29/03/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

.


193-SUBTILEZAS

A PSICOLOGIA DO ARREPENDIMENTO


RESUMO ANIMADO


FONTE:Minutos Psíquicos
.
7-ACHTERLAND
 COREOGRAFIA DE 
ANNE TERESA DE KEERSMAEKER


ÚLTIMO EPISÓDIO 


Achterland, filmé par le chorégraphe flamand Anne Teresa De Keersmaeker, est une nouvelle manifestation de son intérêt pour les différences entre hommes et femmes. Elle se concentre sur la diversité et la multiplicité du concept de la féminité. Dans Achterland, la chorégraphe fait appel pour la première fois à des musiciens qui, en plus de jouer en direct, prennent également part au jeu théâtral. Des caractéristiques récurrentes de son travail peuvent être observées dans sa chorégraphie: références à des travaux antérieurs, mouvements maintenus jusqu’à la limite de l’endurance, répétitions, courses en rond rapide, ainsi que les rencontres intenses entre hommes et femmes.

FONTE: Carloes Hreis

.

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/326
QUAL É O NÚMERO QUE FOI APAGADO?
Consegue resolver este desafio?



FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio

.


LIII- MEGA MÁQUINAS
6-Escavadoras de Diamantes

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:shivaka1


PEDRO FONTES FALCÃO

 .




Voltaremos ao “small is beautiful” 

no mundo A.P.?


Será que, como uma das tendências identificadas num recente artigo do Economist, as grandes corporações serão lembradas no futuro como "enormes mamutes de 1980-2020 em extinção"?

𝑬𝒎 𝟏𝟗𝟕𝟑, 𝑬𝒓𝒏𝒔𝒕 𝑭𝒓𝒊𝒆𝒅𝒓𝒊𝒄𝒉 𝑺𝒄𝒉𝒖𝒎𝒂𝒄𝒉𝒆𝒓 𝒆𝒔𝒄𝒓𝒆𝒗𝒆𝒖 "𝑺𝒎𝒂𝒍𝒍 𝒊𝒔 𝒃𝒆𝒂𝒖𝒕𝒊𝒇𝒖𝒍: 𝑨 𝒔𝒕𝒖𝒅𝒚 𝒐𝒇 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒄𝒔 𝒂𝒔 𝒊𝒇 𝒑𝒆𝒐𝒑𝒍𝒆 𝒎𝒂𝒕𝒕𝒆𝒓𝒆𝒅", 𝒖𝒎𝒂 𝒄𝒐𝒍𝒆𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒆𝒏𝒔𝒂𝒊𝒐𝒔, 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒆𝒎 𝒔𝒊𝒅𝒐 𝒊𝒏𝒕𝒆𝒓𝒑𝒓𝒆𝒕𝒂𝒅𝒂 𝒑𝒐𝒓 𝒗𝒂́𝒓𝒊𝒂𝒔 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂𝒔, 𝒅𝒆𝒔𝒅𝒆 𝒂 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒂̀ 𝒑𝒐𝒍𝒊́𝒕𝒊𝒄𝒂. 𝑬𝒔𝒕𝒂 𝒓𝒆𝒔𝒖𝒍𝒕𝒐𝒖 𝒅𝒆 𝒖𝒎𝒂 𝒓𝒆𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆𝒍𝒆 𝒂̀ 𝒅𝒊𝒔𝒔𝒆𝒎𝒊𝒏𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐𝒔 𝒎𝒆́𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒆𝒎 𝒎𝒂𝒔𝒔𝒂, 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒆𝒓𝒎𝒊𝒕𝒊𝒂 𝒖𝒎𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒗𝒆𝒛 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒃𝒂𝒓𝒂𝒕𝒂 𝒅𝒆 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒕𝒐𝒔, 𝒂𝒍𝒂𝒗𝒂𝒏𝒄𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒑𝒐𝒓 𝒖𝒎𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓 𝒉𝒂𝒓𝒎𝒐𝒏𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒖𝒎𝒐 𝒑𝒐𝒓 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐. 𝑬𝒎𝒑𝒓𝒆𝒔𝒂𝒔 𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒗𝒆𝒛 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒆 𝒎𝒆𝒓𝒄𝒂𝒅𝒐𝒔 𝒄𝒂𝒅𝒂 𝒗𝒆𝒛 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒂𝒎𝒑𝒍𝒐𝒔 𝒍𝒆𝒗𝒂𝒗𝒂𝒎 𝒂 𝒖𝒎𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒖𝒎𝒂𝒏𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐 𝒆 𝒅𝒐 𝒔𝒊𝒔𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐́𝒎𝒊𝒄𝒐. 𝑶 𝒒𝒖𝒆 𝒆𝒍𝒆 𝒔𝒖𝒈𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒆𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒆𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒆𝒔𝒕𝒊𝒗𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒄𝒆𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 𝒏𝒂𝒔 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂𝒔, 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒊𝒔𝒔𝒐 𝒑𝒐𝒔𝒔𝒊𝒃𝒊𝒍𝒊𝒕𝒂𝒓𝒊𝒂 𝒂 𝒔𝒖𝒔𝒕𝒆𝒏𝒕𝒂𝒃𝒊𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒂𝒎𝒃𝒊𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍 𝒆 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂. 𝑬𝒔𝒕𝒆 𝒆𝒓𝒂 𝒂 𝒃𝒂𝒔𝒆 𝒅𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒓𝒂𝒄𝒊𝒐𝒄𝒊́𝒏𝒊𝒐.

