vida normal. Fartos da pasmaceira do país, decidem assaltar um banco.

ELENCO 
Joaquim de Almeida... Roberto Alua 
Emmanuelle Seigner... Madeleine Durand 
Nicolau Breyner... Joaquim Malarranha 
 Rogério Samora... Horácio Lobo 
Rui Unas... Vítor Pratas 
Filipe Duarte... Abel Cavaco 
Joaquim Nicolau... Sérgio Mano 
Paula Mora... Filó 
Ana Padrão... Sara 
Alexandra Lencastre... Maria Antónia 
Maria Rueff...Severina 
João D'Ávila...Padre

Realização António-Pedro Vasconcelos 
Produção Jani Thiltges 
Argumento António-Pedro Vasconcelos, António Tavares Teles, Claire Downs, Vicente Alves do Ó


FONTE:  LOC_ligligle

NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.