09/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

172-FUTURANDO

Super vulcão na Itália
precisamos de nos preocupar? /2



FONTE:DW Brasil

 .

ኗልክል

DANIEL TEYE
O arquitecto que dá vida a espaços rurais


FONTE:  DW Português para áfrica.

.
MAIJA


École des Nouvelles Images .
.
Ciência Viva
Vulcões/1



Watch It! - Reportagens e Documentários
.

RUTE AGULHAS

 .



Diferentes irmãos,
diferentes regimes de
férias com os pais

As crianças cujos pais estão separados ou divorciados podem dividir o seu tempo de férias de formas muito diversas, dependendo da sua idade e nível de desenvolvimento e, também, do local de residência de cada um dos pais e restantes elementos da sua família. A forma como a divisão do tempo deve ser pensada foi já abordada anteriormente, pelo que nos debruçamos hoje sobre a possibilidade de os irmãos terem regimes de férias diferentes.

Sabemos que, em função da idade, as crianças têm níveis de desenvolvimento e maturidade muito diferentes, que as colocam em patamares distintos no que respeita às necessidades de convívio com cada um dos pais.

Mesmo em tempo de férias, os bebés e as crianças mais novas devem conviver de forma mais regular e frequente com cada um dos pais, pois a sua noção de tempo é ainda muito limitada. Já as crianças em idade escolar têm uma noção de tempo mais ampla e, de uma forma geral, lidam bem com períodos de separação mais longos (p. ex., uma semana ou mesmo duas). Por seu turno, os adolescentes, cujo funcionamento cognitivo, à partida, permite períodos de tempo mais prolongados, estão acima de tudo centrados nos seus pares, e não no tempo passado com os pais.

Significa isto que, dentro de uma mesma fratria, revela-se por vezes necessário um exercício de ajustamento às diferentes necessidades das crianças em causa. O que, na prática, significa que os vários irmãos possam ter regimes um pouco diferentes.

Muitos pais (e também profissionais) reagem com alguma estupefação perante esta possibilidade, sublinhando que "os irmão têm de estar sempre juntos". Mas não têm. Se os irmãos mantiverem relações distintas com cada um dos pais (podendo existir relações afetivas ou mesmo resistências diferentes), e o seu nível de desenvolvimento ditar necessidades específicas, pois isso deve ser tido em conta na hora de determinar quantos dias passam com cada um dos pais e como serão feitas essas transições.

As crianças precisam de pais flexíveis que consigam descentrar-se de si mesmos e daquelas que são as suas necessidades. Pode ser necessário fazer mais viagens em férias para assegurar que uma criança pequena não está tantos dias seguidos sem conviver com o outro progenitor. Da mesma maneira que, para um jovem, pode ser especialmente importante passar algum tempo de férias com os amigos, e não com um dos pais.

Diferentes irmãos podem ter regimes de férias distintos e isso não tem de ser, em si mesmo, um problema. Significa apenas que os adultos estão a ser capazes de olhar para cada criança reconhecendo a sua individualidade e necessidades, que são únicas.

* Psicóloga clínica e forense, terapeuta familiar e de casal

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 06/07/23.

 .

 

3401.UNIÃO

EUROPEIA

ESPANHA

FESTAS DE SAN FERMIN
PAMPLONA
 
MEJORES MOMENTOS 
del PRIMER ENCIERRO
.


MEJORES MOMENTOS 
del SEGUNDO ENCIERRO 
.

FONTE: RTVE -07 e 08/07/23

putin  HUYLO

putin é um canalha.

 .

POBRES DE NÓS
2.Uɱɑ ɦistσ́ɾiɑ ɑƞiɱɑɗɑ ɗɑ pσbɾezɑ
𝐏𝐎𝐑 𝐐𝐔𝐄 POBREZA?

 
 (CONTINUA DOMINGO PRÓXIMO)

FONTE: THE WHY - SETEMBRO 2013

NR: Este documentário está a fazer 10 anos e neste tempo aumentaram os pobres, algumas alusões estão compreensivelmente datadas. Não feche os olhos, não finja que não é consigo, veja o vídeo na íntegra e arrependa-se de ser indiferente....
.
CVII - VISITA GUIADA

Rosa Ramalho/1

Barcelos - PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
Tariq Harb
Toccata and Fugue, BWV 565


Johann Sebastian Bach

.
.

42-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
42.6- 𝓤𝓶 𝓶𝓾𝓷𝓭𝓸 𝓼𝓮𝓶 𝓪𝓬̧𝓸̃𝓮𝓼 𝓭𝓮𝓼𝓲𝓷𝓽𝓮𝓻𝓮𝓼𝓼𝓪𝓭𝓪𝓼
𝓗𝓸𝓶𝓮𝓻𝓸 𝓢𝓪𝓷𝓽𝓲𝓪𝓰𝓸



FONTE: Café Filosófico CPFL


172-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐷𝑖𝑧𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎 𝑚𝑖𝑚𝑎𝑟 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑏𝑒𝑏𝑒́


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

Robôs αfırmαm que poderα̃o dırıgır o mundo melhor que humαnos


FONTE:  AFP Português

NR: No que toca a Portugal não temos dúvidas que um grupo de 12 robôs no parlamento trabalharia com mais eficácia que os indivíduos do grupo de extrema direita que lá tem assento..