𝑵𝒂 𝒑𝒓𝒂́𝒕𝒊𝒄𝒂, 𝒇𝒐𝒊 𝒖𝒎 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐, 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒗𝒂́𝒓𝒊𝒐𝒔, 𝒒𝒖𝒆 𝒍𝒆𝒗𝒐𝒖 𝒂̀ 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒔𝒔𝒂̃𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝒗𝒂𝒏𝒕𝒂𝒈𝒆𝒏𝒔 𝒆 𝒅𝒆𝒔𝒗𝒂𝒏𝒕𝒂𝒈𝒆𝒏𝒔 𝒅𝒂 𝒈𝒍𝒐𝒃𝒂𝒍𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐, 𝒆 𝒅𝒐 𝒎𝒐𝒅𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒆𝒔𝒕𝒂 𝒅𝒆𝒗𝒆𝒓𝒊𝒂 𝒔𝒆𝒓 𝒇𝒆𝒊𝒕𝒂.

𝑶 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐, 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆𝒕𝒂𝒏𝒕𝒐, 𝒆𝒗𝒐𝒍𝒖𝒊𝒖 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐, 𝒑𝒓𝒆𝒔𝒖𝒎𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝑺𝒄𝒉𝒖𝒎𝒂𝒄𝒉𝒆𝒓 𝒆𝒔𝒑𝒆𝒓𝒂𝒓𝒊𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒖𝒎𝒂𝒏𝒊𝒛𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒇𝒐𝒔𝒔𝒆 𝒂𝒕𝒖𝒂𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒃𝒓𝒖𝒕𝒂𝒍, 𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒂̃𝒐 𝒂𝒄𝒐𝒏𝒕𝒆𝒄𝒆𝒖, 𝒎𝒂𝒔 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎 𝒏𝒂̃𝒐 𝒒𝒖𝒆𝒓 𝒅𝒊𝒛𝒆𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒐 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒕𝒆𝒋𝒂 𝒑𝒆𝒓𝒇𝒆𝒊𝒕𝒐.

𝑨𝒐 𝒇𝒊𝒎 𝒅𝒐 𝒂𝒏𝒐 𝟏 𝑨.𝑷. (𝑨𝒑𝒐́𝒔 𝒂 𝑷𝒂𝒏𝒅𝒆𝒎𝒊𝒂), 𝒄𝒐𝒎𝒆𝒄̧𝒂𝒎-𝒔𝒆 𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒖𝒕𝒊𝒓 𝒕𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒆𝒓𝒂́ 𝒒𝒖𝒆 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒎 𝒍𝒆𝒗𝒂𝒓 𝒂𝒐 "𝒔𝒎𝒂𝒍𝒍 𝒊𝒔 𝒃𝒆𝒂𝒕𝒖𝒕𝒊𝒇𝒖𝒍" (𝒆𝒎𝒃𝒐𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝒑𝒆𝒓𝒔𝒑𝒆𝒕𝒊𝒗𝒂𝒔 𝒂𝒍𝒈𝒐 𝒅𝒊𝒇𝒆𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝑺𝒄𝒉𝒖𝒎𝒂𝒄𝒉𝒆𝒓)?

