25/02/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.


ENGENHARIA DE TOPO/54
54.5-Edificio Ecologico


FONTE:jean paulo

 .

εɱσ૮̧σ̃εร ε૮σɳσ́ɱเ૮αร
7- Triple Bottom Line 




FONTE: Sustentabilidade Ilustrada
.
SOL INDOMÁVEL/2


Documentários JG
.

SÉRGIO DUNDÃO

 .



E agora Europa?            

Como investir no sector da defesa sem afectar o bem-estar social dos cidadãos e motivar o crescimento dos partidos extremistas? E como incentivar os jovens europeus a aderirem aos exércitos europeus?

Os países europeus estão submetidos a uma situação política complexa e desafiante face ao processo de paz na Ucrânia, cujas condições foram determinadas pelos Estados Unidos da América. Este processo de paz será conduzido pelos EUA e pela Rússia, contando, ainda, com a participação da Ucrânia, o que evidencia que o interesse dos EUA é superior ao ucraniano e, sobretudo, ao dos europeus. Poderemos estar, assim, de volta à lógica da ordem bipolar e ao fim da ordem unipolar.

Essa nova ordem surge por interesse dos EUA, que procuram aproximar-se dos russos, de forma a destituir a aliança sino-russa e evitar, deste modo, encarar dois adversários simultaneamente. Essa estratégia já fora desenvolvida por Richard Nixon aquando da aproximação à China e ao convite a este Estado para ser membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, provocando, por efeito, uma divisão no bloco socialista.

Para a administração Trump, a China é a maior ameaça à hegemonia dos EUA e, assim, será vital reduzir a influência chinesa no mundo e evitar uma dependência da Rússia à China. É, por isso, que o fim da guerra na Ucrânia acaba por ser essencial dentro da lógica dos EUA. Como ficam os europeus? Essa é a questão central.

Durante muito tempo, os países europeus abdicaram de possuir uma estratégia militar e de defesa autónoma dos EUA, confiando que os EUA estariam sempre disponíveis para defender os europeus de eventuais ameaças à sua segurança. Essa perspectiva não era, somente, política, tinha, também, um forte suporte académico e jornalístico, com um alinhamento ideológico. Os críticos desse posicionamento europeu eram reduzidos a anti-americanos e anti-NATO.

A dependência militar europeia representa uma negação da soberania e coloca em causa a autonomia estratégica dos países, mas ninguém esperava uma decisão tão radical dos EUA. Agora, os países europeus terão de enfrentar a dura realidade, num contexto altamente complexo em termos políticos, com o crescimento dos partidos de extrema-direita que ameaçam os alicerces das democracias.

Assim, colocam-se várias questões: como armar velhas nações onde se regista um crescimento de partidos de extrema-direita que já provocaram guerras no passado? Como investir no sector da defesa sem afectar o bem-estar social dos cidadãos e motivar o crescimento dos partidos extremistas? E como incentivar os jovens europeus a aderirem aos exércitos europeus? As respostas a este conjunto de questões terão que ser dadas pelos próprios europeus e isto dirá muito sobre o seu futuro. Porque parece ser mais fácil apoiar a Ucrânia do que morrer pela Ucrânia.

* Investigador. Mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais.

IN "O JORNAL ECONÓMICO"- 21/02/25.

 .



3980.UNIÃO


EUROPEIA


EUROPA DOENTE CRÓNICA
GRÉCIA, PORTUGAL E ROMÉNIA
NO "BANCO" DE URGÊNCIAS
Doenças crónicas na Europa:quais
os países da OCDE a liderar o caminho
dos cuidados de saúde?



FONTE:    Euronews em Português -25/02/25


 putin  HUYLO

putin é um canalha

520-BEBERICANDO

COMO FAZER
"ARCHIBALD!"

FONTE:Mundo dos Drinks
.
Fernando Daniel

Casa


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
232 -ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα


FONTE:Webspoon World

 .

XXXV-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

VIII- ARTE ELÉCTRICA EM PORTUGAL
2- INGLÊS vs PORTUGUÊS


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE: ꧁༒☬..𝓒𝓐𝓝𝓐𝓛..𝓒𝓞𝓜𝓟𝓛𝓔𝓣𝓞..☬༒꧂

.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

255) Por Que Esse Novo HELLBOY
Tá Tão Diferente?


 FONTE:  EntrePlanos
.

 .

SÍRIA

A SUA TURBULENTA HISTÓRIA/1




FONTE: Globalizando Conhecimento


387-SUBTILEZAS

Como interpretar os seus sonhos


FONTE:Nós da Questão


 .

ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/72

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ

 (cσιѕα яαяα)

JOÃO GOULART

FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem!

NR/2: Em Dezembro de 2024 esta interessantíssima e inteligente série chegou ao fim. Foram 6 anos e 1260 episódios, aqui ainda teremos muitos para divulgar antes de  "irmos morrer".

Ao ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 e ao 𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬, grandes responsáveis por este sucesso desejamos o melhor da vida e que inventem depressa outra série inteligente, o país precisa!

 .

𝗘𝗠𝗠𝗔𝗡𝗨𝗘𝗟 𝗠𝗔𝗖𝗥𝗢𝗡
𝖆𝖇𝖆𝖋𝖔𝖚 𝖔 𝖙𝖗𝖚𝖒𝖕
.


Título original: Macron corrige donald trump sobre dinheiro enviado à Ucrânia.
 
 FONTE: Metrópoles
 
 

ECONOMIA

4081
Senso d'hoje
BEATA JAVORCIK
ECONOMISTA CHEFE
DO "BERD"*
PROFESSORA CATEDRÁTICA 
EM ECONOMIA EM OXFORD
#THE BIG QUESTION#
"Se não seguirmos em frente
caímos da bicicleta"
A globalização vai ter 
consequências negativas 
para a economia mundial



* Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento

** Entrevistada por HANNAH BROWN 


FONTE:   Euronews-24/02/25
.

CARANGUEJO-EREMITA



.
.

BOM DIA


.
.

BOM DIA


.