28/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.
.
LXX~MEGA FÁBRICAS
4- A HISTÓRIA DA HONDA
A AMBIÇÃO DO SR. HONDA


(CONTINUA PRÓXIMA SEXTA)


FONTE:    chochix
.
UNIVERSO

Lugares Incríveis

LII - Os Anéis de Cáriclo e
o Perigo dos Asteroides


Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
67.4-𝑷𝑹𝑰𝑵𝑪𝑬𝑺𝑨 𝑫𝑰𝑨𝑵𝑨,
𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜

FONTE:Canal História e Tu .

MÁRIO ANDRÉ MACEDO

 .




Crescer é um direito

Os determinantes sociais da saúde são as condições ambientais e sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Podem ser divididos em cinco grandes grupos: rendimento e estabilidade financeira; acesso a escolaridade; acesso a cuidados de saúde; habitação; e contexto social e comunitário.

É interessante verificar que uma habitação digna, ou um emprego estável com salário adequado, é tão importante para o nosso estado de saúde como o acesso a cuidados de saúde. Não é de estranhar que alterações ao rendimento disponível das famílias – como as ocorridas durante o período de austeridade ou, atualmente, pela subida das taxas de juro – tenham consequências diretas no seu estado de saúde.

Num dos mais influentes estudos sobre desigualdades em saúde realizados no Reino Unido, uma das conclusões está relacionada com a altura dos indivíduos. Pessoas mais altas ocupam, tendencialmente, cargos de direção e chefia mais elevados. A ligação entre crescimento, alimentação na infância e contexto social é muito forte. Se é verdade que a genética individual tem um peso importante, as diferenças são igualmente o produto da exposição a diferentes padrões alimentares, à pobreza e à doença. Não é por acaso que, no último século, os homens portugueses cresceram, em média, mais 14 centímetros, e as mulheres mais 12,5 centímetros, com tendência acelerada no último quarto de século.

A tendência de crescimento, em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, desacelerou após a segunda metade dos anos 80, até se inverter nas crianças nascidas durante a última grande crise económica. A altura média das crianças inglesas e norte-americanas diminuiu! Sabendo da relação entre condições socioeconómicas e o crescimento infantil, podemos concluir que ainda hoje se faz sentir o impacto da crise e das respostas públicas adotadas, afetando de forma injusta e assimétrica quem ainda era nascido nessa altura.

No Reino Unido, o número de crianças em situação de pobreza e vulnerabilidade alimentar continua a aumentar, sendo agora mais de 4,2 milhões de crianças que dependem de ajuda para verem satisfeitas as suas necessidades mais básicas. No índice de pobreza infantil da Unicef, que avalia os países da OCDE, Portugal surge no 17.º lugar, o Reino Unido em 27.º e os Estados Unidos em antepenúltimo lugar.

Os últimos dados disponíveis para Portugal não têm em conta o impacto da inflação e da crise da habitação. Ainda assim, cerca de 18,5% das crianças, pelo menos 340 mil, encontravam-se em situação de pobreza infantil.

Este número não pode deixar-nos confortáveis. Não temos dados tão pormenorizados como os existentes no Reino Unido, não por falta de talento ou ideias, mas por falta de meios para recolhê-los e sistematizá-los. Mas sabemos que saímos da austeridade mais pobres e com piores serviços públicos e que a pandemia e a atual crise inflacionária contribuem negativamente para este resultado.

Não podemos continuar a ignorar que há uma ligação entre pobreza e saúde, que esta constitui um círculo vicioso difícil de quebrar e que afeta de forma assimétrica quem já é mais pobre, migrantes, famílias numerosas ou monoparentais.

Ajudar as crianças a atingir todo o seu potencial tem agora uma interpretação literal: em altura. Precisamos de políticas de investimento público na saúde, sem esquecer os outros sectores, com foco na equidade.

* Enfermeiro. Candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

IN "NOVO" -24/07/23.

 .



3419.UNIÃO


EUROPEIA

"OS RICAÇOS DO COSTUME"
UE abre investigação contra Microsoft
por práticas monopolistas com Teams




FONTE:  AFP Português  - 27/07/23

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.
46-Falsidade.com
46.2-DESTINO MACABRO


FONTE:Canal ID
.
Harry Potter Redmi Buds 4
Versão especial
LINDO DE MAIS!


FONTE:   Cymye

.
.
Gisela João
Hostel da Mariquinhas


.
.
Mundo Visto de Cima

PAÍS DE GALES/1


SUAS DESLUMBRANTES HISTÓRIAS

Amazônia Travel Web Tv
.
.
A origem do avião Beluga



 FONTE:   AVIÕES & CIA.

 .

𝔭𝔲𝔱𝔦𝔫 𝔯𝔢𝔲́𝔫𝔢 𝔞𝔭𝔢𝔫𝔞𝔰 𝟷𝟽 𝔡𝔬𝔰 𝟺𝟹 𝔩𝔦́𝔡𝔢𝔯𝔢𝔰 𝔠𝔬𝔫𝔳𝔦𝔡𝔞𝔡𝔬𝔰 𝔭𝔞𝔯𝔞 𝔞 𝔠𝔦𝔪𝔢𝔦𝔯𝔞 𝔯𝔲́𝔰𝔰𝔦𝔞-𝔄́𝔣𝔯𝔦𝔠𝔞



FONTE:  Euronews - 27/07/23

NR: Os gajos "mais pretos" de África, 17, foram ao beija-mão ao actual maior assassino do mundo. Quando falamos de "mais pretos" percebe-se que não falamos da cor da pele, nesse aspecto somos daltónicos, mas na cor do carácter negríssimo dos gajos que foram esmolar para o seu próprio bolso uns milhões de alvíssaras, o povo que se lixe! 

Atenção que alguns destes "pretos" vêm às comemorações dos 50 anos do 25 DE ABRIL, daqui se pode inferir a qualidade dos critérios de escolha das autoridades portuguesas..

 .

Conseɾtɑndo Lukɑ Olhɑɾ sobɾe o Autismo


FONTE:  Constelação Familiar René Schubert..

 .

 MANUEL ILDEFONSO

(𝐔𝐦 𝐬𝐞𝐦 𝐚𝐛𝐫𝐢𝐠𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐜𝐚𝐫𝐚́𝐜𝐭𝐞𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐬𝐫. 𝐇𝐨𝐫𝐭𝐚* 𝐪𝐮𝐞𝐫 𝐢𝐦𝐨𝐥𝐚𝐫 𝐧𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢́𝐩𝐢𝐨 𝐟𝐞𝐮𝐝𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐒𝐢𝐧𝐭𝐫𝐚)

 SOMOS TODOS ILDEFONSO


* Ex-salazarista convicto porque depois de 25/04/74 quase todos os salazaristas travestiram-se de "ex".

 GUILHERME LEITE

 ATREVA-SE A NÃO ME DEIXAR MANIFESTAR


 FONTE: Saloia TV.

.
SABE MUITO DO SR MARQUÊS?

3503
Senso d'hoje
JOSÉ SUBTIL
HISTORIADOR PORTUGUÊS
PROF. UNIVERSITÁRIO
INVESTIGADOR
ESCRITOR
Reformas do Marquês de Pombal:
 A génese do Estado laico 
em Portugal e no Brasil





FONTE: GLOBALOGIA - Centro de Estudos Globais.
.
BOM DIA


.