𝑼𝒎 𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒆́ 𝒂 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒆 𝒊𝒏𝒅𝒆𝒑𝒆𝒏𝒅𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒄𝒆𝒓𝒕𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒕𝒐𝒔 𝒆𝒔𝒔𝒆𝒏𝒄𝒊𝒂𝒊𝒔, 𝒅𝒆𝒔𝒅𝒆 𝒃𝒆𝒏𝒔 𝒂𝒍𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒓𝒆𝒔 𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒕𝒐𝒔 𝒂 𝒕𝒆𝒄𝒏𝒐𝒍𝒐́𝒈𝒊𝒄𝒐𝒔 (𝒅𝒆 𝒓𝒆𝒇𝒆𝒓𝒊𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝑬𝒖𝒓𝒐𝒑𝒂 𝒇𝒂𝒛 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒃𝒆𝒎 𝒆𝒎 𝒂𝒑𝒐𝒔𝒕𝒂𝒓 𝒏𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒆 𝒔𝒆𝒎𝒊𝒄𝒐𝒏𝒅𝒖𝒕𝒐𝒓𝒆𝒔, 𝒕𝒐𝒓𝒏𝒂𝒏𝒅𝒐-𝒔𝒆 𝒖𝒎 𝒑𝒍𝒂𝒚𝒆𝒓 𝒎𝒖𝒏𝒅𝒊𝒂𝒍 𝒓𝒆𝒍𝒆𝒗𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒕𝒆́ 𝟐𝟎𝟑𝟎).

𝑶𝒖𝒕𝒓𝒐 𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒆́ 𝒂 𝒎𝒐𝒃𝒊𝒍𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒔𝒖𝒔𝒕𝒆𝒏𝒕𝒂́𝒗𝒆𝒍, 𝒄𝒐𝒎 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒆𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒐 "𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒑𝒂𝒄𝒕𝒂𝒔" 𝒐𝒖 "𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝟏𝟓 𝒎𝒊𝒏𝒖𝒕𝒐𝒔", 𝒒𝒖𝒆 𝑪𝒂𝒓𝒍𝒐𝒔 𝑴𝒐𝒆𝒅𝒂𝒔 𝒓𝒆𝒄𝒆𝒏𝒕𝒆𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒃𝒐𝒓𝒅𝒐𝒖 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒇𝒂𝒍𝒂𝒗𝒂 𝒔𝒐𝒃𝒓𝒆 𝑳𝒊𝒔𝒃𝒐𝒂, 𝒒𝒖𝒆 𝒍𝒆𝒗𝒂𝒓𝒂̃𝒐 𝒂 𝒏𝒆𝒈𝒐́𝒄𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒎𝒆𝒏𝒐𝒓 𝒆𝒔𝒄𝒂𝒍𝒂 𝒆 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒙𝒊𝒎𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆.

𝑬, 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔, 𝒐 𝒕𝒆𝒎𝒂 𝒍𝒆𝒗𝒂𝒏𝒕𝒂𝒅𝒐 𝒑𝒐𝒓 𝑺𝒄𝒉𝒖𝒎𝒂𝒄𝒉𝒆𝒓 𝒅𝒆 𝒏𝒐𝒔 𝒗𝒐𝒍𝒕𝒂𝒓𝒎𝒐𝒔 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒂 𝒆𝒔𝒄𝒂𝒍𝒂 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂, 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒖𝒓𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒔𝒂𝒕𝒊𝒔𝒇𝒂𝒛𝒆𝒓 𝒅𝒆 𝒇𝒐𝒓𝒎𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒄𝒖𝒔𝒕𝒐𝒎𝒊𝒛𝒂𝒅𝒂 𝒂𝒔 𝒏𝒆𝒄𝒆𝒔𝒔𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂𝒔 𝒆 𝒊𝒏𝒄𝒆𝒏𝒕𝒊𝒗𝒂𝒓 𝒎𝒆𝒍𝒉𝒐𝒓𝒆𝒔 𝒓𝒆𝒍𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒂𝒔, 𝒎𝒊𝒏𝒊𝒎𝒊𝒛𝒂𝒏𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒃𝒍𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝒔𝒂𝒖́𝒅𝒆 𝒎𝒆𝒏𝒕𝒂𝒍, 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒍𝒊𝒂́𝒔 𝑺𝒄𝒉𝒖𝒎𝒂𝒄𝒉𝒆𝒓 𝒋𝒂́ 𝒂𝒍𝒆𝒓𝒕𝒂𝒗𝒂, 𝒏𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒄𝒖𝒓𝒂 𝒅𝒆 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓 𝒇𝒆𝒍𝒊𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔.