 .

𝗢 𝗺𝗮𝗽𝗮 𝗱𝗮 𝗴𝘂𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗻𝗼𝘀 𝟱𝟬𝟬 𝗱𝗶𝗮𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗮 𝗶𝗻𝘃𝗮𝘀𝗮̃𝗼 𝗿𝘂𝘀𝘀𝗮 𝗱𝗮 𝗨𝗰𝗿𝗮̂𝗻𝗶𝗮


FONTE:  Euronews.

.

Lasanha de Atum


  Momentos Doces e Salgados
.

 .

 EURÁBIA NÃO!


 * Bem haja JVA por este vídeo tão esclarecedor.

𝖭𝖱: 𝖲𝖾𝗋-𝗌𝖾 𝗍𝗈𝗅𝖾𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝖾 𝗌𝗈𝗅𝗂𝖽𝖺́𝗋𝗂𝗈 𝗇𝖺̃𝗈 𝗌𝗂𝗀𝗇𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺 𝗌𝖾𝗋-𝗌𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗆𝗂𝗌𝗌𝗂𝗏𝗈. 𝖠 𝖻𝖺𝗅𝖽𝖺, 𝗈 𝖿𝖺𝗅𝗌𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝗈 𝖽𝗈𝗌 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝗈𝗌 𝗁𝗎𝗆𝖺𝗇𝗈𝗌 𝗉𝗈𝗋 𝗉𝖺𝗋𝗍𝖾 𝖽𝗈𝗌 𝖽𝗂𝗋𝗂𝗀𝖾𝗇𝗍𝖾𝗌 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗎𝗌 𝗍𝗈𝗋𝗇𝖺-𝗈𝗌 𝗋𝖾𝗌𝗉𝗈𝗇𝗌𝖺́𝗏𝖾𝗂𝗌 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝗂𝗇𝗏𝖺𝗌𝖺̃𝗈 𝗆𝗎𝖼̧𝗎𝗅𝗆𝖺𝗇𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝖺 𝖺 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺 𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗂𝗆𝗉𝗈𝗋 𝖺 𝗌𝗎𝖺. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝖽𝗆𝗂𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗆 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾𝗌 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺𝗌 𝗁𝖺𝗃𝖺 𝖻𝖺𝗂𝗋𝗋𝗈𝗌 𝗈𝗇𝖽𝖾 𝗌𝗈́ 𝖺 𝗉𝗈𝗅𝗂́𝖼𝗂𝖺 𝖿𝗈𝗋𝗍𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖺𝗋𝗆𝖺𝖽𝖺 𝗉𝗈𝖽𝖾 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖺𝗋. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗌𝖾 𝖺𝖽𝗆𝗂𝗍𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝖾 𝖺𝗍𝗋𝗂𝖻𝗎𝖺 𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖺𝗇𝗂𝖺 𝖺 𝗂𝗇𝖽𝗂𝗏𝗂́𝖽𝗎𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺̃𝗈 𝗈𝖻𝖾𝖽𝖾𝖼𝖾𝗆 𝖺̀𝗌 𝗅𝖾𝗂𝗌 𝗇𝖺𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗂𝗌 𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗂́𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗈𝗌 𝖺𝖼𝗈𝗅𝗁𝖾, 𝗍𝖾𝗆 𝖽𝖾 𝖼𝗈𝗋𝗋𝖾𝗋 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖽𝗂𝗇𝗁𝖾𝗂𝗋𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗂𝗌𝗍𝗈 𝖺𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝖼̧𝖺. 𝖭𝖺̃𝗈 𝗌𝗈𝗆𝗈𝗌 𝗑𝖾𝗇𝗈́𝖿𝗈𝖻𝗈𝗌 𝗇𝖾𝗆 𝗋𝖺𝖼𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌 𝗆𝖺𝗌 𝗊𝗎𝖾𝗆 𝖾𝗇𝗍𝗋𝖺 𝗇𝖺 𝖤𝗎𝗋𝗈𝗉𝖺 𝗍𝖾𝗆 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝖺𝗋 𝗏𝖺𝗅𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗎𝗌, 𝗈𝗌 𝖼𝖺𝖻𝗈𝗍𝗂𝗇𝗈𝗌 𝖽𝖺 𝖾𝗑𝗍𝗋𝖾𝗆𝖺 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗂𝗍𝖺 𝖾𝗎𝗋𝗈𝗉𝖾𝗂𝖺 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗇𝖺̃𝗈 𝗈𝗌 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝖺𝗆 𝖾 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗍𝖾̂𝗆 𝖽𝖾 𝗌𝖾𝗋 𝗍𝗋𝖺𝗍𝖺𝖽𝗈𝗌 𝖽𝖾 𝗆𝖺𝗇𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗂𝗀𝗎𝖺𝗅, .

.

3484
Senso d'hoje
LETÍCIA MORI
JORNALISTA BRASILEIRA
NA BBC NO BRASIL
Traficantes evangélicos: 
a religião na briga por 
territórios no Rio 
“narcopentecostalismo”




FONTE:  BBC News Brasil - 02/07/23 
.

Planeta Aves

TIRIBA-DO-PARANÃ


Planeta Aves
.
.
BOM DOMINGO

.