𝑺𝒆𝒓𝒂́ 𝒒𝒖𝒆, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒖𝒎𝒂 𝒅𝒂𝒔 𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂𝒔 𝒊𝒅𝒆𝒏𝒕𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒏𝒖𝒎 𝒓𝒆𝒄𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒂𝒓𝒕𝒊𝒈𝒐 𝒅𝒐 𝑬𝒄𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒔𝒕, 𝒂𝒔 𝒈𝒓𝒂𝒏𝒅𝒆𝒔 𝒄𝒐𝒓𝒑𝒐𝒓𝒂𝒄̧𝒐̃𝒆𝒔 𝒔𝒆𝒓𝒂̃𝒐 𝒍𝒆𝒎𝒃𝒓𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒏𝒐 𝒇𝒖𝒕𝒖𝒓𝒐 𝒄𝒐𝒎𝒐 "𝒆𝒏𝒐𝒓𝒎𝒆𝒔 𝒎𝒂𝒎𝒖𝒕𝒆𝒔 𝒅𝒆 𝟏𝟗𝟖𝟎-𝟐𝟎𝟐𝟎 𝒆𝒎 𝒆𝒙𝒕𝒊𝒏𝒄̧𝒂̃𝒐"?

𝑺𝒆 𝒂 𝒕𝒆𝒏𝒅𝒆̂𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒔𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒓𝒆𝒕𝒊𝒛𝒂𝒓, 𝒑𝒂𝒊́𝒔𝒆𝒔 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒆𝒒𝒖𝒆𝒏𝒐𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒖𝒈𝒂𝒍 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓𝒂̃𝒐 𝒃𝒆𝒏𝒆𝒇𝒊𝒄𝒊𝒂𝒓 𝒅𝒊𝒔𝒔𝒐, 𝒔𝒆 𝒕𝒊𝒗𝒆𝒓𝒆𝒎 𝒂𝒓𝒕𝒆 𝒆 𝒆𝒏𝒈𝒆𝒏𝒉𝒐…

* Gestor e docente convidado do ISCTE-IUL

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS" - 24/03/21
.

 .



2586.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL

UM ANO DE
ESTADO DE EMERGÊNCIA
"Treinar em casa não é bem a mesma coisa"...


...mas neste caso até deu geito


FONTE:  PÚBLICO

.
.
A Civilização Nazca/3


Professor Julio Borbo
* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

 .

6. Viagens Maravilhosas
de Comboio
6.3 - AUSTRÁLIA
THE GHAN



FONTE: Mega Trenes

.

.
French Latino

Historia de un Amor


.
.

Portugal bem português

XI-MÁSCARAS
3-AS ORIGENS E A HISTÓRIA 
.


* MÁSCARAS, título que se refere a caretos, máscaras tradicionais de Trás-os-Montes – é um documentário português de longa-metragem de Noémia Delgado. O filme ilustra rituais seculares do extremo nordeste de Portugal, próprios do Ciclo de Inverno, associados ao solstício e à iniciação dos jovens à idade adulta. É uma das obras representativas do Novo Cinema português no documentário: o uso do cinema directo na prática da antropologia visual.

Máscaras, sendo uma obra de antropologia visual, caracteriza-se por denunciar o uso do cinema directo numa aplicação especificamente etnográfica, com vista a produzir um retrato animado – a vida «tal e qual ela é» de determinado grupo social. Isto é: filmar sem manipular, proceder a um registo puro, modelo que Marcel Griaule, um dos pioneiros do filme etnográfico, queria impor, como sendo a única forma possível de fazer cinema etnográfico, ao seu infiel aluno, Jean Rouch, que atrevidamente subverte o princípio, fazendo a câmara intervir no evento filmado.

Máscaras, imagens vistas por olhos que, para fazer cinema, preferem partir do princípio de neutralidade: deixando-se levar por aquilo que vêem, numa espécie de cego enamoramento. O fascínio é envolvente e exige que o olho da câmara nada perca. O fundo determina a forma. Sendo retrato, não havendo narrativa, só poderá ser feito por quadros. Sendo exaustivo, torna-se exigente: importa mais dar a ver que agradar. Quem filma coisas dessas confronta-se com o dever de salvaguardar a memória

** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE:  Oldies Portugueses 
.

 .

SƐ ƤƐƝSARƐM QUƐ Ɛ́ ƑIƇƇ̧ÃO

ƐSƬÃO ƬRAMAƊOS



* Obrigado pelo alerta

.
.
MACAU

48- 𝒜𝒬𝒰𝐼 𝐻𝒜́ 𝐻𝐼𝒮𝒯𝒪́𝑅𝐼𝒜
General Ip Ting
Quartel em Macau


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.
.
ARMANDO RIBEIRO
CASCATA DA CABREIA
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/33





FONTE:  Camões TV

..
.
.
269-NO GINÁSIO

  9 Exercícios para aquecimento 
antes do treino



FONTE:  Roberta's Gym Brasil 

 

 .

...𝓔 𝓠𝓤𝓔 𝓢𝓐̃𝓞 𝓣𝓐̃𝓞 𝓑𝓞𝓝𝓩𝓘𝓝𝓗𝓞𝓢


.

.
2654
Senso d'hoje
ANTONY BLINKEN
SECRETÁRIO DE ESTADO 
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
EUA querem defender valores 
comuns ao lado da UE face à China




FONTE:   euronews
.
.
Capivara no Spa


.
.

BOM DIA


.

𝟣-ᗣρᥲꙆρᥲ ᥲ ᖇᥲຕᥱꙆᥲ


III-BACANTES

1ºACTO



NR: Este espectáculo não é aconselhável a olhos, corações sensíveis e pudorentos, tem cenas de nudez muito explícitas. Os vídeos da representação serão editados diariamente.

ARTE É CULTURA, CULTURA É LIBERDADE!

O rito vive a chegada de Dionyzio , filho de Zeus e da mortal Semelle, em sua cidade natal, TebaSP, que não o reconhece como Deus. Trava-se o embate entre o mortal Penteu, filho de Agave, que, através de um golpe de estado, tomou o poder do avô, o Governador Kadmos e tenta proibir a realização do Teatro dos Ritos Báquicos oficiados por Dionyzio e o Coro de Bacantes e Sátiros nos morros da cidade.

Penteu é a personagem mais contemporânea da peça. Ele incorpora o pensamento dominante, herança do legado racista, patriarcal, escravocrata e sexista, que tem na propriedade privada a legitimação de genocídios; no discurso de hategroups que não conseguem contracenar com as diferenças e no privatizante e “apolítico” projeto neoliberal.

No terceiro ato, o coro de Bacantes e Sátiros que presentificam a multidão insurgente, conduzidos por sua mãe, estraçalham e devoram Penteu num trágico banquete antropófago – um rito de adoração da adversidade. Nesse movimento, o coro se revela mais contemporâneo que Penteu, pois vai em direção ao primitivo, num retorno ao pensamento em estado selvagem com percepção da cosmopolítica indígena, que hoje nos mostra como totemizar a predação e o trauma social do capitalismo e do antropocentrismo que atravessam continentes e séculos carregando a mitologia do Progresso a qualquer custo.

Com músicas compostas por Zé Celso, incorporando o Teatro de Revista, Bacantes vai muito além do musical americano, e depois de 20 anos da estreia, a evolução musical do Coro do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, desde as montagens de Os Sertões até as imersões nas obras de Villa Lobos e Paul Hindemith, preparou a companhia para a atuação nesta ópera eletrocandomblaica com a qualidade que lhe é devida. A música é executada ao vivo pelos coros & banda.

BACANTES – FICHA TÉCNICA

Texto:
EURÍPEDES

Versão brazyleira
CATHERINE HIRSCH
DENISE ASSUNÇÃO
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Tradução para o inglês | Legendas
ANA HARTMANN y MARIA BITARELLO
DIREÇÃO E MÚSICA
JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Conselheira poeta
CATHERINE HIRSCH
Direção Musical:
MARCELO PELLEGRINI
GUILHERME CAZALVARA
CHICÃO
Direção de Cena:
ELISETE JEREMIAS
OTTO BARROS

TYAZO:
Dionysio
MARCELO DRUMMOND
Penteu
FRED STEFFEN
Tirézias
ZÉ CELSO MARTINEZ CORREA
Semele
CAMILA MOTA
Zeus
RODERICK HIMEROS
Kadmos
RICARDO BITTENCOURT
Hera
VERA BARRETO LEITE
Rheia e Coriféria Negra
CARINA IGLESIAS
Coriféria Negra
DENISE ASSUNÇÃO
Agave e Moira Corta Vida
JOANA MEDEIROS
Autonoe e Moira Puxa Vida
LETÍCIA COURA
Hino e Moira Tece Vida
MARIANA DE MORAES y NASH LAILA

RODERICK HIMEROS
Ganimedes
OTTO BARROS
RODERICK HIMEROS
Ampelos
LUCAS ANDRADE
Cupido
KAEL STUDART
Mensageiro I
RODERICK HIMEROS
Mensageiro II
MARCIO TELLES
Comandante da Tropa de Elite
TONY REIS y CYRO MORAIS
Harmonia e Paz
CAMILA GUERRA Y DANIELLE ROSA
Afrodita
MÁRCIO TELLES
Artemis
WALLACE RUY
Coripheia
SYLVIA PRADO
Touro enfurecido
CYRO MORAIS
Adoração
VERA BARRETO LEITE
Bacantes
BÁRBARA SANTOS
CAMILA GUERRA
CLARISSE  JOAHANSSON
DANIELLE ROSA
FERNANDA TADDEI
GABRIELA CAMPOS
MARINA WISNIK
NASH LAILA
WALLACE RUY

Satyros & Coro de Penteu
CYRO MORAIS
IGOR PHELIPE
KAEL STUDART
LEON OLIVEIRA
LUCAS ANDRADE
RODERICK HIMEROS
RODRIGO ANDREOLLI
TONY REIS
TÚLIO STARLING

BANDA ANTROPÓFAGA
GUILHERME CAZALVARA (bateria e trompete)
FELIPE BOTELHO (baixo elétrico)
ITO ALVES (percussão)
CHICÃO (piano e teclados)
MOITA (guitarra elétrica)
ANDRÉ SANTANA LAGARTIXA (bateria)

Sonoplasta
DJ JEAN CARLOS

Preparação Vocal
GUILHERME CALZAVARA
CHICÃO

Preparação corporal/dança/atuação
MÁRCIO TELLES
SERGIO SIVIERO
HUGO RODAS

Figurino
SONIA USHIYAMA
GABRIELA CAMPOS
CAMILA VALONES
SELMA PAIVA
VALENTINA SOARES
SYLVIA PRADO

Camareira
CIDA MELO

Maquiagem
CAMILA VALONES
PATRÍCIA BONÍSSIMA

Arquitetura Cênica
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
CLARISSA MORAES

Objetos
CRIAÇÃO COLETIVA DA COMPANHIA

Objetos cênicos
RICARDO COSTA

Máscara de Dionyzio
IGOR ALEXANDRE MARTINS

Contraregragem/maquinária
OTTO BARROS
ELISETE JEREMIAS
CARILA MATZENBACHER
MARÍLIA CAVALHEIRO GALLMEISTER
BRENDA AMARAL

Residência no  Processo Criativo da  Direção de Cena
ANA SOBANSKY

Cenotecnia
JOSÉ DA HORA

Som
FELIPE GATTI

Assistentes de som
RAIZA SORRINI

Iluminação
desenho dos mapas de luz, afinação, direção do roteiro de operação, coro de pin-beams e operação de luz ao vivo
CIBELE FORJAZ

Direção técnica e de montagem, Co-operação de luz ao vivo
PEDRO FELIZES
LUANA DELLA CRIST

Coro de pimbeans
CAMILE LAURENT
LUCIA RAMOS
NARA ZOCHER

Cinema ao vivo
IGOR MAROTTI (diretor de fotografia, câmera)
CAFIRA ZOÉ (câmera)
PEDRO SALIM (corte de mesa, vídeo mapping)

Produção Executiva e administração
ANDERSON PUCHETTI

Produção
EDERSON BARROSO

Direção de Produção, Estrategistas e Captação
CAMILA MOTA
MARCELO DRUMMOND
ZÉ CELSO

Editoria WEB
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI

Núcleo de Comunicação Antropófaga | Mídia Tática
BRENDA AMARAL
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA

Projeto Gráfico e Poster
IGOR MAROTTI

Texto do Programa
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA
ZÉ CELSO

Fotógrafos
CAFIRA ZOÉ
IGOR MAROTTI
JENNIFER GLASS

Programação WEB
BRENDA AMARAL

Operação de legendas
MARIA BITARELLO

Makumbas Graphykas
CAFIRA ZOÉ
CAMILA MOTA


FONTE:  Teatro Oficina Uzyna Uzona


. .
.

28-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒳𝒳𝐼-𝑬𝒖 𝑺𝒂𝒊𝒐 𝒏𝒂 𝑷𝒓𝒐́𝒙𝒊𝒎𝒂, 𝒆 𝑽𝒐𝒄𝒆̂?


𝑆𝑖𝑛𝑜𝑝𝑠𝑒:
𝑈𝑚 𝘩𝑜𝑚𝑒𝑚 𝑒 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑜 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎 𝑛𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟽𝟶 𝑑𝑜 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜, 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑣𝑒𝑟𝑠𝑎𝑟 𝑒 𝑑𝑒𝑐𝑖𝑑𝑒𝑚 𝑣𝑜𝑙𝑡𝑎𝑟 𝑎 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑟-𝑠𝑒. 𝐷𝑒𝑝𝑜𝑖𝑠 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑚𝑒̂𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑐𝑡𝑜𝑠, 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚-𝑠𝑒. 
𝑀𝑎𝑠 𝑜 𝑚𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑓𝑟𝑎𝑐𝑎𝑠𝑠𝑜. 𝐴𝑚𝑏𝑜𝑠 𝑠𝑒 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑒𝑚 𝑎𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑧𝑜̃𝑒𝑠 𝑑𝑜 𝑓𝑎𝑙𝘩𝑎𝑛𝑐̧𝑜 𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑒𝑣𝑜𝑐𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑟𝑒𝑐𝑜𝑟𝑑𝑎𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠, 𝑝𝑒𝑟𝑠𝑜𝑛𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑎𝑑𝑜 𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑛𝑓𝑙𝑢𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑟𝑎𝑚 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 𝑝𝑜𝑠𝑡𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟𝑒𝑠. 
𝐴 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑒 𝑜 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑐𝑟𝑢𝑧𝑎𝑚-𝑠𝑒 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑣𝑖𝑑𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑙𝘩𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑝𝑢́𝑏𝑙𝑖𝑐𝑜 𝑜𝑠 𝑠𝑒𝑢𝑠 𝑝𝑟𝑜𝑏𝑙𝑒𝑚𝑎𝑠 𝑒 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑣𝑒𝑛𝑐̧𝑎𝑠 𝑛𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑓𝑎𝑠𝑒𝑠. "𝐸𝑢 𝑆𝑎𝑖𝑜 𝑛𝑎 𝑃𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑎, 𝑒 𝑉𝑜𝑐𝑒̂?" 𝑒́ 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑡𝑟𝑎𝑡𝑜 𝑜𝑝𝑒𝑟𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙, 𝑢𝑚 𝑐𝘩𝑜𝑞𝑢𝑒 𝑖𝑑𝑒𝑜𝑙𝑜́𝑔𝑖𝑐𝑜 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎 𝑚𝑢𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑑𝑎 𝑑𝑖𝑡𝑎𝑑𝑢𝑟𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑐𝑟𝑎𝑐𝑖𝑎 𝑎𝑡𝑟𝑎𝑣𝑒́𝑠 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑒𝑥𝑢𝑎𝑙 𝑒 𝑑𝑎 𝑙𝑖𝑏𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑎 𝑀𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑛𝑞𝑢𝑖𝑠𝑡𝑜𝑢 𝑛𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑢𝑔𝑎𝑙 𝑑𝑒𝑠𝑑𝑒 𝑜𝑠 𝑎𝑛𝑜𝑠 𝟼𝟶 𝑎𝑜𝑠 𝑛𝑜𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠.

𝐸𝑙𝑒𝑛𝑐𝑜:
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐵𝑎𝑖𝑎̃𝑜
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑀𝑜𝑡𝑎


FONTE:Teatro Português